INSCRIÇÃO: 00385
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Maternidade fora da caixa: relatos sobre depressão pos-parto
 
AUTORES: João Pedro Ramalho Martins (Universidade do Estado da Bahia); Ana Isabel de Castro Oliveira Passos (Universidade do Estado da Bahia); Jaqueline dos Santos (Universidade do Estado da Bahia); Ester Muniz dos Reis (Universidade do Estado da Bahia); Patrícia da Silva Barbosa (Universidade do Estado da Bahia); Neucimeire Santos de Souza (Universidade do Estado da Bahia); Teresa Leonel Costa (Universidade do Estado da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Depressão pós-parto, Maternidade, Reportagem, Telejornalismo,
 
RESUMO
A depressão pós-parto (DP) é uma doença que atinge, aproximadamente, 26% das mulheres brasileiras, de acordo com pesquisa da Fiocruz (LEONEL, 2016). Os sintomas e as consequências da DP, enfrentados pelas mulheres que sofrem a doença, contrariam o ideal da sociedade de que a mãe está naturalmente preparada para a maternagem (TOURINHO, 2008). A reportagem experimental "Maternidade fora da Caixa - relatos sobre depressão pós-parto", produzida no segundo semestre de 2016, na disciplina de Telejornalismo II, do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro, conta histórias de mães que sofreram esse transtorno psicológico. Busca contribuir, assim, para um maior conhecimento da doença, e para a percepção de que nem sempre as mulheres estão "prontas" para assumir o papel esperado da maternidade; fato este pelo qual elas não devem ser julgadas.
 
INTRODUÇÃO
Dados de uma pesquisa divulgada em 2016 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 26,3% das mulheres brasileiras podem apresentar ou ter apresentado sinais de DP, a depressão pós-parto (LEONEL, 2016). Alguns sintomas da doença, que costuma atingir sua intensidade máxima após seis meses do parto, são: "desânimo persistente, sentimentos de culpa, alterações do sono, [...] diminuição do nível de funcionamento mental e presença de ideias obsessivas ou supervalorizadas" (MORAES et al., 2006, p. 66). Outro sintoma associado à depressão pós-parto é a dificuldade na amamentação (MACHADO et al., 2014). As mulheres que enfrentam esse transtorno, cujas causas costumam variar desde fatores genéticos a condições psicossociais, podem ser alvo de julgamento pela sociedade. Isso acontece porque a DP afeta a relação da mãe com o filho e com as pessoas ao redor, contrariando o ideal de maternidade vigente em nosso meio e construído historicamente pelas estruturas sociais e pelo pensamento científico. Algumas obrigações foram traçadas para que as mulheres cumprissem bem o papel de mãe, como a amamentação, a estabilidade e a disponibilidade permanente para o filho. Entretanto, o perfil de uma pessoa que desempenhe perfeitamente os papéis da maternidade pode ser, na verdade, prejudicial às mulheres, em especial às depressivas, causando sofrimento e frustração. O desenvolvimento do afeto e das habilidades exigidas pela maternagem nem sempre é "natural"; pelo contrário, deve ser algo conquistado, construído na relação com o filho (TOURINHO, 2006). O produto experimental "Maternidade fora da Caixa - relatos sobre depressão pós-parto" conta histórias de mães que sofreram esse transtorno psicológico, e que acabaram enfrentando julgamento social por isso. A reportagem foi produzida no segundo semestre de 2016, durante a disciplina de Telejornalismo II, ministrada pela professora Teresa Leonel, do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, campus Juazeiro.
