
 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 1 

 

 

Espaços Para Contestação Política Nas Rádios De Angola: Contribuições Das 

Emissoras Ecclésia E Despertar1 

 

Francisco Carlos Guerra de MENDONÇA JÚNIOR2 

Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará. 

 

RESUMO 

 

Esta comunicação discute as contribuições das emissoras de rádio Ecclésia e Despertar 

na efetivação de uma democracia em Angola, país localizado na África Austral. Durante 

os anos de 1975 e 2002, Angola vivenciou uma Guerra Civil, fruto de divergências em 

relação ao regime monopartidário implementado pelo MPLA. Mesmo com o fim da 

Guerra Civil, o sistema político local mantém controle sobre a mídia, sendo corriqueiros 

os casos de censura e ameaças aos jornalistas. Apesar disso, as emissoras Ecclésia, ligada 

a Igreja Católica e a Despertar, pertencente ao partido oposicionista Unita, apresentam 

críticas ao regime. A Ecclésia mantém uma postura apaziguadora, em busca de uma 

solidificação da paz e o fim das opressões. Já a Despertar possui mais críticas diretas e 

tenciona o debate, realizando um apoio a sucessão do poder, para assumir a Unita. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Angola; rádio; liberdade de expressão; Despertar; Ecclésia. 

 

INTRODUÇÃO 

 

 Angola foi colônia de Portugal até 1974 e, logo depois, vivenciou um regime 

monopartidário, implementado pelo Movimento Popular de Libertação de Angola 

(MPLA). O país vivenciou uma Guerra Civil entre 1975 e 2002, disputada entre o MPLA 

e a União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), que também lutou 

contra o colonialismo português e, por isso, não aceitou a imposição de um sistema 

monopartidário. A Guerra só foi cessada em 2002, com o assassinato do líder da Unita, 

Jonas Savimbi. Entre 1991 e 1992, houve uma paralisação da Guerra, fruto de um Acordo 

de Paz assinado em 1991 e que estabeleceu as primeiras eleições presidenciais no país. 

Apesar de não ter decretado o fim do conflito, o Acordo provocou algumas mudanças no 

país, como o surgimento de alguns veículos de comunicação privados.  

Esses meios de comunicação sofrem com restrições por parte do governo 

angolano e os seus profissionais recebem assédios, ameaças e agressões (CRUZ, 2012). 

Sendo assim, muitos veículos são comprados pelo MPLA ou os jornalistas param de 

 
1 Trabalho apresentado no GP Rádio e Mídia Sonora, XXI Encontro dos Grupos de Pesquisas em 

Comunicação, evento componente do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 

 
2 Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).  



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 2 

realizar críticas. Há alguns veículos que são exceções e realizam críticas ao regime, desde 

as suas respectivas fundações, como são os casos do jornal semanário Folha 8 e alguns 

sites independentes, com destaque ao Club-K, o Central Angola 7311, o Angola 24 Horas 

e o Maka Angola. A TV Zimbo também tem alguns jornalistas que mantêm postura 

independente, mas o assédio e as ameaças são constantes e, com isso, é frequente a 

mudança de discurso entre os profissionais. 

 No âmbito deste trabalho, interessa, sobretudo, o papel das emissoras de rádio na 

efetivação da democracia do país. Durante o regime monopartidário, a Rádio Ecclésia 

teve as suas atividades encerradas em 1978, por apresentar críticas ao regime do MPLA. 

Sendo assim, a única possibilidade de ouvir o contraditório em Angola foi através da 

Rádio Vorgan (Voz da Resistência do Galo Negro), pertencente a Unita, que surgiu em 

1979 e funcionava com emissão do exterior. Atualmente, apenas essas duas emissoras 

apresentam linhas editoriais críticas ao regime do MPLA. A Vorgan foi sucedida pela 

Rádio Despertar, também da Unita. A Despertar surgiu em 2007 e a Vorgan havia 

paralisado em 1998. Enquanto isso, a Ecclésia retornou as atividades em 1999. Ambas 

sofrem problemas de restrições e nunca obtiveram licenças para operarem a nível 

nacional, limitando as suas emissões à capital Luanda. Além disso, ocorrem casos de 

agressões e detenções a alguns dos seus radialistas, devido à postura crítica ao MPLA. 

 

BREVE HISTÓRIA DA MÍDIA EM ANGOLA 
 

O primeiro órgão oficial de informação no país foi o Boletim Geral da Imprensa 

de Angola, iniciado no dia 13 de setembro de 1845. Esse veículo apresentava as 

informações oficiais dos colonizadores portugueses. Cunha (2013) pontua que, pouco 

mais de duas décadas depois, surgiu o jornal semanário Civilização da África Portuguesa 

em 1866, posteriormente seguido por outras publicações com diversas tendências. Dentre 

esses, destacam-se o nascimento de jornais com tendências pró-republicanas e 

independentistas no final do século XIX, como Arauto Africano, Echo de Angola e Farol 

do Povo (CUNHA, 2013).  Cunha (2013) relata que os jornais, até a década de 20 desse 

século, se restringiam a fazer divulgações literárias, com artigos e folhetins de naturais de 

outras colônias portuguesas, em publicações como o Vanguarda de Angola, para 

apresentar outras perspectivas de resistência contra o colonialismo português.  

O início do século XX foi marcado por uma queda na produção editorial em 

Angola, sobretudo no período próximo ao fim da monarquia em Portugal, regime 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 3 

encerrado em 1910. Portugal passou por dificuldades econômicas e políticas, bem como 

o Acto Colonial de 1930 restringiu os direitos da população nativa das colônias africanas. 

Os movimentos de nativos e a difusão do rádio marcaram o período que sucede o fim da 

Segunda Guerra Mundial. Os portugueses ampliaram o povoamento em Angola e, 

consequentemente, a exploração (CUNHA, 2013). As rádios surgem na década de 1930 

e logo formam a Associação de Rádio Clubes, com emissoras espalhadas por todo o país.  
 

