ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00591</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Somos únicos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Sávio Wesley Moura Gomes (Centro Universitário 7 de Setembro); Francisco Erivando Pinheiro Junior (Centro Universitário 7 de Setembro); Raimundo Bezerra Lima Júnior (Centro Universitário 7 de Setembro); Herbert da Silva Sousa (Centro Universitário 7 de Setembro); Daniel Costa Silveiro (Centro Universitário 7 de Setembro); Icaro Heron Ferreira da Costa (Centro Universitário 7 de Setembro); Luana Maria Maciel dos Santos (Centro Universitário 7 de Setembro); Flávio Matheus Silva Paiva (Centro Universitário 7 de Setembro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Conscientização, Brandend Content, Bolhas Virtuais, Erosão Social, Marketing Digital</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto constitui-se em uma campanha promocional voltada para as redes sociais, que se utiliza de uma estratégia empreendedora de marketing conhecida como brandend content, que promove um conteúdo diretamente relacionado ao universo da marca. Como objetivo principal, buscou-se, através desta estratégia, criar uma campanha integrada para as plataformas digitais: Instagram, Facebook e Youtube. Apresentando um conceito social e uma discussão sobre conscientização e união das minorias, o projeto emprega técnicas aprendidas e estudadas interdisciplinarmente entre as aulas de Sociedade da Informação e Tecnologia, Marketing, Produção Publicitária em TV e Cinema e Produção Publicitária em Mídias Digitais, em seus produtos: um web documentário de making of da campanha para o Youtube, seis postagens e cinco vídeos para a plataforma Instagram e Facebook.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante a disciplina de Produção Publicitária em Mídias Digitais, foi proposta a criação de uma campanha de conscientização para o meio virtual em um projeto integrado com outras disciplinas. Este projeto trata-se da criação de uma campanha promocional voltada para as redes sociais que utiliza-se de uma estratégia de marketing conhecida como brandend content que traz uma solução inovadora para os desafios de transmitir a mensagem de uma marca aos seus consumidores. Marca essa que tomamos como cliente a Diesel, uma marca de moda que exerce um grande apelo no público jovem, um consumidor nativo dos meios digitais. A escolha foi feita tendo em mente a importância do meio digital para a promoção da técnica de marketing brandend content, que tem como tradução português de conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que está diretamente relacionado ao universo de uma marca e esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância para o seu público-alvo. Outro fator para a escolha foi engajamento promovido por essa estratégia de marketing, como reconhece Covaleski (2010, p.24),  trata-se de uma publicidade mesclada ao conteúdo e transformada em entretenimento; e que também torna-se apta à interatividade e suscetível a ser compartilhada . Método este que propõe solucionar de maneira sutil um problema delicado, o branded content é muito flexível e adaptável. Ele se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento. Além disso, pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos, como foi a escolha da veiculação da campanha em duas plataformas digitais: Youtube e Instagram, locais esses onde se encontra nosso público-alvo em questão, um consumidor jovem, antenado e militante nas redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de combater e conscientizar uma erosão social que se encontra hoje em dia os diversos discursos postos na margem como minoria, pretende-se criar uma campanha promocional para a marca de roupa Diesel de cunho temático social no formato estratégico do marketing branded content, com modelo de veiculação direto para as mídias digitais onde se encontra o público-alvo em questão presentes nas redes sociais. Notado-se a deficiência que se encontra em nossa sociedade contemporânea, a falta de união e apoio entre os discursos que trazem apontamos importantes sobre gênero, feminismo e racismo. A campanha tem como proposta unir esses tais discursos postos na margem pelo opressor que