 
OBJETIVO
Objetivo Geral: Contribuir para um maior conhecimento e discussão sobre a depressão pós-parto, transtorno psicológico frequente entre as mulheres, e sobre sua “contraposição” aos ideais de maternidade presentes em nossa sociedade.਀ Objetivos Específicos:਀ⴀऀ䔀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀 攀 猀攀甀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀㬀 - Propiciar o conhecimento das histórias de mulheres que sofreram depressão, e os caminhos que trilharam para superá-la;਀ⴀऀ倀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀搀攀氀漀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀昀椀渀椀甀 挀漀洀漀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀 猀攀甀 ᰀ瀠愀瀀攀氀 搀攀 洀攀ᴀ㬠  - Confeccionar um produto telejornalístico de caráter experimental que privilegie as vozes que vivenciaram ou que estudam o tema.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 吀嘀Ⰰ 刀搀椀漀 攀 䨀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 最渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀愀甀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 猀攀最甀攀洀 甀洀愀 氀最椀挀愀 搀漀 焀甀攀  昀愀挀琀甀愀氀 攀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀 渀漀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀 渀攀猀猀愀 瀀爀攀爀爀漀最愀琀椀瘀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 攀 搀漀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 漀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 琀攀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 渀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀ⰀⰀ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀洀 挀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 倀攀琀爀漀氀椀渀愀ⴀ倀䔀 攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀ⴀ䈀䄀⸀ 䔀猀猀愀  甀洀愀 搀愀猀 爀愀稀攀猀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 漀甀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 渀愀 圀攀戀吀嘀⸀ Assim, tratar desse assunto em um produto jornalístico acadêmico é uma iniciativa importante, não apenas pela urgência em se falar da doença, mas também por favorecer um maior debate acerca das expectativas em relação à maternidade. Seria uma tentativa, então, de “quebrar” com a espiral do silêncio na qual esses temas estariam envolvidos. Segundo Michael Singletary e Gerald Stone (apud MOURA, 2002), uma pesquisa realizada por Noelle-Neumann, criadora da teoria da espiral do silêncio, ਀ indicou que as pessoas são influenciadas não apenas pelo que as outras dizem, mas pelo que as pessoas imaginam que os outros poderiam dizer. Ela sugeriu que se um indivíduo imagina que sua opinião poderia estar em minoria, ou poderia ser recebida com desdém, essa pessoa estaria menos propensa a expressá-la (p. 19).਀ A frequência com o que os meios de comunicação pautam os temas de interesse social pode, assim, ser um importante agente na criação e manutenção da espiral do silêncio, caso permaneçam abordando os assuntos hegemônicos; ou, em um movimento contrário, podem ajudar a tirar do silêncio visões e histórias que vão de encontro aos pensamentos dominantes. Desse modo, quando um produto jornalístico se propõe a tratar de assuntos como depressão pós-parto e ideal de maternidade, isso pode contribuir para que mulheres se sintam confortáveis em falar sobre seus transtornos e/ou posicionar-se de modo diferente do hegemônico na sociedade, com relação aos papéis que elas devem desenvolver.਀一愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 琀攀瘀攀 漀爀椀最攀洀 攀洀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 ᰀ瀠爀攀猀攀渀愀ᴀ†洀渀椀洀愀 搀漀 爀攀瀀爀琀攀爀⸀ 䤀猀猀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 渀漀 猀 瀀攀氀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀氀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀爀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀愀洀 愀 搀漀攀渀愀 攀 搀愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 攀猀琀甀搀愀洀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 搀椀猀琀切爀戀椀漀⸀  Desse modo, a reportagem experimental Maternidade fora da Caixa - relatos sobre depressão pós-parto, além de ser um trabalho relevante do ponto de vista acadêmico, possibilita o conhecimento dos fatos e dos caminhos que podem ser traçados para que as pessoas possam lidar com o problema.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A reportagem é uma adaptação do documentário jornalístico “Maternidade fora da Caixa - relatos sobre depressão pós-parto”, realizado no segundo semestre de 2016, com duração de 20 minutos. Inicialmente, durante a disciplina de Telejornalismo II, a professora Teresa Leonel solicitou a produção de um trabalho a partir de temáticas com pouca visibilidade nos meios de comunicação, e especificamente, no jornalismo realizado nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Entre as opções estavam Aids, violência urbana na periferia e depressão, que foi o tema com o qual trabalhamos.