ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00761</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Das raízes ao requinte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Emerson Rafael de Lima Santana (Universidade Potiguar); Jessica Milena de SOUSA E SILVA (Universidade Potiguar); Danillo Teixeira da SILVA (Universidade Potiguar); Giovana Ially Pereira do NASCIMENTO (Universidade Potiguar); Barbara Luana de Oliveira BARBALHO (Universidade Potiguar); Maria Elisa Bezerra de MEDEIROS (Universidade Potiguar); Reinaldo Francisco Terto da SILVA (Universidade Potiguar); José Iranilson da SILVA (Universidade Potiguar); Manoel Pereira da Rocha Neto (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade, Rádio, Jingle, Gastronomia, Tapioca</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente jingle intitulado "Das raízes ao requinte" é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar. A peça radiofônica integra a campanha desenvolvida para o cliente Casa de Taipa Tapiocaria, restaurante especializado em tapiocas recheadas, localizado na cidade de Natal  RN. Sendo suas principais características valorizar a cultura local e inovar no preparo e apresentação de seus pratos o que deram a base para a construção do conceito que assina essa peça. O Coco de Roda foi o ritmo escolhido para a produção do jingle que recebeu um arranjo diferente do gênero original para mesclar o tradicional ao contemporâneo, com uma batida envolvente e letra com repetições para fixar a marca na mente dos ouvintes e fortalecer a sua identidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Casa de Taipa Tapiocaria é um restaurante especializado em tapiocas gourmet, localizado no bairro de Ponta Negra, em Natal (RN). Há 16 anos no mercado buscando sempre ampliar seu cardápio com variações de recheios doces e salgados e outros pratos feitos à base da goma da mandioca. A gastronomia é um aspecto importante para cultura de um determinado lugar. Assim como descreve o historiador e intelectual potiguar Luís da Câmara Cascudo, em seu livro "História da Alimentação no Brasil", para ele a alimentação é um dos aspectos mais expressivos de uma sociedade. "[...] A arte de comer, cerimonial festivo e íntimo, é um patrimônio que orgulha o homem, distinguindo-o do gorila, do orangotango e do chimpanzé, senhores de uma norma nutricionista bem mais superior à dos humanos. Comer é um ato orgânico que a inteligência tornou social"(CASCUDO, 1983, p. 44). A história da gastronomia está relacionada com a evolução humana e é um forte exemplo de identidade cultural de um povo. Por ser rica e diversificada a culinária brasileira é uma das características mais marcantes do nosso país. A mandioca, por exemplo, é um tubérculo de grande valor histórico, social e econômico para o povo brasileiro. A mandioca teve origem um dos principais ícones da herança gastronômica da nossa cultura, a tapioca, ou beiju como é tipicamente chamada em algumas regiões do Brasil. Tornou-se popular no Nordeste após o descobrimento do Brasil, pois os colonizadores portugueses descobriram que esse alimento era um ótimo substituto para o pão, hábito que tem se tornado comum na geração atual e que se expandiu para todo país. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle foi criado para fixar o conceito na mente dos ouvintes e junto à campanha completa, desenvolver um branding, com o intuito de construir uma marca e tornar o restaurante mais conhecido na cidade. Através de uma análise sobre o cliente, e também por meio de uma pesquisa de mercado (parte do Trabalho de Conclusão de Curso), realizada entre os dias 17 de agosto a 02 de outubro de 2016 em Natal, foi possível identificar que o principal problema do restaurante era a falha na comunicação, não havendo investimento em publicidade o que, consequentemente, dificulta o reconhecimento do público. Para solucionar tal fraqueza, iniciamos o planejamento estratégico e processo criativo que inclui a peça radiofônica "Das raízes ao requinte", por considerarmos a eficácia do rádio em alcançar um grande número de pessoas sendo um veículo rápido, dinâmico e de baixo custo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma tendência da gastronomia é a valorização dos alimentos locais e a criação de novas refeições a partir dos ingredientes nativos de cada região ou inovação dos pratos já consagrados da culinária de um determinado povo. Experimentando usar novos temperos, estudar novas misturas e sabores. Para o chefe de cozinha Edson Puiati, conhecido como um dos responsáveis por levar o sabor de Minas para o mundo, é importante reconhecer a necessidade de mudar e buscar criar coisas novas a partir do que já existe. Diante dessa nova tendência, é importante entender melhor este novo conceito. Fugir da resistência e reconhecer os benefícios dessa mudança é o primeiro passo para que chefs e gourmets possam dar asas à imaginação nas criações e inovações de novos pratos, com a preocupação de valorizar cada vez mais os produtos regionais. Mais que tudo, os novos profissionais devem conhecer a história da evolução da gastronomia, suas raízes, tradições e costumes de cada região. Este é o pilar para o