42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT6-CE: GP Comunicação e Esporte
[Voltar]

 

1689-1 - A RETÓRICA POPULISTA DO JORNAL EXTRA: UM ESTUDO DA COBERTURA DA COPA 2014
Rodrigo Nascimento Reis
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Populismo, Jornal Extra, Copa 2014, Futebol
[Trabalho]


 
412-1 - A CARTA DE RAUL DO RIO BRANCO (1914) – INTERFACES ENTRE MÍDIA E ESPORTE
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  esporte, Rio de Janeiro, mídias, olímpico, Raul do Rio Branco
[Trabalho]


 
555-1 - A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 SOB A PERSPECTIVA DO MODELO TRIPLE BOTTOM LINE
Roberta Ferreira Brondani, José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jogos Olímpicos, Sustentabilidade, Triple Bottom Line
[Trabalho]


 
696-1 - A COPA JÁ CHEGOU!! O SUL-AMERICANO DE FUTEBOL DE 1949 E AS CRÔNICAS DO JORNAL DOS SPORTS
André Alexandre Guimarães Couto, Álvaro Vicente do Cabo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Sul-Americano de Futebol, Jornal dos Sports , Crônicas
[Trabalho]



307-1 - A PISTA TAMBÉM É DELAS: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO PRODUZIDO NA PÁGINA GLOBO ESPORTE SOBRE AS SKATISTAS
Monique de Souza Sant´anna Fogliatto, José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Mídia, Representação, Mulheres, Skatistas, Olimpíadas
[Trabalho]



352-1 - A VITÓRIA DOS BORDÕES: O USO DO INFOTENIMENTO NA NARRAÇÃO ESPORTIVA DE TV
Renata de Paula dos Santos, José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Infotenimento, jornalismo esportivo, narração esportiva, Silvio Luiz, Rômulo Mendonça
[Trabalho]



561-1 - ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DAS ATLETAS OLÍMPICAS NAS CAPAS DO CADERNO ESPECIAL RIO-2016
Marta Regina Garcia Cafeo, José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte, mulher, jornalismo, representações, comunicação
[Trabalho]



1640-1 - DESPOLITIZAÇÃO E RE-POLITIZAÇÃO DO FUTEBOL: EM ANÁLISE, A DEFESA DAS “TRADIÇÕES” PELOS MOVIMENTOS CONTRA O FUTEBOL MODERNO NO BRASIL
Ana Carolina Soares Costa Vimieiro
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol moderno, ativismo e protesto no esporte, tradições do futebol, esporte e neoliberalização, politização e despolitização
[Trabalho]



577-1 - FOTOJORNALISMO ESPORTIVO: DILEMAS ÉTICOS NA COBERTURA IMAGÉTICA DOS JOGOS PARALÍMPICOS RIO-2016
Neide Maria Carlos, José Carlos Marques
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Fotografia, fotojornalismo esportivo, esporte, paralimpíadas, jornalismo
[Trabalho]



72-1 - GLADIADORES DO TERCEIRO MILÊNIO NA IMPRENSA: HISTORIOGRAFIA DO JORNALISMO ESPECIALIZADO EM MMA
Allysson Viana Martins
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo especializado, Jornalismo esportivo, Vale Tudo, MMA, Historiografia
[Trabalho]



1034-1 - IDENTIDADE ORGANIZACIONAL EM CLUBES DE FUTEBOL: INVESTIGAÇÃO DE CONCEITOS PARA GESTÃO E COMUNICAÇÃO ESPORTIVA
Karla Caldas Ehrenberg
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação organizacional, identidade, internet, clubes esportivos, futebol
[Trabalho]



1425-1 - IDENTIDADES CULTURAIS: OS VALORES SIMBÓLICOS DO FUTEBOL NA RECEPÇÃO AOS COMENTÁRIOS ESPORTIVOS DA RÁDIO GAÚCHA
Marcelo Bernardes Farina
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação, circuito da cultura, identidade cultural, futebol, comentários esportivos
[Trabalho]



1210-1 - JUDÔ E NACIONALISMO NO CINEMA DE AKIRA KUROSAWA
Antonio Figueiredo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Akira Kurosawa, Sugata Sanshiro, artes marciais
[Trabalho]