਀一愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀椀瘀猀猀攀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 搀漀攀渀愀 攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 攀猀猀攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀⸀ 䔀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀愀漀 挀栀愀洀愀搀漀 一攀甀爀琀椀挀漀猀 䄀渀渀椀洀漀猀 ⠀一⼀䄀⤀ 焀甀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀 攀洀 倀攀琀爀漀氀椀渀愀 ⠀倀䔀⤀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 昀愀稀 搀椀瘀椀猀愀 挀漀洀 䨀甀愀稀攀椀爀漀 ⠀䈀䄀⤀⸀ 䌀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 漀甀瘀椀洀漀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀漀猀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 一⼀䄀⸀  Entretanto, surgiram algumas dificuldades de produção que nos fizeram considerar a alteração na forma de abordagem do tema. Por ser um espaço onde anonimato é uma regra, nós não poderíamos identificar nenhuma das fontes, o que exigiria uma produção visual toda feita a partir do sigilo da imagem, voz e identificação. A exigência nos cuidados com imagem e som que esse estilo de gravação necessita, tanto durante o processo de produção quanto na edição, não estava ao alcance das nossas possibilidades técnicas. Preferimos, portanto, alterar o viés com que trataríamos o tema da depressão. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 洀甀椀琀漀 搀椀猀挀甀琀椀爀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 渀漀瘀漀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀爀椀愀 搀愀爀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 猀甀爀最椀甀  椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 猀漀戀爀攀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀⸀ 嘀漀氀琀愀洀漀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ  昀愀猀攀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀 攀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀 攀猀猀攀 瘀椀猀Ⰰ 攀砀椀最椀甀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀⸀ 伀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 猀攀 搀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀砀椀最椀甀 搀攀 渀猀 甀洀 洀愀椀漀爀 挀甀椀搀愀搀漀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀  Depois de nos inteirarmos sobre o assunto, iniciamos a busca por histórias de mulheres que tinham ou já tiveram a doença. Procurar mulheres para falar sobre a temática foi um desafio, no primeiro momento. Mas a rede de contatos e coincidências ao longo das buscas tornou possível o encontro com as três mulheres que aceitaram compartilhar conosco esse momento especial. ਀䄀氀洀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀愀洀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀猀椀挀氀漀最愀猀 攀 愀猀猀椀猀琀攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀猀 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀渀搀漀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 搀漀攀渀愀Ⰰ 挀漀渀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 瘀椀搀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⼀瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䤀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀猀猀椀渀愀爀愀洀 甀洀 琀攀爀洀漀 搀攀 挀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 氀椀瘀爀攀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀搀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀 甀猀漀 搀漀 甀搀椀漀 攀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䤀猀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 挀漀洀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀搀椀甀 愀 渀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 洀漀猀琀爀愀最攀洀 搀漀 爀漀猀琀漀⸀ 一攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 琀攀爀洀漀 搀攀 挀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 琀攀瘀攀 攀猀琀愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀⸀    Encontradas todas as fontes, foi dado início ao processo de realização das entrevistas. Na divisão das tarefas, decidimos que, nesse momento do trabalho, toda a equipe deveria participar para que cada um tivesse o mesmo envolvimento com as histórias. Antes de começarmos as gravações, tivemos uma conversa prévia com as fontes para ajudar no direcionamento das entrevistas e no cuidado que deveríamos ter na abordagem do tema. Essa preocupação regeu a equipe durante toda a fase de produção do trabalho, pois escolhemos um tema em que, a todo o momento, tivemos que lidar com a dor do