Em Angola o primeiro rádio clube começou a transmitir em 1931 em Benguela e 

até ao final da década de cinquenta, quase todos os distritos tinham o seu rádio 

clube. A Emissora oficial de Angola nasce em 1950 vinculada à Direcção dos 

Serviços de Correio, Telégrafo e Telefones. A fundação da Emissora Católica de 

Angola desempenhou um papel importante, nessa mesma década, emitindo 

programas políticos de opinião e alugando tempos de antena para produtores 

independentes (CUNHA, 2013, p.23).  

 

Após a Independência de Angola, em 1974, foi implantado um regime 

monopartidário, de inspiração comunista, controlado pelo Movimento Pela Libertação de 

Angola (MPLA). Cunha (2013) destaca que esse regime reforçou algumas características 

da ditadura colonial, como a forte propaganda do estado e a difusão de informação de 

caráter ideológico. O regime também perseguia jornalistas com frequência.  

Os historiadores portugueses Dalila Mateus e Álvaro Mateus (2007) relatam que 

um grupo liderado pelo ex-ministro do interior Nito Alves chegou a tomar a Rádio 

Nacional no dia 27 de maio de 1977, convocando as pessoas para irem ao Palácio 

Presidencial, exigindo mudanças na posição política do MPLA. A maior reclamação do 

grupo era que Agostinho Neto reivindicava ideais marxistas-leninistas antes de assumir o 

poder, mas aceitava qualquer apoio depois que se tornou presidente, com o objetivo único 

de manter-se no poder. A contestação resultou em um banho de sangue e perseguição a 

todos os manifestantes. Com isso, milhares de pessoas foram mortas em três dias de 

massacre sangrento, incluindo Nito Alves (MATEUS & MATEUS, 2007). As estimativas 

extraoficiais relatam entre 20 mil e 80 mil mortos (FIGUEIREDO, 2014). 

Nas duas décadas posteriores à Independência, Angola passou por uma estatização 

dos veículos de comunicação e anulação da iniciativa privada. A rádio nacional e o jornal 

nacional passam a ser fundamentais para a política propagandista instalada no estado e 

mantinham o monopólio nesse segmento (CUNHA, 2013). Em 1991, MPLA e Unita 

celebram um acordo de paz pondo fim à Guerra Civil e agendando as primeiras eleições 

presidenciais para 1992. Na mesma época, é promulgada a lei de liberdade de imprensa. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 4 

As mudanças no período são aquém do esperado, até mesmo porque a Guerra Civil foi 

retomada após o pleito eleitoral, já que a Unita não aceitou os resultados eleitorais, 

alegando fraude. No entanto, surgiram alguns veículos como o Correio da Semana e o 

Comércio Actualidade. Além disso, iniciam-se projetos alternativos como o jornal Folha 

8 e o Imparcial Fax - fechado após o assassinato do seu diretor, o jornalista Ricardo de 

Melo3, em 1995 -, bem como o Actual Fax, que deu origem ao semanário Actual 

(CUNHA, 2013). Atualmente, existe uma série de veículos privados em Angola, que 

surgiram após o fim da Guerra Civil, em 2002. 

 

O sistema mediático readquire uma nova configuração, mantendo-se o sector 

público, mas ganhando novo dinamismo o sector privado, com a entrada de 

grupos estrangeiros. Salientamos assim o Grupo Media Nova, que envolve o 

semanário Económico, O País, Exame Angola, SociJornal, Radio Nova e TV 

Zimbo; o Grupo Newshold, detentora do SOL Angola, de participação na SIC 

Internacional e na SIC Notícias. São também presença em Angola, a Globo e a 

Record, bem como a RTP África e Internacional que se encontram integrados em 

pacotes oferecidos pelas empresas de telecomunicações, como a UAU TV e a Zap 

TV. O sector público tem igualmente diversificado a oferta, da qual salientamos 

a TV online, dirigida fundamentalmente para a diáspora angolana (CUNHA, 

2013, p.33). 

 

Cruz (2012) argumenta que não há liberdade de expressão e de imprensa no país, 

tampouco uma democracia efetiva. O autor relata que há um forte controle por parte do 

estado, sobre os veículos de comunicação públicos, fazendo com que a rádio, o jornal e 

os dois canais de televisão nacionais sirvam aos interesses do MPLA. Além disso, a mídia 

privada e os jornalistas dos veículos não estatais são frequentemente abordados para 

negociar notícias e comentários que interessem ao MPLA. O partido adquiriu, através de 

pessoas ligadas ao governo de forma não declarada, alguns veículos que inicialmente 

começaram como independentes e faziam críticas ao regime (CRUZ, 2012).  

 
Este projeto de controle de conteúdo da imprensa pelos políticos governantes 

pode ser representado pelas seguintes características: evitar a todo custo que 

críticos do regime tomem a palavra na mídia pública formal; cooptar jornalistas 

incômodos de órgãos privados para o público ou órgãos sob sua gestão e controle, 

onde podem mantê-los sob vigilância apertada; depois de cooptado, o jornalista 

deve pautar-se por um comportamento totalmente contrário ao anterior e lhe é 

dado posição de destaque no início para a sua descredibilização; no caso de 

resistência na tentativa de cooptação, o regime mata; mantêm o ambiente de 

insegurança para com os fazedores de opinião críticos ao poder dominante; passar 

 
3 Ricardo de Melo era conhecido por manter uma postura de constantes denúncias aos abusos de poder e 

corrupção. Ele foi assassinado no prédio em que morava, em uma morte pouco investigada até a atualidade. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 5 

uma imagem de bem estar econômico por parte daqueles que os apoiam. São 

projetados a toda hora na mídia sob o seu controle; passar a imagem segundo a 

qual os intelectuais competentes são aqueles que servem os interesses do regime 

(CRUZ, 2012, p.69). 

