ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #A9860F"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;02454</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Syrrames Nobre de Mendonça (Faculdade Metropolitana de Manaus); Álvaro Damasceno de Lima (Faculdade Metropolitana de Manaus); Beatriz Carvalho de Souza (Faculdade Metropolitana de Manaus); Helder Ronan de Souza Mourão (Faculdade Metropolitana de Manaus)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #A9860F"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com Lucia Santaella (p.165, 2001) a imagem é o resultado do registro sobre um suporte químico ou eletromagnético do impacto dos raios luminosos emitidos pelo objeto ao passar pela lente da câmera fotográfica. A ideia de fazer o ensaio fotográfico surgiu por meio de um trabalho solicitado na disciplina de Sociologia da Comunicação no mês da Consciência Negra, onde foi destacado que o negro é sempre visto como inferior e é impossibilitado de certas oportunidades por seu tom de pele. O Brasil acompanha um histórico de escravidão, onde a população negra é rebaixada desde a época da colonização, tanto financeiramente como socialmente e o ensaio  A Beleza Negra tinha a intenção de valorizar essas pessoas e seus traços. Os estereótipos e preconceitos são resultados de uma longa jornada de ignorância por parte do resto da população, que impõem, juntamente com a mídia, que a população negra não se encaixa no  padrão de beleza do branco europeu. O objetivo do trabalho foi entender o preconceito sofrido e demonstrar através das imagens a força e beleza que os 4 modelos negros possuem. O ensaio foi feito por meio de câmera digital Sony DSC-HX200V, e as fotos foram passadas no Adobe Photoshop para receberem o tratamento necessário. A foto apresentada foi escolhida por se destacar dentre as 47 fotos que compõem a narrativa fotográfica. Na foto são explorados os tons de pele e as cores fortes das maquiagens das pessoas fotografadas, mostrando que o julgamento da sociedade não é compatível com a realidade, a beleza negra é fascinante e encantadora. A foto carrega a essência do ensaio fotográfico, pois mostra a beleza, os traços e as cores, além de representar a união entre os negros, que mesmo depois de todo o preconceito e onda de ódio que sofrem, permanecem unidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #A9860F"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>