ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00723</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Zuada Cariri</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Cecilia de Oliveira Sobreira (Universidade Federal do Cariri); Gabriella Ramos Diógenes (Universidade Federal do Cariri); Milene Madeiro de Lucena (Universidade Federal do Cariri); Lícia Maia Barbosa (Universidade Federal do Cariri)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Jornalismo, Rock, Zuada Cariri, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A internet se tornou um meio eficiente e acessível de comunicação, que para alguns grupos culturais alternativos se tornou o único meio de contato com seu público. Diante dessa problemática, foi criado um blog que tivesse a função de auxiliar na divulgação do movimento rock no Cariri como atividade da disciplina de Jornalismo na Internet da Universidade Federal do Cariri. A partir de uma ação conjunta de pesquisa, observação e criação de conteúdo voltados para o meio musical, foi construído o Zuada Cariri, uma ferramenta de prática jornalística digital acerca do cenário rock caririense, que seguiu vivo após a conclusão da disciplina. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Os blogs surgiram no meio digital como uma espécie de "diário online", onde as pessoas escreviam e postavam textos de caráter pessoal sobre um determinado assunto de interesse à escolha do autor. Com o crescente acesso aos computadores e a popularização da internet, muitos começaram a ver o campo como um espaço lucrativo, principalmente para o jornalismo. De acordo com Basso e Spinelli: Esta realidade impulsiona a criação de empresas de comunicação que passam a empreender a partir das novas possibilidades ofertadas pelas tecnologias digitais como a produção de conteúdo para nichos de mercados locais e globais, com linguagens e formatos diferenciados, e com diversos canais de comunicação com a sua audiência. (BASSO e SPINELLI, 2015, p.1) Diante desse panorama, a internet reconfigurou a relação dos usuários com os sites jornalísticos (SINGER, 2013) fazendo muitas empresas se adaptarem às novas mídias e começarem a ofertar seu conteúdo em plataformas online e redes sociais. Os blogs por sua vez, pararam de assumir o caráter único de "diário" e viraram uma forma de empreendedorismo, com a profissionalização nos posts e uma oportunidade de produção de um jornalismo digital de fácil acesso à muitas pessoas. Foi então que surgiu, em 2016, durante a cadeira de Jornalismo na Internet do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri, a ideia de fazer um blog/site que desse visibilidade para a comunidade rock do Cariri, que por sua vez ainda era muito pouco explorada pela mídia na região, visto que existiam muitas bandas com trabalhos de qualidade que recebiam pouca ou nenhuma evidência. A escolha de fazer um blog em vez de um site foi pelo intuito de produzir um conteúdo que fosse ao mesmo tempo diverso e dinâmico, que dialogasse com outras mídias, como as redes sociais, e que fosse de fácil entendimento para o público, permitindo uma maior liberdade de produção para as autoras. Nascendo, então, o Zuada Cariri.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do Blog Zuada Cariri é divulgar e enaltecer a cena rock e underground da região através de um portal específico que possua recursos audiovisuais, textuais e sonoros, além do diálogo com outros meios digitais, como as redes sociais, fornecendo visibilidade para as bandas, eventos e festivais por meio de entrevistas, notícias e coberturas. Dessa forma, o presente produto visa dar uma contribuição à cultura do Cariri e ao mesmo tempo colaborar com a formação profissional das estudantes envolvidas. Neste paper, apresentamos seu processo de construção e problematização, seu contexto sociocultural, as metodologias e resultados do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Spinelli e Basso (2015) afirmam que a crise no jornalismo tradicional impulsiona a criação de trabalhos, sejam independentes, coletivos ou empresariais para o profissional empreender em conteúdos informativos e inovadores. Daí se desenvolveu a vontade de criar e enriquecer uma plataforma que ofereça novas possibilidades de acessibilidade para o público e que possua um conteúdo dinâmico com teor cultural. Alguns nichos de movimentos culturais têm dificuldades para encontrar espaço nas mídias convencionais. No Cariri cearense, os meios existentes para divulgação de produtos culturais são bastante limitados e costumam dar espaço quase exclusivo aos estilos que já estão consagrados no gosto popular brasileiro. Com exceção dos órgãos públicos como os Centros Culturais ou SESC, as pequenas bandas não encontram apoio para suas carreiras, sobrevivendo com apresentações em bares e festivais alternativos. A divulgação acaba acontecendo através de redes sociais ou iniciativas individuais dos próprios integrantes do movimento. A internet tem atualmente um papel importante na disseminação e construção de iniciativas sociais, políticas e culturais de grupos de pessoas, ditos independentes. As práticas relacionam-se à noção do que ficou conhecido nos anos 1960, no Brasil como cultura underground, durante o