outro. Somado a isso, o cuidado se estendeu também na forma de contar essas histórias, para que não existissem julgamentos às mães, a partir de um possível olhar desconhecido e preconceituoso da doença, e para que a reportagem não desse margem para a formação de um julgamento pelo telespectador. Estudar o tema e conversar com as fontes foram processos essenciais na construção desse cuidado. ਀倀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 甀猀漀 搀攀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 甀洀愀 搀攀 洀漀搀攀氀漀 一椀欀漀渀 䌀漀漀氀瀀椀砀 倀㘀   攀 愀 漀甀琀爀愀 䌀愀渀漀渀 倀漀眀攀爀猀栀漀琀 匀砀㐀  䤀猀Ⰰ 攀 搀攀 甀洀 琀爀椀瀀⸀ 一愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 搀甀愀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀愀 挀洀攀爀愀 昀椀挀愀瘀愀 渀漀 琀爀椀瀀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀Ⰰ 渀甀洀 渀最甀氀漀 挀漀洀甀洀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 攀 愀 漀甀琀爀愀 攀爀愀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 愀渀最甀氀愀攀猀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀 攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀Ⰰ 昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 渀愀 洀漀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 琀爀漀甀砀攀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 昀愀氀愀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 愀漀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀爀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀  As outras entrevistas foram gravadas com apenas uma câmera, muito devido a dificuldades de logística, uma vez que os aparelhos eram pessoais. Além disso, durante a gravação, todo o conteúdo dos depoimentos foi gravado em áudio, com o celular, como estratégia de fuga a possíveis ruídos captados pela câmera, já que não dispusemos do microfone de lapela. ਀䄀瀀猀 攀猀猀愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䌀愀洀瀀漀猀 ⠀㈀  㜀⤀ 搀攀昀椀渀攀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀 攀猀戀漀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀 渀甀洀愀 琀攀氀愀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 漀甀 吀嘀ᴀ†⠀瀀⸀㄀㘀㘀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀攀猀猀愀 昀愀猀攀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀漀甀 愀 漀爀搀攀洀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 嘀愀氀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀Ⰰ 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀瘀椀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 甀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀  Após a produção do roteiro, foram realizadas as decupagens das gravações de acordo com a roteirização, que determinou também o que iríamos utilizar de cada depoimento. Posterior a isso, partimos para o processo de edição. Feita pela equipe, a edição do documentário foi realizada com o programa Sony Vegas. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀渀琀爀攀最甀攀  瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 攀洀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 猀攀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀渀挀愀搀攀愀搀愀Ⰰ 渀甀洀愀 氀椀渀栀愀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 䴀攀猀攀猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 吀攀爀攀猀愀 䰀攀漀渀攀氀 猀甀最攀爀椀甀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀搀愀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 倀愀爀愀 刀愀戀愀愀 攀 䈀愀爀戀漀猀愀 ⠀㄀㤀㜀㠀⤀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀漀  愀 ᰀ愠搀攀焀甀愀漀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 漀爀椀最椀渀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀挀爀椀琀愀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 渀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瘀攀挀甀氀漀 瀀愀爀愀 漀猀 挀搀椀最漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀攀 漀甀琀爀漀ᴀ†⠀瀀⸀㘀⤀⸀  Dessa forma, foi realizada a conversão do produto, que precisou passar por cortes de edição para se adequar ao limite de tempo estipulado. Nesse processo, foram retiradas até mesmo falas de especialistas, como o sociólogo, a assistente social e a psicóloga, por concluirmos que o depoimento da psicanalista contemplava a complexidade do tema dentro da reportagem. Outra mudança sugerida pela professora foi à inserção da passagem da repórter, característica marcante nesse gênero jornalístico (PATERNOSTRO, 2006). Ainda assim, optamos por preservar, no restante do produto, uma montagem que privilegiasse os relatos das mulheres que passaram pela depressão pós-parto. A edição para a transformação em reportagem foi realizada no programa Adobe Premiere CS6, a partir do material original “bruto”, e coordenada por Amanda Letícia, operadora de áudio e vídeo do Laboratório de Rádio e TV do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), acompanhada por dois membros da equipe, sob a orientação da professora Teresa Leonel Costa.