42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT8-PC: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
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357-1 - A (DES)INFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS: O PAPEL DAS MÍDIAS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2018 NO BRASIL
Flávia de Oliveira Moreira Olaz
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, campanhas eleitorais 2018, democracia, informação, mídias
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749-1 - A CIDADANIA PRESENTE NA TV PÚBLICA E NO CIBERATIVISMO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS MODELOS DE ATUAÇÃO E VISIBILIDADE
Anderson Antonio Andreata
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  TV pública, ciberespaço, YouTube, cidadania, direito à comunicação
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1733-1 - A COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES NA ERA DA ICONOFAGIA – UM OLHAR SOBRE O INSTAGRAM
Mariana Carolina Antunes Lopes
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Instagram, Imagem, Iconofagia, Comunicação Organizacional, Marcas
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2166-1 - A PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO AO CIDADÃO: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO FEITA PELO GOVERNO FEDERAL
Alessandra Mendes Durante
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  lei de acesso à informação, cidadão, divulgação, governo federal
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1120-1 - A RADIODIFUSÃO PÚBLICA E A CRISE DA DEMOCRACIA NO BRASIL: CONTEXTOS E APROXIMAÇÕES
Gisele Pimenta de Oliveira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  radiodifusão pública, políticas de comunicação, EBC, democracia
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1864-1 - A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA E O DIREITO À INFORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE HABERMAS PARA OS DESAFIOS DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Valquiria de Lima Rodrigues, Elen Cristina Geraldes
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Direito à Informação, Lei de Acesso à Informação, Teoria da Ação Comunicativa, Participação Cidadã
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1854-1 - A TRANSPARÊNCIA COMO DESAFIO: ANÁLISE DA CRIAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO MÉXICO
Luma Poletti Dutra, Fernando Oliveira Paulino
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  México, Lei de Acesso à Informação, transparência
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1597-1 - ACESSO À INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PÚBLICA: O ELO ENTRE ESSAS DUAS DIMENSÕES
Caroline Surdi Lanhi ; Inês Maria de Lima Rosa
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação pública, transparência, acesso à informação, portais da transparência
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1846-1 - AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS NO GOVERNO BOLSONARO: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE OS 100 PRIMEIROS DIAS DE GESTÃO
Marcio de Souza Castilho
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  democratização, políticas de comunicação, rádios comunitárias
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30-1 - CIRCULAÇÃO DE DISCURSOS LGBTS EM GOIÂNIA: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS COMUNICATIVOS E FRONTEIRAS DE SENTIDOS
Wéber Félix de Oliveira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, ativismo LGBT, discurso, fronteiras de discurso
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1897-1 - COMUNICAÇÃO E DISPUTA DA HEGEMONIA: UM ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO NA PLATAFORMA TWITTER
Fábio Palácio de Azevedo
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação e poder, Hegemonia, Esfera pública interconectada, Twitter, Flávio Dino
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2209-1 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA INTERCESSÃO NECESSÁRIA À DEMOCRACIA
Kênia Augusta Figueiredo
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Assistência Social, Democracia, Cidadania
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2101-1 - COMUNICAÇÃO PÚBLICA E INTERNET: ANÁLISE DO PORTAL BRASIL NA MÍDIA SOCIAL
Carlos Potiara Castro
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação pública, mídias sociais, governo, ecnologias da informação e com
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1347-1 - CONCESSÃO DE CANAIS DE TELEVISÃO E POLÍTICA NO PARANÁ DURANTE A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA (1985-1989)
Osmani Ferreira da Costa
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  políticas de comunicação, regulamentação, televisão, redemocratização, Paraná
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1875-1 - CORDEL COMO MÍDIA INFORMATIVA ALTERNATIVA E RESISTENTE: O POETA-REPÓRTER NA COBERTURA DA DESTITUIÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF
Alberto Magno Perdigão Silveira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Cordel, Poeta-repórter, Impeachment, Golpe, Dilma Rousseff
