ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00495</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental "Criando Elos". Uma Campanha para o curso de Relações Públicas da UFMA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ronnaldy Santos Silva (Universidade Federal do Maranhão); Adriana Moraes Pereira (Universidade Federal do Maranhão); Beatriz Abrantes Lopes Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Dara de Sousa Santos (Universidade Federal do Maranhão); Kleomarlisson da Silva de Souza (Universidade Federal do Maranhão); Larissa Regina Viveiros Pereira (Universidade Federal do Maranhão); Laurilene Rego de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão); Madciane Cidreira Teixeira (Universidade Federal do Maranhão); Marcelo da Silva (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Relações Públicas, Agência Jr, Criando Elos, Campanha institucional, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho começou a partir do engajamento de parte dos estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão matriculados na disciplina de "Laboratório de Campanhas Institucionais", que se organizaram como Agência de Relações Públicas e desenvolveram a campanha "Criando Elos", que teve como cliente o departamento de Comunicação Social da UFMA. Buscamos uma nova forma de apresentar o curso à comunidade acadêmica e à sociedade civil, mostrando o dinamismo e as atividades desenvolvidas pela atividade de Relações Públicas, visando posicionar a imagem do único curso de Relações Públicas no Estado do Maranhão de modo estratégico, inclusive propondo uma marca que tipifica sua identidade e imagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O termo Relações Públicas nasce no período da pós-revolução industrial, resultado da famosa frase "o público que se dane", dita por W. H. Vanderbilt (MOURA, 2008, p. 30), quando foi questionado sobre a mudança em uma de suas linhas férreas. Com a reação negativa do povo, Vanderbilt foi o primeiro empresário a se preocupar com a sua imagem e de sua empresa perante a opinião pública. Isso serviu para fortalecer a atividade de RP, mesmo ainda não existindo um curso ou um arcabouço teórico que justificasse a sua existência e relevância social/econômica. Atualmente, este profissional pode trabalhar em diversos setores, seja na comunicação organizacional ou na produção de conteúdo; posicionando e buscando sempre preservar a imagem e reputação, seja de uma pessoa, organização ou empresa. O RP trabalha a comunicação de forma integrada, com uma visão ampla, administrando os relacionamentos com diferentes públicos de interesse. Além disso, também é capaz de articular projetos, realizar pesquisas de opinião e de mercado, gerenciar as mídias sociais digitais, planejar e executar eventos dentro de uma perspectiva estratégica, dentre outras atividades. Mostrando-se cada vez mais estratégica dentro das organizações, os profissionais se tornaram aptos a trabalhar tanto no setor público quanto no privado. Atualmente, surge ainda uma oportunidade para os RPs: por conta do cuidado exacerbado da imagem nas redes sociais, muitos vem solicitando o seu auxílio para manter a boa imagem virtual. Percebendo isso, na disciplina de Laboratório de Campanhas Institucionais, do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, os alunos decidiram desenvolver um projeto que dê visibilidade ao curso que frequentam e ao papel que sua profissão exerce frente à sociedade através do lançamento de uma proposta de marca para o curso de RP da universidade. O objetivo é fortalecer a imagem do curso através de um reposicionamento, criando o sentimento de pertencimento entre os seus discentes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A área de Relações Públicas vem se mostrando cada vez mais necessária, podendo atuar no âmbito público e privado. Pensando nisso, a agência Júnior experimental de Relações Públicas "Criando Elos" tem como objetivo dar visibilidade e auxiliar no reposicionamento da imagem do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão perante seus públicos de interesse, como alunos, professores e a comunidade em geral do mercado maranhense. OBJETIVOS ESPECÍFICO " Instigar os alunos do curso a deterem um sentimento de proximidade com os docentes do próprio departamento do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão; " Propor o lançamento da marca RP, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, através do evento nomeado I Encontro de Relações Públicas "Criando Elos"; " Buscar auxiliar na divulgação do evento I Enconto de Relações Pública "Criando Elos". </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criando elos foi um nome estratégico escolhido para mostrar os principais objetivos da profissão de relações públicas: criar, reestruturar e promover relacionamentos. Em outras palavras, o profissional de relações públicas é construtor e administrador dos elos que as organizações estabelecem com seus diversos públicos. Com o intuito de instituir uma reputação sólida da área, nos propomos, nesse projeto, a criar uma agência de relações públicas "criando elos" para a criação e divulgação da marca do curso, considerando que: "Numa perspectiva moderna, as relações públicas precisam demonstrar sua contribuição também como um valor econômico para as organizações. Isto