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Ir a campo, buscar fontes, agendar, repensar, avaliar e reavaliar os caminhos que traçaríamos para chegar no produto finalizado foi uma tarefa que exigiu muita organicidade e diálogo, práticas promotoras do crescimento coletivo e cooperação entre o grupo.਀䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀  搀攀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 昀甀最椀爀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 攀 爀漀洀渀琀椀挀漀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 䔀 攀猀猀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀挀愀爀愀 愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀㨀 漀 椀搀攀愀氀 搀愀 洀攀 焀甀攀 攀猀琀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀栀漀⼀昀椀氀栀愀 愀挀椀洀愀 搀攀 琀漀搀愀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀椀琀甀愀漀㬀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 渀愀猀挀攀爀 洀甀氀栀攀爀  攀猀琀愀爀 瀀爀攀搀攀猀琀椀渀愀搀愀 戀椀漀氀最椀挀愀 攀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 琀爀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀漀猀琀爀愀 愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀攀猀猀愀 椀洀瀀漀猀椀漀 焀甀愀猀攀 攀渀挀愀渀琀愀搀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 琀漀渀愀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀漀 猀攀爀 洀攀Ⰰ 攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 攀 愀搀愀瀀琀愀漀 愀 攀猀猀愀 渀漀瘀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀 瀀攀氀漀猀 渀漀瘀攀 洀攀猀攀猀 搀愀 最攀猀琀愀漀 攀 瀀攀氀漀 瀀愀爀琀漀Ⰰ 愀琀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀  瘀椀搀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀⸀  Vale destacar a forma como encontramos as mulheres cujas histórias são contadas na reportagem. Laiza Barros, a primeira mulher com quem conversamos, foi indicada pela professora coordenadora do trabalho, sua amiga, que mediou o primeiro contato no sentido de apurar se a personagem já estaria em condições psicológicas para expor as dificuldades que vivenciou durante a gravidez e no pós-parto. Laiza viu no trabalho da equipe uma forma de ajudar outras mulheres e, por isso, resolveu compartilhar sua história abertamente pela primeira vez. A segunda personagem, Natália Bione, soube por terceiros que estávamos fazendo esse trabalho e quis colaborar, por reconhecer a falta de informação sobre esse tema e para contribuir na construção de conhecimento para outras mães que passam por isso e se culpam por não caberem no ideal em que são criadas e cobradas a se encaixar.਀䨀 䌀氀愀爀椀挀攀 䰀椀洀愀 ⠀渀漀洀攀 昀椀挀琀挀椀漀⤀Ⰰ 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀Ⰰ 昀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀洀 洀攀椀漀  瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䘀愀氀愀ⴀ瀀漀瘀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 一愀猀 爀甀愀猀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀ⴀ䈀䄀Ⰰ 攀猀琀瘀愀洀漀猀 挀漀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 洀漀渀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀攀洀 漀 焀甀攀 攀氀愀猀 猀愀戀椀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 䌀氀愀爀椀挀攀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 渀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀甀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀洀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀⸀ 一漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀漀甀戀攀Ⰰ 搀椀猀猀攀 焀甀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 洀甀椀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀愀 樀 栀愀瘀椀愀 琀椀搀漀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀㬀 攀Ⰰ 渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 渀椀渀最甀洀 猀愀戀椀愀 挀漀洀漀 愀樀甀搀ⴀ氀愀Ⰰ 渀攀洀 攀氀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 瀀漀爀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 搀漀攀渀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀氀愀 瀀攀搀椀甀 焀甀攀 渀漀 昀漀猀猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀猀 爀攀昀攀爀椀洀漀猀 愀 攀氀愀 挀漀洀 渀漀洀攀 昀椀挀琀挀椀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀猀 洀漀猀㬀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 伀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 氀攀最攀渀搀愀搀漀 搀攀挀漀爀爀攀 搀愀 昀愀氀栀愀 琀挀渀椀挀愀 渀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 甀搀椀漀⸀ 䄀 瘀漀稀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀 昀椀挀漀甀 椀渀愀甀搀瘀攀氀 攀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀愀 氀攀最攀渀搀愀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 昀愀氀愀⸀ Decidimos iniciar a reportagem com imagens que remetessem