|
INSCRIÇÃO: | 00709 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO07 |
|
TÍTULO: | Site Raízes de Concreto |
|
AUTORES: | IÚRIO FERREIRA DO NASCIMENTO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI); Alcina Laiany Braga Almeida (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI); Maria Andreia dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI); Milene Madeiro de Lucena (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Barbalha, Centro Histórico, Patrimônio Arquitetônico, Tombamento, Jornalismo digital |
|
RESUMO |
O site Raízes de Concreto apresenta-se como uma narrativa virtual acerca do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de Barbalha, no Cariri cearense. O centro histórico da cidade, valioso em termos de beleza arquitetônica e cultural, preenche o site tornando-o um meio de alcance ao conteúdo histórico do município. O site traz textos jornalísticos e poéticos, fotografias, podcasts e vídeos que contam do patrimônio arquitetônico e cultural barbalhense, com a intenção de fazer esse conteúdo chegar às pessoas por meio da internet, e a questão de descaso e negligência por parte das políticas públicas a esse patrimônio seja assistida e, de alguma forma, revertida. |
|
INTRODUÇÃO |
O campo da internet, enquanto meio amplo para a informação, foi a esfera na qual a disciplina de Jornalismo na Internet, ofertada no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri em 2016, fez surgir o site Raízes de Concreto. Sob influência primeira dos estudos de Palacios (2002) e Mielniczuk (2003), utilizamos de utensílios de construção narrativa e informacional na web para formular um site como repositório de texto e audiovisual referente aos prédios históricos da cidade de Barbalha, localizada no cariri cearense, região sul do Ceará.䈀愀爀戀愀氀栀愀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 ᰀ䘠攀猀琀愀 搀漀 倀愀甀 搀愀 䈀愀渀搀攀椀爀愀 搀攀 匀愀渀琀漀 䄀渀琀渀椀漀ᴀ†焀甀攀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 䤀倀䠀䄀一Ⰰ 漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀漀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 䠀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀 䄀爀琀猀琀椀挀漀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䄀 爀椀焀甀攀稀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀渀椀挀愀 搀攀 猀甀愀猀 攀搀椀昀椀挀愀攀猀 愀挀愀戀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀 琀愀渀琀漀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀琀攀渀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 焀甀愀渀琀漀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀漀洀戀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀搀椀漀猀 搀攀 猀攀甀 挀攀渀琀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 搀愀琀愀洀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀䤀䤀 攀 堀䤀堀 攀 挀漀渀琀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀ 一漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 搀漀猀 瀀爀搀椀漀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 瀀攀爀搀攀爀 猀甀愀猀 昀愀挀栀愀搀愀猀 挀攀渀琀攀渀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 氀甀最愀爀 攀猀琀琀椀挀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 搀攀氀攀猀 昀漀爀愀洀 搀攀洀漀氀椀搀漀猀Ⰰ 攀 洀甀椀琀漀猀 攀猀琀漀 搀攀琀攀爀椀漀爀愀渀搀漀⸀ 䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀渀愀氀椀稀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀漀瘀漀 戀愀爀戀愀氀栀攀渀猀攀Ⰰ 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 最攀爀愀氀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 愀爀焀甀椀琀攀琀渀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 椀搀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 漀 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀⸀
Tal intento surgiu, portanto, a partir da averiguação de que o centro histórico da cidade de Barbalha, que possui mais de 40 prédios com processo de tombamento pelo IPHAN paralisado, não tinha um registro virtual para acesso da população barbalhense e demais pessoas interessadas no teor histórico e arquitetônico desses prédios. A partir de tal observação iniciamos o trabalho de desenvolver um site que fosse endereço virtual para acesso a uma parcela da história dessas construções arquitetônicas. |
