ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02442</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;João Vitor Silva de Souza (Faculdade Martha Falcão - Wyden); IZABELLY ASSAD BARRETO (Faculdade Martha Falcão Wyden); ANA RAFAELA COSTA VIANA (Faculdade Martha Falcão Wyden); ELIS YULE CASTRO DE SÁ (Faculdade Martha Falcão Wyden); TUIAKYS PEREIRA DA CUNHA (Faculdade Martha Falcão Wyden); Beatriz Silva Goes (Faculdade Martha Falcão Wyden)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo comercial  Desmontadx e #NaoPrecisaSerAUltima foram produzidos em 2018 por alunos do quinto período do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Martha Falcão  Wyden, para a segunda prova avaliativa, na disciplina de Roteiro para Meios Audiovisuais, ministrada pelo professor Marcus Cordeiro. Com a razão de participar do que se entende por representações da cultura queer, os vídeos também objetivam interligar a institucionalidade da empresa fictícia descrita, Magic Cosmetics, a valores nativos de discussões contemporâneas. A marca condiz com a personalidade do público que deseja alcançar, isto é, consumidores considerados parte de minorias sociais: LGBTs, negros, mulheres e quaisquer outros nichos geralmente esquecidos por grande parte do mercado. Em concerne à narrativa da teoria queer, as produções audiovisuais foram concebidas para questionar o conservadorismo presente em uma sociedade patriarcal e heteronormativa, onde padrões de beleza e comportamento são impostos de maneira imediata e protocolar. As definições de heterossexualidade e homossexualidade possuem constituição salientada por legitimidades investigadas em subsequências históricas. Para Steven Seidman, entende-se por queer a ciência  daqueles conhecimentos e daquelas práticas sociais que organizam a  sociedade como um todo, sexualizando  heterossexualizando ou homossexualizando  corpos, desejos, atos, identidades, relações sociais, conhecimentos, cultura e instituições sociais. (SEIDMAN, 1996, P. 13). Uma das produções consiste em uma drag queen manauara, chamada Aisha Parker, interpretada por Elias Gabriel, mostrando o processo de tirar as roupas e maquiagens pertencentes à sua personagem. O filme encerra com o protagonista rindo para a câmera, já em suas vestes cotidianas. Ao fim da narrativa, a frase  Seu melhor eu, são todos elxs salienta a mensagem geral do vídeo, por meio de uma ferramenta linguística muito utilizada em conversas de redes sociais, aumentando a carga do preceito final, já que fora um elemento utilizado em nichos muito específicos, embora que certamente seriam atingidos se o produto houvesse intenção comercial realista. O segundo vídeo foi também foi gravado em preto e branco, acompanhado de uma trilha sonora corrida e crescente, tanto quanto o percurso de mudança visual. Assim como o objetivo da marca escolhida é inclusivo, a narrativa audiovisual questiona mais a fundo os padrões unitários impostos socialmente, criando argumentos acerca de investigações humano-identitárias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>