momento de resistência e embate ao mainstream, entendido como tendência dominante. (CARVALHO e NUNES, 2014, p.201) O Cariri é uma região conhecida por sua cultura e seus eventos religiosos que atraem romeiros todo ano para devoção ao Padre Cícero. Dentre os seus aspectos culturais podemos destacar o trabalho em couro mundialmente reconhecido de Espedito Seleiro ou então as esculturas de barro das Irmãs Cândido, além de festas populares de cunho religioso como o Pau da Bandeira de Barbalha ou até mesmo a popular Expocrato. Porém, um campo que está em constante crescimento desde a década de 80 na região é o cenário rock'n roll. Por volta de 1986 e 87, começaram a surgir algumas bandas de rock e heavy metal na região, era uma comunidade que se encontrava semanalmente na rua Santa Luzia do Juazeiro do Norte. Só havia um problema: não existiam lugares para que essas pudessem tocar. O que existiam eram bares que "disponibilizavam" seus espaços, as bandas que tinham que ir atrás e não recebiam cachê nenhum. Hoje, é possível afirmar que este panorama está diferente. O mercado de bandas, autorais e covers, assim como o de bares e lojas destinados à comunidade rock cresceu e está atraindo bem mais público do que anteriormente. No entanto, estas ainda possuem dificuldades para conseguir uma boa divulgação dos seus trabalhos. O espaço aberto pelo blog Zuada traz uma oportunidade para as bandas e produtores de eventos alternativos divulgarem, além de seus trabalhos, fatos de interesse para a cena rock do Cariri, por meio de um jornalismo digital interativo e dinâmico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como veículo multimídia, o blog precisava, além dos textos, de vasto material audiovisual, que foi proposto após reuniões entre os integrantes da equipe e a professora da disciplina de Jornalismo na Internet. Todo o material deveria girar em torno da produção musical produzida ou executada na região do Cariri. O primeiro método utilizado foi reunir as ideias num organograma que determinava as seções em que seria dividida a página, onde entrariam os textos, fotos, vídeos e hiperlinks. O processo de construção não obedeceu à técnica da pirâmide invertida, comum na redação jornalística, pelo contrário, o conteúdo foi disposto numa ordem de pirâmide deitada. Em lugar de uma notícia fechada entre as quatro margens de uma página, o jornalista pode oferecer novos horizontes imediatos de leitura através de ligações entre pequenos textos e outros elementos multimídia organizados em camadas de informação. (CANAVILHAS, 2006, p.7) Como proposta da disciplina, a hospedagem do blog seria em uma plataforma livre pré-determinada,  http://wix.com, que fornecia vários modelos de template de fácil manuseio e para diversas finalidades. O objetivo da equipe era uma página principal que seria alimentada regularmente, onde se destacariam fotos e vídeos, e outras seções mais estáticas que seriam acessadas através de janelas. Assim, o template escolhido foi aquele que possibilitava a inclusão dessas mídias numa quantidade considerável.  Para a produção de conteúdo audiovisual utilizamos uma câmera DSLR Nikon 5200, que permitiu filmagens e fotografias com boa qualidade técnica. Devido à limitação dos recursos, as entrevistas foram realizadas com luz natural, usando locações próprias ou emprestadas como cenário e com a utilização de apenas uma câmera com tripé. Para as fotos das matérias foram visitados dezenas de shows na região, onde também eram executadas entrevistas e colhidas informações para a montagem das matérias. A edição das fotos foi feita totalmente pela equipe, a dos vídeos teve a ajuda dos técnicos da universidade. Foram escritos textos a partir de um levantamento histórico do movimento musical alternativo da região do Cariri, posteriormente corrigido pela docente da disciplina. Como parte da proposta também foi realizada uma catalogação das bandas da região, que se deu através das redes sociais, sites, contato pessoal e telefone. Numa das janelas do blog é possível encontrar essa relação com nome, estilo musical, contatos telefônicos e endereços na web de 49 bandas locais. Com a colaboração das bandas que já possuíam material autoral produzido, conseguimos montar uma playlist, com os áudios no formato wav e disponibilizados virtualmente através do app wixmusic. A identidade visual foi executada pela equipe com a ajuda de programas de edição de imagem e com o auxílio do técnico da universidade. Para a postagem de vídeos, foi necessária a criação de uma conta no YouTube, onde as produções visuais seriam previamente postadas. A montagem da página foi se dando gradualmente pela equipe, depois que o material já estava produzido. Também foi feita uma versão do blog adaptada para smartphones. Para divulgar a página nas redes sociais foi criado um endereço no Facebook, que está linkado a todas as seções.