ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00336</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;João  O Camaleão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Emmanuel Orlando Luz Damásio (Universidade Federal de Pernambuco); Matheus Cunegundes Bandeira (Universidade Federal de Pernambuco); Raldianny Pereira dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Ficção em áudio e rádio, Audiodramatização, Rádio Novela, Histórias Infantis, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">João - O Camaleão É uma produção para crianças, que enfatiza as mudanças relacionadas ao crescimento físico e psicológico, retratada através de um jovem camaleão chamado João, que não conseguia mudar de cor, e por essa dificuldade, seus irmãos gozavam não o levava a sério, até um certo dia, que eles precisaram da ajuda do pequenino camaleão, que mesmo com medo, consegue vencer os obstáculos, para salvar sua família. A história é uma metáfora da dificuldade, que é a transição da infância para a fase adulta e todos os anseios que permeiam essa fase.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A adolescência é uma fase confusa onde o indivíduo passa por diversas provações para transicionar da infância e tornar-se adulto. Em João o Camaleão, vemos uma história que serve de metáfora ao mundo real, rebuscando aqueles anseios e angústias que sentimos quando nos damos conta que não somos assim tão preparados para a vida, mas não podemos mais nos acomodar como sempre fizemos - temos que crescer. A família de João representa a falta de compreensão das pessoas, que, embora já tenham passado pelas mesmas intempéries, insistem em julgar aqueles que ainda estão passando. Sob toda essa pressão (da família e autoinfligida), João quer crescer depressa, para não ser mais inferiorizado; mas crescer não é algo que se apresse - acontece naturalmente. Ao longo do enredo João e sua família passam por experiências que se mostra verdadeiras provações que trarão lições de maturidade não apenas aos mesmos, mas também aos ouvintes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Providenciar material educativo às crianças no formato de rádio, uma vez que esse material praticamente inexiste nos meios midiáticos de hoje. Desde a aprovação da contenda 163 não há quaisquer materiais infantis na rádio ou TV aberta, o que acaba escanteando as crianças mais pobres que não tem acesso a mídias pagas. Sem essa conexão, elas acabam divididas entre permanecerem crianças ou se tornarem "pequenos adultos" - que é algo bastante nocivo ao desenvolvimento natural como indivíduo. Não é a toa que vemos por aí muitas pessoas de 10-14 anos querendo "crescer logo" para começarem a se divertir "de verdade"; muitos entram de forma clandestina em boates e shows destinados a maiores de 18 porque aprendem que essa é a única ou melhor maneira de se divertir. Logo, ao criar material educativo direcionado às crianças, estamos atingindo dois problemas de uma vez só: a falta de mídia educativa para crianças e a falta de QUALQUER mídia direcionada ao público infantil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É muito comum ver crianças de 8 a 14 anos adentrando o universo adulto; muitos se tornam produtores de conteúdo adulto, seja na área musical ou na moda; outros buscam meios ilegais para participarem disso. Por que isso acontece? A mídia aberta é quase inteira direcionada aos adultos; praticamente não existe material voltado ao público infantil. Tendo seus olhos sempre voltados ao "mundo dos adultos", a criança acaba por querer encontrar o seu espaço como indivíduo, e, desprovida de orientação, busca isso na maneira que pode - ou seja, saindo de seu espaço infantil e entrando no espaço adulto. Enquanto não houver mídia direcionada ao público infantil suficiente, o mesmo vai se desprender mais e mais de sua própria identidade e continuará a se espelhar naquilo que lhes é mostrado. Logo, com programas (ou interprogramas) como este, seria possível preencher a grade midiática com espaços infantis; que lhes daria oportunidade de desenvolver uma identidade enquanto os educa, simultaneamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com a metodologia da disciplina, inicialmente usaríamos uma história do livro Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores de Susan Perrow; entretanto, preferimos criar uma original inspirada em um dos contos. Após selecionada a história (que também falava de um camaleão e fases de transição), nos pusemos a trabalhar no roteiro. Como se trata de um produto para crianças, buscamos simplificar o máximo possível desde as falas aos efeitos sonoros, enquanto mantínhamos a história palpável e interessante, para que não percamos a atenção do ouvinte; além disso, o protagonista é definido como o menor dos 5 irmãos propositalmente, para que as crianças possam se identificar. Da trilha sonora, foram escolhidas músicas sem copyrights com o objetivo de que o produto não seja modificado ao entrar no mercado. Da dublagem, as vozes mais presentes (João e o Narrador) foram feitas pelos dois alunos titulares do projeto (Emmanuel Damásio e Matheus Cunegundes), enquanto que as demais contaram com participação especial de alunos do curso de Rádio, TV e Internet; e foram todas gravadas no estúdio de rádio do Centro de Artes e Comunicação. A montagem e edição foi realizada com o programa Adobe Audition pelos próprios alunos responsáveis pela obra.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">João o Camaleão é uma história radiofônica direcionada ao público infantil. Inspirada no livro "Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores" de Susan Perrow, tem como temática o crescimento interpessoal e intrapessoal; foca especificamente na transição entre a infância e a fase adulta, isto é, a adolescência e pré-adolescência. Tendo duração de cerca de 5 minutos, encaixaria na grade radiofônica como interprograma ou como uma sequência de histórias formando um programa inteiro. Foi realizado em 2016.2 para a disciplina Redação para Rádio 2 ministrada por Raldianny Pereira dos Santos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Houve muito esforço no processo de criação, desde a roteirização à edição final; apesar dos poucos recursos que nos eram cabidos, tentamos adaptar a história o mais simples possível para que crianças pudessem ouvir futuramente. Graças à participação especial dos(as) alunos(as) Hugo Boner, Ana Clara e Joventina Evangelista, conseguimos cobrir a demanda de locutores para os personagens, que não tínhamos preenchida. O livro "Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores", cedido pela profª Raldianny Pereira serviu como ponto de partida para criarmos nosso próprio enredo. Por fim, não realizamos sozinhos essa história, então esperamos representá-la bem no INTERCOM 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">PERROW, Susan (2008). Healing Stories for Challenging Behaviour. Antroposófica, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>