INSCRIÇÃO: 00551
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA04
 
TÍTULO: Rascunho Seu?
 
AUTORES: Anna Raquel de Lemos Viana (Universidade Federal da Paraíba); Bruna Helayne Pessoa dos Santos (Universidade Federal da Paraíba); Waldelio Pinheiro do Nascimento Júnior (Universidade Federal da Paraíba); Andressa Maria Cunha de Araújo (Universidade Federal da Paraíba); Ricardo Fernandes Maia Junior (Universidade Federal da Paraíba); Mariana Rolim de Macedo (Universidade Federal da Paraíba); Nadia Micaelly Bezerra Castro (Universidade Federal da Paraíba)
 
PALAVRAS-CHAVE: mulher, violência psicológica, , feminismo,
 
RESUMO
O videoclipe intitulado ‘’Rascunho seu?’’ foi produzido como atividade da disciplina de Oficina de Mídia Sonora do Curso de Relações Públicas da UFPB, com o objetivo de associar as técnicas e conceitos sobre o âmbito cinematográfico, alinhado ao desejo de materializar a insatisfação da violência psicológica contra a mulher. Serão expostas as etapas de produção, gravação, edições e reflexões acerca da vida cotidiana da mulher.
 
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, grandes avanços vêm acontecendo na luta dos movimentos sociais, um deles é a conscientização em massa da sociedade através das novas mídias, e um dos movimentos que mais ganhou visibilidade foi luta pelo direito das mulheres. O movimento feminista adota as novas mídias como uma maneira de enfrentar os discursos dominantes e utiliza esses meios para a criação de laços entre vertentes feministas e mulheres ao redor do mundo, ou seja, o movimento se utiliza desses novos canais de comunicação para democratizar a informação e ampliar a atuação do mesmo.਀䔀氀攀猀 甀猀愀洀 愀 洀搀椀愀 攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 愀 猀攀甀 昀愀瘀漀爀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀攀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 爀最漀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀猀琀愀琀愀椀猀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀攀猀 搀椀爀攀琀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀 攀 愀氀琀攀爀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀椀瘀椀氀⸀ ⠀䜀伀一䠀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀㔀⤀⸀ ਀儀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀洀漀猀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 渀漀 昀愀稀攀洀漀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 漀甀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 愀洀戀愀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 漀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 嘀椀渀攀Ⰰ 匀渀愀瀀挀栀愀琀 攀 攀琀挀Ⰰ 挀漀洀漀 洀搀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀氀漀最猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 搀攀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 搀攀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 唀洀愀 瀀爀漀瘀愀 搀椀猀猀漀  甀琀椀氀椀稀愀漀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 搀攀猀猀攀猀 洀攀椀漀猀 瀀漀爀 挀愀渀琀漀爀愀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 琀爀愀琀愀洀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀渀搀漀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 挀椀琀愀爀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀椀猀琀漀 愀 挀愀渀琀漀爀愀 一漀爀琀攀 䄀洀攀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 䈀攀礀漀渀挀 䬀渀漀眀氀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 搀愀 猀甀愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ圠栀漀 爀甀渀 琀栀攀 眀漀爀氀搀㼀ᴀⰠ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 爀攀昀爀漀 ᰀ儠甀攀洀 洀愀渀搀愀 渀漀 洀甀渀搀漀㼀 䜀愀爀漀琀愀猀℀ᴀ†攀 瀀漀猀猀甀椀 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀 攀砀愀氀琀愀洀 漀 瀀漀搀攀爀 昀攀洀椀渀椀渀漀㬀 伀甀琀爀漀 攀砀攀洀瀀氀漀  漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 搀愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ匠甀爀瘀椀瘀漀爀ᴀ†搀愀 挀愀渀琀漀爀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 䌀氀愀爀椀猀猀攀 䘀愀氀挀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀猀 攀 椀搀愀搀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 戀愀琀漀洀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 攀 攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 昀爀愀猀攀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 挀漀爀瀀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 昀猀椀挀愀 攀 漀 愀猀猀搀椀漀 渀漀  愀瀀攀渀愀猀 漀 愀琀漀 猀攀砀甀愀氀 攀洀 猀椀Ⰰ 攀猀琀攀猀 瘀漀 搀攀猀搀攀 挀愀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 瀀椀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀洀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 挀漀愀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 漀甀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 攀洀 焀甀攀 