ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00710</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Dia do Idoso</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rodrigo Lopes Costa (Universidade Federal do Ceará); Raul Soares Girão (Universidade Federal do Ceará); Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Anúncio Impresso, Idoso, Institucional, Valorização, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta o processo de concepção e produção de um anúncio impresso que foi desenvolvido para a disciplina de Direção de Arte do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, sob orientação do professor Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro. A proposta consistia em fazer uma peça de caráter institucional com o objetivo de valorizar os idosos, tendo como anunciante o PETCom (Programa de Ensino Tutorial - Comunicação Social) e como mídia, o jornal impresso. A peça foi pensada para trazer uma reflexão sobre a nossa relação com os idosos e ser um anúncio de oportunidade dada a comemoração anual do Dia do Idoso (1º de outubro), trabalhando os conceitos aprendidos na cadeira sobre hierarquia e harmonização de elementos visuais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Envelhecer é uma das etapas do desenvolvimento humano, um processo natural marcado por mudanças psicológicas, sociais e físicas que, em diferentes graus, atinge toda a sociedade. Para a Organização Mundial de Saúde - OMS, a idade mínima que determina se alguém é idoso é de 60 anos, considerando países como o Brasil. Também em relação ao nosso país, a proporção de idosos na população, no período de 2005 a 2015, aumentou de 9,8% para 14,3% (EM..., 2016). Além da questão numérica, o aspecto psicossocial tem importância para analisar essa situação. Considerando nossa atual sociedade ocidental e capitalista, a valoração dos indivíduos está associada basicamente à ideia de produtividade, pensamento intrínseco ao próprio capitalismo. Assim, se o valor simbólico do ser humano encontra-se nos seus potenciais de produção, dada a debilitação que acomete vários idosos e sua impossibilidade de gerar riquezas, os mesmos acabam sendo postos num lugar socialmente marginalizado (VERAS, 2002). Afastado de sua rotina produtiva, esse grupo da terceira idade sofre certa desvalorização pelas pessoas, pelo fato de serem vistos ausentes de papéis relevantes na dinâmica familiar. Situação essa que pode ser minimizada com a compreensão dessa mudança de relações a que a família estava acostumada e através da comunicação: ouvindo seus pais e mães, os filhos quebram essa sensação de esquecimento e abandono que acomete tantos idosos (LEITE, 1995). O anúncio apresentado neste paper é uma produção feita na cadeira de Direção de Arte, ministrada pelo professor Gustavo Pinheiro, configurando-se como aplicação dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. O briefing da atividade pedia a criação de um anúncio impresso institucional em dupla, usando conceitos de direção de arte, design gráfico e redação para ser anunciado pelo PETCom - UFC, Programa de Ensino Tutorial - Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, que promove atividades de integração dos cursos de Publicidade e Jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No trabalho proposto na cadeira de Direção de Arte, foi solicitado que a turma se dividisse em duplas para, a partir do briefing dado pelo professor, cada uma criasse um anúncio impresso para jornal pensando na melhor abordagem para uma conscientização sobre a valorização do idoso. O objetivo do anúncio é despertar uma reflexão sobre o modo como os idosos sofrem certa desvalorização em nossa sociedade atual. Não se trata de atingir um público-alvo que possa ser limitado por um básico binômio idade/gênero, mas sim às pessoas que tenham um familiar ou alguém próximo que esteja relacionado aos idosos. A convivência aparece como esse elo a ser sensibilizado através da mensagem publicitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir do briefing e da pesquisa feita sobre a situação do idoso no Brasil, foi possível verificar quais seriam os pontos-chave para o desenvolvimento do anúncio. Com os dados sobre a porcentagem crescente de pessoas na terceira idade no nosso país juntamente com as informações sobre as dificuldades sociais enfrentadas pelos mesmos, percebeu-se que o esquecimento por parte dos familiares e próximos se apresentava como um fator de risco para o bem estar do idoso. Diante disso, ficou clara a importância de estabelecer essa ideia como central na produção visual e textual do anúncio, para que a criação se concretizasse na escolha de um conceito forte que seja executado de maneira clara para um maior impacto nas pessoas (SANT'ANNA, 1977). Para