é, suas atividades têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir seus objetivos, cumprir sua missão, desenvolver sua visão e cultivar seus valores" (KUNSCH, 2003, p. 103). Para criar esse ideal econômico da área, é necessária a produção de um planejamento estratégico para a realização de ações eficazes que cumpram o objetivo desse trabalho. Sendo assim, a marca do curso de Relações Públicas será a abertura desse projeto, pois ela tem como objetivo aproximar e originar interesse dos diferentes públicos pela área. Além de criar, reestruturar e promover relacionamentos, a presente campanha proposta pela agência junior de Relações Públicas buscou estabelecer memórias entre estudantes e docentes do curso. E que essas memórias criem imagens positivas do curso de Relações Públicas da UFMA, ou seja, "Memórias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela são construídas" (STUART HALL apud SCORTEGAGNA, 2016, p. 3). O curso de Relações Públicas atualmente existe em conjunto com outras habilitações, mas essa estrutura está por mudar de acordo com o Ministério da Educação por meio do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior, homologa a Resolução Nº 2, de 27 de setembro de 2013, que institui as "Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações Públicas", com o prazo de dois anos para ser implantada, separando as habilitações do curso de Comunicação Social, tornando-os independente. Assim, em muitos momentos não é possível vislumbrar uma identidade individual para o curso de RP, no qual estudantes e professores se identifiquem ainda mais com o curso. Queremos marcar a história do curso e da profissão de RP em nosso Estado, trazendo um espaço para a gestação de um novo momento. Esse processo tem como finalidade dar visibilidade e visualidade ao curso de Relações Públicas nas esferas macro e micro dos ambientes que vivenciam as atividades desta área em nível social e organizacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho se iniciou a partir das discussões dos estudantes de Relações Públicas matriculados na disciplina de "Laboratório de Campanhas Institucionais" orientados pelo Professor Marcelo da Silva. Todos carregavam um sentimento de descontentamento e inquietude em relação ao futuro do curso de Relações Públicas da UFMA, visto que as habilitações do curso de Comunicação Social iriam se separar. Este fato encorajou os alunos a pensarem em algo que fugisse do comum. Com isso, os alunos se envolveram na construção de uma proposta de marca que retratasse a forma como cada estudante enxerga o curso e a atividade de Relações Públicas através de evento denominado "Criando Elos". Buscando auxiliar na divulgação do evento "Criando Elos" construímos o briefing e o planejamento, que de acordo com Sampaio (2013) é utilizado para compor os passos a serem dados na composição de uma propaganda, merchandising ou qualquer outra área de comunicação. Sendo assim, o briefing foi elaborado de acordo com informações fornecidas pelos alunos da disciplina "Laboratório de Campanhas Institucionais" do curso de Relações Públicas (RP)  UFMA, do histórico do curso, entrevistas, reuniões, questionários, pesquisas com outros alunos, professores e profissionais de RP, sempre buscando informações relevantes que contribuíssem para atender os objetivos do evento que é: dar visibilidade, mostrar o papel que a profissão exerce frente à sociedade e construir memórias/imagens positivas da graduação de Relações Públicas da UFMA, ou seja, "Memórias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela são construídas" (STUART HALL apud SCORTEGAGNA, 2016, p. 3). Com o briefing em mãos, foi elaborado um planejamento de comunicação para mapear todas as ações que seriam executadas para divulgação. Seguindo o modelo apresentado por Margarida Kunsch (2003), é preciso sempre estar atentos ao plano de comunicação para executá-lo bem. "Não adianta elaborar sofisticados planos estratégicos se eles não forem executados" (KUNSCH, 2003, p. 274). Antes, elaboramos uma análise situacional baseados em Sampaio (2013) por meio da ferramenta Matriz SWOT, que sonda o ambiente interno e externo do evento proposto. " Força: os alunos e docentes que pretendem mudar a posição do curso no mercado e nas universidades; o apoio de profissionais que visam ser reconhecidos pelas suas graduações; estudantes novos que recentemente ingressaram na universidade e foram conquistados pelas ações; apoio do departamento; " Fraqueza: A não atuação de alguns docentes em prol do evento, principalmente no quesito participação, quando todos foram convidados a participar; ter um departamento que nem sempre atende as demandas e necessidades dos alunos; " Oportunidade: o curso de Relações Púbicas na Universidade Federal do Maranhão está deixando de ser uma habilitação para se tornar independente; " Ameaças: o não comparecimento dos alunos, profissionais e admirados do curso de Relações Públicas no evento; com a atual situação de crise que o país se encontra, alguns profissionais não puderam comparecer porque tinha que resolver algumas pendências. Para a viabilização do evento buscou-se apoio junto a empresas e organizações que poderiam dar suporte estrutural e financeiro ao mesmo. O tema central do evento foi: "Comunicação de Mercado e Relações Públicas". Como o público de interesse são os