ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00587</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Novos Visionários</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Rheingantz Padilha Rainheri (Faculdade Maurício de Nassau); Maria Teresa de Carvalho Poças (Faculdade Maurício de Nassau)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;economia, empreendedorismo, empregabilidade, crise, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi realizado no âmbito das disciplinas de Redação Jornalística III e Edição Gráfica II, componentes curriculares obrigatórios do 6º período de Jornalismo do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Explorando o tema da empregabilidade, o jornal Novos Visionários aborda o empreendedorismo e as novas maneiras de lucrar a partir da internet e de aplicativos para smartphones, em meio a um cenário pouco animador na economia brasileira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),&#8239;12,3 milhões de brasileiros estão desempregados. O número, que compreende o trimestre encerrado em janeiro de 2017, representa 12,6% da população, sendo a maior taxa da série&#8239;histórica&#8239;desde 2012.&#8239;O País vive sua maior crise econômica, sem perspectivas de melhora no curto prazo e, por isso, quem perde a carteira assinada, acaba procurando outras alternativas de trabalho.&#8239;&#8239; Peter&#8239;Drucker&#8239;(1998), vê empreendedores como pessoas inovadoras. Para ele, inovação é a maneira de explorar o negócio como oportunidade para o negócio ou serviço diferenciado.&#8239;Apostar no próprio negócio, portanto,&#8239;é uma opção. O IBGE&#8239;(2016)&#8239;aponta que mais de&#8239;20 milhões de brasileiros estejam envolvidos em projetos próprios.&#8239; Novos Visionários aborda questões como empreendedorismo, vendas diretas e uso das novas tecnologias como meio de sustento. A abordagem de conteúdo jornalístico trazida pela disciplina de Redação foi compartilhada com a disciplina de Edição Gráfica, contribuindo para a formação de um olhar crítico para o projeto editorial e gráfico de um jornal, responsável pela materialidade do discurso de uma publicação periódica. Desde a escolha do que se quer dizer e para quem se quer dizer e como se quer dizer, como primeiro passo para se estabelecer o projeto editorial, todas as escolhas que serão feitas posteriormente para o projeto gráfico devem ser compatíveis com as escolhas anteriores. Para isso é necessário o estudo do sistema de cores e como elas podem atrair mais atenção, transmitir códigos culturais, etc; a importância da divisão da publicação em colunas; como a escolha por determinadas famílias tipográficas, por exemplo, faz com que questões de legibilidade e leiturabilidade sejam bem solucionadas e não causem ruído na comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal tem como principais objetivos identificar os efeitos da crise econômica para a população e as maneiras encontradas pelos pernambucanos para se manter no mercado de trabalho.&#8239;&#8239; Os personagens das matérias são pessoas comuns que viram na possibilidade de abrir o próprio negócio a chance de mudar de vida. O trabalho tem como finalidade mostrar que é possível empreender ou apostar em novos nichos de trabalho, apesar da situação econômica instável do País.&#8239; Novos Visionários também tem como objetivo discutir a importância das novas plataformas para o mercado de trabalho: como fazer dinheiro se tornando digital&#8239;influencer&#8239;ou utilizando um aplicativo de carona remunerada como o Uber para sair do sufoco. Estes aspectos foram verificados segundo conceitos trabalhados dentro da interdisciplinaridade entre as áreas de Redação Jornalística e Edição Gráfica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As temáticas apresentadas neste trabalho são de grande relevância jornalística e social. Compreender melhor o mercado de trabalho e como as novas tecnologias podem abrir portas é fundamental para nortear o leitor em um momento de incertezas como o que vivemos.&#8239;&#8239; É o caso do novo mercado movimentado pelos&#8239;chamados influenciadores digitais desde a popularização&#8239;das redes sociais.&#8239;Eduardo Vieira (2016, n.p.) define o&#8239;influencer&#8239;marketing como "a maneira pela qual as empresas recompensam celebridades e estrelas das mídias sociais para criar conteúdos em prol das marcas, gerando endosso  e, assim, influenciando pessoas." (VIEIRA, 2016, n.p.). Nesse sentido, youtubers e&#8239;blogueiros passam a utilizar&#8239;a capilaridade e proximidade com determinado público para vender produtos e receber patrocínios.