INSCRIÇÃO: | 00523 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA01 |
TÍTULO: | Seis Palavras |
AUTORES: | Débora Marx Batista de Melo Chaves (Universidade Estadual da Paraíba); Hyvana Layssa Rodrigues de Sousa (Universidade Estadual da Paraíba); Cecy Anne Mendes Macêdo (Universidade Estadual da Paraíba); Thaísa Brandão Comber (Universidade Estadual da Paraíba); Michele Wadja da Silva Farias (Universidade Estadual da Paraíba) |
PALAVRAS-CHAVE: | Cinema, Curta-metragem, Ficção, Literatura, |
RESUMO | |
O curta-metragem Seis Palavras é um produto transmídia, produzido como trabalho de conclusão da disciplina de Documentário e Audiovisual, do curso superior de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Finalizado no segundo semestre de 2016, a obra é inspirada no menor conto do mundo, escrito por Ernest Hemingway, que diz: “Vende-se: Sapatos de bebê, sem uso” Por ser tão curto, mas deixar tantas coisas intuídas, o curta-metragem tenta mostrar quantas histórias podem desaguar no mesmo final: vender um sapato de bebê que nunca chegou a ser usado.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀椀渀攀洀愀 攀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀愀 氀椀最愀漀 洀甀椀琀漀 攀猀琀爀攀椀琀愀⸀ 伀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 昀椀氀洀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 猀琀椀洀愀 愀爀琀攀 猀漀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 搀攀 挀漀渀琀漀猀 漀甀 爀漀洀愀渀挀攀猀 攀Ⰰ 栀漀樀攀Ⰰ 攀猀琀愀 爀攀氀愀漀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 昀漀爀琀攀⸀ 一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 猀甀爀最攀 漀 匀攀椀猀 倀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 昀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀 渀漀 洀攀渀漀爀 挀漀渀琀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀 瀀漀爀 䔀爀渀攀猀琀 䠀攀洀椀最眀愀礀㨀 “Vende-se: sapatos de bebê, sem uso.”匀攀渀搀漀 愀琀 栀漀樀攀Ⰰ 搀挀愀搀愀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 猀攀爀 攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 挀攀爀挀愀搀漀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 攀 愀挀氀愀洀愀搀漀 瀀攀氀愀 挀爀琀椀挀愀 瀀攀氀漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 挀漀渀挀椀猀漀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 漀 挀漀渀琀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀瀀攀渀愀猀 猀攀椀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀渀猀瀀椀爀愀 漀 渀漀洀攀 搀漀 渀漀猀猀漀 挀甀爀琀愀Ⰰ 攀 搀攀椀砀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀 漀 焀甀攀 栀 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀猀猀愀 昀爀愀猀攀㼀 倀漀爀 焀甀攀 漀 猀愀瀀愀琀漀 搀攀 戀攀戀 渀甀渀挀愀 挀栀攀最愀爀愀 愀 猀攀爀 甀猀愀搀漀㼀 倀漀爀 焀甀攀 攀氀攀 猀攀爀椀愀 瘀攀渀搀椀搀漀㼀 儀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀猀 攀洀戀愀氀愀洀 攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 愀焀甀椀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀猀⸀ Os desafios de criar uma obra baseada em outra de diferente esfera artística são inúmeros, por isso desde a concepção inicial do curta prezamos por achar o equilíbrio entre a liberdade criativa e o respeito que o autor e seu legado precisam ter, assim como, dedicamos atenção dobrada à adaptação de linguagens e contextos. 䌀漀洀漀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 渀愀爀爀愀搀愀 攀洀 甀洀 爀漀洀愀渀挀攀 攀 攀洀 甀洀 昀椀氀洀攀㼀 䌀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 攀焀甀椀瘀愀氀攀渀琀攀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀猀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 昀漀爀洀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀洀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 ⠀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⤀ 攀 攀洀 漀甀琀爀漀 ⠀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀猀挀爀椀琀愀⤀㼀 ⠀䨀伀娀䔀䘀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀 ㈀㐀 ⤀ 䄀氀洀 搀攀 猀漀洀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 琀攀爀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 焀甀攀 搀攀甀 漀爀椀最攀洀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 爀攀猀最愀琀愀爀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䴀搀椀愀 䐀椀最椀琀愀氀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀ⴀ氀漀 攀洀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀⸀ 伀 挀甀爀琀愀 渀愀猀挀攀 渀愀猀 琀攀氀愀猀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 琀攀爀洀椀渀愀 渀攀氀愀猀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 洀漀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 椀渀琀甀椀爀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀 猀椀琀攀 搀漀 昀椀氀洀攀 漀渀搀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀洀 攀渀瘀椀愀爀 愀 猀甀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀 挀漀渀琀漀 攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀砀琀爀愀猀⸀ | |
