INSCRIÇÃO: 00719
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT10
 
TÍTULO: Debate Uneb: eleições municipais Juazeiro 2016
 
AUTORES: FERNANDA DAMIANA SILVA SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Andréa Cristiana Santos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Jaislane Ribeiro dos Santos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Esther Santana dos Santos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Lívia dos Santos Silva (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Carine Nunes Fernandes (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Teresa Leonel Costa (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, Debate, Política, Fotojornalismo,
 
RESUMO
Este trabalho apresenta as estratégias de comunicação integrada utilizadas para a realização do Debate UNEB – Eleições Municipais Juazeiro 2016, com os candidatos a prefeito da cidade de Juazeiro, Bahia, planejado e organizado pelos estudantes de Jornalismo em Multimeios, com a intenção de fortalecer o exercício da democracia e os processos de participação do cidadão no processo eleitoral. Os alunos da disciplina Seminário Interdisciplinar II desenvolveram a comunicação integrada do debate, desde a organização, articulação entre universidade, comunidade e candidatos à toda etapa de divulgação jornalística. Foram promovidas cobertura radiofônica, fotojornalística e audiovisual. Além de fornecer aos eleitores a oportunidade de conhecer melhor os candidatos, a atividade cumpriu o objetivo de integrar as áreas de comunicação, através do esforço coletivo dos estudantes
 
INTRODUÇÃO
A realização do Debate UNEB – Eleições Municipais Juazeiro 2016 foi promovido pelos estudantes do 4 semestre do curso de Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, em setembro de 2016. A proposta foi desenvolvida com a intenção de fortalecer o exercício da democracia e os processos de participação do cidadão no processo eleitoral. O município de Juazeiro está localizado do norte do estado, distante mais de 500 km da capital baiana, Salvador. Com a população de aproximadamente 220 mil habitantes, Juazeiro é uma das cidades mais representativas da Bahia e tem rede de veículos de comunicação, desde rádio, blogs e afiliada da Rede Globo. Apesar do número significativo de meios de comunicação, ainda se faz necessário a produção de conteúdo jornalísticos de relevância social, como a discussão de temáticas públicas que permitam o cidadão participar ativamente da vida pública. Diante da relevância da temática de comunicação e política para área da comunicação, os alunos do 4º período matriculados na disciplina Seminários Interdisciplinares II, sob a coordenação da professora Andréa Cristiana Santos, decidiram realizar o debate eleitoral com os quatro candidatos que concorreram ao pleito: Charles Leão (PPS), Márcio Feitosa (PRP), Joseph Bandeiras ( SD) e Paulo Bonfim (PC do B). O debate teve a colaboração da professora Teresa Leonel Costa, que ministrava Radiojornalismo II para os mesmos alunos do 4º período, na organização do evento e cobertura jornalística. Dessa forma, foi realizado um trabalho de produção de comunicação integrada que envolveu o conhecimento de planejamento em comunicação, técnicas jornalísticas para texto, rádio, assessoria em comunicação, fotojornalismo e realização de evento. Todas as ações desenvolvidas permitiram desenvolver um trabalho de comunicação integrada e que articulou conhecimentos interdisciplinares do campo do jornalismo e da política.
 
OBJETIVO
Promover espaço de discussão pública sobre o processo eleitoral na cidade de Juazeiro, a partir da realização de um debate com os candidatos a prefeito, a fim de incentivar a participação do cidadão. Demonstrar o compromisso do profissional de comunicação social, especificamente do jornalista, em ações de comunicação integrada que favoreçam a discussão de temas relevantes para a comunidade; Fortalecer a imagem institucional da universidade como entidade que participa ativamente do debate público e interage com a comunidade externa; Proporcionar a realização de um trabalho integrado de comunicação social, estimulando o uso de mídias sociais e estratégias de comunicação interpessoal. Fortalecer o exercício da democracia, mesmo em meio a uma crise política nacional.
 