está no centro, e conscientizá-los através de uma marca que deleita sobre os conceitos militantes dos jovens da nossa sociedade presente nas redes sociais. A partir de métodos estudados na disciplina de Produção Publicitária em TV e Cinema, como também tendo como base estudos de textos trabalhados nas disciplinas de Sociedade da Informação e Tecnologia e Marketing, almeja-se desenvolver vídeos e imagens para a campanha promocional nas redes sociais para o cliente Diesel, uma marca de moda italiana aclamada pelo público jovem principalmente por suas campanhas publicitárias problematizadoras e ousadas. Mais especificamente, deseja-se: Produzir um ensaio fotográfico com a estética de editorial de moda para produção da campanha promocional, com cinco modelos nos seus respectivos personagens; Produzir vídeos com relatos verídicos pessoais de cada um dos personagens, no formato da plataforma digital instagram; estratégico de marketing do branded content; A criação de um web documentário mostrando o making of da campanha junto com depoimentos e relatos dos personagens trazendo a discussão da temática em questão para ser veiculado na plataforma digital Youtube; Elaboração de um slogan, cinco títulos para cada proposta em discussão e um layout que crie unidade entre as peças produzidas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha para a veiculação online da campanha promocional deve-se ao fato de que a tecnologia e as redes sociais se fazem mais presentes do que imagina-se no atual cotidiano, mesmo quando se está  offline produzimos, geramos e fornecemos informações a tantos, alterando assim, em velocidade extraordinária, nossas relações interpessoais. No texto Cibercultura, Felício Vigiada afirma que:  Estar em sociedade (na sociedade ocidental, principalmente) é estar conectado à internet e participar do fluxo informacional constante, seja no consumo de notícias e postagens de amigos, seja produzindo comunicação, textos, fotos, vídeos, microvídeos, ou ainda mais, oferecendo dados de modo compulsório através da habilitação do compartilhamento de dados automático dos celulares, entregando a diversa empresa e bases de dados a sua localização em tempo real a todo o momento, sua altura, seus movimentos, os conteúdos que lê na internet, seus contatos na agenda, as pessoas com quem mais fala, aquelas que bloqueou. Toda partícula de informação passa a sofrer escrutínio . (VIGIADA, 2016, CIBERCULTURA.) Quando fala-se em privacidade hoje, se tem um conceito de que há um controle por parte do indivíduo acerca de sua vida, intimidade, profissionalismo e tantas outras coisas que acabam se tornando públicas ao serem expostas nas redes sociais. Essas que por sua vez, fazem o papel de transformar a sociedade em sociedades segmentadas, ou seja causando uma erosão social. O conceito que a campanha promocional deseja passar é combater a vivência em bolhas virtuais, causada por uma filtragem de conteúdos oriundos de uma estrutura tecnológica chamada de algoritmo. Para ilustrar melhor esse conceito de conscientização e o almejo pela união dos discurso o slogan elaborado para a campanha promocional do cliente Diesel: Somos Únicos! Somos Um Só. Retratando assim, a mensagem de conscientização para o fim dessas bolhas virtuais aumentando uma discussão polêmica sobre o que cerca a sociedade de hoje em dia. A importância desse projeto consiste em inserir a marca Diesel na discussão sobre a temática dos discursos minoritários, com o intuito de conscientizar o público da marca gerando uma união de representatividade, tolerância e empatia. Notando-se a importância que cada discurso tem sua particularidade, o slogan da campanha traz em sua primeira parte a afirmação: Somos Únicos! Doravante a essa primeira parte a frase: Somos Um Só. Diz respeito a ser uma só sociedade que precisa ser unida. A escolha do cliente também foi pensando cautelosamente para abordar esse assunto e tornar-se um valor para a própria marca. A Diesel já é muito conhecida no mercado como uma marca de moda voltada para o público jovem ousado, a marca sempre estar envolvida em campanhas impactantes e pautas diferenciadas, trazendo muitos engôdos do cotidiano em que vivemos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na pré-produção