猀漀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 攀 瀀愀瀀椀猀 猀漀挀椀愀椀猀 椀渀昀攀爀椀漀爀 愀漀 搀漀 栀漀洀攀洀⸀ ऀ O vídeo vive uma proliferação de expressões e impurezas de formas. Por se tratar de um meio heterogêneo, ele tem capacidade de transformar e influenciar as mais variadas manifestações da arte. As contaminações do vídeo dizem respeito às suas infiltrações semióticas nos diferentes campos da estética contemporânea. Neste sentido, é possível afirmar que o vídeo redefine as práticas de arte nas últimas décadas (MELLO, 2004, p.137). ਀ Nessa perspectiva, propõe-se refletir através da linguagem cinematográfica sobre os principais entendimentos relativos ao discurso da violência contra a mulher, distendendo de vários mecanismos que potencializam a realidade social através de conceitos e formatos técnicos dispostos nos videoclipe com o objetivo de conscientizar o que muitos ainda não identificam como comportamentos abusivos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀 搀攀 瘀爀椀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 爀攀昀氀攀砀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀 攀洀 猀甀愀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 攀 昀猀椀挀愀⸀ 一漀  瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀爀 愀最爀攀搀椀搀愀 昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀爀 攀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 瘀椀漀氀攀渀琀愀⸀ 䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 猀攀 爀攀瘀攀氀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 攀 猀攀渀搀漀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀搀愀⸀ Este comportamento faz com que a vítima, em sua maioria mulheres, se sinta humilhada, intimidada e ofendida. É nesta perspectiva que desenvolvemos o videoclipe, onde apresentamos algumas situações nas quais, a mulher é submetida, não tendo poder e liberdade sobre seu corpo e suas escolhas, enfatizando a habitualidade desses crimes, utilizando o instrumento de comunicação dirigida, videoclipe para o processo de legitimação. O videoclipe possui uma montagem rápida (planos que duram pouco na tela), com precisão na edição (corte) e uso de iluminação em semelhança com os spots publicitários, articulando questões relacionadas tanto à música quanto ao áudio, tornando-se uma estratégia de divulgação da música popular (SOARES, 2004).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㌀⸀㄀ 倀刀伀䐀唀윀쌀伀 ਀倀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 挀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䐀㌀㄀  Ⰰ 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 攀 吀嘀 搀愀 唀䘀倀䈀 攀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 刀搀椀漀 攀 吀嘀Ⰰ 最爀愀瘀愀渀搀漀 瘀漀稀Ⰰ 最甀椀琀愀爀爀愀 攀 戀愀椀砀漀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 猀漀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ As máquinas de bens simbólicos possuem a capacidade de já produzir, em seu próprio interior, uma linguagem específica a elas. Todos nós sabemos, por exemplo, a diferença de se escolher um tipo ou outro de câmera fotográfica, para poder tirar fotografias de uma determinada maneira desejada. Cada câmera, cada jogo de lentes, cada filme possui estruturas simbólicas. Isso representa estruturas de linguagem que, independentemente do que se intenciona criar, já permitem que estejamos em diálogo com uma dada realidade, ou seja, já contêm seus ditames de linguagem a partir da construção de próprio dispositivo. Passamos a perceber que não podemos conceber essas máquinas como um mero suporte na arte. Elas são linguagens mediadoras entre nós e uma percepção do mundo (MELLO, 2004, p. 39).਀ ਀㌀⸀㄀⸀㄀ 䔀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 Os tipos de enquadramento podem ser definidos com base nos critérios: distância entre a câmera e o objeto filmado, duração, ângulo horizontal, ângulo vertical e ao movimento. Para isso, usamos Plano geral ­- transmitindo uma localização mais precisa do cenário do jogo, podendo já identificar com maior facilidade quem são os personagens e onde estão. Em segunda cena, usamos o meio primeiro plano ­- Enquadrando da cintura para cima, transmitindo a sensação de seriedade e proximidade com os personagens, depois enquadrando Primeiríssimo Plano – CLOSEUP, enquadrando dos ombros para cima, mostrando a visão da personagem਀ 一愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 挀攀渀愀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 漀 䌀氀漀猀攀ⴀ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 漀挀甀瀀愀 焀甀愀猀攀 琀漀搀漀 漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀渀搀漀 甀洀愀 挀愀爀最愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 攀 攀砀椀戀椀渀搀漀 洀愀椀漀爀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀挀愀渀搀漀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀 愀 猀椀琀甀愀漀⸀ Por fim, também usamos o enquadramento Plano detalhe para focar e evidenciar uma arte específica do corpo.