&#8239;&#8239; Além disso, mergulhar no universo da atual economia brasileira é registrar um momento histórico para o País, que vive sua pior crise de todos os tempos. Um dossiê que, dentro de alguns anos, pode levar a uma melhor compreensão da realidade econômica do País.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os temas das reportagens foram&#8239;escolhidos,&#8239;delimitados e&#8239;tiveram&#8239;problemas e hipóteses&#8239;levantados.&#8239;O próximo passo foi&#8239;a coleta de dados e informações.&#8239;As técnicas de pesquisa empregadas neste trabalho foram: documental, porque explorou estatísticas&#8239;oficiais; bibliográfica, pois levou em consideração informações de outras publicações e de campo, porque foi concretizado através de entrevistas&#8239;e coleta de informações. A etapa seguinte foi a redação dos textos, com base no que foi apurado junto às fontes.&#8239; Os textos foram selecionados e&#8239;diagramados dentro de uma determinada linha editorial.&#8239;&#8239; Com relação ao planejamento gráfico, as etapas principais foram as seguintes: - pesquisa de similares (observação das variedades de projetos gráficos de tabloides); - a partir de um tablóide existente, observação dos elementos de um layout de página. Rabiscar a estrutura de uma página a fim de identificar a quantidade de colunas e quais elementos se repetem em todas as páginas do jornal. - observação dos princípios básicos de composição de página, como proximidade, alinhamento, contraste e repetição; - aulas práticas com o programa Indesign para conhecer suas ferramentas e comandos principais; - trabalho em grupo, com divisão de funções considerando-se a prática de edição gráfica nos departamentos de arte de uma redação jornalística. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Novos Visionários é um jornal-laboratório, tipo tablóide, impresso em doze páginas, tamanho A3, em quatro cores, composto de quatro reportagens e uma entrevista pingue-pongue. O material informativo conta ainda com uma página de opinião com editorial&#8239;e artigos.&#8239;&#8239; O projeto foi concebido em duas cadeiras do 6º período da&#8239;Uninassau: Redação Jornalística III e Edição Gráfica II. O jornal é temático sobre várias questões em torno da empregabilidade, portanto, ele não tem caráter noticioso e periodicidade diária como jornais e tabloides que circulam e são vendidos, normalmente, em bancas de revista. Após ter sido definido o público-alvo e o planejamento editorial e gráfico, foram selecionados os temas e elaboradas as pré-pautas e, dessa forma, foram iniciadas as pesquisas para a redação das matérias. Os textos foram elaborados individualmente pelos alunos da turma na disciplina de Redação e, posteriormente, foram escolhidos pelos grupos para editoração eletrônica na disciplina de Edição Gráfica, que diagramaram e providenciaram sua impressão, fazendo assim com que teoria e prática se somassem para proporcionar uma experiência de trabalho dentro de uma redação de jornal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A prática trazida pela experiência de se fazer um jornal-laboratório dentro do curso de jornalismo, através da interdisciplinaridade de Redação e Edição Gráfica, contribuiu para vivenciar o fazer jornalístico, com todas as especificidades que envolvem a produção de uma publicação: fazer uma pauta, uma reportagem, uma redação, trabalhar com fotografia, entre outras atividades inerentes ao processo de produção de um jornal, além das implicações gráficas e visuais que todas essas escolhas acabam por orientar. Só assim que se consegue materializar, em tempo útil e sob pressão, uma publicação com bons conteúdos, boa legibilidade e leiturabilidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DRUCKER, P.(1998). Inovação e espírito empreendedor. 5.ed. São Paulo: Pioneira. <br><br>IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Trimestral 2016 (Disponível em http://www.ibge.gov.br/ home/estatistica/indicadores/ trabalhoerendimento/pnad_ continua/) <br><br>VIEIRA, Eduardo. Influenciadores, a fronteira final da publicidade. Meio e Mensagem, 2016. disponível em <http://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2016/05/24/influenciadores-afronteira-final-da-publicidade.html> in SILVA, Cristiane (2016). Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia<br><br> </td></tr></table></body></html>