ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00404</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Leino Assessoria de Comunicação: especializada no atendimento às micro e pequenas  empresas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Camila Leonardo Quirino de Oliveira (Centro Universitário do Vale do Ipojuca); Yasmim de Carvalho Leite (Centro Universitário do Vale do Ipojuca); Maria Eloisa Santos Ferreira da Silva (Centro Universitário do Vale do Ipojuca); Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (Centro Universitário do Vale do Ipojuca)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;assessoria de comunicação, Leino Comunicação, micro e pequenas empresas, Agreste Pernambucano, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto foi desenvolvido com a finalidade de apresentar uma empresa de assessoria de comunicação que pretende atender e somar ao mercado do município de Caruaru e das cidades circunvizinhas, no Agreste Pernambucano. A criação da Leino Comunicação veio com o objetivo de inovar no segmento de assessoria de comunicação, com perfil diferente das atuantes da região: atendendo às micro e pequenas empresas iniciantes no mercado, buscando solucionar problemas relacionados à comunicação nas esferas: Relações Públicas; Assessoria de Imprensa; Publicidade e Propaganda; Marketing. Como proposta prática da atuação da Leino Comunicação, foram elaborados planos de negócio, marketing e comunicação, pensados e projetados para a microempresa "Espaço Belo Corpo", localizada na cidade de São João  PE. Adaptaram-se planos tangíveis de serem executados visando à necessidade do cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A comunicação é uma ferramenta de poder para o crescimento das empresas atuais, pois é o início do relacionamento entre as pessoas que pretendem consumir serviços de determinadas empresas, ou de investir capital nas mesmas. O que observamos atualmente é que cada vez mais as empresas buscam um bom relacionamento com seus clientes, pois a boa comunicação é sinônimo de ótimos resultados, além da fidelização tão esperada no mercado. A Leino Comunicação irá se estabelecer em Caruaru  PE e expandir seus serviços para as cidades circunvizinhas do Agreste Pernambucano, com o objetivo de melhor conduzir a comunicação das micro e pequenas empresas iniciantes no mercado. A empresa que também está em fase de iniciação, direcionou suas atividades para este segmento por também vivenciar e, assim, ter domínio sob a comunicação estratégica para empreendimentos nesse estágio. Após as pesquisas de mercado, foram percebidas as dificuldades que enfrentam os empreendimentos no início da atividade, "nova geração de empresas inovadoras em fase inicial, que chamamos de start ups" (DEUTSCHER et. al, 2012, p. 17), muitos(as) deles(as) nem chegando a estabilizar-se, evidenciando as falhas no planejamento da ideia de negócio e condução, posteriormente. Para evidenciar as contribuições de uma assessoria de comunicação para a valorização de um empreendimento, foi elaborado um plano de comunicação para a microempresa iniciante Espaço Belo Corpo: um espaço de instrução de atividade física para o público feminino, inaugurado em 12 de abril de 2016 no município de São João  PE. A abertura do negócio se deu na localidade que convive com um histórico de empreendimentos não exitosos, e diante disto, a assessoria se pôs num grande desafio: o de garantir o funcionamento e potencial sucesso da microempresa a partir das técnicas/soluções propiciadas pelos estudos da comunicação social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Apresentar um plano de assessoria de comunicação com ações direcionadas para as micro e pequenas empresas do Agreste Pernambucano; visando expandir a imagem da Leino Assessoria de Comunicação  que estará situada em Caruaru  mostrando seu diferencial no mercado onde se situa e nas cidades circunvizinhas. Apresentar no plano de negócio a estrutura física e financeira da empresa, evidenciando as ameaças e oportunidades na operação comercial. Contribuir para o desenvolvimento da atividade comunicacional nas regiões onde residem as profissionais que integram a Leino Comunicação (São João, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe). Esclarecer ao cliente "Espaço Belo Corpo" como atua e os benefícios da assessoria de comunicação. Auxiliar os clientes na escolha dos serviços que melhor atendam às necessidades de comunicação que o seu negócio apresente. Utilizar as plataformas digitais como estratégia de interação com o público através de produção e planejamento