estudantes e futuros estudantes de relações públicas, assim como empresas que investem ou possam vir a investir na área, o evento ocorreu no dia 1 de dezembro, véspera do Dia Nacional das Relações Públicas no Brasil. A partir das discussões, percebemos que era de suma importância a adoção de medidas e planos que dariam uma identidade nova, na qual todos se reconheçam como "graduação de Relações Públicas". Assim, o anseio de criar uma marca para o curso envolveu a todos; os resultados culminaram no evento que aconteceu no dia 01-12-2016 no qual houve um painel com profissionais, apresentações culturais e uma palestra final com o professor Daniel Galindo da Universidade Metodista de São Paulo e da ESPM. A campanha de divulgação do evento "Criando Elos" contou com um plano de mídia onde críamos redes sociais, como Instagram, e-mail e Fanpage no Faceboook para divulgação de teasers da campanha. A partir destes canais, foi promovida uma ação nas mídias sociais com cards e hashtag, visando a divulgação do eventos. Com a criação da identidade visual do o evento pronta, foram desenvolvidos folders e cartazes para divulgação e distribuição. Os cartazes e folders foram distribuídos em espaços públicos pré-selecionados, visando o público de interesse já estabelecido. Esse material visual foi espalhado pelos prédios, murais e espaços de grande circulação de pessoas como cantinas, áreas de vivência e o Restaurante Universitário. Para complementar, produzimos vídeos com os professores do curso de Relações Públicas falando da sua relação com a profissão e a história do curso. Os depoimentos focaram na relação afetiva dos professores com o curso, com o intuito de criar a noção de pertencimento nos estudantes e nos demais professores que assistiam a cena. Além dos depoimentos, os participantes dos vídeos deixavam uma mensagem final, convidando o público para o evento. Esse material foi veiculado nas redes sociais do evento. Por último, desenvolvemos uma playlist no Spotify com músicas (mediante a pesquisa); Buscamos apoio dentro dos canais midiáticos da própria universidade, como TV UFMA e Rádio Universidade FM para a divulgação do evento, obtendo sucesso nas solicitações e na playlist. Para avaliarmos o alcance do evento após a sua realização, separamos alguns formulários que deveriam ser depositado em uma urna disposta no local de acontecimento das atividades. O objetivo central era quantificar os participantes alcançados pela ação; medir o grau de satisfação em relação aos eventos realizados; gerar dados precisos sobre a amostra atingida. Após esta etapa, elaboramos um relatório que contém tabelas percentuais e gráficos para nos auxiliar a interpretar e concluir os dados coletados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com essa restruturação, surgiu o anseio de alguns estudantes do curso de relações públicas para desenvolver um projeto que desse visibilidade ao curso que frequentam e o papel que sua profissão/atividade exerce nas organizações na sociedade. E a partir disso, desenvolvemos a agência experimental "Criando Elos" em prol da campanha que visava o posicionamento da imagem e a geração de valor/reputação do curso de Relações Públicas frente aos seus públicos estratégicos. " Valores: Empreendedorismo; Estratégia; Relacionamento; Inovação; Credibilidade; Criatividade e Modernidade. " Missão: Desenvolver a capacidade de construir relacionamentos, consolidar valores e provocar transformações! " Visão: Ser um curso com reconhecimento acadêmico e mercadológico, formando pessoas capazes de atuar nas diferentes áreas das Relações Públicas, nas esferas governamentais, comunitária e empresarial. Ao longo do processo foram levantados diversos questionamentos a cerca da ideia principal da campanha, então, a principal e mais complexa das questões foi entender onde realmente pretendiam chegar e, a partir disso, chegamos ao principal pilar da campanha: Provocar transformações. E para isso, foram criadas ferramentas capazes de alcançar os anseios desejados. Uma das estratégias utilizadas foi um evento, nomeado "I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos". Neste, lançamos uma proposta de marca projetada especialmente para o momento e para o curso de Relações Públicas da UFMA. O intuito foi promover um evento que fortalecesse a imagem do curso através de um reposicionamento de imagem, criando o sentimento de pertencimento entre os seus discentes. A campanha visava promover aquilo que em comum os estudantes ansiavam, surgiu na disciplina de "Laboratório de Campanhas Institucionais", e foi desenvolvida em quatro etapas: a pesquisa e analise de mercado, o planejamento, a execução e, por fim, a avaliação. A campanha levou a dar início a todo o processo de construção de uma marca, considerando diversos fatores, como públicos de interesse, a história do curso de Relações Públicas da UFMA e a pesquisa de opinião desenvolvida com os estudantes. Algumas ferramentas estratégicas de promoção foram desenvolvidas para a difusão da campanha e divulgação do evento. O plano de mídia Criação de redes sociais, como Instagram, e-mail e Fanpage no Faceboook para divulgação dos teasers da campanha. A partir destes canais, foi promovida uma campanha nas mídias sociais com cards e hashtags, visando a divulgação do evento. Campanha de divulgação de imagens Desenvolvemos uma