 

Nganga (2008) afirma que não existe liberdade de expressão no país, mas apenas 

uma licença de expressão, com validade e poder de alcance limitados. Não é possível 

abordar vários temas considerados críticos, podendo haver até consequências fatais para 

os jornalistas ou prisões, com juízes previamente acordados para julgar em favor do 

governo (NGANGA, 2008). Cruz também ressalta que as principais formas de silenciar 

a imprensa são através de ameaças, mortes e prisões. Um dos casos de maior repercussão 

foi a prisão do jornalista Rafael Marques, condenado a seis de prisão em 2000, por 

publicar o artigo O bâton da ditadura, no jornal Público, de Portugal4. O artigo acusava 

o então presidente José Eduardo dos Santos de crimes, como peculato e corrupção, bem 

como classifica-o como ditador. Outro exemplo é o diretor do semanário Folha 8, William 

Tonet, alvo recorrente do regime e que tem cerca de 100 processos contra si.  

Cruz denuncia ainda que o governo viola categorias basilares de um sistema 

democrático, tais como: a igualdade, os limites do poder, o pluralismo, a tolerância, a 

dignidade humana, a diversidade e o cruzamento da informação. A busca por manter o 

poder é articulada ainda por ações como manipulação dos conteúdos e forte propaganda 

para o partido no governo, tendo a mídia pública como principal impulsionadora 

ideológica (CRUZ, 2012). Os dados da Missão de Observação das Eleições da União 

Europeia (MOE UE), de 2008, são importantes para comprovar as violações de direitos. 

A entidade relata indícios de favorecimento ao MPLA por parte da Rádio Nacional de 

Angola (RNA), Televisão Pública de Angola (TPA), da Agência de Notícias de Angola 

(ANGOP) e do Jornal de Angola (JA) nas eleições presidenciais de 2008.  

De acordo com a União Europeia (2008), o MPLA obteve mais de 50% de espaço 

em cada um dos veículos públicos nesse pleito, que contou com 14 partidos concorrentes. 

Cruz (2012) retrata que o relatório do MOE UE, de 2008, classifica que a mídia pública 

não se adequa às exigências do padrão UNESCO e “deve pôr fim urgente a excessiva e 

visível parcialidade no tratamento dos atores políticos críticos ao governo: partidos e 

grupos de pressão” (CRUZ, 2012, pp.79-80). Nas eleições de 2012 e 2017, a União 

 
4 Disponível em: https://www.publico.pt/2000/04/01/jornal/o-baton-da-ditadura-142050. Acesso em: 30 de 

agosto de 2017. 

https://www.publico.pt/2000/04/01/jornal/o-baton-da-ditadura-142050


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 6 

Europeia se recusou a enviar novas missões eleitorais para o país, justificando que as 

autoridades angolanas não prestaram muita atenção nas recomendações dadas em 20085. 

Cruz (2012) observa uma falta de interesse político em mudar esse quadro e uma total 

ausência de compromisso com a democracia. Cruz (2012) ainda relata outros episódios 

de violação sofridos por jornalistas. Diante desse cenário, poucos veículos de 

comunicação em Angola realizam críticas ao regime, como são os casos das rádios 

Despertar, ligada à Unita, que sofre com ameaças constantes de ter as atividades 

encerradas e a Ecclésia, da Igreja Católica. Nas 18 províncias do país, existe o interesse 

de criação de várias rádios comunitárias, que seriam importantes para efetivar uma 

democracia nos meios de comunicação, mas não há uma lei em Angola para regular essas 

emissoras, se restringindo então a algumas ações não regularizadas6.  

Angola passou por mudanças políticas no ano de 2017. O presidente José 

Eduardo dos Santos deixou o cargo em agosto, depois de 38 anos no poder, para ser 

sucedido por João Lourenço, também do MPLA. Esperava-se inicialmente apenas a 

continuidade do governo de José Eduardo. Porém, João Lourenço tem feito mudanças e 

a mídia é uma das áreas modificadas. Em 09 de novembro de 2017, o novo mandatário 

exonerou todos os administradores das empresas públicas de comunicação, nomeando 

novos administradores para a TPA, para a Rádio Nacional de Angola, e para as Edições 

Novembro, que é proprietária da Agência Angola Press (Angop) e do Jornal de Angola7. 

No discurso de posse dos novos administradores, João Lourenço afirmou que eles 

“devem procurar encontrar uma linha editorial que sirva de facto o interesse público, que 

dê voz, que dê espaço, aos cidadãos dos mais diferentes extratos sociais”, mas também 

que “dê espaço às organizações da chamada sociedade civil” (ibidem). O mandatário 

ainda pediu “responsabilidade” e “equilíbrio”, para satisfazer o “interesse público”. 

 João Lourenço também afastou filhos do ex-presidente de cargos no poder. Em 

15 de novembro de 2017, o novo presidente retirou Isabel dos Santos, da Sonangol, a 

petrolífera pública. Além disso, cancelou os contratos da TV Pública de Angola (TPA) 

 
5 Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ue-lembra-que-luanda-nao-prestou-muita-atencao-a-

missao-de-observacao-em-2008_n582224. Aceso em: 26 de junho de 2021. 

 
6 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/r%C3%A1dios-privadas-em-crise-em-angola/a-45426421. 

Acesso em: 21 de junho de 2021. 

 
7 Disponível em: https://www.dn.pt/lusa/interior/pr-angolano-diz-a-comunicacao-social-estatal-para-

servir-de-facto-interesse-publico-8917235.html. Acesso em: 12 de março de 2019. 

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ue-lembra-que-luanda-nao-prestou-muita-atencao-a-missao-de-observacao-em-2008_n582224
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ue-lembra-que-luanda-nao-prestou-muita-atencao-a-missao-de-observacao-em-2008_n582224
https://www.dw.com/pt-002/r%C3%A1dios-privadas-em-crise-em-angola/a-45426421
https://www.dn.pt/lusa/interior/pr-angolano-diz-a-comunicacao-social-estatal-para-servir-de-facto-interesse-publico-8917235.html
https://www.dn.pt/lusa/interior/pr-angolano-diz-a-comunicacao-social-estatal-para-servir-de-facto-interesse-publico-8917235.html


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 7 

e TPA Internacional com empresas de outros dois filhos do ex-presidente, Welwitshea 

“Tchizé” dos Santos e José Paulino dos Santos. No período das mudanças, João 

Lourenço afirmou que não existe democracia sem liberdade de imprensa8. Além disso, 

João Lourenço realizou uma série de reuniões com críticos do regime. O jornalista Rafael 

Marques e o ativista Luaty Beirão, que já foram presos devido às críticas ao regime de 

José Eduardo dos Santos, foram recebidos pelo presidente João Lourenço em dezembro 

de 2018, com o intuito de debaterem sobre o futuro de Angola9. Todavia, o novo governo 

de Angola ainda é recente e está em fase de transição. A organização não governamental 

Freedom House10, da área de liberdades civis e de direitos políticos, afirma que Angola 

é um país a ser observado de perto, pela possibilidade de estar passando por importantes 

viragens na sua trajetória democrática.  