do projeto, realizou-se a escolha do tema a ser abordado na campanha promocional, este de cunho social foi escolhido com o a finalidade de gerar engajamento através do diálogo e relevância na campanha. A técnica de marketing, branded content, foi escolhida com o intuito de gerar por intermédio dos meios digitais uma agregação de valores e transmitir uma mensagem aos seus consumidores, através da marca. Por meio de técnicas da disciplina de Marketing e os conceitos estudados do livro Marketing 3.0 (KOTLER, 2010) que aborda estratégias inovadoras de marketing branded content e mostra porque o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores-alvo, foi estabelecido três requisitos de valores e definiu-se a escolha do tema problema: Erosão social causada por bolhas sociais oriundos do algoritmo digital, estudado a partir de textos trabalhados na disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologia. Para solucionar esse problema foi criado um briefing para a construção da campanha promocional, a partir dessa análise do cliente, foi estabelecido a temática social, o público-alvo, plataformas de veiculação e os objetivos da campanha promocional. Após a construção do briefing, realizou-se a criação de um primeiro roteiro para o ensaio fotográfico do produto da marca escolhida como cliente, a Diesel, no qual toda produção de moda foi realizada pela própria equipe. A partir de técnicas aprendidas na disciplina de Fotografia Publicitária e melhor aperfeiçoadas na disciplina de Produção Publicitária em Cinema e TV, para a produção utilizou-se duas câmeras no processo: uma 5D Mark com lente de 2470 e outra de 70200 da NIKON para o ensaio fotográfico de estética. No editorial de moda, a câmera utilizada foi uma NIKON D5100 com lente 50mm, assim como para gravação do making of da campanha promocional. Na fase seguinte, foi produzido um layout para a construção das postagens (publicação de imagens na internet) para a plataforma digital Instagram. Foi definido o formato de um modelo geométrico com medidas de 1200 por 1200 para internet com dois tipos de molduras nas laterais nas cores azul e roxa, a escolha dessas duas cores é para transmitir o efeito análogo do círculo cromático, pois toda a campanha tem o conceito na produção de moda da dualidade complementar, trazendo evidências para a construção analógica. A campanha também tem como objetivo indica uma semelhança entre os discursos pautadas, esse com o intuito de transmitir semelhança em diversos tipos de pernonas, além de abordar o discurso do desejo ao ser ouvido e representado, assim como levantar a ideia de uma sociedade unida e empática. O significado dessas duas cores também é importante, o azul simbolizando confiança, verdade e sabedoria, enquanto o roxo simboliza a libertação de medos e engodos. Já a tipografia que foi utilizada na campanha promocional é a mesma que a marca Diesel usa em suas campanhas. A penúltima fase consistiu-se na captura de vídeos de depoimentos pessoais de cada modelo, com uma terceira câmera 5D Mark com uma lente de 2470 e outra de 70200 da NIKON, esse processo foi realizado no estúdio de TV e Cinema do Cento Universitário Sete de Setembro - UNI7 a partir de técnicas aprendidas na disciplina de Produção Publicitária em Cinema e TV. A realização foi executada a partir de um roteiro estruturado na estética do modo participativo, como o próprio nome sugere, é marcado por mostrar a participação do documentarista e da equipe. Dessa forma, o sujeito ativo no processo de gravação/filmagem, interage e promove uma conversa e engajamento com entrevistado durante das filmagens. Segundo Bill Nichols, os documentários podem se dividir em seis modos distintos, são eles, poético, expositivo, observativo, participativo, reflexivo e performático. A identificação de um filme com um certo modo não precisa ser total. Um documentário reflexivo pode conter diversos segmentos, proporções e grandes tomadas sejam elas observativas ou poéticas. As características de um dado modo funcionam como dominantes em um determinado filme, elas dão estrutura ao filme, mas não ditam ou determinam todos os aspectos de sua organização. Assim:  Esses modos determinam uma estrutura de afiliação frouxa, na qual os indivíduos