ao universo infantil de brinquedos e fantasia. Isso porque, ao pensar em maternidade, costumamos associar um banco de imagens de roupas infantis e o universo da criança. Durante esse momento - e em alguns outros do vídeo - utilizamos trechos instrumentais da música With or without you, da banda U2, como trilha sonora; algo que, embora não seja comum em reportagens, faz parte do processo de experimentação da linguagem e busca contribuir, principalmente, para o envolvimento do espectador com as imagens. ਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 樀 琀爀愀稀攀洀漀猀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀愀猀 洀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 昀愀氀愀猀 猀漀戀爀攀 猀攀爀 洀攀 攀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 猀椀渀愀椀猀 搀愀 搀漀攀渀愀⸀ 䄀 瀀爀砀椀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀  愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀  昀攀椀琀漀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀爀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀漀 瀀攀氀漀 ᰀ映愀氀愀 瀀漀瘀漀ᴀ†渀愀猀 爀甀愀猀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀ⴀ䈀䄀⸀  Utilizamos também, cenas do filme O Estranho em mim (2008) , é dirigido e roteirizado por Emily Atef e produzido pela Niko Films. A produção se baseia justamente na história de uma mulher que passa por uma depressão pós-parto. As imagens mostram como isso afeta não só a mulher, mas toda a família, e como também é importante os familiares se manterem dispostos e abertos a ajudar. O relato das mães volta agora com o momento do parto, o primeiro contato entre mãe e filhos que, no imaginário popular, é o momento em que o amor se manifesta automaticamente. O que se percebe com os relatos é que o pós-parto é o momento em que se materializa a distância física e afetiva entre mãe e filhos.਀䄀 瀀猀椀挀愀渀愀氀椀猀琀愀 䔀氀椀愀渀愀 匀椀挀猀切 攀氀攀渀挀愀 愀氀最甀渀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 攀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀挀漀洀攀琀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀猀愀 搀漀攀渀愀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 洀攀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 椀猀猀漀 愀戀攀爀琀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 渀漀 猀攀 攀猀瀀攀爀愀 搀攀 甀洀愀 洀攀 渀漀 焀甀攀爀攀爀 猀攀最甀爀愀爀Ⰰ 挀甀椀搀愀爀 搀漀 昀椀氀栀漀⸀ 吀攀洀攀渀搀漀 愀 椀渀挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 攀猀猀攀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 挀愀氀愀搀愀猀 攀 猀漀稀椀渀栀愀猀⸀  䄀 瀀爀攀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀  琀愀渀琀愀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀漀 瀀愀猀猀愀渀搀漀Ⰰ 洀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀洀 椀猀猀漀 昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀  渀漀 最攀爀愀爀 氀攀椀琀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀甀洀攀渀琀愀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀猀 挀漀戀爀愀渀愀猀 搀愀 昀愀洀氀椀愀⸀ 伀 挀椀挀氀漀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 搀愀 搀漀攀渀愀 渀愀猀 洀攀猀⸀  Existem lugares que ajudam as mulheres a tratarem essa doença, ainda mascarada. E com apoio familiar, dos círculos de amigos, acompanhamento profissional, algumas delas conseguem superar a depressão pós-parto e restabelecer o elo com os filhos. Dessa forma decidimos concluir a reportagem, trazendo as falas das mães, narrando qual caminho tomaram para viver a maternidade de forma menos cruel e opressora. ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 昀漀爀愀 搀愀 䌀愀椀砀愀 ⴀ 爀攀氀愀琀漀猀 猀漀戀爀攀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀 琀攀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 渀漀瘀攀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 瘀椀渀琀攀 攀 猀攀琀攀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 昀爀愀最椀氀椀搀愀搀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀猀漀氀甀攀猀 攀 琀漀渀猀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 琀攀洀 昀漀爀琀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀 瀀漀甀挀漀 搀攀戀愀琀椀搀愀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀爀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀漀椀猀愀 焀甀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀  漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀Ⰰ 攀爀愀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀甀琀爀愀 瀀愀爀琀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀漀椀 愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀甀洀漀猀 挀漀洀 愀猀 渀漀猀猀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 焀甀攀 挀漀渀挀漀爀搀愀爀愀洀 攀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀椀昀挀椀氀 搀愀 瘀椀搀愀⸀ 䔀渀琀爀愀洀漀猀 渀愀猀 挀愀猀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀洀漀猀 琀愀洀戀洀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀甀琀愀搀漀 