 

RÁDIO DESPERTAR 
  

A Rádio Despertar foi fundada em 2007. Essa emissora é herdeira da Rádio 

Vorgan (Voz da Resistência do Galo Negro), fundada em 1979. A expressão Galo Negro, 

que batiza o nome da antiga emissora, é a alcunha pelo qual é chamada a Unita. A Vorgan 

emitia em ondas curtas, a partir do exterior, utilizando os idiomas português, inglês e duas 

línguas locais; kimbundo e umbundo. O principal objetivo da emissora era contrapor a 

visão do MPLA, relatando o momento político-militar vigente, buscando conseguir 

adeptos para a Unita (GUIDE, 2007). De acordo com Guide (2007), a Vorgan “era um 

dos instrumentos de propaganda de guerra da Unita, que enfrentava as tropas oficiais do 

governo, na longa e sangrenta guerra civil. Um contraponto ao programa Angola 

Combatente, do MPLA, transmitido pela Rádio Nacional de Angola” (p.85). 

 No início dos 1990, a Vorgan conseguiu uma concessão para atuar de forma 

legalizada em Luanda. O compromisso era interromper a propaganda política e a 

abordagem sobre a Guerra, para se tornar uma emissora comercial. Todavia, Matumoma 

 
8 Disponível em: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/899899/nao-ha-democracia-sem-liberdade-

de-expressao-sem-liberdade-de-imprensa. Acesso em: 12 de março de 2019.  

 
9 Disponível em: https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/presidente-angolano-recebeu-ativistas-num-

encontro-inedito. Acesso em: em 12 de março de 2019. 

 
10 Disponível em: https://freedomhouse.org/report/freedom-world/2018/angola. Acesso em: 12 de março 

de 2019. 

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/899899/nao-ha-democracia-sem-liberdade-de-expressao-sem-liberdade-de-imprensa
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/899899/nao-ha-democracia-sem-liberdade-de-expressao-sem-liberdade-de-imprensa
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/presidente-angolano-recebeu-ativistas-num-encontro-inedito
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/presidente-angolano-recebeu-ativistas-num-encontro-inedito
https://freedomhouse.org/report/freedom-world/2018/angola


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 8 

(2002 – apud GUIDE 2007) pontua que a Vorgan continuou com propaganda 

inflamatória, encorajando “ódio” e “violência”. A emissora foi fechada em 1998. 

 A Despertar surgiu como reconfiguração da Vorgan, apenas em 2007, mantendo 

a ligação com a Unita e defendendo os ideais desse partido. Entretanto, apresentou uma 

programação mais diversificada do que a Vorgan, incluindo radiojornais e programas de 

entretenimento, com ênfase na música. O rapper Ikonoklasta11 afirmou, em palestra 

realizada em Portugal em 2016, que a emissora nunca aceitou uma pluralidade de ideias12. 

O artista comenta que esteve cinco anos comandando um programa de rap na emissora, 

mas foi demitido, por ter realizado críticas à Unita no ar. Outro caso semelhante aconteceu 

com o rapper Drux-P. O artista foi convidado para uma entrevista em 2013 e apresentou 

a música Quem era Jonas Savimbi?. A música pontua: “Quem era Jonas Savimbi por esta 

Angola?/ Um terrorista cruel, tal como o conhecemos/ Ou o salvador de Angola que não 

reconhecemos?”. Ele foi imediatamente retirado do ar, devido a expressão “terrorista 

cruel”, mas a ideia do artista era justamente contrapor a visão de terrorista, amplamente 

proclamada contra Savimbi pelos defensores do MPLA (MENDONÇA JÚNIOR, 2018). 

 Apesar de a liberdade de imprensa e de expressão estarem instituídas na 

Constituição de Angola, o trabalho de radialistas da Rádio Despertar sofre dificuldades, 

para conseguir contrapor ao regime. Casos de ameaças e violência contra os seus 

profissionais são constantes (CRUZ, 2012). Um caso de maior violação foi o assassinato 

do locutor Alberto Chakusanga, em setembro de 2010, que sofreu um tiro nas costas. 

Chakusanga comandava um programa em língua quimbundo, em que realizava várias 

críticas ao regime. De acordo com Cruz, Chakusanga “morreu 24 horas após o Bureau 

Político do partido no poder (MPLA) ter assegurado (...) conhecer indivíduos – recrutados 

– para denegrir, a qualquer preço, a imagem do Presidente” (CRUZ, 2012, p.73). Além 

disso, o “Museu Internacional da Liberdade de Imprensa nos EUA colocou Chakusanga 

na galeria dos jornalistas mortos no exercício da profissão” (CRUZ, 2012, p.73). 

Candumba (2015) pontua que os jornalistas da Rádio Despertar não participam 

das sessões na Assembleia Nacional, como também os membros do governo não aceitam 

se comunicar com os profissionais dessa emissora. Em relação a Assembleia Nacional, 

Candumba pontua que a emissora não possui autorização para emitir em direto as sessões. 

 
11 Ikonoklasta é o nome artístico de Luaty Beirão, popular ativista cívico do país. 

 
12 A palestra foi realizada em 17 dezembro de 2016, na Universidade de Coimbra e o autor deste artigo foi 

um dos organizadores. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 9 

Outra restrição sofrida pela emissora é o impedimento do projeto de se tornar uma 

emissora com expansão nacional no dial. Tanto a Rádio Despertar, como a Rádio Ecclésia 

buscam essa emissão nacional, mas são impedidas por uma série de normas regimentadas. 