JUSTIFICATIVA
O curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, no campus Juazeiro, tem 13 anos de existência e participação ativa na comunidade. Desde que foi criado, o curso tem a prática de realizar debates eleitorais com os candidatos à prefeitura do município, como ação estratégica para a formação do profissional, bem como para fortalecer os laços com a comunidade externa. Trata-se de uma ação comunicacional de extrema importância tanto para os alunos, que conseguem colocar em prática as atividades teóricas e práticas, como exercício de cidadania. Através da realização do debate, a universidade, representada pela ação dos estudantes e dos professores, estabelece diálogo que pode favorecer a emancipação dos sujeitos e a participação nos processos decisórios da vida pública. Essa é uma das funções do jornalismo comprometido com o dever de fornecer aos cidadãos informações úteis e necessárias para o desempenho da governança social. Trata-se de um jornalismo comprometido com o serviço público, com o papel de informar, esclarecer, servir de guardião entre os poderes (TRAQUINA, 2004). Diante disso, ter acesso à informação é um direito constitucional garantido por lei a todos indivíduos da sociedade. Por isso, a importância do profissional de comunicação social, especificamente dos jornalista, promoverem espaços de discussão pública e debates eleitorais. Com a realização do Debate UNEB – Eleições Municipais 2016, a comunidade do município de Juazeiro pode ter conhecimento das propostas para a gestão municipal de cada candidato para fazer escolha do seu representante, promovendo assim a democratização da discussão de planos de governo e estimulando os cidadãos a participar dos destinos da vida pública. Para além do exercício de cidadania, o debate eleitoral se constituiu também como prática de comunicação integrada, envolvendo os estudantes em todo processo de realização, desde a concepção, planejamento e execução do evento. As estratégias comunicacionais foram imprescindíveis, desde o uso das novas tecnologias que serviram como suportes para divulgação e cobertura do evento aos mecanismos de logística para execução do evento. Foram usadas as redes sociais Facebook e Instagram como ferramentas de interação com o público. A sociedade pode acompanhar toda programação do evento, bem como manifestar suas opiniões. Os alunos que promoveram o Debate tiveram a oportunidade de desenvolver todas os conhecimentos teóricos repassados em sala de aula, desde habilidades na estruturação do texto jornalístico, através de releases divulgados nos principais meios (jornais, blogs e rádios), planejamento com as Assessorias Políticas, criação das Regras do Debate, fontes especializadas na cobertura político-eleitoral e visitas aos meios de comunicação para promover a realização do evento. Todo esse trabalho de comunicação resultou em participação ativa da comunidade acadêmica e externa, como será descrito neste trabalho.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A realização do Debate UNEB – Eleições Municipais Juazeiro 2016 foi um exercício de prática interdisciplinar, articulando estratégicas de comunicação integrada no campo do jornalismo político. Entre os conhecimentos mobilizados no decorrer da disciplina estavam as perspectivas do trabalho de assessoria de comunicação, integrando atividades funções desempenhadas pelo profissional de jornalismo, relações públicas e publicidade. A realização deste trabalho de comunicação integrada é pertinente as novas funções e papéis do profissional em uma sociedade mediada por novas tecnologias de informação. Também tem sido estimuladas ações que pensem os atos de comunicação como capazes de produzir sinergia no sentido de integrar as partes e desenvolver práticas integradas. O campo da comunicação integrada compreendido como capaz de acionar e articular as diversas áreas – seja a comunicação institucional, a mercadológica e a comunicação interna – estimular repensar o papel do profissional, inclusive jornalistas como profissionais do campo (KRUNSH, 1986). No trabalho de realização do Debate UNEB – Eleições Municipais 2016 foi necessário mobilizar conhecimentos do campo da comunicação integrada como forma de tornar possível a concretização do evento. Todas as ações forma pensadas para produzir um conjunto harmonioso a fim de promover a divulgação da informação de interesse público. O jornalista desempenha uma atividade intelectual relevante na sociedade. Ele é um agente público capaz de incentivar o debate público sobre temas relevantes. Para tanto, o período eleitoral é parte importante do sistema representativo pois enseja a participação livre dos cidadãos nos processos de eleição e a tentativa de estabelecer uma soberania popular. Apesar de estarmos distante do conceito da teoria clássica de Democracia, como a de governo do povo ou de todos aqueles que gozam dos direitos plenos de cidadania (BOBBIO, 2000, p. 319), a atuação do profissional de comunicação se torna imprescindível para promover o debate público. Dessa forma, a participação da sociedade civil no processo eleitoral pode ser decisivo para proporcionar e reivindicar intervenção social. Cabe ao jornalismo, por exemplo, trazer a público temáticas que possam esclarecer o cidadão. Neste sentido, a realização de debates eleitorais pelos meios de comunicação pode fortalecer o processo decisório. Na realização do debate, verificamos que era necessário acionar diversas habilidades e competências profissionais que dialogavam com a comunicação integrada, no sentido de que algumas funções foram pertinentes a um profissional de relações públicas no sentido de promover relacionamento entre a comunidade acadêmica e externa; a divulgação a partir da utilização da linguagem jornalística e a publicidade no sentido de desenvolver estratégias para divulgar o evento. O debate foi construído durante etapas. A princípio, houve a organização do trabalho integrado a partir de equipes com as seguintes funções, a saber: 1. Comissão de Articulação com as Assessorias Políticas com a finalidade de realizar os contatos com os candidatos, aprovar a regra do debate eleitoral conforme a legislação do Tribuna Regional Eleitoral (TER) e acompanhar a agenda política dos candidatos. A comissão ficou responsável por fazer o perfil dos candidatos. 2. Comissão de Comunicação: responsável por fazer as atividades de divulgação do evento e o trabalho de apuração jornalística durante o debate. Também ficou responsável por planejar e estruturar as mídias com as quais dariam visibilidade ao debate. 