ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02389</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tainah França de Carvalho (Centro universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Junior (Centro Universitário Newton Paiva ); Patrick César Costa Nascimento (Centro Universitário Newton Paiva); Rafaela Souza Sampaio (Centro Universitário Newton Paiva ); Gabriel Meirelles dos Santos (Centro Universitário Newton Paiva); Victor Angelo Antunes Menezes (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este relatório é uma descrição sobre a fotonovela criada no segundo semestre de 2018 por alunos do 4º período da disciplina de Textualidades Alternativas do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva, orientados pelo professor Lamounier Lucas. Durante o semestre foram discutidas em sala questões como a importância da linguagem visual, bem como do discurso artístico e de atributos como o humor, incorporados em produtos variados como as charges e outros suportes midiáticos presentes no contexto do mundo moderno. A ideia era desenvolver habilidade instrumental por meio da produção de estruturas comunicacionais que contivessem textualidades alternativas. Foi solicitado que cada grupo trabalhasse os fatores semânticos e pragmáticos do discurso no desenvolvimento de um produto. O grupo decidiu produzir uma fotonovela, utilizando a estrutura do espaço audiovisual da instituição (NewHub), para atender à demanda. O trabalho   O incrível caso de Beni e o Zepelim  , é uma adaptação da música dramática de Chico Buarque  Geni e o Zepelim , uma das canções mais divulgadas e de maior sucesso da peça Ópera do Malandro (1978). A canção original fez sucesso ao ser lançada na rádio um ano mais tarde. Isso se deve por sua crítica à hipocrisia e ao poder, em plena ditadura militar no Brasil. Paula e Figueiredo (2010) afirmam no artigo Geni, A Maria Madalena de Chico Buarque: Aclamações e Apedrejamentos na Canção e no Mundo, Ontem e Hoje, na página 4, que Geni é uma travesti que, a princípio humilhada, se torna a heroína injustiçada do enredo. O refrão da canção revela o preconceito e a hipocrisia da cidade com a heroína prostituída, apedrejada como Maria Madalena. A canção "Geni" perpassou o crivo da censura na época do período militar, apesar da crítica velada ao governo e à sociedade brasileira de 64. A música revela a discriminação hipócrita da sociedade, que clama e aclama Geni ao precisar de seus serviços, mas sem estar em suas mãos a apedreja. A escolha pelo tema surgiu devido à observação de fenômenos sociopolíticos da sociedade, trazendo um contexto atual para um tema relevante, como abordado em O Globo (2018), pela a Jornalista Louise Queiroga, na matéria   Brasil segue no primeiro lugar do ranking de assassinatos de transexuais  , em novembro de 2018. No entanto, tal construção foi abordada em uma composição mais lúdica e leve, por meio de uma fotonovela, desconstruindo a aspereza do assunto, sem esvaziar seu tom crítico e irônico. A adaptação teve como cunho principal retratar a estória de Beni, criatura que se destacava em meio à multidão por ser peculiar. Porém, por estar fora dos padrões sociais, sofreu uma vida de humilhações. Apesar de toda repressão, o ponto alto da história é observar a crescente da personagem e como os fatores externos influenciaram o desenvolvimento do roteiro e a construção visual da fotonovela, destacando a todo o momento a visão de mundo da criatura. A fotonovela, escolhida para retratar a estória, iniciou na década de 40 na Itália, exercendo forte influência nas primeiras publicações realizadas em meados dos anos 50 no Brasil. O acesso restrito de um público geral ao cinema e a limitada difusão da televisão se tornaram fatores importantes para o surgimento e sucesso da fotonovela. Segundo Joanilho e Joanilho (2008), no artigo  Sombras literárias: a fotonovela e a produção cultural (Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, nº 56, p. 529-548) a fotonovela tornou-se independente do cinema, se caracterizando por suas intrigas sentimentais. Sendo assim, a fotografia é utilizada como suporte midiático nos meios de comunicação de massa, pela assimilação e retenção da informação que uma imagem promove no campo emocional, e por isso, possui um recurso importante na absorção de um conteúdo. Devido à força que ela tem de transmitir ideias ou conceitos, a imagem se torna elemento essencial, reforçando a intenção da mensagem e ampliando sua permanência na mente humana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>