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Zuada Cariri é uma página virtual hospedada em plataforma livre, com o conteúdo voltado para o cenário musical alternativo no Cariri. Pelo seu modelo de constante atualização, é classificado como blog. O nome foi pensado para que pudesse transmitir rapidamente a temática da página e sua área de atuação. Os três triângulos que compõem sua identidade visual simbolizam o ícone "play" dos reprodutores de música e ao mesmo tempo representam cada uma das integrantes da equipe. A página divide-se em seis seções: Início, Geral, Agenda Cultural, Galeria, Bandas e Quem Somos. Em todas elas é possível ver, na parte posterior, a presença das janelas que levam o visitante à seção desejada, ou ainda o ícone das redes sociais a que o blog está vinculado. A Página Inicial é onde fica o conteúdo das matérias temporais, com uma foto em destaque e uma parte do texto, seguida de um botão que leva à visualização de todo o conteúdo daquela matéria: texto integral, mais fotos ou vídeo.  Esse espaço foi pensado para a divulgação de eventos já ocorridos, de uma forma rápida, dando destaque aos elementos visuais. Nos textos damos ênfase a detalhes que consideramos mais interessantes, como a participação feminina em shows ou o fato do evento ter um caráter colaborativo. Na parte inferior dessa seção há um vídeo mais longo resultado de uma entrevista com personalidades do meio musical caririense. Logo abaixo da entrevista uma playlist com produções autorais de algumas bandas locais. Na seção Geral ficam os textos mais longos, que exaltam fatos históricos do meio musical alternativo da região ou ainda sugerem debates sobre assuntos mais polêmicos voltados para o tema da página. Essa seção dá destaque ao texto e contempla poucas fotos, que têm apenas uma função ilustrativa. Logo após vem a Agenda Cultural, onde periodicamente são colocados os shows a serem realizados em breve. Essa parte, além de oferecer um serviço de divulgação de eventos, também se mostrou um meio eficiente de divulgação da página nas redes sociais. Ela tem um layout diferenciado das demais seções, contando com foto, informações sobre as bandas e os lugares das apresentações, acompanhados dos respectivos links. A Galeria traz um apanhado de fotos e vídeos das bandas em eventos variados, todos produzidos pela equipe. Na seção Bandas, é possível encontrar uma relação dos grupos musicais alternativos da região, acompanhadas de contato. Por fim, Quem Somos traz informações sobre cada integrante da equipe e uma opção de diálogo com o visitante, onde ele pode se identificar e entrar em contato com a página através de e -mail. Apesar de ter sido executado como atividade da disciplina de Jornalismo na Internet, em maio de 2016, o Zuada Cariri foi pensado para existir além desse objetivo, tendo sido alimentado constantemente nos últimos 12 meses.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A prática jornalística é o momento mais esperado quando iniciamos o curso, a hora de colocar em ação os conhecimentos adquiridos nos primeiros semestres e despertar todas as inclinações que nos levaram a escolher o curso. Quando escutamos a proposta de criação de um produto inteiramente construído por nós, estudantes, surgiram muitas ideias e formas de executá-las. Descobrir que compartilhávamos das mesmas paixões na música foi o pontapé inicial para a escolha do tema e daí para delinear todo o projeto foi só uma questão de tempo. O trabalho em equipe teve altos e baixos que nos ensinaram um pouco sobre como as pressões afetavam nossas reações e como conseguir conviver com isso. Toda tarefa realizada era um aprendizado e uma experiência a mais para nossa vida jornalística. Tínhamos consciência também de sermos um grupo exclusivamente de mulheres, que conseguiu quebrar as barreiras de um universo dito masculino como o rock, também nos orgulhando em dar uma contribuição ao movimento alternativo da região. As entrevistas e trabalhos de campo nos trouxeram mais segurança e a oportunidade de conhecer pessoas que deram uma grande contribuição para o resultado final. Todo o levantamento de dados foi realizado com a preocupação de representar no futuro um registro histórico do cenário musical alternativo caririense, carente de estudos e registros. O projeto teve o comprometimento de toda a equipe, que se preocupou com cada detalhe, procurando obter excelência em cada atividade realizada. Construir um blog que desse visibilidade a um grupo cultural e divulgasse produtos genuinamente caririenses foi um trabalho gratificante para a equipe, que tem intenções de continuar alimentando e melhorando a página por tempo indeterminado. Todo o processo foi de grande aprendizado das teorias e técnicas jornalísticas, muito válidas para um futuro profissional na área e uma oportunidade engrandecedora de trabalhar fazendo o que se ama.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BASSO, Eliane Fátima Corti. SPINELLI, Egle Muller. Narrativas transmídias como alternativas para o empreendedorismo no jornalismo. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro. 2015.<br><br>CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Universidade da Beira Interior. 2006.<br><br>CARVALHO, Guilherme; NUNES, Máira de Souza. Underground e ciberespaço: uma leitura atual para estudos da comunicação. Revista UNINTER de comunicação |vol.2 n.3 p. 201-216 |jul - dez 2014.<br><br>SINGER, Jane. User-generated visibility: Secondary gatekeeping in a shared media space.In: New Media & Society, 0(0) pp. 1 19, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>