de conteúdos criativos. Pensar ações de comunicação integradas, unindo esforços de todas as esferas da comunicação social para atender com qualidade às demandas dos clientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É por meio da comunicação que a ponte entre o cliente e os meios se forma. É função do assessor conhecer a necessidade de visibilidade do cliente e criar a ponte entre o assessorado e o público. E, considerando que os empreendimentos iniciantes não têm, muitas vezes, o reconhecimento que merecem do público, a assessoria trabalha essa visibilidade. Para a realização do projeto, contou-se com análises de teóricos, isto sendo evidenciado por meio de fragmentos que auxiliaram em sua construção. Considerando a premissa de que era relevante detectar inconsistências para a criação de uma empresa que apresentasse soluções em comunicação para os empreendimentos, Degen (1989) menciona formas interessantes para o mapeamento de oportunidades de negócio: Observar deficiências que o mercado apresente no fornecimento de algum produto ou serviço: esse caminho é o mais tradicional no desenvolvimento de oportunidades. Você pode partir de sua experiência profissional prévia em determinado ramo. A pergunta-chave em mercados maduros é: o que poderia ser melhor ou mais barato? Acompanhar tendências de mercado: os mercados enfrentam mudanças que impactam as necessidades e os desejos dos compradores. Qual a direção dessas mudanças? O mapeamento de tendências propicia a antecipação de demandas ainda latentes, permitindo que você seja pioneiro e inovador e, portanto, dando à empresa a oportunidade de construir um aparato para capturá-las; Imitar o sucesso alheio: apesar de pouco criativa num primeiro olhar, essa abordagem é válida em situações de demanda alta e baixa oferta. E não se excluem as inovações incrementais, pois mesmo pequenas melhorias podem redimensionar a sua oferta e torná-la ainda mais atrativa a determinados nichos de mercado. Também é uma estratégia para mercados maduros (DEGEN 1989 apud DEUTSCHER et. al, 2012, p. 71). O nicho de atuação da Leino se deu após encontrar as dificuldades de empreendimentos em fase de iniciação. Foi o diferencial que as idealizadoras do projeto buscavam de se sobressaírem no mercado da comunicação: direcionar suas ações para as micro e pequenas empresas nesse estágio. A escolha do nome da empresa se deu em meio a pesquisas de termos que corroborassem com as características das atividades que a empresa pretende dispor aos seus clientes. No objetivo de proporcionar o melhor serviço, a empresa almeja transpor beleza e qualidade em cada técnica de comunicação desenvolvida para favorecer a imagem do cliente. Então, foi escolhido o nome "Leino" que remete a atributos positivos bem como visa à empresa; evidenciando perspicácia, buscando se aprimorar cada vez mais para atingir a excelência. Dentro da comunicação, desempenhar um trabalho leino significa "modificar [...], criar, ampliar, consolidar e fortificar imagens, conceitos e reputações" (SAMPAIO, 1999, p. 16). O logotipo contém um ícone que respalda a ideia do que é leino. Elementos da comunicação com muitas cores formam a lâmpada, esta que remete aos atributos positivos mencionados anteriormente. As cores na lâmpada representam a criatividade que é primordial para desenvolver peças de comunicação, a fim de propagar as informações acerca da ideia de negócio do cliente e, assim, se destacar em meio à concorrência. "[...] Não basta que sua marca seja conhecida e tenha boa imagem. É preciso também que esteja sempre presente aos olhos  aos sentidos e à mente  do consumidor" (SAMPAIO, 1999, p. 19). A empresa estará situada na cidade de Caruaru  PE, por se tratar de um ponto estratégico em muitos sentidos (econômico, cultural, turístico). De acordo com a Revista Exame  na edição de dezembro de 2014  , a cidade está entre os 100 melhores lugares para se viver, e possui uma parcela relevante de diversidade cultural e econômica. Deste modo, a empresa poderá atender com qualidade, tanto clientes de Caruaru, quanto das demais localidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração do projeto, os critérios adotados no que se refere à pesquisa foram: revisão de literatura e pesquisa de mercado. A visão e experiência dos autores foi relevante para "[...] debater idéias (sic), definir caminhos metodológicos, que muito enriqueceram nosso trabalho" (FLEURY; FLEURY, 2011, p. 14). Na pesquisa de mercado utilizou-se o gênero entrevista; o relato das iniciantes (Pâmela Dias  microempreendedora individual; Ruana Régis  proprietária da