 
1423-1 - MARTA VERSUS NEYMAR. A “GUERRA DOS SEXOS” NOS JOGOS OLÍMPICOS 2016
Leda Maria da Costa
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol feminino, Marta, Neymar, Jogos Olímpicos 2016
[Trabalho]



429-1 - MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO DA TELEVISÃO ABERTA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA GLOBO ESPORTE SÃO PAULO
Érika Alfaro de Araújo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  jornalismo esportivo, jornalismo esportivo na televi, gênero, mulheres jornalistas, Globo Esporte
[Trabalho]



578-1 - NEYMAR, COPA DO MUNDO 2018 E A COBERTURA DA FOLHA DE SÃO PAULO: DE ELEGÍVEL A MELHOR DO PLANETA A PIADA MUNDIAL
Carolina Alves Fontenelle
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Copa do Mundo, Neymar, simulação, malandragem, Folha de São Paulo
[Trabalho]



1531-1 - O COMENTÁRIO ESPORTIVO EM TEMPOS DE PARTICIPAÇÃO DO TELESPECTADOR
Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comentarista esportivo, participação, público, televisão, mesas-redondas de futebol
[Trabalho]



1065-1 - O CONTROLE DO DISCURSO SOBRE SI – A AUTORREPRESENTAÇÃO DO ATLETA PARALÍMPICO DANIEL DIAS NAS REDES SOCIAIS
Tatiane Hilgemberg Figueiredo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Atleta Paralímpico, Autorrepresentação, Redes Sociais
[Trabalho]



19-1 - O FUTEBOL NUM FILME DE SURFE: AFRIKA, COPA DO MUNDO E A FILMOGRAFIA SOBRE ESPORTE
Rafael Fortes Soares
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  cinema, África, mídia, freesurf, Copa de 2010
[Trabalho]



169-1 - O PATROCÍNIO EM E-SPORTS COMO FORMA DE REJUVENESCIMENTO DAS MARCAS
Tania Maria de Oliveira Teixeira Pinto
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  e-sport, Branding, Marketing esportivo, Patrocínio, Comunicação Corporativa.
[Trabalho]



1758-1 - ONDE ESTÁ A CIÊNCIA NA NOTÍCIA ESPORTIVA? UMA ANÁLISE DA COBERTURA DO GLOBOESPORTE.COM NO CASO CASTER SEMENYA
Gustavo de Araujo Longo
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo, Jornalismo Esportivo, Jornalismo Científico, Cobertura, Caster Semenya
[Trabalho]



2130-1 - PRÁTICA ESPORTIVA, CULTURA MIDIÁTICA E ESTILO DE VIDA ATIVA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE SUJEITOS NO SÉCULO XXI: OS SENTIDOS DA CORRIDA DE RUA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
Glauber Queiroz Tabosa Tiburtino
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Corrida de Rua, Mídia, Vidia Ativa, Identidade, Representação
[Trabalho]



457-1 - REMO X PAYSANDU: RIVALIDADE, EMOÇÃO E CONSUMO NO CLÁSSICO REI DA AMAZÔNIA
Thalita Raphaela Neves de Oliveira
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Remo, Paysandu, rivalidade, emoção, consumo
[Trabalho]



168-1 - TV BARULHENTA X ARQUIBANCADA SILENCIOSA – UMA ANÁLISE SOBRE AS INVERSÕES DE SENTIDOS NA ERA DA HIPERCOMERCIALIZAÇÃO DA SELEÇÃO
Sérgio Montero Souto
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Globo, torcedor, consumidor, barulho, silêncio
[Trabalho]



190-1 - “BRAVOS AOS BRASILEIROS!”: A SELEÇÃO DE FUTEBOL COMO EMBLEMA DA NAÇÃO NOS JORNAIS DURANTE O SUL-AMERICANO DE 1919
Francisco Angelo Brinati
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Comunicação, Esporte, Jornalismo Impresso, Seleção Brasileira de futebol, Identidade Nacional
[Trabalho]



387-1 - ¿EL REY HA MUERTO? ¡VIVA EL REY! EL BÉISBOL COMO COMO FENÓMENO ENTRETENIMIENTO. IMAGEN Y PERCEPCIÓN DE LA LIGA MEXICANA DE BÉISBOL
Jorge Carlos de La Paz Espinosa
Área: GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Liga Mexicana de Béisbol, Deporte-espectáculo, Medios de Comunicación, Percepción de aficionados
[Trabalho]