ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00598</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de Comunicação: Niro Health Center</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caroline Mascarenhas Nunes (Faculdade Anísio Teixeira); Marcos Vinicius Da Cruz Carneiro (Faculdade Anísio Teixeira); Claudia Regina da Silva Trindade (Faculdade Anísio Teixeira); Daniela Costa Ribeiro (Faculdade Anísio Teixeira)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;comunicação, estratégias, pesquisa, reposicionamento, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p>O presente trabalho de conclusão de curso é composto por um Planejamento de Comunicação criado para a empresa Niro Health Center, localizada na cidade de Feira de Santana. O planejamento é composto de dados sobre o histórico da empresa, pesquisas, análises da concorrência, estratégias de comunicação, campanhas publicitárias e sugestões mercadológicas. Através do estudo feito com embasamento nas informações colhidas, foi identificado o problema de comunicação e, para solucioná-lo, foram elaboradas estratégias de marketing, abrangendo várias mídias. Para a realização desse projeto foi criada uma agência experimental, com o intuito de criar mecanismos capazes de reposicionar a marca no mercado, proporcionando maior visibilidade para os serviços ofertados e apresentando a multidisciplinaridade da empresa, visando um aumento no fluxo de clientes e maior participação no mercado.<br></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O referido trabalho acadêmico constitui-se em um planejamento de comunicação anual desenvolvido por uma agência experimental. As ações elaboradas nesse projeto englobam mídias diversificadas e os seus respectivos conceitos são fundamentados com base nos resultados das pesquisas exploratórias, nas análises de micro e macroambiente, além dos estudos de mídia. O desenvolvimento deste trabalho implica na responsabilidade com a organização escolhida  a Niro Heath Center  associada ao comprometimento de desempenhar um projeto de utilidade para a empresa e instituição acadêmica. A cidade de Feira de Santana conta com diversas clínicas especializadas em estética, saúde e bem-estar, no entanto, uma das únicas que oferecem todos os serviços citados em um mesmo lugar é a Niro Health Center. A união de saúde, bem-estar e estética é essencial para uma boa qualidade de vida. Os tratamentos estéticos tornam-se mais eficazes quando associados ao acompanhamento regular da saúde. É fundamental aliar os cuidados com o corpo com procedimentos que elevam a auto estima. Por isso, a importância de desenvolver um planejamento de comunicação para uma empresa com uma grande diversidade de serviços ofertados, pouco reconhecida e que é vista apenas como uma clínica que oferta serviços de estética e também, sendo acessível apenas para a classe A. Essa visão é prejudicial ao desenvolvimento da empresa, afinal, acaba afastando alguns clientes, fazendo com que eles não despertem interesse em conhecer os serviços. Dessa forma, a NIRO Health Center precisa desmistificar essa percepção, apresentando os serviços de imagem, odontologia e medicina, ampliando assim o seu público frequentador através de uma ampla estratégia de comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O projeto tem como objetivos principais: planejar uma nova comunicação com base nos resultados obtidos durante a pesquisa aplicada, intensificar a visibilidade dos serviços oferecidos, reposicionar a empresa no mercado e aprimorar o share of mind dos clientes e consumidores potenciais. Além disso, é essencial pesquisar o que a empresa já realizou no que se trata de comunicação, para analisar as possíveis falhas existentes e definir qual a fatia necessária para pesquisar e definir o público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O projeto experimental de comunicação é constituído por um processo de competências necessárias para a formação profissional, que permite ao discente colocar em prática e expor publicamente tudo aquilo que foi adquirido ao longo dos anos, tanto em fundamentos teóricos como em práticos. Seu objetivo principal é promover a aplicação desses conhecimentos que resultará em uma produção final de proposta profissional de comunicação. Tal projeto tem cunho acadêmico e foi realizado sem fins lucrativos. O trabalho foi iniciado no 7º semestre, na disciplina de Elaboração de Projetos em Comunicação, definindo a escolha do cliente e desenvolvimento do pré-projeto, que permitiu o direcionamento das pesquisas. Com isso, a produção e pesquisas aplicadas, foram realizadas no 8º semestre, finalizando o planejamento de comunicação do cliente. Destaque em Feira de Santana na área de estética, a empresa "Niro Health Center", através de um consenso foi escolhida como cliente não somente por conta do seu grande potencial e diferencial ofertado no mercado, mas também pela afinidade dos discentes com o assunto. O planejamento escolhido foi anual, com intuito de aproveitar as datas comemorativas e também, permitir um planejamento flexível, que possa ser revisto e realinhado quando for preciso, para