਀ 3.1.2 Paleta de Cores਀䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀  甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 搀愀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀  渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 一漀猀 挀漀渀攀猀 搀漀 樀漀最漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 挀漀洀 琀漀渀猀 瘀攀爀洀攀氀栀漀猀Ⰰ 挀漀爀 焀甀攀渀琀攀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 瀀漀搀攀爀Ⰰ  瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀昀爀椀搀愀 瀀攀氀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 吀愀洀戀洀  瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 漀 猀洀戀漀氀漀 搀漀 搀攀猀攀樀漀Ⰰ 搀漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ ਀㌀⸀㈀ 䔀䐀䤀윀쌀伀 Os softwares utilizados foram o Adobe Premiere Pro CC 2017 para a edição das imagens, através de uma decupagem e seleção das melhores cenas. Illustrator Pro CC para criações dos ícones dos jogos e Affter Effects para construção das animações਀倀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀漀 甀搀椀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 䰀漀最椀挀 倀爀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 漀 昀愀搀攀 椀渀 攀 昀愀搀攀 漀甀琀 搀漀猀 猀漀渀猀 挀愀瀀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀昀椀渀愀渀搀漀 攀 攀焀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 瘀漀稀 攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀  漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ  漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀渀搀漀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀猀猀攀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 爀琀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 ⠀䔀䤀匀䔀一匀吀䔀䤀一Ⰰ ㄀㤀㔀㤀⤀ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀 漀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 䌀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀  漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀 瘀爀椀漀猀 渀最甀氀漀猀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 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Aumentar salário é uma opção bloqueada. A diferença salarial entre homens e mulheres ainda é alarmante, isso é uma coisa que precisa ser revista, foi sendo internalizado pela sociedade que a mulher deveria ganhar menos, alimentando padrões salariais puramente machistas, que desvalorizam a mulher e isso é uma questão que ainda hoje precisa de atenção. Livre arbítrio também é uma opção bloqueada para a personagem nessa cena, expondo que a mulher não possui livre arbítrio na sociedade atual, todos os padrões de escolha são impostos por um sistema machista, que veio pouco a pouco desde de tempos antigos educando as pessoas a pensarem e agirem dessa forma, limitando as escolhas e liberdades da mulher.਀匀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ  甀洀 椀琀攀洀 戀氀漀焀甀攀愀搀漀 渀愀 琀攀氀愀 瀀漀爀焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 昀愀氀琀愀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 瀀愀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 攀洀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀漀挀愀椀猀⸀ 匀攀最甀爀愀渀愀  甀洀 昀愀琀漀爀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 愀 猀攀爀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 愀琀甀愀氀  渀攀最氀椀最攀渀琀攀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 猀攀最甀爀愀猀⸀嘀椀愀樀愀爀 愀漀 洀甀渀搀漀  甀洀愀 漀瀀漀 戀氀漀焀甀攀愀搀愀 瀀漀爀焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 椀洀瀀攀搀攀洀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 瘀椀愀樀愀爀攀洀 瀀攀氀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀攀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀甀琀爀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀攀洀 愀猀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀渀搀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ Poder sobre o corpo está bloqueado para a personagem, fazendo relação com isso na realidade, de modo que as mulheres estão constantemente sendo influenciadas por padrões de beleza, por padrões impostos pela sociedade, que muitas vezes abalam seu psicológico, tiram a liberdade de escolha para o corpo.