OBJETIVO | |
Construir um filme de curta-metragem ficcional, híbrido, dialogando com a literatura, o cinema, os novos meios digitais e todas as possibilidades que estes abrem para integrar e aproximar público/autores e obra. Explorar as teorias cinematográficas, na prática, por meio do roteiro, fotografia, planos, enquadramentos, cartela de cor, trilha sonora, entre outros. Transformar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Documentário e Audiovisual em um produto final que os agregassem desde a narrativa até a montagem.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀搀攀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 椀渀搀挀椀漀猀 搀攀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀漀 栀漀洀攀洀 昀椀挀愀 渀琀椀搀漀 愀 猀甀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 攀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䌀漀洀攀愀渀搀漀 渀愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 爀甀瀀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀愀 瀀爀ⴀ栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 愀琀 挀栀攀最愀爀 挀爀椀愀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀Ⰰ 漀渀搀攀 渀漀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀猀琀攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀 挀漀洀漀 洀愀爀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀爀愀稀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀洀攀爀猀椀瘀愀 攀 搀爀愀洀琀椀挀愀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀 搀漀 焀甀攀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 愀琀 攀渀琀漀⸀ 一愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 愀 昀漀爀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 爀攀猀椀搀攀 渀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 一愀 漀爀椀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 甀洀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 琀攀渀猀攀猀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀爀 瘀椀猀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀漀 挀漀渀挀攀戀椀搀漀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 瘀椀瘀椀搀漀⸀ 伀 挀椀渀攀洀愀 渀漀猀 漀昀攀爀攀挀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀焀甀椀爀椀爀 漀 爀攀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 椀洀瀀甀氀猀漀 椀洀愀最椀渀愀琀椀瘀漀 攀 搀愀 瀀爀漀瘀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀攀 昀愀稀攀爀 爀攀猀猀甀猀挀椀琀愀爀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 愀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 昀甀琀甀爀漀 ⠀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㠀⤀ ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀最爀攀最愀爀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀爀 漀甀 椀渀猀瀀椀爀愀爀ⴀ猀攀 攀洀 漀戀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀 攀 琀爀愀稀ⴀ氀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 挀搀椀最漀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀椀稀攀洀漀猀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀漀 搀攀 䠀攀洀椀渀最眀愀礀Ⰰ 渀漀 猀 愀樀甀搀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀漀 愀焀甀攀氀攀 愀甀琀漀爀 攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 最攀爀愀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 爀攀氀攀椀琀甀爀愀猀 搀愀焀甀攀氀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀洀 甀洀 挀愀洀瀀漀 愀戀攀爀琀漀 渀漀瘀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 瀀氀甀爀愀氀Ⰰ 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 搀攀戀愀琀攀猀 挀漀洀 愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 攀猀昀攀爀愀猀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ Adotando uma ótica mais regional, encontramos um cinema alternativo paraibano que ainda engatinha em comparação a outros estados. Contribuir para movimentar o cenário audiovisual, sobretudo no ambiente acadêmico, desperta o interesse e contagia a comunidade para esta produção cultural, incentivando e propagando a criação de roteiros e peças fílmicas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 猀攀爀 氀愀渀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 昀椀氀洀攀 