que exista uma avaliação mais específica dos resultados e caso necessário, sejam feitas melhorias nas estratégias. O trabalho acadêmico é importante para informar à sociedade feirense e da região sobre os custos de investimento para realização de procedimentos que a Niro oferta, que não são mais altos em relação aos concorrentes e sim competitivos, fato importante sobre a empresa, e também sobre a facilidade de contratar serviços através de um vasto número de convênios que são aceitos. Já para a própria Niro Health Center, as informações coletadas durante este projeto, são de extrema importância para que se possa identificar as ameaças e fragilidades que afetam a empresa, mas que ainda não tenham sido notadas. Bem como as suas oportunidades e potencialidades, para que haja uma ampliação e clareza nas informações transmitidas às demais classes além das A e B, e se torne de conhecimento público os outros serviços ofertados pela empresa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Fonseca (2002) diz que: "methodos significa organização, e logos, estudo sistemático, pesquisa, investigação", ou seja, a metodologia é a forma de organizar quais caminhos a serem seguidos, quando é realizado uma pesquisa ou estudo. Dessa forma, no processo de construção desse projeto, foram utilizados os seguintes métodos: pesquisa exploratória de campo, pesquisas bibliográficas, entrevistas e recursos tecnológicos. A pesquisa exploratória, feita por meio de questionário, foi determinante para o desenvolvimento do trabalho. Com o objetivo de conseguir informações acerca de um assunto, para o qual se procura uma solução, ou de confirmar algum ponto importante para a elaboração da estratégia de comunicação. Segundo Antônio Carlos Gil (2008), o questionário pode ser interpretado como uma técnica que visa à investigação social baseada em um conjunto de questões  subjetivas e objetivas  que serão direcionadas às pessoas com o intuito de obter informações acerca de valores, interesses, sentimentos, comportamento. Para este planejamento de comunicação, durante o final do mês de Setembro e início de Outubro de 2016, na região de Feira de Santana, questionários foram aplicados ao público frequentador e não frequentador da NIRO Health Center. Totalizaram-se 553 respostas, com pessoas de idades  de 20 anos a maiores de 50  e classes diferentes. Deste total, 300 respostas foram do questionário primário e as outras 253 foram obtidas com o secundário. O primeiro continha 13 quesitos objetivos e subjetivos, enquanto que o secundário possuía uma questão 165 principal em que a partir da resposta  afirmativa ou negativa  o entrevistado seria direcionado a outro questionamento. Ambas as entrevistas foram realizadas com o intento de obter o conhecimento imprescindível para proporcionar a este planejamento de comunicação a objetividade necessária. O questionário primário foi aplicado pessoalmente entre o período de 24 de Setembro a 07 de Outubro, enquanto que o secundário foi realizado de forma digital e em um intervalo de tempo menor, entre os dias 13 e 18 de Outubro. Baseando-se nas ferramentas propostas pelas metodologias adotadas, foi obtido o suporte necessário para levantamento das informações necessárias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O processo inicial para a construção deste projeto experimental de comunicação foi um estudo aprofundado sobre todos os possíveis temas envolvidos para a criação de um referencial teórico. A partir de pesquisas bibliográficas e no meio online, foram redigidos artigos sobre diversos temas, como: Marketing de Serviços, Consumidor, Saúde e Bem-Estar, Planos de saúde, História da Beleza e Influência dos Padrões de Beleza na Mídia e Redes Sociais. Após o levantamento de informações sobre os assuntos envolvidos no universo do cliente, foram feitas análises de micro e macroambiente e estudo dos 4Ps de marketing (Praça, Preço, Produto e Promoção), como busca de conhecer melhor a empresa, os serviços disponíveis, a equipe de profissionais, os preços ofertados, a localização e estrutura e a forma como a comunicação é trabalhada na organização. Logo após, foi feita a análise da concorrência direta e indireta da Niro. A busca por conhecer a concorrência auxilia a melhor compreender a forma com que as outras empresas respondem às crises e oportunidades, além de ajudar a descobrir os seus pontos positivos e negativos, para desta maneira ser realizado um comparativo com a atuação da própria empresa, identificando os acertos e os aspectos que precisam ser melhorados. Como resultado desses estudos, foi realizada uma análise de PFOA que consiste na reunião de dados internos e externos da instituição, com base em suas potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças. Foi aplicada uma pesquisa exploratória de campo para definição do público alvo da campanha. Através da pesquisa, foram obtidos resultados que são imprescindíveis para direcionar ações de comunicação para grupos específicos, com o objetivo de atingir públicos potenciais e melhorar a visibilidade que a empresa oferece. Com o público alvo definido, o posicionamento da Niro