਀䌀漀洀漀 樀 昀漀椀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀漀搀愀 椀搀攀椀愀 搀漀 挀氀椀瀀攀  戀愀猀攀愀搀愀 渀漀猀 氀愀礀漀甀琀猀 搀攀 樀漀最漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 渀漀 琀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 搀攀挀椀猀攀猀 攀 焀甀攀 愀 挀愀搀愀 昀愀猀攀 攀氀愀 瀀攀爀搀攀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 挀漀氀漀挀愀爀 愀猀 昀爀愀猀攀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 攀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 挀氀椀瀀攀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 搀攀 瘀椀搀攀漀最愀洀攀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 挀愀猀愀洀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 挀氀椀瀀攀⸀ ਀䄀 昀爀愀猀攀 椀渀椀挀椀愀氀 ᰀ倠爀攀猀猀 匀琀愀爀琀ᴀ†昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 漀渀搀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 猀甀戀攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瘀愀椀 猀攀最甀椀爀  愀氀最漀 攀洀 焀甀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀 愀氀洀 搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 昀爀愀猀攀 昀椀渀愀氀 ᰀ䐠攀猀攀樀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀㼀ᴀⰠ 琀攀洀 甀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀攀渀猀愀爀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 琀攀渀琀愀爀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀最漀爀愀 挀漀洀 愀 漀瀀漀 搀攀 爀攀昀愀稀攀爀 漀猀 猀攀甀猀 瀀愀猀猀漀猀 攀 挀漀爀爀椀最椀爀 猀攀甀猀 攀爀爀漀猀Ⰰ 漀瀀漀 攀猀猀愀 焀甀攀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀漀爀愀 搀漀 樀漀最漀 猀 瀀漀搀攀洀漀猀 瀀爀攀瘀攀渀椀爀 焀甀攀 愀 愀漀 愀挀漀渀琀攀愀 漀甀 愀樀甀搀愀爀 愀 瘀琀椀洀愀 愀瀀猀 愀 愀最爀攀猀猀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Tais técnicas se mostram eficazes na tarefa de significação de emoções, ideologias, pensamentos e representações a serem impressas através da narrativa. Essas emoções, situações, sentimentos, representações que estão aqui expressas possuem grande veracidade no contexto atual em que vivemos, no dia a dia das mulheres, nas dificuldades explícitas e constantes que elas têm de enfrentar, todo um sistema patriarcal fundado e constituído para impor padrões a serem seguidos pelas mulheres, padrões esses que tiram as suas liberdades de escolha e o seu livre arbítrio, consequentemente criando uma prisão social.਀ऀ䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 挀漀洀 漀爀愀洀攀渀琀漀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 搀椀瘀椀猀攀猀 搀攀 昀甀渀攀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 氀攀琀爀愀 攀 洀攀氀漀搀椀愀 攀 愀搀愀瀀琀愀漀 愀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䄀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 氀攀瘀愀搀愀 愀 猀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀攀渀愀挀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䌀栀爀椀猀琀椀渀攀 一攀氀猀漀渀 搀攀 䴀攀氀氀漀⸀ 䔀砀琀爀攀洀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瘀搀攀漀⸀ 吀攀猀攀 搀攀 䐀漀甀琀漀爀愀搀漀⸀ 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 匀攀洀椀琀椀挀愀⸀ 倀唀䌀ⴀ匀倀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀쀀䴀䄀刀䄀Ⰰ 匀攀爀最椀⸀ 伀 搀攀猀攀渀栀漀 愀渀椀洀愀搀漀⸀ ㄀ 攀搀⸀ 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 䔀猀琀愀洀瀀愀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䤀匀䔀一匀吀䔀䤀一Ⰰ 匀⸀ 吀攀漀爀椀愀 礀 琀挀渀椀挀愀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀 刀椀愀氀瀀⸀ ㄀㤀㔀㤀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䠀一Ⰰ 䴀⸀ 䜀氀爀椀愀⸀ 吀攀漀爀椀愀 搀漀猀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 匀漀挀椀愀椀猀㨀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀   Ⰰ ㈀ 攀搀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀匀吀䔀刀Ⰰ 刀愀瀀栀⸀ 䄀 吀栀攀漀爀礀 漀昀 䘀甀渀 昀漀爀 䜀愀洀攀 䐀攀猀椀最渀⸀ 伀✀刀攀椀氀氀礀 䴀攀搀椀愀 가 䌀愀氀椀昀漀爀渀椀愀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 吀栀椀愀最漀⸀ 伀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 渀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀 搀攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 最渀攀爀漀 洀甀猀椀挀愀氀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 倀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 眀眀眀⸀挀漀洀瀀漀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀ⴀ挀漀洀瀀漀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀夀䜀伀吀匀䬀夀Ⰰ 䰀攀瘀 匀⸀ 䄀 䘀漀爀洀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 䴀攀渀琀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ㄀㤀㠀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 搀攀 䘀琀椀洀愀 䄀爀愀渀栀愀 搀攀 儀甀攀椀爀漀稀Ⰰ 吀䠀伀䴀䄀娀⸀ 䴀愀爀挀漀猀 嘀椀渀椀挀椀甀猀Ⰰ 䴀伀吀䄀⸀ 䨀攀猀猀椀挀愀 䴀愀椀爀攀猀 匀攀瘀攀爀椀渀漀⸀ 匀椀洀甀氀愀渀搀漀 猀椀琀甀愀攀猀 攀 ⠀爀攀⤀攀氀愀戀漀爀愀渀搀漀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 樀漀最漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 簀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 ⴀ 瘀⸀㄀㐀 ጀ†渀⸀ ㌀ ጀ䐠椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀猀攀攀爀⸀甀昀戀愀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀愀瀀漀猀挀漀洀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㄀㘀 㤀㤀⼀㄀㌀㄀㈀㤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 愀戀爀椀氀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