microempresa Espaço Belo Corpo) e da empresária consolidada (Derlliclay Amorim  proprietária da Madeireira Santa Luzia), possibilitou conhecer os desafios na abertura de um negócio e como lidar com essas questões para a condução e sustentação no mercado. Procurar compreender o processo de mudanças por que passa o tecido empresarial brasileiro nos últimos anos demanda do pesquisador, ou do profissional motivado para esse objetivo, o desenvolvimento de novas competências, para apreender como um movimento cuja velocidade e abrangência assumem dimensões desconhecidas (FLEURY; FLEURY, 2011, p. 11). A importância e utilidade da pesquisa de mercado são discutidas, pois: [...] a competitividade do país depende de seus recursos (tangíveis e intangíveis) e das competências humanas para gerenciar e desenvolver esses recursos; o posicionamento estratégico do país deve ser feito não só a partir da análise das condições ambientais (mercado e competição), mas também do entendimento das possibilidades estratégicas proporcionadas por tais recursos. Aliás, isso deve preceder a análise das condições externas dos mercados, da competição e da identificação de oportunidades e ameaças; com a globalização da economia, as redes interorganizacionais internacionais tornaram-se o novo paradigma de organização industrial; a formação de alianças estratégicas e cadeias globais de fornecimento e distribuição passam a configurar novos riscos e oportunidades para o país e suas empresas (FLEURY; FLEURY, 2011, p. 21). A partir dessas metodologias foi lançada a proposta ao Espaço Belo Corpo  o espaço de instrução de atividade física do município de São João - PE  , para após o período de "ensaio" (assessoria de comunicação voluntária) e defesa do projeto final a microempresa adquira oficialmente os serviços da Leino Comunicação. A ideia de projeção do trabalho de conclusão de curso surgiu na realização de um trabalho para a disciplina de Jornalismo e Novas Tecnologias, em que era necessário expandir a imagem de uma empresa utilizando das tecnologias. O que propiciou a escolha do Espaço Belo Corpo foi a condição de microempresa iniciante com dificuldades para promover-se. A proprietária se mostrou despreparada para planejar ações estratégicas de comunicação e negócio; diante dessa situação, vimos a oportunidade de fidelizar a primeira cliente da Leino Comunicação. "[...] A empresa que bem definir seu posicionamento e sua segmentação poderá fidelizar a clientela, obtendo uma vantagem competitiva, que deve ser trabalhada no longo prazo" (DEUTSCHER et. al, 2012, p. 112). Após analisar o material conseguido até o presente momento, o resultado colhido foi organizado para o projeto final na estrutura da modalidade escolhida, em modelo de plano de comunicação com ênfase na criação de empresa  seguido do plano de negócios, plano de marketing e plano de comunicação (do cliente).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No momento em que foi pensada a direção do plano de comunicação, a proposta foi aceita pela proprietária da microempresa; logo o contato foi mantido (desde abril/2016). A proprietária aceitou a proposta de ensaio da Leino Comunicação para após a defesa do projeto estar plenamente entre os clientes da empresa. Em contato com a proprietária, foram registradas várias informações para que a equipe iniciasse o diálogo com o público. O projeto da Leino Comunicação divide-se em duas partes: Plano de Negócios e Plano de Comunicação. O Plano de Negócios apresenta as estruturas  física e financeira  para a criação da empresa. O Plano de Comunicação se refere à atuação da empresa que depois de implantada virá a representar seus clientes. Neste projeto, serão mostradas as ações realizadas para o Espaço Belo Corpo, uma microempresa iniciante no mercado que oferece serviços de instrução de atividade física, localizada em São João  PE. Plano de Negócios Para a criação de uma empresa é necessário organizar estruturas eficientes que garantam o sucesso do negócio. No plano de negócios, a maior preocupação das idealizadoras foi assumir responsabilidades com uma equipe reduzida, considerando a condição de iniciação da empresa (recursos financeiros limitados); bem como um segundo fator, o estudo do mercado da concorrência onde estará situada a Leino Comunicação, que conta com várias agências do segmento. Esses fatores receberam um maior aprofundamento de pesquisas, pois são primordiais para garantir o andamento da empresa.  