foi identificado, deixando claro a imagem que a empresa deseja transparecer a seus clientes. Com isso, foi detectado o problema da atual comunicação e traçados os principais objetivos. Com as principais informações já analisadas, foi iniciado o processo de elaboração de estratégias de mídia e de comunicação. O planejamento de mídia, segundo Tamanaha (2006) é parte essencial de um plano de propaganda, que deve incluir os objetivos e as metas a cumprir e as táticas a serem seguidas. A partir daí, foram definidos objetivos, táticas, fases da campanha, seleção dos principais meios e justificativas dos veículos. Com isso, a estratégia criativa foi formulada, dando inicio ao plano de ações, com ações sugeridas e sugestões mercadológicas, como a análise de Wikibrand, que consiste em um estudo aprofundado de como a marca se comporta nas multiplataformas (Facebook, Instagram, Youtube), e o gerenciamento de crises, que auxilia a instituição em momentos que sua reputação é colocada em questão, comunicar de forma correta e clara é essencial, pois, caso existam ruídos na comunicação, a empresa pode enfrentar danos que podem ser estendidos por longos períodos, podendo acarretar uma destruição definitiva da imagem. O planejamento da campanha foi definido e separado em três fases: reposicionamento, promocional e sustentação. A campanha de reposicionamento tem como objetivos melhorar a visibilidade dos serviços e despertar o interesse do público-alvo para o reposicionamento da empresa. Na etapa da campanha promocional, o direcionamento maior será para a exposição de todos os serviços oferecidos pela clínica, incentivando o consumidor a conhecer todos os motivos da Niro ser uma clínica que combina com ele. O consumidor será incentivado a ter experiências com a empresa, com o objetivo de aproximar cada vez mais o cliente para a NIRO, fazendo com que ele invista nos procedimentos ofertados. E por fim, durante a fase de sustentação, será sustentada a nova percepção que o público-alvo tem da NIRO após o reposicionamento da empresa. Para tanto, será utilizada como ferramenta para persuadir o target uma Digital Influencer conhecida na cidade afim de também movimentar as redes sociais. Por fim, a concretização e prática desse projeto experimental de comunicação foi feita por meio de spot, VT, outdoor, material de divulgação em redes sociais, eventos promocionais e divulgação em sites da cidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> A elaboração deste planejamento de comunicação foi de extrema importância para o engrandecimento do conhecimento sobre a Publicidade. Além das aplicações teóricas, a oportunidade de praticar proporcionou novos olhares acerca das decisões que foram tomadas no decorrer do projeto. O cliente abordado é uma clínica multidisciplinar que oferece serviços de estética, odontologia, odontopediatria, cirurgias da face e Day Hospital. Porém, apesar de completa, é pouco notada. Os principais objetivos do planejamento são tornar a organização mais conhecida, melhorar o share of mind dos clientes e desprender a população de quaisquer preconceitos e visões precipitadas sobre a Niro. Dessa forma, é de suma importância atentar aos consumidores sobre o potencial completo e acessível oferecido pela empresa. Foram realizadas diversas reuniões com o sócio proprietário da empresa e com a gerente de marketing, para que assim fosse possível identificar o problema de comunicação existente e com base nele desenvolver o objetivo geral, que se trata do reposicionamento na maneira em que a comunicação da empresa é apresentada. A partir daí, o alcance do público alvo será efetivo. Sendo assim, descentralizar a comunicação em apenas um setor e passar a enaltecer também os outros serviços ofertados pela empresa, irão tornar de conhecimento público que a Niro não é somente uma empresa de estética que se destina apenas à classe A, mas sim, uma clínica multidisciplinar com preços competitivos em relação a sua concorrência. Por fim, a partir das informações que foram coletadas durante o decorrer deste projeto, seja por meio de entrevistas, pesquisas exploratórias e bibliográficas, ou através do próprio conhecimento adquirido ao longo do curso, foi comprovada a importância do desenvolvimento desse projeto para uma empresa, e especialmente, no caso da empresa estudada, a sua relevância para atingir novos públicos e ter um direcionamento mais assertivo em sua comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FORNI, J. J. Comunicação em tempo de crise. São Paulo: Ed. Atlas, 2003.<br><br>KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.<br><br>FURLAN, J. Ser mais saudável e melhorar o seu bem-estar. Instituto Fitness Brasil.<br><br>LAMBIM, J. J. Marketing Estratégico. 4ª. Ed. Portugal: McGraw-Hill, 2000.<br><br>LAS CASAS, A. L. Marketing de Serviços. São Paulo: Atlas, 1991.<br><br>NEVES, R. Crises empresariais com a opinião pública: como evitá-las e administrá-las: casos e histórias. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.<br><br>ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1992.<br><br>SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>