Como comparativo, Candumba pontua que a Rádio Mais, criada em 2008, já consegue 

emissão nacional.  

A Rádio Despertar também tem um papel importante na divulgação da música rap 

de intervenção social. O programa Akapella Show, liderado pelo rapper MCK, tem 

emissão de duas horas todos os sábados e apresenta uma série de músicas que são 

“proibidas e censuradas em outras rádios” (SANTOS, 2019). Santos (2019) destaca que 

o programa também faz um trabalho cívico em abordar assuntos que vão além da questão 

musical, exemplificando um debate sobre os assassinatos dos ativistas Alves Kamulingue 

e Isaías Sebastião Cassule, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de maio de 201213.  

Em 2017, a Rádio Despertar ainda propiciou o primeiro show de rap de 

Ikonoklasta, depois de ser liberado de prisão relativa ao caso 15+2, em que 17 ativistas 

estiveram detidos por um ano, por estarem debatendo um livro de Domingos da Cruz, 

intitulado Ferramentas para Destruir o Ditador e Evitar Nova Ditadura: Filosofia 

Política da Libertação para Angola. Os ativistas saíram da cadeia em junho de 2016, após 

diversas pressões internacionais, de instituições como Organização das Nações Unidas 

(ONU), Anistia Internacional e União Europeia. Ao sair da cadeia, Ikonoklasta inclusive 

realizou palestras em todas essas organizações14. Apesar disso, Ikonoklasta não obteve 

autorização para realizar um show em Angola nos meses posteriores a detenção, havendo 

inclusive uma ocasião, em novembro de 2016, em que o show foi liberado, mas a polícia 

alegou, minutos antes, que estaria faltando algumas autorizações legais15. Com isso, a 

Despertar montou um palco em sua sede, em 12 de março de 2017 e, assim, Ikonoklasta 

realizou um show em parceria com MCK, apresentador do programa de rap da emissora16. 

 
13 Isaías Cassule e Alves Kamulingue participaram de uma manifestação no dia 27 de maio de 2012, em 

alusão aos 35 anos do genocídio ocorrido em 27 de maio de 1977. 

 
14 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/luaty-beir%C3%A3o-pede-%C3%A0-uni%C3%A3o-

europeia-mais-aten%C3%A7%C3%A3o-no-apoio-a-organiza%C3%A7%C3%B5es-angolanas/a-

37292277-0. Acesso em: 16 de julho de 2019. 

 
15 Disponível em: https://www.dn.pt/mundo/interior/espetaculo-com-luaty-beirao-impedido-em-luanda-

5481741.html. Acesso em: 06 de novembro de 2016. 

 
16 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/concerto-em-angola-mck-e-ikonoklasta-no-pa%C3%ADs-

do-pai-banana/a-37918169-0. Acesso em: 16 de julho de 2019. 

 

https://www.dw.com/pt-002/luaty-beir%C3%A3o-pede-%C3%A0-uni%C3%A3o-europeia-mais-aten%C3%A7%C3%A3o-no-apoio-a-organiza%C3%A7%C3%B5es-angolanas/a-37292277-0
https://www.dw.com/pt-002/luaty-beir%C3%A3o-pede-%C3%A0-uni%C3%A3o-europeia-mais-aten%C3%A7%C3%A3o-no-apoio-a-organiza%C3%A7%C3%B5es-angolanas/a-37292277-0
https://www.dw.com/pt-002/luaty-beir%C3%A3o-pede-%C3%A0-uni%C3%A3o-europeia-mais-aten%C3%A7%C3%A3o-no-apoio-a-organiza%C3%A7%C3%B5es-angolanas/a-37292277-0
https://www.dn.pt/mundo/interior/espetaculo-com-luaty-beirao-impedido-em-luanda-5481741.html
https://www.dn.pt/mundo/interior/espetaculo-com-luaty-beirao-impedido-em-luanda-5481741.html
https://www.dw.com/pt-002/concerto-em-angola-mck-e-ikonoklasta-no-pa%C3%ADs-do-pai-banana/a-37918169-0
https://www.dw.com/pt-002/concerto-em-angola-mck-e-ikonoklasta-no-pa%C3%ADs-do-pai-banana/a-37918169-0


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 10 

A pressão sofrida por conta da prisão dos ativistas, e as investigações decorrentes 

a partir disso, possibilitaram a divulgação pública internacional de vários casos de 

corrupção, criando um clima de instabilidade no governo. Com isso, o presidente José 

Eduardo dos Santos decidiu não tentar reeleição no cargo no pleito eleitoral de 2017. José 

Eduardo governava desde 1979 e a sua saída propiciou maior liberdade de expressão nas 

emissoras, incluindo convite a vozes contestatórias do regime em emissoras públicas. 

Ainda assim, ocorrem casos de violação aos direitos de profissionais da Rádio Despertar. 

Em 2014, ainda durante o regime de José Eduardo dos Santos, o jornalista Queirós 

Chiluvia, da Rádio Despertar, se tornou o único profissional de comunicação de Angola 

que está presente na lista de “heróis da informação”, elaborada pela organização não-

governamental Repórteres Sem Fronteiras, que luta pela liberdade de expressão a nível 

mundial. A organização nomeia 100 profissionais pelo mundo que lutam contra a violação 

de direitos em cenários de repressão17. Por outro lado, Chiluvia foi condenado em 2014, 

por “calúnia e difamação das autoridades públicas e exercício ilegal de imprensa”, quando 

realizou uma cobertura sobre um incidente na esquadra da polícia. Ele esteve cinco dias 

preso e foi condenado a seis meses de prisão, com punição suspensa por dois anos18. Mais 

recentemente, entre os dias 07 e 12 de abril de 2021, esteve detido o jornalista da Rádio 

Despertar, Jorge Mendes Manuel. Ele estava cobrindo a demolição de casas do Cacuaco, 

em Luanda. Segundo o porta-voz da polícia, ele foi considerado um dos invasores. Por 

outro lado, o jornalista afirmou que foi preso, por cobrir um ato em que os policiais faziam 

muitos disparos e espancava policiais19.  