|
OBJETIVO |
O site Raízes de Concreto é inserido na World Wide Web para atender à carência de informação acerca do patrimônio arquitetônico e histórico de Barbalha e de seu processo de tombamento, tornando-se, também, um espaço virtual de acesso à memória desse patrimônio. Como aponta Palacios (2002), a acumulação de informações é mais viável na Web do que em outras mídias, apontando o ciberespaço como terreno para armazenar e comunicar sem grandes riscos de perda do conteúdo. 倀愀爀愀 椀渀琀攀椀爀愀爀 攀 猀攀爀 攀渀搀攀爀攀漀 愀琀爀愀攀渀琀攀 攀 攀昀椀挀愀稀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 猀椀琀攀 愀琀攀渀搀攀猀猀攀 愀漀 焀甀攀 倀愀氀愀挀椀漀猀 ⠀㈀ ㈀⤀ 攀渀猀椀渀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 眀攀戀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀爀椀愀洀 渀愀 䴀甀氀琀椀洀椀搀椀愀氀椀搀愀搀攀⼀䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 䠀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 倀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 攀 䴀攀洀爀椀愀⸀
E sobre o aspecto da memória, o site ainda intenta em despertar no seu público a atenção sobre um fator de preservação de história e patrimônio; E no campo virtual a proposta de público é amplificada. Lage (2013) celebra as iniciativas em que as mídias estão como âmbitos de construção, disputa, ressignificação e enquadramento da memória. |
|
JUSTIFICATIVA |
A virtualização do centro histórico de Barbalha ramifica a questão de preservação de memória e patrimônio cultural para um âmbito de largo alcance e visibilidade. Isso evidencia o aspecto histórico do município ao passo que aproxima os público na internet com olhares sobre a importância dos símbolos culturais. Lévy (2007) aponta que o termo virtual vem do latim virtualis, que deriva de virtus que significa força e potência. A virtualização nasce atrelada significativamente a ideia de potencializar o real, o que justifica a escolha do site para dá evidência ao que mesmo boa parte dos barbalhenses não teriam conhecimento. 吀爀愀戀愀氀栀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 栀攀爀愀渀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀渀椀挀愀 搀攀猀猀攀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀 漀 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀 挀漀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 甀洀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀⸀
Ao visibilizar tal patrimônio na internet, o site dá evidência para as possibilidades turísticas do município como confirma Silva (2013), apud Myanaki (2007, p. 19): “O turismo cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”.伀 琀攀爀洀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 渀漀洀攀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀Ⰰ 愀搀瘀洀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀瘀漀爀攀 最攀渀攀愀氀最椀挀愀 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀 攀氀漀 搀攀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 挀爀攀猀挀攀 挀漀洀 漀猀 瀀爀搀椀漀猀 攀 愀氀椀挀攀爀愀 愀 栀攀爀愀渀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 瀀漀瘀漀 戀愀爀戀愀氀栀攀渀猀攀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 瘀椀爀琀甀愀氀 渀漀 猀攀 漀瀀漀爀 愀漀 爀攀愀氀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀 䰀瘀礀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 挀漀洀 愀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀㨀 ᰀ䄠 爀瘀漀爀攀 攀猀琀 瘀椀爀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 猀攀洀攀渀琀攀ᴀ†⠀䰀준嘀夀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 猀椀琀攀 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀 挀漀渀昀攀爀攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 挀漀洀 愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 䴀甀氀琀椀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀攀氀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀椀猀瀀漀猀琀愀 攀洀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀㬀 䄀琀攀渀搀攀 愀漀 焀甀攀 猀攀 攀猀瀀攀爀愀 搀攀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 甀洀 攀渀搀攀爀攀漀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀 攀 搀攀 瀀爀琀椀挀漀 洀愀渀甀猀攀椀漀 攀 琀爀漀挀愀⼀椀渀琀攀爀愀漀㬀 䠀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 昀愀稀 椀渀琀攀爀挀漀渀攀砀攀猀 搀攀 氀椀渀欀猀㬀 倀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 焀甀愀渀搀漀 愀搀攀焀甀愀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 䴀攀洀爀椀愀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀稀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ ⠀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀
A plataforma utilizada para desenvolver o site foi a Wix.com, que propicia a criação de sites e blogs dinâmicos de forma gratuita. Os softwares CorelDraw e o Photoshop foram utilizados para desenvolver o logotipo e o layout do site. O equipamento usado para filmagem, foto e captação de áudio eram dos próprios estudantes desenvolvedores do trabalho. O vídeo roteirizado, produzido e editado com programa Movie Maker, também pelos membros da equipe, foi postado no YouTube e linkado ao site. 伀猀 琀攀砀琀漀猀 搀漀 猀椀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀ⴀ猀攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 渀漀 最渀攀爀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 甀洀 瀀漀攀洀愀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 甀洀愀 戀氀漀最甀攀椀爀愀⼀昀漀琀最爀愀昀愀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀搀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䴀椀氀攀渀攀 䴀愀搀攀椀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 猀椀琀攀 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 甀渀攀 眀攀戀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀 瀀漀攀猀椀愀 攀 瘀椀猀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀 氀漀最漀 搀漀 猀椀琀攀 甀洀 氀愀搀爀椀氀栀漀Ⰰ 瀀攀愀 焀甀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀漀 愀戀爀椀爀 漀 猀椀琀攀⸀ 䠀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 渀漀 氀愀礀漀甀琀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀洀戀漀氀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 氀漀最漀⼀氀愀搀爀椀氀栀漀⸀ 䄀漀 愀戀爀椀爀 漀 猀椀琀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 樀 瀀漀搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀洀戀漀氀漀猀 搀愀 愀戀愀 ᰀ䤠一촀䌀䤀伀ᴀ⸠
Ao rolar o site temos um pequeno texto de apresentação. Mais abaixo, uma introdução a dois textos sobre os únicos dois prédios tombados do município, com links para acesso na íntegra dentro do site. Os mesmos textos intitulados com os respectivos nomes dos prédios de que tratam, “Palácio 03 de Outubro” e “Casarão Hotel”, também poderão ser acessados na aba “PARA LER” juntamente com as matérias “A importância da preservação dos prédios históricos sob a visão de Francisco Cândido”, que contém um depoimento em áudio, “A reabertura de um dos prédios mais importantes da cidade”, que trata da reabertura do Palácio 03 de Outubro agora como Escola de Saberes de Barbalha e “Amor por Fotografia e Prédios Vintage” uma matéria com uma blogueira e fotógrafa barbalhense fã da estética dos prédios históricos da cidade. Todos os textos podem ser acessados tanto no corpo do site como na aba mencionada.吀愀氀 挀漀洀漀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 愀 最愀氀攀爀椀愀 搀攀 昀漀琀漀猀 搀漀猀 洀愀椀猀 搀攀 㐀 瀀爀搀椀漀猀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 漀 瘀搀攀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀氀最甀渀猀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀搀椀漀猀 攀洀 甀洀 琀漀甀爀Ⰰ 猀漀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀 琀愀渀琀漀 渀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 戀愀爀爀愀 搀攀 爀漀氀愀最攀洀 瘀愀椀 猀攀渀搀漀 甀猀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀漀 渀愀猀 愀戀愀猀 ᰀ䜠䄀䰀䔀刀䤀䄀ᴀ†攀 ᰀ嘠촀䐀䔀伀ᴀ⸠ 䄀猀 昀漀琀漀猀 搀愀 最愀氀攀爀椀愀 猀漀 氀攀最攀渀搀愀搀愀猀 挀漀洀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀搀椀漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⸀ 䄀氀最甀渀猀 瀀爀搀椀漀猀 渀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 搀攀洀漀氀椀攀猀Ⰰ 漀甀 琀愀洀愀渀栀漀 搀攀洀愀猀椀愀搀漀 最爀愀渀搀攀 搀愀猀 挀漀瀀愀猀 搀愀猀 爀瘀漀爀攀猀 渀愀 昀爀攀渀琀攀 搀漀猀 瀀爀搀椀漀猀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 渀漀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 氀攀最攀渀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 焀甀攀 猀攀甀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀猀Ⰰ 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 漀甀 洀攀猀洀漀 漀猀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 猀漀甀戀攀爀愀洀 挀漀渀琀愀爀 愀 爀攀愀氀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀爀搀椀漀⸀