trabalham; estabelecem as convenções que um determinado filme pode adotar e propiciam expectativas específicas que os espectadores esperam ver satisfeitas. Cada modo compreende exemplos que podemos identificar como protótipos ou modelos: eles parecem expressar de maneira exemplar as características mais peculiares de cada modo (& ) (Nichols 2001, pag.136). Com a finalidade da produção de um web documentário com a técnica participativa foram produzidos vídeos para serem veiculados na plataforma digital Youtube, além disso os vídeos foram captados com o intuito de também serem veiculados na plataforma digital Instagram com tempo reduzido e formato adaptado para esse veículo, por último fase realizou-se a edição desses materiais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira fase para a execução da campanha promocional partiu-se da construção de um briefing, ou seja, um documento responsável por fornecer informações referentes do que deve ser feito no trabalho solicitado pelo cliente. A partir desse ponto, houve uma série de pesquisas onde foram discutidas as questões de gênero, racismo e machismo e foi feito um levantamento de questões e estratégias para melhor obtenção de resultados para a campanha veiculada em mídias digitais. A partir daí, delimitou-se que a segunda fase seria uma execução de um ensaio fotográfico com a estética de editorial de moda e a produção de um web documentário para o Youtube com o slogan Somos únicos! Somos um Só. A escolha do cliente foi extremamente pensada pelo o grau de delicadeza que se propõe o conceito da campanha: conscientização e união dos discursos das minorias. Desde a década de 1950 e 1960, ícones da juventude como Jeames Jean e Marlon Brandom encarnavam seus personagens jovens e subversivos no cinema usando calças jeans. Tais valores de juventude e irreverência relacionados aos jeans evidenciam o fato apontado por Baudrillard (1972) de que o consumo é um modo de relação não apenas com objetos, mas com o mundo e com formas de vida. A criatividade é a força motriz está por trás da estratégia de posicionamento da marca Diesel. O sucesso da italiana Diesel Jeans chama a atenção em um mercado onde a tradição é valorizada, pois a marca demonstrou, no inicio de sua história, grande inventividade e subversão de valores sociais tradicionais. A busca por diferenciação em um mercado tomado pelas marcas tradicionais impulsiona a Diesel a construir o valor de ousadia por meio de suas campanhas publicitárias. Vale lembrar que, segundo Miranda (2008, p.46), a publicidade tem como objetivo despertar o desejo por determinado produto através da construção de um imaginário. Por conta desse objetivo, a publicidade de moda não apresenta necessariamente argumentos, mais jogos de associações que relacionem o objeto vendido a outros valores como feminilidade, capacidade de sedução, beleza, etc. Eric Landowski (1992) é quem primeiro desenvolveu posições actanciais (elemento que entra no ato de comunicação como participante - pessoa, coisa - ativo ou passivo daquilo que se indica no predicado) em suas análises baseadas no referencial da sociossemiótica e que visam entender melhor as imagens publicitárias. O pesquisador francês defende a ideia de que as interações sociais e os modos de vida podem ser melhor entendidos a partir das análises de suas encenações no campo do consumo. Desse modo, tomamos a publicidade da Diesel como uma proposição ao seu público consumidor sobre um modo de vida, compartilhando os principais valores que regem sua interação com o mundo. E com o objetivo de reposicionar a marca para um público da minoria engajada com causas sociais do público B e C, é que se pretendeu fundar esta campanha promocional. No ensaio, foram selecionados cinco modelos de acordo com o objetivo especificado: um homem heterossexual, uma mulher feminista, uma negra, um andrógino (A pessoa andrógina é aquela que tem características físicas e, adicionalmente, as comportamentais de ambos os sexos) e um homem homossexual. As cores das peças de roupas também foram pensadas para criar unidade entre as peças e os modelos visando a marca Diesel lançando um produto acessível para todos as classes, idades e gênero. Além disso na produção utilizamos vários equipamentos