identidade visual para o evento e a partir dele produzimos folders e cartazes que teve a finalidade de divulgar e distribuir a campanha. Esses materiais foram distribuídos em espaços públicos pré-selecionados pela equipe de divulgação, visando o público de interesse já estabelecido. Eles foram distribuídos pelos prédios, murais e espaços de grande circulação de pessoas como cantinas, áreas de vivência e o Restaurante Universitário. Com o objetivo de manter a identidade visual da campanha, os cartazes e folders continuaram com o mesmo padrão que os cards divulgados por meios eletrônicos. Campanha de Divulgação de Vídeos Produzimos alguns vídeos com os professores do curso de Relações Públicas da UFMA falando da sua relação com a profissão e a história do curso. Esses vídeos tiveram duração, entre 30 segundos a 1 minuto. Os depoimentos tiveram enfoque na relação afetiva dos professores com o curso, com o intuito de criar a noção de pertencimento nos estudantes e nos demais professores. Esses materiais foram veiculados nas redes sociais do evento. Além desse material audiovisual, também recebemos vídeos via redes sociais de alguns profissionais da área que residem em outros estados. Variados Buscamos apoio dentro dos canais midiáticos da própria universidade, como TV UFMA, na produção de spot para Rádio Universidade FM e no site oficial da UFMA, para a divulgação do evento. Assim, o anseio de criar uma marca para o curso envolveu a todos; os resultados culminaram com um evento no dia 01-12-2016, véspera do Dia Nacional das Relações Públicas no Brasil, o evento contou com um momento de "bate-papo" com profissionais de relações públicas atuantes em diversas áreas do mercado do Maranhão, onde cada convidado teve em média 15 minutos, para debater a atuação dos RP's no mercado de trabalho. A palestra de encerramento foi com o Professor Daniel Galindo, da Universidade Metodista de São Paulo e ESPM/SP e teve o tema: "Comunicação de mercado e seus elos com as Relações Públicas em uma sociedade plural". Para a viabilização do evento buscamos apoio junto a empresas e organizações que proporcionaram suporte estrutural e financeiro ao mesmo. O tema central do evento que constituiu o processo da campanha foi "Comunicação de Mercado e Relações Públicas". O Último processo da campanha desenvolvida pela empresa Agência Júnior de Relações Públicas foi o preenchimento de formulários depositados em uma urna disposta no local de realização das atividades. O objetivo central foi quantificar os participantes alcançados pela ação, medir o grau de satisfação em relação aos eventos realizados e gerar dados precisos sobre a amostra atingida. Aproveitamos e apossamo-nos do momento de reconfiguração do curso, a partir do posicionamento de desvinculação que as habilitações tomaram para desenvolver a campanha e lançar a marca de Relações Públicas durante o evento "I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos" que representou em seu culmino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental Júnior de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, reconheceu o estímulo das relações como a essencialidade das Relações Públicas para a sociedade contemporânea em todas as esferas organizacionais. Nesse sentido, criar elos torna-se uma condição sine qua non em um mundo perpassado pela lógica do consumo e da concorrência, no qual a liquidez das relações dificulta a ação de se vincular de modo duradouro e perene. Os objetivos da campanha "Criando Elos" tornaram-se conseguível através de um planejamento em que se pôde executar as ações propostas, permitindo que a imagem do curso de Relações Públicas da UFMA fosse reposicionada no mercado maranhense. A campanha executada permitiu com que os alunos, professores e profissionais sentissem representados durante todo o desenvolvimento do projeto. Após o "I Encontro de Relações Públicas  Criando Elos", os presentes no evento conseguiram perceber o valor e o importância das Relações Públicas, que cada vez mais ganha espaço nos campos corporativo, governamental e comunitário, aumentando ações de caráter comunicativo, mediador, político e estratégico. Sendo assim, percebemos que a campanha aliada ao evento, possibilitou que os públicos de interesse do curso de Relações Públicas da UFMA despertassem a ideia de pertencimento, reacendendo o valor de mercado do curso perante os alunos, profissionais e professores da universidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> Histórico do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Disponível em <http://www.comunicacao.ufma.br/>. Acesso em 13 de nov. 2016. <br><br>MOURA, Cláudia Peixoto de. História das relações públicas: fragmentos da memória de uma área [recurso eletrônico] / Cláudia Peixoto de Moura (Org.)  Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.<br><br>SCORTEGAGNA, Liamara; MARQUES, Raphaela Benetello; GOTTI, Rodrigo Lobão. Processo de Pertencimento e Identidade do aluno com a Instituição de EAD: Relato de experiência na produção de documentários. Juiz de Fora/MG Maio/2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/>. Acesso em: 15 nov 2016.<br><br>CABESTRÉ, Sonia Aparecida. Contextualizando as Relações Públicas como atividade do campo profissional. II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004<br><br> </td></tr></table></body></html>