Vestergaard e Schroder (1988), o anúncio publicitário é uma forma de comunicação de massa que tem como objetivos a transmissão de informações e incitação de comportamentos específicos nas pessoas. Como, por definição, o anúncio é marcado por esse caráter persuasivo e informativo, podemos entender que quem se percebe diante de um, tem seu corpo disciplinado para receber alguma sugestão de produto ou ideia, ficando a seu critério aceitar a proposta. Por último e não menos importante, o jornal impresso enquanto mídia off-line é um dos principais meios de comunicação escrita que apela para as massas. Portanto, entra no processo criativo não só como suporte pré-estabelecido,, mas também como desafio, tendo em vista que esse meio tradicional tem passado por mudanças como adaptação para plataformas digitais e queda nas vendas, segundo dados do Instituto Verificador de Veiculação - IVC (GOMES, 2016). Se a vida útil de um jornal pode ser um fator negativo quanto se pensa na atualidade de seu conteúdo e nos custos de maquinaria e pessoal para produção, por outro lado dá ao anúncio um ar de exclusividade que casa com a data comemorativa, afinal a veiculação poderia ser feita especialmente para o data comemorativa, estabelecendo um fim do conteúdo junto com o próprio meio (RABAÇA; BARBOSA, 1987).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Depois da discussão do briefing e dos dados obtidos na pesquisa inicial, resolveu-se dividir o processo de produção em 3 etapas: brainstorming, pesquisa visual e produção da peça. De início, a proposta foi trabalhar o brainstorming, que é um processo de desencadeamento da criatividade através de conversa ou escrita informal onde toda ideia é válida, com o princípio da associação de ideias: a partir da palavra "idoso" fomos escrevendo individualmente em papel todas as palavras que estivessem associadas à ela ao seu redor, fossem sentimentos, adjetivos ou mesmo objetos. Cada um fez um mapa de palavras e após um momento, os resultados foram conferidos para ver quais eram comuns aos dois para depois fazer uma triagem, a fim de construir uma constelação semântica. Fora do discurso, encontramos relações que não têm por base a extensão, mas nas quais as palavras que têm algo em comum se associam na memória. São chamadas de relações paradigmáticas e sua sede está no cérebro. Tomando o próprio exemplo de Saussure, a palavra ensinamento fará surgir outras palavras. Ou seja, será como o centro de uma constelação, o ponto para onde convergem outros termos. (CARRASCOZA, 1999, p. 8-9) As palavras comuns selecionadas foram: esquecimento, isolamento, sozinho, tristeza, apagada. Com essas palavras devidamente marcadas, a próxima etapa foi a pesquisa visual: uma busca por anúncios que falassem sobre idosos, em especial que tratassem da data comemorativa. Analisando a composição visual, foi notado o uso constante de imagens de casais heterossexuais de idosos, sempre felizes, acompanhadas de texto motivacional na própria imagem. Isso sugere que essas peças têm como alvo o público idoso, em geral com o intuito de inspirar essas pessoas a se sentirem bem com a sua idade ou as marcas de expressão. Diante disso, dois pontos aparecem como catalisadores de originalidade no trabalho: primeiro, o fato do público alvo desse trabalho ser pessoas não-idosas, levou a dupla a produzir uma redação que não é comum às peças encontradas e segundo, como a abordagem proposta é de conscientização, mais séria, foi possível escapar dessa produção seriada de mensagens inspiracionais. Como o anúncio do jornal possui vários formatos, o formato escolhido foi o de folha dupla, para dar mais visibilidade à peça. Para a disposição dos elementos no layout, a expressão visual precisa estar alinhada com ele para juntos transmitirem a mensagem com o mínimo de ruído. Logo, a composição da peça foi pensada partindo desses dados obtidos ao longo do processo. Neste trabalho, foram usadas como referência as técnicas de comunicação visual propostas por Dondis em seu livro A Sintaxe da Linguagem Visual. As técnicas visuais oferecem ao designer uma grande variedade de meios para a expressão visual do conteúdo. (...) O significado interior (...) determina as opções de que dispõe o designer para representá-los. Essas opções constituem o controle do efeito, o que vai resultar numa composição forte. As técnicas visuais não devem ser pensadas em termos de opções mutuamente excludentes para a construção ou a análise de tudo aquilo que vemos. (DONDIS, 2007, p. 139) Pensando nas palavras definidas no brainstorming, foi decidido que a proposta era representar visualmente o gradativo esquecimento do idoso pelos familiares de forma objetiva, finalizando a peça com um convite à restabelecer esse contato. Para isso, usamos a foto