O poema “Tombamento” é visualizado quando a barra de rolagem já está para mais da metade do corpo do site. Abaixo, um mapa demarcando a área do centro histórico de Barbalha. Depois do mapa uma ala própria para interação com o leitor, onde ele pode dizer o que achou depois de visitar o site, dar dicas, fazer críticas ou deixar elogios. E no final do site uma “casinha” reproduzindo a estética das casas do centro histórico de Barbalha, com três janelas cada qual trazendo a foto de um membro da equipe. Ao clicar o leitor é levado para uma pequena apresentação sobre o estudante e suas contribuições para o trabalho. O visitante poderá retomar ao início do site clicando no ícone “VOLTAR AO TOPO” no fim da página, ou refazer o caminho a partir das abas fixas no menu superior do site. |
|
CONSIDERAÇÕES |
A criação de um site integralmente dedicado ao patrimônio histórico e cultural de uma gente é de fundamental relevância diante das negligências em termos de políticas públicas na preservação da herança cultural e arquitetônica do pais. O site Raízes de Concreto reitera a importância desse patrimônio para a cidade de Barbalha e, também, para a história do país, alertando sobre sua necessária preservação.伀 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀渀搀攀爀攀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 愀爀焀甀椀琀攀琀渀椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀爀戀愀氀栀愀 攀 琀愀氀 昀攀椀琀漀 琀漀爀渀愀 洀甀椀琀漀 瘀氀椀搀愀 琀漀搀愀 愀 搀攀搀椀挀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䴀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 眀攀戀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 刀愀稀攀猀 搀攀 䌀漀渀挀爀攀琀漀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 愀氀攀爀琀愀 愀漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 搀攀 挀漀渀猀攀爀瘀愀爀Ⰰ 渀漀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 䰀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀 搀攀瘀攀爀 搀攀 洀攀洀爀椀愀⸀ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀愀氀挀愀爀⼀攀渀挀漀渀琀爀漀猀ⴀ渀愀挀椀漀渀愀椀猀ⴀ⼀㤀漀ⴀ攀渀挀漀渀琀爀漀ⴀ㈀ ㌀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀最琀ⴀ栀椀猀琀漀爀椀漀最爀愀昀椀愀ⴀ搀愀ⴀ洀椀搀椀愀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ攀ⴀ漀ⴀ搀攀瘀攀爀ⴀ搀攀ⴀ洀攀洀漀爀椀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀준嘀夀Ⰰ 倀⸀ 伀 焀甀攀 漀 嘀椀爀琀甀愀氀㼀 ㈀ 㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀漀洀⸀愀爀焀⸀甀昀洀最⸀戀爀⼀洀漀洀⼀愀爀焀开椀渀琀攀爀昀愀挀攀⼀㘀愀开愀甀氀愀⼀漀开焀甀攀开攀开漀开瘀椀爀琀甀愀氀开ⴀ开氀攀瘀礀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ 䰀⸀ 匀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀甀攀氀礀琀攀洀瀀漀爀愀氀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀漀甀琀爀漀猀ⴀ愀甀琀漀爀攀猀⼀猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀渀搀漀ⴀ愀氀最甀渀猀ⴀ挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀ⴀ猀漀戀爀攀ⴀ樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ渀愀ⴀ眀攀戀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ 䴀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 伀渀氀椀渀攀Ⰰ 䤀渀昀漀爀洀愀漀 攀 䴀攀洀爀椀愀㨀 䄀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀⸀ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀愀戀挀漀洀ⴀ椀昀瀀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀昀椀氀攀猀⼀愀最漀爀愀渀攀琀⼀ ㈀⼀瀀愀氀愀挀椀漀猀ⴀ洀愀爀挀漀猀ⴀ椀渀昀漀爀洀愀挀愀漀ⴀ洀攀洀漀爀椀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䴀⸀ 刀⸀ 刀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 琀甀爀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀漀 䌀攀愀爀⸀ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀昀挀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀爀椀甀昀挀⼀㐀㜀 ⼀⼀㈀ ㌀开愀爀琀开洀爀爀猀椀氀瘀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|