Para além das repressões, as condições de trabalho, em relação às questões 

financeiras, são difíceis na emissora. Em 2018, os profissionais apresentaram um 

documento ao Sindicato dos Jornalistas, em que questionavam “dois meses de salário em 

atraso, falta de inscrição na caixa de segurança social, falta de transportes para 

reportagens e o não pagamento de muitos subsídios”20. Em 2020, a emissora foi acusada 

 
17 Disponível em: http://www.redeangola.info/angolano-entre-os-cem-herois-da-informacao/. Acesso em: 

26 de julho de 2021.  

 
18 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/jornalista-da-r%C3%A1dio-despertar-condenado-a-seis-

meses-de-pris%C3%A3o-com-pena-suspensa/a-17418446. Acesso em: 26 de julho de 2021. 
19 Disponível em: https://www.voaportugues.com/a/jornalista-angolano-em-liberdade-apresenta-

vers%C3%A3o-diferente-da-pol%C3%ADcia-sobre-sua-deten%C3%A7%C3%A3o/5851452.html. 

Acesso em: 20 de junho de 2021. 

 
20 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/r%C3%A1dios-privadas-em-crise-em-angola/a-45426421, 

Acesso em: 21 de junho de 2021.  

http://www.redeangola.info/angolano-entre-os-cem-herois-da-informacao/
https://www.dw.com/pt-002/jornalista-da-r%C3%A1dio-despertar-condenado-a-seis-meses-de-pris%C3%A3o-com-pena-suspensa/a-17418446
https://www.dw.com/pt-002/jornalista-da-r%C3%A1dio-despertar-condenado-a-seis-meses-de-pris%C3%A3o-com-pena-suspensa/a-17418446
https://www.voaportugues.com/a/jornalista-angolano-em-liberdade-apresenta-vers%C3%A3o-diferente-da-pol%C3%ADcia-sobre-sua-deten%C3%A7%C3%A3o/5851452.html
https://www.voaportugues.com/a/jornalista-angolano-em-liberdade-apresenta-vers%C3%A3o-diferente-da-pol%C3%ADcia-sobre-sua-deten%C3%A7%C3%A3o/5851452.html
https://www.dw.com/pt-002/r%C3%A1dios-privadas-em-crise-em-angola/a-45426421


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 11 

de proibir a entrada de oito colaboradores da emissora, por terem realizado protesto contra 

os três meses de salário atrasados21. Na época, a direção da emissora admitiu diálogo com 

colaboradores para realizar um acordo, mas considerou desnecessária a ação de alguns 

profissionais em organizar protesto em frente à sede da Unita (ibidem). A emissora ainda 

é acusada de restringir qualquer voz que discorde da Unita, justamente no período em que 

os veículos de comunicação públicos estão apresentando abertura para debates com 

opiniões divergentes e até mesmo críticas ao MPLA22. Em maio de 2021, Horácio dos 

Reis assumiu a direção da emissora, com o intuito de regularizar a questão salarial e 

reestabelecer o diálogo com todos os profissionais da emissora, mas alguns colaboradores 

manifestaram publicamente insatisfação com a escolha do novo diretor (ibidem).  

 

RÁDIO ECCLÉSIA 
 

A Rádio Ecclésia, emissora católica de Angola, foi fundada em 1955 e extinta 

pelo presidente Agostinho Neto em 25 de janeiro de 1978, tendo os seus bens todos 

confiscados e nacionalizados. Essa extinção ocorreu ainda como fruto dos 

acontecimentos do 27 de maio de 1977, quando milhares de angolanos foram mortos, 

após um ato de rebelião. Dessa forma, a rádio católica só foi reativada em março de 1999 

(CUNHA, 2013). Por ter ligação com a Igreja Católica, dedica boa parte do seu tempo a 

questão religiosa, mas também possui programas de cunho político, mostrando uma clara 

oposição ao MPLA. Esse posicionamento é possível de ser visto em seus radiojornais, 

que são emitidos às 7h, 12h e 18h30min, além de promover debates sobre temas de grande 

repercussão pública. A emissora possui correspondentes em todas as províncias do país e 

emissão por 24 horas. A Ecclésia ainda apresenta programas musicais, de entretenimento, 

informativos e educativos. 

Após o fim da Guerra Civil, a Rádio Ecclésia agiu na contramão da tendência de 

ódio entre oposicionistas e cria um programa do gênero educativo-cultural (BARBOSA 

FILHO, 2009), para estimular a reintegração de ex-militares a sociedade. O jornalista 

Manuel Vieira (2007 – apud MANERA 2007) afirma, em entrevista, que o programa 

 
 
21 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/angola-bra%C3%A7o-de-ferro-entre-trabalhadores-e-

dire%C3%A7%C3%A3o-da-r%C3%A1dio-despertar/a-55453224. Acesso em: 26 de junho de 2021. 

 
22 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/nova-lideran%C3%A7a-da-r%C3%A1dio-despertar-quer-

refletir-os-anseios-da-sociedade/a-57713933. Acesso em: 26 de junho de 2021. 

https://www.dw.com/pt-002/angola-bra%C3%A7o-de-ferro-entre-trabalhadores-e-dire%C3%A7%C3%A3o-da-r%C3%A1dio-despertar/a-55453224
https://www.dw.com/pt-002/angola-bra%C3%A7o-de-ferro-entre-trabalhadores-e-dire%C3%A7%C3%A3o-da-r%C3%A1dio-despertar/a-55453224
https://www.dw.com/pt-002/nova-lideran%C3%A7a-da-r%C3%A1dio-despertar-quer-refletir-os-anseios-da-sociedade/a-57713933
https://www.dw.com/pt-002/nova-lideran%C3%A7a-da-r%C3%A1dio-despertar-quer-refletir-os-anseios-da-sociedade/a-57713933


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 12 

Roteiro da Paz buscava mostrar a importância dessas pessoas para o desenvolvimento do 

país, ouvindo políticos, militares e alertando às Organizações Não Governamentais sobre 

a necessidade de ajuda a essas pessoas. 