O plano de negócios deve mostrar que a empresa possui o melhor conjunto de ativos tangíveis e intangíveis e, portanto, reúne as condições de liderar a consolidação setorial (DEUTSCHER et. al, 2012, p. 53). A descrição no parágrafo anterior, do processo de elaboração do plano de negócios e dos desafios de funcionamento da empresa em fase de iniciação no mercado, é bem representado no fragmento: A empresa start up muitas vezes não possui sequer faturamento. Seus recursos financeiros são limitados e seu diferencial competitivo reside, na maior parte das vezes, na competência dos empreendedores. Para que o negócio seja atraente para os investidores, é necessário que haja uma sinalização de uma forte criação de valor e uma clara possibilidade de saída, ou seja, venda do negócio. O plano de negócios deve mostrar com clareza onde os recursos financeiros serão investidos e qual a sua importância para atingir os objetivos (DEUTSCHER et. al, 2012, p. 49). E tem sua funcionalidade detalhada em: O plano de negócios é um documento de comunicação entre o público interno e os possíveis públicos externos interessados em investir ou colaborar com a empresa, sendo um elemento fundamental no alinhamento de sua visão e de suas estratégias. Normalmente, um plano de negócios trata da comercialização de uma inovação. Discute a oportunidade, o mercado, as competências da empresa ou dos empreendedores de se apropriarem da oportunidade, a estratégia, bem como estabelece os planejamentos (DEUTSCHER et. al, 2012, p. 15). Ao pensar a estrutura física e operacional de uma empresa, o plano de negócios é relevante para ter conhecimento dos riscos, mostrar ao contratante que se tem consciência destes, analisar as oportunidades, concorrência; e demais fatores que um empreendedor precisa dominar para que sua ideia de negócio se sustente no mercado. Deutscher (et. al, 2012), corrobora com isto e vai mais além quando afirma: No planejamento operacional, defina as ações, estruturas, pessoas, tecnologias e fornecedores necessários. No plano de marketing, estabeleça a segmentação do mercado, o posicionamento, o marketing mix e o plano de ações mercadológicas. No planejamento financeiro, use as ferramentas tradicionais: fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, cálculo do ponto de equilíbrio, payback, ROI, valor presente líquido, taxa interna de retorno e análise de risco (DEUTSCHER et. al, 2012, p. 123). Plano de Comunicação O plano de comunicação apresenta os serviços e atividades que a Leino Comunicação irá dispor aos seus clientes. Será mostrada a atuação para com o cliente Espaço Belo Corpo, como modelo para a aderência de outros clientes que venham a contatar a assessoria. No plano de comunicação ocorre o planejamento acerca da disseminação de informações que irão contribuir para a expansão e valorização da imagem desse cliente. A disseminação de informações deve ocorrer através de técnicas de comunicação, como redes sociais de acesso do público; redes sociais de contato direto (presencial) e de contato indireto por meio das redes sociais digitais. O plano de comunicação deve constatar a melhor formar de dialogar com o público, garantindo que a informação chegue e tenha efeito positivo sob o produto ou serviço que está sendo oferecido. As ações que respaldam o objetivo do plano de comunicação são melhor explícitas em: A abordagem do valor de serviço a partir dos resultados coloca que o serviço é uma transformação nas condições das atividades do destinatário, cujos resultados são considerados válidos e positivos, por este último ou pela coletividade. A partir dos recursos, o serviço é a organização e a mobilização mais eficiente possível de recursos visando interpretar, compreender e produzir a transformação acima mencionada. A eficiência dessa mobilização é avaliada pela direção da empresa, por seus empregados, e mesmo pela pessoa a quem o serviço se destina, quando ela própria é utilizada como recurso (ZARIFIAN 2001 apud FLEURY; FLEURY, 2011, p. 20). O Espaço Belo Corpo foi escolhido pela sua condição de microempresa iniciante no mercado, e pensar estratégias de comunicação para empreendimentos neste estágio, era o diferencial de segmentação que as idealizadoras do projeto buscavam. Duarte (2010) fala sobre a importância do plano de comunicação e como conduzi-lo no trecho: A melhor maneira de começar é planejar tendo como base um diagnóstico das dimensões das necessidades em termos das funções de uma assessoria [...] adequada ao tamanho do orçamento disponível para implementar o projeto. Nem todas as instituições ou empresas precisam de assessoria de imprensa, embora precisem de um profissional de comunicação. Empresas como pequenas lojas não precisam de assessoria de