挀漀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀 㐀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀攀猀琀攀 最爀甀瀀漀 猀攀 爀攀甀渀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 椀洀愀最椀渀愀爀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀愀 渀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 猀甀愀猀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀 攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀甀ⴀ猀攀 椀渀挀椀漀 愀 昀愀猀攀 搀攀 愀爀最甀洀攀渀琀愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 焀甀攀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 昀愀猀攀 猀甀戀猀攀焀甀攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 匀攀椀猀 倀愀氀愀瘀爀愀猀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 攀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 攀猀琀愀爀 挀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 昀甀渀攀猀 攀 猀甀戀搀椀瘀椀搀椀爀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀 攀洀 ㌀ 渀椀挀栀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 焀甀攀 搀攀爀愀洀 漀爀椀最攀洀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀㨀 䐀椀爀攀漀Ⰰ 倀爀漀搀甀漀 攀 倀爀漀搀甀漀 䔀砀攀挀甀琀椀瘀愀⸀ 䰀漀最漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 琀攀猀琀攀猀 搀攀 攀氀攀渀挀漀Ⰰ 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 氀漀挀愀攀猀Ⰰ 昀椀最甀爀椀渀漀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀攀渀愀⸀ 䌀漀渀挀氀甀椀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀 甀洀 挀愀猀琀椀渀最 搀攀 ㈀ 愀琀漀爀攀猀 攀 㘀 氀漀挀愀攀猀⸀ 一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀爀攀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀甀爀琀愀Ⰰ 琀渀栀愀洀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 洀愀渀琀攀爀 甀洀 昀椀氀洀攀 猀攀洀 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 猀漀渀猀 搀椀攀最琀椀挀漀猀⸀ 䔀猀琀攀 爀攀挀甀爀猀漀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 渀猀 瀀漀爀 ㈀ 洀漀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀漀爀焀甀攀 漀 焀甀攀 栀 搀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀漀 挀漀渀琀漀 焀甀攀 椀渀猀瀀椀爀愀 漀 挀甀爀琀愀 愀 挀漀渀挀椀猀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀攀 䠀攀洀椀渀最眀愀礀 搀椀猀猀攀 琀愀渀琀漀 挀漀洀 琀漀 瀀漀甀挀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 渀猀 琀愀洀戀洀 焀甀攀爀愀洀漀猀 挀漀渀琀愀爀 洀甀椀琀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 搀椀稀攀爀 洀甀椀琀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀琀椀瘀漀 瘀攀洀 搀漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 瀀攀氀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 昀愀稀椀愀 瀀愀爀琀攀⸀ 伀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀愀 䜀攀爀愀漀 倀攀爀搀椀搀愀 瀀爀攀稀愀瘀愀洀 瀀攀氀愀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀椀爀攀琀愀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 搀椀氀漀最漀猀 瀀愀爀攀挀椀愀洀 搀攀猀渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 琀爀愀洀愀⸀ 刀攀猀攀爀瘀愀洀漀猀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀愀 昀愀氀愀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 切氀琀椀洀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 挀漀洀漀 洀愀爀挀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 搀愀渀搀漀 渀昀愀猀攀 愀漀 愀爀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ 匀䠀唀一 ⠀㈀ 㠀㨀 㠀㌀⤀ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀 焀甀攀 漀 猀椀氀渀挀椀漀 瀀漀搀攀 琀攀爀 琀愀洀戀洀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 甀洀 瘀愀氀漀爀 猀椀渀琀琀椀挀漀 ⴀ 漀渀搀攀 攀洀瀀爀攀最愀搀漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 猀攀瀀愀爀愀搀漀爀 攀渀琀爀攀 搀漀椀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 椀渀搀椀挀愀 焀甀攀 ᰀ攠洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀 愀氀最漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀ᴀ㬠 甀洀 瘀愀氀漀爀 渀愀琀甀爀愀氀椀猀琀愀 ጀ†漀渀搀攀 攀猀琀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 搀椀攀最猀攀㬀 攀 甀洀 瘀愀氀漀爀 搀爀愀洀琀椀挀漀 ጀ†最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 攀昀攀椀琀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀Ⰰ 琀攀渀猀漀Ⰰ 瀀攀爀椀最漀Ⰰ 愀渀最切猀琀椀愀Ⰰ 洀攀搀漀Ⰰ 猀漀氀椀搀漀Ⰰ 椀渀琀爀漀猀瀀攀挀漀Ⰰ 攀琀挀⸀⸀ ⠀匀䠀唀一 愀瀀甀搀 䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㐀⤀ 䄀椀渀搀愀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀攀洀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀 猀漀戀爀攀 愀 漀戀爀愀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 焀甀攀 渀漀猀猀漀 昀椀氀洀攀 渀漀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 氀椀渀攀愀爀Ⰰ 洀愀猀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀Ⰰ 愀氀最漀 攀洀 挀漀洀甀洀⸀ 䌀漀洀漀 椀渀搀椀挀愀爀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀猀猀愀 洀甀搀愀渀愀㼀 䌀漀洀漀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀 昀椀氀洀攀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 昀椀焀甀攀 挀氀愀爀愀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀 渀切挀氀攀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀㼀 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 洀愀爀挀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ 唀猀愀洀漀猀 漀 昀愀搀攀 漀甀琀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀愀爀 甀洀 ᰀ爠攀猀瀀椀爀漀ᴀ†攀渀琀爀攀 甀洀愀 挀攀渀愀 攀 漀甀琀爀愀 攀 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 焀甀攀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀攀渀愀 渀漀 猀攀 爀攀瀀攀琀椀爀椀愀洀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 洀甀搀愀渀愀猀 愀甀搀椀琀椀瘀愀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 攀渀爀攀搀漀 攀 愀猀猀椀洀 洀愀爀挀愀爀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀⸀ 䰀攀瘀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 挀漀渀琀愀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 漀 甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 猀攀渀猀愀攀猀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 渀琀椀搀愀 洀愀爀挀愀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 洀愀渀琀攀爀 漀猀 琀漀渀猀 搀攀 愀稀甀氀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 搀漀 挀甀爀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 焀甀攀爀愀洀漀猀 最攀爀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 洀愀爀挀愀搀愀 猀攀洀瀀爀攀 瀀漀爀 甀洀 琀漀洀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 渀攀洀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 渀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀 䠀攀爀 ⠀㈀ ㌀⤀ 攀 䤀渀琀漀 琀栀攀 圀椀氀搀 ⠀㈀ 㜀⤀⸀ 匀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 愀猀 挀漀爀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀甀愀猀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 昀漀椀 搀椀琀漀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀洀 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀爀最甀氀栀漀 渀漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 愀稀甀氀 瀀漀爀 攀猀琀攀 琀爀愀琀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 挀漀爀 昀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 椀渀搀甀稀 琀爀椀猀琀攀稀愀 攀 爀攀琀爀愀漀Ⰰ 洀愀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 匀吀䄀䴀䄀吀伀Ⰰ䐀吀䄀䘀䘀䄀 攀 嘀伀一 娀䔀䤀䐀䰀䔀刀Ⰰ 甀洀愀 愀甀爀愀 搀攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀 攀 栀愀爀洀漀渀椀愀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 攀猀猀愀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀 搀爀愀洀愀 攀 愀 漀 爀攀琀爀愀琀漀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 戀愀渀愀氀 焀甀攀 焀甀攀爀愀洀漀猀 琀爀愀稀攀爀⸀ 䌀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 搀攀 猀甀愀猀 爀攀愀攀猀Ⰰ 愀猀 挀攀渀愀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 挀愀爀爀攀最愀爀 甀洀愀 戀愀最愀最攀洀 洀愀椀漀爀 搀攀 攀洀漀漀 攀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀瘀漀氀甀漀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 琀愀渀琀漀 渀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 洀愀椀猀 最攀爀愀椀猀 搀愀 搀椀爀攀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 攀 渀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 昀椀最甀爀椀渀漀Ⰰ 搀攀猀椀最渀愀搀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀搀愀洀攀渀琀攀 愀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀爀 愀琀爀椀戀甀爀攀洀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 戀攀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀砀琀攀爀渀愀 攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ⠀匀吀䄀䴀䄀吀伀Ⰰ 䐀吀䄀䘀䘀䄀 攀 嘀伀一 娀䔀䤀䐀䰀䔀刀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀⤀ 伀猀 瀀氀愀渀漀猀 攀 渀最甀氀漀猀 猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 攀 愀樀甀搀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀攀渀琀椀搀漀猀 樀甀渀琀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀焀甀椀 琀椀瘀攀洀漀猀 昀漀爀琀攀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀 昀爀愀渀挀猀 䴀椀挀栀愀攀氀 䜀漀渀搀爀礀 渀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 渀漀 甀猀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 稀攀渀椀琀愀氀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀洀 昀椀氀洀攀 猀攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀漀爀琀攀猀 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 攀 洀愀椀猀 氀漀渀最漀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 昀椀氀洀攀 攀洀 甀洀愀 漀戀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀愀 猀甀爀最椀甀 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀猀琀攀瘀攀 愀琀爀攀氀愀搀愀 渀漀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 