3. Comissão de Infraestrutura e Logística: responsável pelas ações de logística para que o evento fosse realizado e a infraestrutura adequada do espaço físico e de acomodação dos participantes e comunidade externa que assistiriam ao debate; 4. Comissão de Redação do Roteiro/Script dos Mediadores; 5. Comissão de Elaboração das perguntas aos candidatos, com a participação externa; 6. Comissão Eleitoral – articular e convidar advogados para serem mediadores durante o debate. A comissão também estudou a legislação brasileira. A partir desse momento, foram iniciados os trabalhos de organização do debate, que foi realizado em 13 de setembro de 2016. Todas as ações de comunicação foram iniciadas em agosto de 2016.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para a realização do debate eleitoral, foram desenvolvidas as seguintes etapas: Articulação Política Para a realização do evento, foi necessário estabelecer um diálogo com as coordenação de campanha política para acordar entre os candidatos as regras do debate eleitoral. Previamente, os alunos tinham elaborado as regras (conforme anexo), para atender a legislação eleitoral, referente ao tempo que cada um teria disponível e itens como o direito de resposta e de manifestação política. No dia 29 de agosto, houve a reunião com os assessores (jornalistas) dos candidatos e a equipe de realização do debate. Durante a reunião, os assessores aceitaram as regras e reforçaram a importância do debate ser o mais plural possível e sem agressões entre a plateia e os candidatos. Eles também ressaltaram a importância de no dia haver número igual de senhas para serem distribuídas entre os candidatos. Após a reunião, foi registrado em Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral do Tribunal de Justiça, para dar ciência do debate conforme a legislação eleitoral. Essa comunicação foi importante porque caso não tivesse a concordância de todos os candidatos e desigualdade de condições para os candidatos a prefeito, o debate poderia ser cancelado pela Justiça Eleitoral, caso uma das candidaturas entrasse com representação. Estratégias de divulgação A Comissão de Comunicação ficou responsável por elaborar o plano de comunicação para divulgar a realização do debate. Este plano foi estabelecido por etapas: a divulgação antes do evento e pós-evento. Na divulgação do evento, foram estabelecidas as seguintes metas: produção de release para ser distribuído em blogs, rádios e emissoras de televisão; produção da página Debate UNEB (https://www.facebook.com/debateuneb2016/?fref=ts ) para divulgar os produtos comunicacionais e a cobertura do evento na página facebook Debate Uneb e a produção visual. Antes do evento, foi realizada visita aos meios de comunicação para divulgação. Produção do Roteiro/Script do Debate Na semana que antecedeu o debate, a aluna Esther Santana ficou responsável por o script (roteiro) do debate a ser lido pelos mediados André Calixto e Meire Souza. O script continha apresentação/perfil biográfico dos candidatos; a leitura das regras do debate e apresentação de cada bloco. O trabalho de escrita e edição do roteiro foi acompanhado pela professora Teresa Leonel. O script se encontra nos anexos. Realização do Debate No dia 13 de setembro de 2016, às 14h40, os candidatos começaram a chegar o auditório do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, com capacidade para 180 lugares. Do lado externo, concentrava-se número significativos de pessoas. Às 15h, pontualmente, foi iniciado o debate. Os mediadores André Calixto e Meire Souza leram para os presentes as regras do debate e todos os candidatos a prefeito de Juazeiro estiveram presentes para iniciar o debate. O debate contou com a participação de todos os candidatos a prefeito da cidade. Fato inédito, pois foi a primeira vez que os quatro candidatos se encontravam no mesmo local para discutir temas de cultura, educação, saúde, meio ambiente. Em outro momento, havia sido realizado debate eleitoral em rádios locais e instituições públicas, mas sem que houvesse a participação de todos. O Debate teve a seguinte ordem. Abertura do debate - mediador feza breve explanação sobre o processo eleitoral e as regras do debate. Primeiro bloco – apresentação do perfil de cada candidato e explanação breve do projeto de governo pelo candidato; Segundo bloco - candidatos respondem as perguntas formuladas pelos alunos; Terceiro bloco - candidatos respondem as perguntas formuladas por professores/técnicos/alunos. Quarto bloco – temas livres entre os candidatos, versando sobre políticas públicas Quinto bloco - cada candidato definido por ordem fez pronunciamento final. O primeiro bloco, segundo bloco, terceiro e quarto bloco transcorreram normalmente. No intervalo do quarto bloco para o quinto bloco, uma das pessoas presentes no auditório e aluno do curso de Jornalismo em Multimeios usou megafone e chamou os candidatos Charles Leão, Joseph Bandeira e Márcio Feitosa de golpistas, que as pessoas não deveriam votar em apoiadores do golpe. Os representantes dos candidatos que se sentiram ofendidos solicitaram direito de resposta à Comissão de Assessoramento Jurídico. Foi concedido 1 minuto para direito de resposta, pois de acordo com as regras eleitorais acordada não era permitido que houvesse ofensa aos candidatos, bancada jurídica nem a plateia presente. Após o direito de Resposta concedido, foi iniciado o quinto bloco e o debate se encerrou com o pronunciamento final dos candidatos. Após, os alunos das disciplinas foram realizar entrevistas com os candidatos. Divulgação do Debate Após a realização do debate, os alunos iniciaram as atividades de divulgação na página do facebook - https://www.facebook.com/debateuneb2016/ com os seguintes registros: Cobertura Fotográfica– Foi priorizado o registro fotográfico spot news para ser veiculado na página do evento, priorizando as reações da plateia diante do desempenho dos candidatos. Foram feitos mais de 1 mil registros, sendo que foram escolhidos alguns para serem postados, que expressavam alegria, tensão e a reação das pessoas. Produção de vídeo – Foram produzidos 3 vídeos de até 2 minuto com representantes da comunidade que assistiram ao debate, e um vídeo de cobertura do evento. A escolha de vídeos com tempo pequeno foi devido a plataforma onde seria distribuído a página do facebook e para ser visualizado pelos internautas. Produção de Release – Foram realizadas entrevistas com os participantes para avaliar o debate e para produção do release, distribuído na mídia. A possibilidade de colocar os produtos na página do facebook como memória do evento.
 