Em relação a música, há uma ênfase em músicas religiosas, mas também existe 

espaço para músicas de cunho político, como o rap de intervenção social, conhecido por 

conter críticas ao regime do MPLA. Apesar de a emissora cultivar um espaço propício a 

pluralização de vozes, o rapper MCK afirma que desistiu de continuar com um programa 

de rádio na emissora, devido à desvalorização da cultura angolana. O artista conta que 

comandava um programa semanal de uma hora voltado para a música africana, sendo o 

único dedicado exclusivamente a música do continente. Com isso, refletiu sobre a 

diferença de conteúdo entre as músicas de outros continentes e as músicas africanas em 

uma emissora local. Para o rapper, isso era uma contradição, pois em um país africano, a 

emissora dedicava apenas 60 minutos semanais para a música do próprio continente, 

enquanto o restante da programação tinha predominância de conteúdo do Ocidente.   

Em um cenário de controle dos veículos de comunicação, em que o MPLA 

promove uma campanha propagandista, por meio dos veículos de ordem pública, 

Messiant (2008) aponta que a Rádio Ecclésia sofre com restrições impostas, para não 

atuarem nas mesmas condições em todo o território angolano. 

  

Dão de destacar os obstáculos constantemente levantados a Rádio Ecclésia da 

Igreja Católica na sua tentativa de extensão do sinal para fora da capital, e os 

colocados no dia-a-dia ao trabalho dos jornalistas independentes, sobretudo 

nas províncias, ou os resultantes de condenações, da falta de publicidade ou da 

inexistência de uma tipografia independente, dificultando deste modo a sua 

sobrevivência financeira (MESSIANT, 2008, p.150). 

   

 Apesar do histórico de críticas ao regime do MPLA, a Rádio Ecclésia chegou a 

ser suspeita de realizar uma série de censuras em favor do presidente José Eduardo dos 

Santos entre os anos de 2010 e 2015. Em 2014, o site Maka Angola noticiou o 

recebimento de um saque de 50 mil dólares no Banco de Fomento de Angola, que seria 

justamente para realizar essa censura, que, segundo o site Club-K, também estaria 

ocorrendo na Rádio Ecclésia23. Em 2016, o padre Maurício Camuto retornou à direção 

 
23 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/nova-dire%C3%A7%C3%A3o-da-eccl%C3%A9sia-pode-

recuperar-credibilidade-da-esta%C3%A7%C3%A3o/a-36755621. Acesso em: 21 de junho de 2021. 

 

https://www.dw.com/pt-002/nova-dire%C3%A7%C3%A3o-da-eccl%C3%A9sia-pode-recuperar-credibilidade-da-esta%C3%A7%C3%A3o/a-36755621
https://www.dw.com/pt-002/nova-dire%C3%A7%C3%A3o-da-eccl%C3%A9sia-pode-recuperar-credibilidade-da-esta%C3%A7%C3%A3o/a-36755621


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 13 

da emissora e confessou presenciar um clima de censura em prol de José Eduardo dos 

Santos. Por isso, afirmou que aceitou retornar com o compromisso de manter a 

independência da emissora e os seus princípios de evangelização, para resgatar a sua 

credibilidade diante da sociedade. Na época afirmou ainda que “nós queremos educar a 

sociedade para a paz, para a democracia, para a justiça, para o convívio harmonioso e 

para a reconciliação nacional” (ibidem). 

 Além da censura, a nova direção encontrou um cenário de dificuldades 

financeiras. Em 2018, o Sindicato dos Jornalistas cobrou os atrasos salariais, que variava 

entre seis e sete meses de atraso, além de questionar os motivos de algumas demissões24. 

O padre Maurício Camuto admitiu à época as dívidas e prometeu saná-las. Trata-se de 

uma situação de precariedade que aumenta a vulnerabilidade de profissionais e dificulta 

a possibilidade de haver independência e críticas ao regime.  

A situação de vulnerabilidade aumenta com as violações de direito dos jornalistas. 

Em 2020, o jornalista colaborador da Rádio Ecclésia Armando Chicova foi condenado a 

um ano de prisão, acusado de difamação25. De acordo com o Repórteres Sem Fronteiras, 

instituição que luta pela liberdade de jornalistas, ele noticiou que uma antiga empregada 

doméstica do juiz presidente do Tribunal Provincial de Namibe, António Vissandula, teria 

sido demitida, por ter recusado assédio sexual do magistrado. Chicova foi condenado a 

um ano, mas manteve-se 33 dias preso, entre 04 de março e 07 de abril de 2021. Em 2007, 

o jornalista Armando Chicova já havia sido preso, por ter realizado a cobertura de 

manifestações contra a demolição de um mercado em Namibe. Além disso, em 2011, foi 

vítima de ameaças de morte, enquanto o seu irmão foi assassinado, em circunstâncias 

ainda não apuradas (ibidem). Pode-se perceber, assim, que os ataques a profissionais de 

imprensa e as questões financeiras são dificuldades impostas contra o avanço da Rádio 

Ecclésia e da mídia independente em geral, em Angola.  

 

CONCLUSÕES 
 

 O conteúdo apresentado neste trabalho mostra que as rádios Despertar e Ecclésia 

desempenham um importante papel para a efetivação da democracia em Angola, já que, 

 
24 Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/r%C3%A1dios-privadas-em-crise-em-angola/a-45426421. 

Acesso em: 21 de junho de 2021.  