渀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 挀漀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 挀漀洀 愀 搀漀爀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀   Por outro lado, a produção do documentário e, posteriormente, a sua adaptação para o gênero da reportagem possibilitou que tivéssemos acesso às características próprias dessas linguagens, cada uma com suas particularidades técnicas. O produto final - a reportagem telejornalística Maternidade fora da Caixa - relatos sobre depressão pós-parto - acabou guardando características de ambos os formatos, refletindo, assim, o incentivo à experimentação e à fuga do usual (ou “feijão com arroz”, como chamávamos), propostos pela professora Teresa Leonel desde o início da disciplina Telejornalismo II.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀甀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀猀 琀愀爀攀昀愀猀⸀ 吀漀搀漀猀 攀 琀漀搀愀猀 攀猀琀椀瘀攀洀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 挀漀洀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀洀漀猀 挀漀渀樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀⸀ 䔀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀  瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 洀切氀琀椀瀀氀漀  攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀猀猀攀洀漀猀 甀洀愀 搀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀洀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ 䘀⸀ 搀攀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 攀 吀攀氀攀瘀椀猀漀㨀 愀 愀爀琀攀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀洀愀最椀渀愀爀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀 渀愀爀爀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀伀一䔀䰀Ⰰ 䘀⸀ 䐀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀 愀挀漀洀攀琀攀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀㔀─ 搀愀猀 洀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀㨀 䘀椀漀挀爀甀稀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀昀椀漀挀爀甀稀⸀戀爀⼀瀀琀ⴀ戀爀⼀挀漀渀琀攀渀琀⼀搀攀瀀爀攀猀猀愀漀ⴀ瀀漀猀ⴀ瀀愀爀琀漀ⴀ愀挀漀洀攀琀攀ⴀ洀愀椀猀ⴀ搀攀ⴀ㈀㔀ⴀ搀愀猀ⴀ洀愀攀猀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䴀⸀ 䌀⸀ 䴀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 䐀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀猀 搀漀 愀戀愀渀搀漀渀漀 搀漀 愀氀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 洀愀琀攀爀渀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀㨀 昀愀琀漀爀攀猀 瀀猀椀挀漀猀猀漀挀椀愀椀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 匀愀切搀攀 倀切戀氀椀挀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ 㐀㠀Ⰰ 渀⸀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㠀㔀ⴀ㤀㤀㐀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀爀猀瀀⼀瘀㐀㠀渀㘀⼀瀀琀开  ㌀㐀ⴀ㠀㤀㄀ ⴀ爀猀瀀ⴀ㐀㠀ⴀ㘀ⴀ 㤀㠀㔀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 䤀⸀ 䜀⸀ 搀愀 匀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 倀爀攀瘀愀氀渀挀椀愀 搀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀 攀 昀愀琀漀爀攀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 匀愀切搀攀 倀切戀氀椀挀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ 㐀 ⸀ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㔀ⴀ㜀 Ⰰ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀爀猀瀀⼀瘀㐀 渀㄀⼀㈀㜀㄀㄀㜀⸀瀀搀昀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀唀刀䄀Ⰰ 倀⸀ 䔀猀瀀椀爀愀氀 搀攀 猀椀氀渀挀椀漀㨀 甀洀愀 栀椀瀀琀攀猀攀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瀀漀搀攀爀 搀漀 倀吀 渀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀愀洀攀挀漀猀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 渀⸀ ㄀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㌀㔀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀  ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀攀氀攀琀爀漀渀椀挀愀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀爀攀瘀椀猀琀愀昀愀洀攀挀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㌀㄀㠀 ⼀㈀㐀㔀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ 嘀⸀ 䤀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 渀愀 吀嘀㨀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䈀䄀윀䄀Ⰰ 䌀⸀ 䄀⸀㬀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䜀⸀ 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䌀漀搀攀挀爀椀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㄀㤀㜀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀唀刀䤀一䠀伀Ⰰ 䨀⸀ 䜀⸀ 䄀 洀攀 瀀攀爀昀攀椀琀愀㨀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 ⴀ 䄀氀最甀洀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䤀䜀吀 渀愀 刀攀搀攀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 瘀⸀ ㌀Ⰰ 渀⸀ 㔀Ⰰ 瀀⸀  ㄀ⴀ㌀㌀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀最琀⸀瀀猀挀⸀戀爀⼀漀樀猀㈀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀椀最琀渀愀爀攀搀攀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㄀㜀㄀ ⼀㈀㌀㐀㌀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