攀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀椀爀琀甀愀氀 最愀渀栀愀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 搀椀愀Ⰰ 洀愀椀猀 昀漀爀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀漀爀愀 洀漀琀爀椀稀 焀甀攀 椀渀猀琀椀最漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀 瀀漀猀猀甀愀 攀 椀猀琀漀 渀漀猀 搀攀猀瀀攀爀琀漀甀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀攀 漀甀瘀椀爀 愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 匀攀椀猀 倀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀Ⰰ 琀攀洀 攀猀猀攀 挀愀爀琀攀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀 愀 焀甀攀洀 愀猀猀椀猀琀攀 愀 瀀攀渀猀愀爀 猀漀戀爀攀 攀 甀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 挀漀渀漀猀挀漀 攀 挀漀洀 愀 漀戀爀愀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Seis Palavras é uma produção independente dos alunos da disciplina de Documentário e Audiovisual, do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, no ano de 2016. Nele, foram colocados em práticas as técnicas e teorias estudados em sala de aula. Foi a partir dele que o grupo se integrou na realidade de produção audiovisual dentro do estado, suas dificuldades e possibilidades.
O roteiro tem como inspiração o menor conto do mundo, escrito por Ernest Hemingway. Ernest fez parte da chamada “Geração Perdida” dos Estados Unidos. O escritor não gostava de floreios literários e por isso foi desafiado a escrever um conto com o menor número de palavras possível e escreveu: “Vende-se: sapatos de bebê, sem uso”. A partir disso, o grupo se propôs a mostrar quantas histórias podem ser intuídas a partir destas seis palavras. O curta-metragem tem uma narrativa intimista e dramática.
O filme foi captado em uma câmera DSLR (Canon T5i) com lente 50mm, 24mm e 18-55mm. Foi usado um steadycam para auxiliar as filmagens. A luz, basicamente, foi ambiente, somente rebatedores foram necessários, apenas em algumas cenas o uso de uma lâmpada de lead se fez preciso. A edição do material foi feita pelo programa Adobe Premiere Pro CC. Não houve manipulações incisivas nem efeitos especiais, apenas correção de cor e ajustes de luz.
O filme foi exibido pela primeira vez em meio acadêmico, mas participou da Mostra competitiva Tropeiros da Borborema , no Festival de Cinema de Campina Grande, o Comunicurtas, onde ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular. O Seis Palavras passou da fase estadual e está na fase regional da Mostra de Cinema no Sesc que está em andamento.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ伀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 匀攀椀猀 倀愀氀愀瘀爀愀猀 昀漀椀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀 戀愀椀砀漀 挀甀猀琀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀洀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 攀 漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀洀愀 昀漀椀 愀氀挀愀渀愀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 愀椀渀搀愀 搀攀猀攀樀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀⸀
Tratando-se do que propomos para o filme em termos conceituais, atingimos o objetivo esperado, que era gerar engajamento no site e submeter o filme à festivais e mostras competitivas, além, evidentemente, de propor uma tela plural em que a literatura e o audiovisual se comunicassem de maneira livre somando um com o outro e provocando debates híbridos e interdisciplinares.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀匀吀䄀䴀䄀吀伀Ⰰ 䄀渀愀 䈀攀愀琀爀椀稀⸀ 䐀吀䄀䘀䘀䄀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀愀⸀ 嘀伀一 娀䔀䤀䐀䰀䔀刀Ⰰ 䨀切氀椀愀⸀ 䄀 䤀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀 渀愀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ ㈀ ㌀
ALVES, Bernardo Marques. Trilha Sonora: o cinema e seus sons. Revista novos olhares, vol.1 n°2, 2012㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䨀漀爀最攀 䰀甀椀稀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 挀漀洀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀甀渀搀漀㨀 漀 攀猀瀀愀漀 最攀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 攀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀攀漀最爀愀瀀栀椀愀Ⰰ 䄀渀漀 䤀䤀Ⰰ 渀뀀 ㌀Ⰰ ㈀ JOZEF, Bella. Cinema e Literatura: Algumas Considerações. Revista Contexto, 2010, número 17, Rio de Janeiro㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |