INSCRIÇÃO: 02409
 
CATEGORIA:Publicidade e Propaganda
 
MODALIDADE:Agência Jr. de Publicidade e Propaganda
 
TÍTULO:Practice Publicidade
 
AUTORES:Vittoria Carolina Donadelli Vendrame (Universade Positivo); Lívia de Oliveira Fraxino (Universidade Positivo); Natasha Atab (Universidade Positivo); Natalia Manholer Muzy (Universidade Positivo); Pamela Muzzo de Azevedo (Universidade Positivo); Fellipe Aguiar Dantas (Universidade Positivo); Michel Arnildo Hahn (Universidade Positivo); Matheus Lopes dos Santos (Universidade Positivo); Sérgio Menezes da Silva (Universidade Positivo); Mateus Schiontek (Universidade Positivo); Jonathan Willian Pelaquini (Universidade Positivo)
 
 
RESUMO
A Practice é a agência experimental do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, que é responsável pelos trabalhos que envolvem a Escola de Comunicação e Design da instituição, objetivando a integração entre os cursos. Além disso, a agência atende clientes externos, na maioria das vezes, instituições sem fins lucrativos.A estrutura reproduz a realidade de uma agência de mercado, trabalhando com problemas reais de comunicação e divulgando iniciativas, projetos, ações, trabalhos e demais temas relacionados aos alunos e professores. O ambiente proporciona aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula (atendimento, planejamento, mídia, criação e produção) por meio de um projeto de extensão. Para tanto, a agência mantém redes sociais para esclarecer dúvidas e informar novidades sobre os cursos, como também realiza ações offline para aproximar mais alunos e professores dentro da comunidade acadêmica. Todos os conteúdos criados nas suas redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) estão disponíveis, bem como os materiais publicitários para ambientes físicos. Também, os alunos que fazem parte do projeto realizam a criação de campanhas, sugerem pautas, supervisionam o trabalho de apuração de eventos, apresentam conteúdo noticioso, movimentam e estimulam outros alunos a participarem de iniciativas e eventos do curso. Como principal objetivo, a Practice permite aos estudantes que desenvolvam suas habilidades, sob orientação dos professores, para conhecer e conviver com a realidade. Ampliando, assim, sua consciência social com base nos propósitos aplicados pelo curso: os eixos do saber. Essa integração ocorre pela base - saber pensar, saber agir, saber fazer - pois, segundo Gondim & Cols (2003) "o saber ser está relacionado com características pessoais que contribuem para a qualidade das interações humanas no trabalho e a formação de atitudes de autodesenvolvimento. O saber fazer se refere às habilidades motoras e ao conhecimento necessário para o trabalho. O saber agir se aproxima da noção de competência, ou seja, capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho." Os três eixos, que norteiam o Projeto Pedagógico do Curso permitem aos acadêmicos o direcionamento na busca de referências, aprimoramento de repertório e o desenvolvimento de uma postura profissional mais adequada para o ingresso no mercado de trabalho. Com o intuito de realizar uma comunicação integrada entre alunos e o curso, a agência é constituída por professores e alunos que realizam todos os dias rotinas de trabalho encontradas no mercado, auxiliando na formação de futuros profissionais. A Practice divide-se nos seguintes projetos: Practice Publicidade, que realiza ações, campanhas e peças publicitárias, sendo composta por uma equipe de dois atendimentos e planejamento, dois redatores e dois diretores de arte; Practice Digital com um social media; Practice Promo, que atua na organização e promoção de eventos, formada por um promoter e alunos voluntários e a Practice Produções, que executa trabalhos audiovisuais, contando com a participação de um produtor audiovisual. Todas as atividades são orientadas por professores do curso e pelo coordenador da agência, ex-aluno de PPUP, que organiza e administra as tarefas. MÍDIA, COMPLEXIDADE E PODER. Os 3 saberes.
 
INTRODUÇÃO
 
OBJETIVO