ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02450</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marina Mendes Dorea (Faculdade Cásper Líbero); Ethel Shiraishi Pereira (Faculdade Cásper Líbero); Olivia da Costa Camargo Pereira (Faculdade Cásper Líbero)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mundo está menor. O processo de globalização ditou uma nova dinâmica mundial onde a troca de informação e a necessidade de um alcance global de comunicação é cada vez maior. Nunca na história da humanidade a necessidade de troca entre diferentes povos e sociedades foi tão fundamental e tão constante. Mas isso significa que esse processo traz consigo uma série de complexidades em diversas áreas, sendo a comunicação uma delas. A nova dinâmica global pressupõe a abertura dos países em um processo que resulta na multiculturalidade das sociedades. Isso torna as relações cada vez mais complexas e é no âmbito da comunicação, seja ela no dia-a-dia ou em níveis diplomáticos, governamentais, econômicos, que as tensões e conflitos podem ser minimizados. Nesse contexto, a HIVE RP escolheu como cliente para a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação o Centro Cultural Coreano no Brasil, que é uma organização híbrida cultural e governamental, ou seja, é um órgão cultural ligado a órgãos governamentais. O KCC Brazil deu início a suas atividades em 2013, na cidade de São Paulo, e a base de seu trabalho é promover a cultura coreana por meio do idioma, cursos, eventos, exposições, parcerias, entre outros, além de manter o relacionamento no âmbito diplomático. Além dessas atividades, o KCC Brazil esteve ligado ao apoio de grandes eventos participando da Copa do Mundo, em 2014; na visita da então presidente Park Geun-Hye, em 2015, e nos Jogos RIO2016, em 2016. O Centro Cultural Coreano no Brasil é o principal agente de cultura do governo da Coreia do Sul no Brasil e o trabalho com ele traz para a agência o desafio de mediar o relacionamento entre dois povos e dois países. A HIVE RP entende que o trabalho com Centro Cultural Coreano no Brasil é uma oportunidade de troca e crescimento, porque permite uma atuação híbrida no campo da comunicação, até então inédita para a agência. O plano de comunicação para o Centro Cultural Coreano no Brasil tem como objetivo principal tornar a cultura coreana conhecida, um objetivo audacioso por envolver uma cultura e incluir diversos aspectos que vão além da comunicação, mas a HIVE RP também entende que o KCC Brazil tem potencial para se tornar a principal ponte de diálogo entre as duas sociedades e, assim, mediar o intercâmbio cultural entre Brasil e Coréia do Sul. A complexidade do objetivo envolve também desafios dos mais variados: a dificuldade dos brasileiros em ter conhecimento e saber diferenciar as culturas asiáticas; conscientizar a comunidade coreana para que ela participe desse processo de troca cultural; trabalhar a comunicação de uma instituição culturalmente coreana que está presente e quer desenvolver suas atividades junto à sociedade brasileira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>