imprensa, mas eventualmente podem precisar de um relações-públicas (sic) que fará um trabalho de mídia paga (publicidade) ou de mídia espontânea (jornalismo) para promoção de um novo produto ou um novo serviço (DUARTE, 2010, p. 201). Carvalho (2000) reforça a importância do diálogo com o público, alertando quanto aos efeitos na má condução do plano de comunicação e indo mais além quando cita a questão de custo e valor do que se propõe: A falta de tempo e principalmente de informações mais precisas [...] faz com que a necessidade não seja atendida, ou pelo menos que o grau de atendimento não seja o adequado. Se a qualidade do bem não for perfeitamente conhecida, o consumidor tende a interpretar o preço como critério de qualidade, ou seja, o que é mais caro tem melhor qualidade, o que não é necessariamente sempre verdadeiro. Dessa maneira, o processo de decisão de consumo fica de certa forma invertido, pois em vez de a qualidade do bem ser o elemento de controle do seu preço, este último é que passa a avaliar a qualidade. Assim sendo, na cabeça do consumidor, o preço passa a definir o grau de adequação do bem à necessidade, ou seja, passa a definir sua utilidade (CARVALHO, 2000, p. 29). Diante disto, o plano de comunicação é fundamental para melhor apresentar ideias e conduzir relações de diálogo com o público. Trazendo soluções para as inconsistências encontradas e otimizando o processo de comunicação desenvolvido, levando ao resultado satisfatório para ambos os envolvidos, neste caso: empresa e cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este projeto destaca a importância da assessoria de comunicação como uma ferramenta da área de comunicação social, que deverá atender e evidenciar as micro e pequenas Caruaru e região, auxiliando e fazendo parte do crescimento das mesmas. No plano de comunicação colocou-se em prática o conhecimento adquirido no curso de Jornalismo, além de ser a realização materializada do sonho de ter uma empresa que representa o que pensamos e acreditamos. É prazeroso poder criar e idealizar uma empresa que futuramente sairá do papel, e nos fará compreender, ainda mais, a importância do jornalismo e da comunicação. É notável o crescimento do Espaço Belo Corpo, cliente o qual foi projetado o plano de comunicação. Em seu primeiro mês de atividade (abril/2016) atendia 11 clientes, após a aceitação da proposta de  ensaio da Leino Comunicação (tendo início em maio/2016) passou a atender 68 mulheres no espaço (levantamento até o mês de novembro/2016). Com este resultado positivo, cada vez mais os empresários da região irão compreender que uma boa assessoria traz benefícios para o seu negócio, trabalhando a imagem interna e externa do empreendimento. Criar um plano de comunicação com a inovação no foco dos clientes foi desafiador, sabendo que existem várias agências de assessoria, porém nosso foco em micro e pequenas empresas, principalmente das cidades que não possuem e não conhecem uma assessoria, nos favorece o mercado. Realizar esse trabalho foi gratificante, desafiador e encorajador, tendo em vista que as integrantes pretendem se especializar na área de assessoria. O aprendizado é satisfatório, poder desenvolver tudo o que absorvemos em sala de aula, desde a escolha do que seria o projeto, cliente e pesquisas. A sensação de dever cumprido e realizado com todo carinho, é real e palpável através deste projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARVALHO, Luiz Carlos P. Microeconomia introdutória. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.<br><br>DEUTSCHER, José Arnaldo et.al . Plano de negócios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.<br><br>DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 30. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006. (Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/881634/mod_resource/content/2/O%20segredo%20de%20luisa.pdf). Acesso em: 28/04/2016 às 20h38min.<br><br>DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2010.<br><br>FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: um quebra-cabeça caleidoscóspico da indústria brasileira. 3. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas 2012.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Campus, 1999.<br><br>TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2009. <br><br>MEI é alternativa para enfrentar a crise. Reportagem do Jornal Hoje, exibida em 02/05/2016. (Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/05/mei-e-alternativa-para-enfrentar-crise.html). Acesso em: 03/06/2016 às 17h35min.<br><br> </td></tr></table></body></html>