necessários para a produção das fotografias e dos vídeos. As fotos foram pensadas em serem tiradas em um local fixo na própria universidade, especificamente no estádio de atletismo pela proposta clean e o ângulo de infinitude que a cúpula e a arquibancada proporciona, assim como a iluminação que contou muito na escolha da locação. As roupas como produto da campanha foram escolhidos em duas cores preto e branco, que possuem um alto teor de contraste, mas que uma complementa a outra. O branco é a junção de todas as cores em uma só e o preto a falta delas. Apesar de serem totalmente opostas elas demonstram o maior teor harmônico. E essa harmonia que refletimos em nossas cores, também queremos refletir nos nossos modelos, pessoas que protagonizam diferenças notórias de cores e de identidades, mas que juntos são únicos. A terceira fase se consolidou na pós-produção das imagens captadas no Laboratório de fotografia da UNI7 Centro Universitário sete de setembro e da Universidade de Fortaleza (universidade de alguns co-autores que ajudaram na produção do trabalho e nas edições e construção do material teórico). As edições foram realizadas em duas etapas, na primeira houve o processo de edição, finalização e adaptação para as redes sociais das fotografias acompanhado com um dos membros da equipe. Já a segunda consistiu em editar e finalizar os vídeos para internet no formato do instagram e youtube com tempo e corte do vídeo específico para cada uma dessas mídias digitais. Foi produzida 752 fotos e escolhidas para a campanha 6 fotos, dos quais batizamos com títulos conceitos e assinado com slogan e logo do cliente. Os títulos são: - "A roupa não tem gênero". Traz em pauta a discussão de gênero na moda que influencia em âmbito social e permeia sobre a dita identidade do sujeito. - "Devemos ser feministas". Coloca em questão o fato da importância de que todos devemos ter consciência e empatia sobre o discurso feministas e lutarmos pela causa das mulheres e a inclusão da mulher transexual nesse conflito. - "A alma não tem cor". Esse título pontua sobre o preconceito racial que ainda se encontra enraizado na nossa cultura, mesmo que de forma maquiada. - "Dois corpos e uma essência". Fala sobre dois corpos com estruturas diferentes, mas com a mesma humanidade. Trata de igualdade. - "Somos Únicos Somos Um Só". Para finalizar o slogan vem em forma título na última postagem. Unindo todos os discursos com suas particulares em uma só foto de protesto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Durante a realização do trabalho, as atividades foram divididas em diversas fases nas quais houveram interação, engajamento e participação dos membros da equipe. A construção do mesmo foi de suma importância para o aprofundamento do conteúdo ministrado durante a disciplina de produção em mídia digitais , com envolvimento paralelo direto com a disciplina de Produção Publicitária em TV e Cinema e Marketing que nos ajudou bastante com as técnicas de estratégia promocional, direção, produção e edição das fotos e vídeos. A produção do produto levou aos alunos a pesquisarem, se aprofundarem e desenvolverem estratégias para atingir os objetivos estabelecidos e assim solucionar a demanda do cliente Diesel. A experiência da construção desse produto chegou a mudar cada um dos membros dessa equipe, pois houve uma parceria com co-autores de uma outra instituição vizinha, foi um projeto colaborativo, e contentes com o resultado final entregamos um dos melhores trabalhos que já nos dedicamos na vida acadêmica pelo teor social que fomos envolvidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Martins Fontes, 1972. LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Educ/Pontes, 1992. . O triângulo emocional do discurso publicitário, in: Comunicação Midiática nº6. Bauru: UNESP, 2006, p.14. MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. FELÍCIO, Maurício Barbosa da Cruz. Cibercultura Vigiada - Algoritmos Sociais e Privacidade Digital. XXXIX Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, SP. 2016. BAUMAN, Zygmunt; LYON, David. Vigilância Líquida. São Paulo: Zahar, 2014. KOTLER, Philip. Marketing 3.0. 4. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. <br><br> </td></tr></table></body></html>