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1138-1 - CRIANÇAS EM FOCO: UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DE PRODUTOS MIDIÁTICOS NA INFÂNCIA A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS
Luisa Guimarães Lima
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  criança, grupo focal, mídia, recepção, estudos culturais
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1760-1 - DE ASSESSORIA MULTIMÍDIA À FONTE OFICIAL: UM BREVE PANORAMA DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE MANAUS
Rômulo Assunção Araújo
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Assessoria de Imprensa, Comunicação Pública, Estratégias, Jornalismo, Prefeitura de Manaus
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1624-1 - DIREITO À INFORMAÇÃO, DIREITOS ANIMAIS E VEGANISMO
Vanessa Negrini, Denise Santos de Oliveira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação pública, direito à informação, direitos animais, veganismo, ativismo animal
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669-1 - ELEIÇÕES 2018: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O MEDO A PARTIR DA REVISTA VEJA
Cristiane Furlan, Anderson William Marzinhowsky Benalia
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  medo, eleição, Foucault, discurso, poder
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176-1 - EM NOME DO PADRE, DO JORNAL E DO GOLPE: A INTRIGA DE 1964 EM O ARQUIDIOCESANO
Juçara Gorski Brittes, Marcelo Augusto Barbosa Sena
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  narrativa, jornalismo, golpe de 1964, Igreja Católica, Arquidiocese de Mariana
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1581-1 - ESCOLA DE APP: ENFRENTANDO A VIOLÊNCIA ONLINE CONTRA MENINAS
Natalia Oliveira Teles da Silva, Luísa Martins Barroso Montenegro
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Escola de App, Violência Online de Gênero, Meninas, Pesquisa-ação, Pesquisa e Extensão
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421-1 - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E ADVOCACY PARA A PROMOÇÃO DA CRIAÇÃO DE CPAS – COMITÊS DE PARTICIPAÇÃO ADOLESCENTES A PARTIR DE RESOLUÇÕES DO CONANDA
Diego Henrique da Silva Alves
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  participação social, adolescentes, advocacy, políticas públicas, comunicação
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311-1 - ESTRATÉGIAS DE USO DE NEWSLETTER NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO INFORMATIVO DIVULGA UFSC
Paulo Fernando Liedtke
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação pública, newsletter, Divulga UFSC, estratégias de comunicação
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398-1 - ESTRATÉGIAS ELEITORAIS NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA ELEITORAL DE JAIR BOLSONARO À PRESIDÊNCIA NO SEGUNDO TURNO NO TWITTER E FACEBOOK
Mayra Regina Coimbra, Deborah Luísa Vieira dos Santos, Mariane Motta de Campos
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Estratégias Eleitorais, Redes Sociais, Eleições 2018, Jair Bolsonaro
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1275-1 - GRUPOS DE DIREITA NO WHATSAPP: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UMA REDE EM EXPANSÃO
Rodrigo Pelegrini Ratier
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  eleições, direita, WhatsApp, desinformação, redes
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860-1 - LIBERALISMO ECONÔMICO E A SOBREVIVÊNCIA DA RADIODIFUSÃO PÚBLICA
Ivana Sonegheti de Mingo, Edgard Rebouças
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Radiodifusão, Democracia, Liberalismo, Economia Política da Comunicaç
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1720-1 - NÓS VERSUS ELES: CONSTRUÇÃO DO “EU” E DO “OUTRO” NOS DISCURSOS DE LULA E BOLSONARO
Lucas Fraga Lopes, Tânia Márcia Cézar Hoff
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Estratégias Discursivas, Populismo, Análise Crítica de Discurso, Lula, Bolsonaro
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1402-1 - O CINEMA IRANIANO DE ABBAS KIAROSTAMI E JAFAR PANAHI: ESTRATÉGIAS DE UMA COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Kaio César Monteiro Orsini
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Cinema Iraniano, Abbas Kiarostami, Jafar Panahi, Revolução
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469-1 - O DESMONTE DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA E A DESDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
Ana Javes Andrade da Luz
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Pública, Radiodifusão Pública, EBC, Democracia, Desdemocratização
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2057-1 - O EU POLÍTICO: A BRANDITIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS E PARTIDOS POLÍTICOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS
Luana Alahmar
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Consumo, Espetáculo, Heróis, Branding, Candidatos políticos
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1937-1 - O PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA E A COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO PÚBLICA NO DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO.