CONSIDERAÇÕES
Através do debate UNEB – Eleições Municipais 2016, um novo espaço de discussão foi proporcionado a comunidade, mostrando o compromisso da universidade em colaborar no processo de participação política e fortalecimento da democracia. O evento demonstrou a importância de ações de comunicação integrada que permitiram construir um evento, capaz de realizar planejamento que envolveram diversos atores sociais desde os candidatos, os alunos e a participação do público para que houvesse um momento de construção coletiva e reconhecimento da importância da escolha consciente no processo eleitoral. A partir deste evento, foi possível articular competência do campo da comunicação, ressaltando o trabalho de relacionamento com o segmento das assessorias políticas e a cobertura jornalística. Além de estimular o uso das técnicas jornalísticas, os estudantes aprenderam a usar as redes sociais com Instagram e o Facebook, para veicular as informações do evento. Enquanto fazíamos a redação dos textos, trabalhamos os diferentes tipos da linguagem, impresso, rádio e redes sociais, além da fotografia.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BOBBIO, Norberto (org). Dicionário de Política. 5ª ed. Brasília: Editora Universitária de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.਀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 刀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 䴀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS. Manual de Assessoria de Imprensa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Federação Nacional dos Jornalistas, 1994. Disponível em www.fenaj.org.br਀䬀伀倀倀䰀䤀一Ⰰ 䔀㬀 䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀䄀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀㨀  琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 㐀ꨀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ KUNSCH, Margarida. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. SP: Summus, 1986. ਀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