 
25 Disponível em: https://rsf.org/pt/noticia/apos-33-dias-de-prisao-o-jornalista-armando-chicoca-sai-em-

liberdade-condicional. Acesso em 21 de junho de 2021. 

https://www.dw.com/pt-002/r%C3%A1dios-privadas-em-crise-em-angola/a-45426421
https://rsf.org/pt/noticia/apos-33-dias-de-prisao-o-jornalista-armando-chicoca-sai-em-liberdade-condicional
https://rsf.org/pt/noticia/apos-33-dias-de-prisao-o-jornalista-armando-chicoca-sai-em-liberdade-condicional


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 14 

historicamente, são as únicas emissoras de rádio que apresentam contraponto a versões 

oficiais, em um regime que busca controlar os meios de comunicação.  Apesar disso, são 

percebidas contradições nas próprias emissoras. As acusações de terem recebido propinas 

para acabar as críticas, as precárias condições de trabalhos em ambas as emissoras, que 

acumulam meses de salários atrasados e a impossibilidade de haver críticas à Unita na 

Rádio Despertar são alguns dos problemas vigentes nas emissoras. É ainda salutar 

destacar que as barreiras impostas pelo MPLA contribuem para os problemas financeiros, 

com ênfase na não permissão dessas emissoras transmitirem em rede nacional. Desse 

modo, os problemas financeiros tornam os jornalistas vulneráveis a negociar a censura. 

É importante também ressaltar que Angola tem apresentado crescimento nos 

índices de liberdade de expressão, desde que João Lourenço assumiu a presidência do 

país em 2017. O país cresceu no ranking mundial de liberdade de imprensa, organizado 

pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. Em 2017, Angola ocupava a 125ª colocação, 

possuindo o pior índice entre os países de língua oficial portuguesa e atualmente está 102ª 

posição, ultrapassando Brasil e Moçambique. Todavia, a ONG internacional afirma que 

a situação ainda é preocupante e pontua como principais problemas a lei que obriga a 

emissão de declarações oficiais do presidente em rádios e tvs, o preço exorbitante para 

licenças de operação para as emissoras, a censura e autocensura, como heranças de anos 

de repressão efetiva26. Adicionalmente, a ONG destaca que houve ataques a jornalistas 

de vários veículos em cobertura de manifestação contra escândalo de corrupção 

envolvendo chefe de gabinete, em setembro de 2020. 

Em seu discurso de posse, em 2017, o presidente João Lourenço pontuou que era 

prioridade a efetivação da democracia e considerou a liberdade de imprensa e de 

expressão como basilares de uma necessária reformulação. Com isso, foram demitidos 

todos os administradores dos meios de comunicação públicos, com ênfase para os filhos 

de José Eduardo dos Santos. No entanto, a efetivação da democracia prometida por João 

Lourenço só poderá realmente ocorrer quando for possível aos meios de comunicação 

concorrerem em igualdade de condições e assim haver pluralização de vozes, ideias e 

visões políticas no país. Desse modo, é fundamental haver leis de fomento para as 

diversas emissoras, bem como garantir condições para os profissionais trabalharem sem 

receios de responder por crimes de difamação ou receberem ataques da polícia. É também 

 
26 Disponível em: https://rsf.org/pt/angola. Acesso em: 26 de junho de 2021. 

https://rsf.org/pt/angola


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 4 a 9/10/2021 

 

 15 

fundamental garantir a emissão das rádios Despertar e Ecclésia em todo território 

angolano, bem como a criação de uma lei para regulamentar as rádios comunitárias e, 

assim, garantir a pluralização de vozes na mídia e, em especial, no setor radiofônico.  

 

REFERÊNCIAS  
 

BARBOSA FILHO, A. Gêneros Radiofônicos: Os formatos e os programas em áudio. São 

Paulo: Paulinas, 2009. 

 

CANDUMBA, J. F. O paradigma do jornalismo de Desenvolvimento na Construção da 

democracia em Angola. Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, Lisboa, 

Departamento de Sociologia, ISCTE -IUL, 2015. 

 

CRUZ, D. J. J. A liberdade de imprensa em Angola: Obstáculos e desafios no processo de 

democratização. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil, 

2012. 

 

CUNHA, I. F. (Des)continuidades: O sistema mediático lusófono. In Cunha, I.; Castilho, F.; 

Guedes, A. Ficção seriada televisiva no espaço lusófono. Covilhã: LabCom.IFP, 2013. 

 

FIGUEIREDO, L. Sita Valles: Revolucionária, comunista até à morte. Lisboa: Alêtheia Editores, 

2014.  

 

GUIDE, A. M. TPA: O modelo de televisão pública de Angola. Dissertação de Mestrado. 

Universidade de São Paulo: São Paulo, 2007. 

 

MATEUS, D. C.; MATEUS, A. Purga em Angola. Nito Alves, Sita Valles, Zé Van Dunem e 

o 27 de maio de 1977. Lisboa: Edições ASA, 2007.  

 

MANERA, S. B. Importância das rádios na reconstrução de Angola pós Guerra Civil - 

Análise da Rádio Nacional de Angola, Rádio Ecclésia e Luanda Antena Comercial. TCC. 

Universidade Federal da Bahia, 2007. 

 

MATUMONA, M. Jornalismo angolano, história, desafios e expectativas. SEDIPU: Uíge, 

2002. 

 

MENDONÇA JÚNIOR, F. C. G. Do palco para as ruas: O rap como impulsionador das 

manifestações cívicas em Angola. Revista Convergência Crítica, 2018. 

 

MESSIANT, Christine. Transição para o multipartidarismo sem transição para a democracia. In: 

VIDAL, Nuno; ANDRADE, Justino Pinto de (orgs). O processo de transição para o 

multipartidarismo em Angola. Luanda-Lisboa: Firmamento, 2008, p.131-162. 

 

NGANGA, J. P. Meios de comunicação social e democracia em Angola. In: VIDAL, N.; 

ANDRADE, J. P. de. O processo de transição para o multipartidarismo em Angola. Luanda-

Lisboa: Firmamento, pp. 217-222, 2008. 

 

SANTOS, J. L. Imaginando uma Angola pós-colonial: A cultura hip-hop e os inimigos políticos 

da nova república. Tese de Doutorado. Unicamp, 2019. 

 

UNIÃO EUROPEIA. Angola: Final Report, Parliamentary Elections, EU 2008. Comissão 

Europeia, 2008. 