Petter Ricardo de Oliveira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Lei de acesso à informação, transparência administrativa, política pública, estratégias de comunicação, Administração pública
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165-1 - O SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO PÚBLICA BRASILEIRO SOB O PONTO DE VISTA HISTÓRICO-SOCIAL COMPREENSIVO
Elton Bruno Barbosa Pinheiro
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Serviço de Radiodifusão Públic, Sociologia Compreensiva, Políticas de Comunicação
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1956-1 - O USO DA LAI POR SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO TRABALHISTA
Pedro Arcanjo Matos
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Lei de Acesso à Informação, Transparência Pública, Direito à Comunicação, Serviço Público
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1906-1 - O USO DO TWITTER COMO FERRAMENTA DA DIPLOMACIA PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DA CRISE DA VENEZUELA
Bruna Passos Barreto
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Mídias Sociais, Twitter, Diplomacia Pública, Crise da Venezuela, Comunicação Pública
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1627-1 - OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Helen Rose Lopes dos Santos, Elen Cristina Geraldes
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  comunicação pública, lei de acesso à informação, políticas de comunicação, universidades
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2107-1 - OS PLANOS PLURIANUAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO
Antônio Alex Pinheiro, Fernando Oliveira Paulino
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Plano Plurianual, Política Pública, Planejamento, Comunicação
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1518-1 - OS VÍNCULOS POLÍTICO-PARTIDÁRIOS DOS NOVOS DONOS DO GRUPO RBS EM SC
Itamar Aguiar
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Mídia, Empresa, Política, Grupos Econômicos, Comunicação
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2198-1 - OUVINDO AS OUVIDORIAS DO SISTEMA PRISIONAL: DIREITO À INFORMAÇÃO, LAI E CIDADANIA
Rafaela Caetano Pinto ; Kênia Augusta Figueiredo
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Ouvidorias, Sistema Prisional, Lei de Acesso à Informação, Direito à informação
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91-1 - QUEM INFLUENCIA QUEM? EM BUSCA DE CAUSALIDADES ENTRE CONTEXTO POLÍTICO E SISTEMAS DE MÍDIA
Juliano Mendonça Domingues-da-silva
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  media opening, mídia e democracia, qualidade da democracia
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1730-1 - R$ 415 MILHÕES: MAPEAMENTO DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL NO GOVERNO TEMER
Francisco Verri
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Publicidade Institucional, Secom, Michel Temer, Reforma da Previdência
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1496-1 - SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL DO DISTRITO FEDERAL NOS DOCUMENTÁRIOS “CONTERRÂNEOS VELHOS DE GUERRA” E “A CIDADE É UMA SÓ?”
Denise Santos de Oliveira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Estratégias de comunicação, documentário, segregação socioespacial, Distrito Federal
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339-1 - TVS LEGISLATIVAS NO BRASIL: HISTÓRICO, REGULAÇÃO E PERSPECTIVA
Maria Carolina Vieira
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  TV Legislativa, mídia legislativa, comunicação pública, regulação da comunicação, televisão
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399-1 - UM OUTSIDER ENTRE NÓS: UM ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS ACIONADAS POR ROMEU ZEMA (NOVO)
Deborah Luísa Vieira dos Santos, Mariane Motta de Campos, Mayra Regina Coimbra
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  Mídia e Política, Midiatização, Eleições 2018, HGPE, Fanpage
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382-1 - YOUTUBERS, EMPODERAMENTO DIGITAL E O DIREITO À COMUNICAÇÃO: DESAFIOS METODOLÓGICOS
Felipe de Oliveira Mateus
Área: GP Políticas e Estratégias de Comunicação
Palavras-chave:  direito à comunicação, midiatização, youtubers, entrevista em profundidade, netnografia
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