da avó de um dos integrantes da dupla, para que através do rosto, das feições humanas, se estabelecesse uma relação de identificação do leitor com aquela personagem que ali se apresenta. Para a disposição das fotos, foram usados os conceitos de sequencialidade e repetição, a primeira trata de uma ordenação lógica e rítmica de uma série de elementos quaisquer e a outra de uma conexão visual que não se interrompe para criar um corpo visual unificado. Com relação às cores, assim como as fotos antigas são marcadas por uma coloração sépia ou preto e branco, as fotos foram tratadas para estarem numa escala de cinza e evocar essa ideia de que o idoso é alguém que está sempre sendo relegado ao passado, a um tempo que não condiz com o presente ou mesmo com o novo. Assim, a variação gradativa de saturação vem a casar com a ideia de esquecimento, onde a fotografia mais lavada seria o ponto crítico do esquecimento da pessoa idosa. Como um ponto de virada e também criando um desequilíbrio na sequência de imagens, a redação do anúncio composta por uma frase curta vem a quebrar essa gradação simbólica seguida pela fotografia colorida da idosa, trazendo através do contraste com as fotos descoloridas a ideia de revitalização, de vida, por não se deixar apagar a presença daquela pessoa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O anúncio impresso do Dia do Idoso é de página dupla e foi produzido através dos softwares Adobe Illustrator CC para diagramação de layout e texto e Adobe Photoshop CC para edição e tratamento das fotos. É composto por quatro fotografias que propõem uma sequencialidade que é interrompida pela redação do anúncio  Hoje é dia de não se deixar apagar , que entra como elemento surpresa e disparador de reflexão no leitor que encontra na foto seguinte o resultado da possível ação: através da lembrança, restabelecer o diálogo com o idoso, essa pessoa que parece estar se apagando com o tempo. O fundo branco foi escolhido para dar mais destaque às fotos e criar uma unidade na peça e a tipografia light entra para dar mais leveza à sugestão dada pelo anúncio. O encerramento é feito com a data comemorativa e o logotipo do PETCom. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Desde o recebimento do briefing, todo o processo de produção do anúncio foi feito em conjunto pela dupla juntamente com o professor orientador. Assim, os conteúdos aprendidos na cadeira de Direção de Arte se mostraram bastante aplicáveis, para além de uma discussão puramente teórica. Vale ressaltar que todos os elementos que compõem visualmente e textualmente a peça foram pensados dentro da rede semântica obtida das pesquisas feitas para nortear o processo, buscando sempre entender o universo do idoso e daqueles que o cercam para que, da melhor maneira, a mensagem de reflexão fosse transmitida. Traduzir dados e informações em elementos visuais se mostra como o grande desafio de trabalhos como esse. Enquanto estudantes e futuros profissionais da área da Comunicação é importante perceber que a interdisciplinaridade se faz presente não só nas discussões de sala de aula, como na prática publicitária, tendo em vista os diversos conhecimentos acerca do público-alvo que obtivemos em outras áreas. O anúncio foi selecionado para ser divulgado pelo anunciante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo, Futura, 1999. Disponível em: <https://fantasticomundopublicitario.files.wordpress.com/2010/06/redacao-publicitaria-e28093-estudos-sobre-a-retoria-do-consumo.pdf>. Acesso em: 04 de outubro de 2016.<br><br>DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. Trad. Jefferson L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007. <br><br>EM 10 anos, cresce o número de idosos no Brasil. Portal Brasil, 2 dezembro 2016. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/12/em-10-anos -cresce-numero-de-idosos-no-brasil. Acesso em: 10 de janeiro de 2017.<br><br>GOMES, Raymundo. A queda vertiginosa da tiragem de Folha, Globo e Estadão. Diário do Centro do Mundo, Mídia, 7 julho 2016. Disponível em: http://www.diario docentrodomundo.com.br/a-queda-vertiginosa-da-tiragem-de-folha-globo-e-estadao-por-raymundo-gomes/. Acesso em: 04 de outubro de 2016. <br><br>LEITE, RCBO. O idoso dependente em domicílio [tese]. Salvador : Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia; 1995. <br><br>RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. 2.ed. São Paulo: Ática, 1987. <br><br>SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo, Pioneira, 1977.<br><br>VERAS, RP. Terceira idade: gestão contemporânea em saúde. Rio de Janeiro: UNATI/Relume Dumará; 2002.<br><br>VESTERGAARD, T.; SCHRODER, K. A linguagem da propaganda. Trad. J. A. dos Santos. São Paulo: Martins Fontes, 1988. <br><br> </td></tr></table></body></html>