entendimento da nova concepção da gastronomia de vanguarda (PUIATI, 2014). A Casa de Taipa Tapiocaria mescla a tradição e novas tendências através da sua principal proposta que é inovar em sua especialidade. Nesse contexto, desenvolvemos a linha de criação do conceito da campanha publicitária que inclui a peça radiofônica em seu planejamento estratégico. Para a publicidade, o rádio ainda é um veículo expressivo e de fácil acessibilidade, que resiste e busca acompanhar as novas tendências do mercado. Desde o início do século XX, com a popularização do rádio, os jingles, começaram a ganhar forma e são peças que têm o potencial na venda de produtos e ideias a serem fixadas na mente do consumidor. Barbosa (2009, p.125) descreve jingle como uma pequena peça musical criada para facilitar e estimular o ouvinte a captar a mensagem e ainda observa que "as pessoas têm extrema facilidade para memorizar as melodias sem complexidade e, consequentemente, assimilar as informações que acompanham uma linha melódica" (BARBOSA, 2009, p.125), sendo assim, um meio eficaz para alcançar o objetivo almejado para o cliente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle faz parte da campanha publicitária criada por alunos do 8º período da turma 2016.2 para o Trabalho de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar. Na ocasião, o grupo ficou responsável por prospectar um cliente do mercado local para identificar um problema de comunicação e apresentar uma solução criativa considerando o seu perfil, posicionamento de mercado e público-alvo. Após a análise do perfil do cliente, levantamento de referencial teórico, resultados da pesquisa de mercado e o desenvolvimento do planejamento estratégico, iniciamos o processo criativo para chegarmos ao conceito que foi definido com base em todos os aspectos encontrados sobre a tapiocaria e o mercado gastronômico. Buscamos mesclar elementos para representar a proposta da Casa de Taipa Tapiocaria que é apresentar um pouco da nossa cultura e inovar ao mesmo tempo. Então, chegamos ao conceito "Das raízes ao requinte", que assina a peça e toda campanha. Escolhemos a palavra "raízes" associando à mandioca e tradição, elementos marcantes no restaurante, e "requinte" para expressar a gastronomia refinada. Inicialmente, escolhemos o ritmo Coco de Roda que se originou no interior do Nordeste, a partir do som da quebra do coco, tornando-se um movimento popular com rico valor cultural. Assim como o cliente Casa de Taipa Tapiocaria, o coco de roda possui os tradicionais valores nordestinos, além de também trabalhar com um dos principais elementos da tapioca: o coco. Em seguida, criamos a letra e fomos adaptando ao ritmo, tom, vozes e ao tempo de 30 segundos. Durante o processo inserimos outros instrumentos como a guitarra e convidamos dois músicos com timbres diferentes, tudo pensado para representar o tradicional e o contemporâneo e mais sofisticado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle possui uma letra que descreve características e motivos para se orgulhar da cidade Natal (RN), assim como a Casa de Taipa Tapiocaria que, não só demonstra esse reconhecimento, mas faz parte dessa tradição e também têm maravilhas para apresentar ao público. Para isso, a letra divide-se em estrofes de rimas fáceis e refrão repetitivo ao ritmo do coco de roda, que é tradicional do Nordeste, além de uma relação melódica entre sons de instrumentos tradicionais, contemporâneos e outros que irão contribuir para enfatizar a ideia do conceito para apresentar a marca de maneira que se torne fixa na mente do ouvinte. Espera-se que o público se identifique com a proposta que mostra o apreço que a Casa de Taipa Tapioca tem pela cultura potiguar e sua gastronomia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Estamos vivenciando a era do imediatismo, em que a quantidade de informações, anúncios, marcas e variedades passam por nós quase que de forma automática. Por isso, é cada vez mais importante considerar um bom processo criativo como uma solução para permanecer bem posicionado no mercado e um eficaz planejamento estratégico para identificar os melhores meios de transmitir a mensagem. A produção do presente jingle enriqueceu a campanha publicitária e nos proporcionou a experiência de conhecer mais sobre a gastronomia, especialmente, sobre a tapioca e a culinária nordestina e o seu valor histórico. Por fim, a importância de produzir o jingle, que nos permitiu aliar a teoria à prática no âmbito acadêmico, desde a criação do conceito, letra e concepção da peça, como também, a escolha do rádio como um veículo com potencial para alcançar o objetivo almejado. O Jingle é um produto que valoriza a expressa a musicalidade e a gastronomia norte-rio-grandenses. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia, 1983. <br><br>CONCEIÇÃO, Antonio José. A mandioca. Embrapa, 1979.<br><br>PUIATI, Edson. A Gastronomia de hoje e amanhã. Disponível em: <http://www.descubraminas.com.br/Upload/Biblioteca/0000316.pdf> Acesso em: 11 abr. 2017.<br><br>BARBOSA, André Filho. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. 2. Ed. São Paulo: Paulinas, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>