ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00762</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Casa de Taipa: Das raízes ao requinte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Giovana Ially Pereira do Nascimento (Universidade Potiguar); Jessica Milena de Sousa e SILVA (Universidade Potiguar); Danillo Teixeira da SILVA (Universidade Potiguar); Emerson Rafael de Lima SANTANA (Universidade Potiguar); Barbara Luana de Oliveira BARBALHO (Universidade Potiguar); Maria Elisa Bezerra de MEDEIROS (Universidade Potiguar); Reinaldo Francisco Terto da SILVA (Universidade Potiguar); José Iranilson da SILVA (Universidade Potiguar); Manoel Pereira da Rocha Neto (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Spot, Rádio, Tapioca, Casa de taipa., </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper tem como objetivo descrever o processo de criação da peça publicitária spot, realizada como parte do projeto de conclusão de curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar (UNP). Sendo o spot uma peça que é veiculada no meio rádio, buscou-se uma forma de transmitir uma informação desenvolvida para o cliente Casa de Taipa Tapiocaria de modo que o público tenha interesse em conhecer o estabelecimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vertente do presente trabalho é a cultura nordestina, abordando as expressões culturais e artísticas, tendo como base principal a gastronomia, elemento rico da história desta região e que norteia o processo criativo do cliente Casa de Taipa Tapiocaria. O restaurante foi fundado no dia 08 de março de 2001, pela empresária Dunia Milagres Bernardes, no início era localizada na rua Dr. Manuel Augusto Bezerra de Araújo, número 130, mais conhecida como Rua do Salsa. Recentemente o estabelecimento mudou para o novo endereço na Avenida Praia de Ponta Negra, número 8868, com uma estrutura maior, reformada especialmente para a proposta da Casa de Taipa, a fim de manter o clima aconchegante e melhorar o atendimento aos clientes. De acordo com a pesquisa realizada para o trabalho, foi identificado que o perfil de seus clientes é o público das classes A e B, pessoas que pagam por uma alimentação de qualidade e requintada. Para esses clientes, o fator principal não é o valor, mas os produtos e serviços oferecidos. O estabelecimento possui como o grande diferencial as tapiocas com recheios fartos. Neste trabalho abordamos o processo de criação do spot Prazer, Casa de Taipa Tapiocaria. O spot, segundo Barbosa Filho (2009 p. 123), define-se por ser uma peça radiofônica publicitária, cujas características são "fala de locutores e atores apoiada por trilha musical, vinhetas, efeitos sonoros e ruídos que, devidamente superpostos, criam o cenário necessário para o entendimento da mensagem transmitida". A peça foi desenvolvida para fazer parte de uma campanha publicitaria que possui como conceito a frase "das raízes ao requinte", baseado nas tradições nordestinas e na tapioca e sua "gourmetização".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot institucional tem como objetivo solucionar problemas de comunicação do cliente Casa de Taipa, uma tapiocaria com 15 anos de mercado, todavia grande parte da população natalense desconhece o estabelecimento e os serviços oferecidos. Desta forma, a peça radiofônica tem como propósito de informar ao público local e aos turistas a existência da Casa de Taipa Tapiocaria como um local da gastronomia nordestina e ponto turístico da zona sul de Natal. Com o presente spot buscou-se uma forma de transmitir uma informação desenvolvida para o cliente da tapiocaria, de modo que o público-alvo tenha interesse em conhecer o estabelecimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A gastronomia está diretamente ligada à evolução humana, por isso vem se modificando desde os primórdios, originária de uma cultura muito antiga, está presente em todas as mudanças políticas e sociais, agregando valor às principais conquistas culturais e turísticas dos países. A origem da gastronomia Potiguar, que segundo Cascudo (1983), vem desde a colonização dos portugueses e povoamento dos índios e negros. No Rio Grande do Norte, o D. Francisco de Souza teve autorização para começar a colonização e quando esta se deu de fato, o Potiguar sobrevivia com o pouco plantio, apenas para garantir o sustento da família, viviam em função de permutas, as fazendas produziam desde comidas a arsenal que utilizavam no trabalho, o dinheiro era praticamente inutilizado, só usavam para amenidades. O sustento e qualidade de vida eram precários nessa época, apenas depois da reestruturação e reorganização da vida econômica e administrativa que as coisas foram melhorando. A mandioca é um tubérculo de grande valor histórico, social e econômico para o povo brasileiro. Os primeiros registros feitos pelos portugueses referentes à mandioca foram por volta de 1576, por Pero de Magalhães Gandavo e, em 1584, por Soares de Souza, cujo se referem à planta como o inhame conhecido por eles. A confirmação de que a mandioca é originária da América do Sul se dá através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e, apesar de a mandioca ser considerada de origem brasileira, o produto rapidamente se expandiu por vários continentes, servindo como fonte de alimento para milhões de pessoas. "Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento" (EMBRAPA, 2016). Conforme também a Embrapa (2006), esses dados mostram que, em 2014, o Brasil era o segundo maior produtor do mundo entre 100 países que produzem a mandioca. Ela deu origem a produtos que ganharam valor histórico e cultural, ultrapassando os limites do território brasileiro para o mundo. É o caso da tapioca, que deixou de ser produzida apenas como fonte de consumo para um determinado povo local, onde seu preparo tradicional é a do coco, queijo coalho ou na manteiga, passando a ganhar novos recheios e sabores no universo gastronômico. Do ponto de vista comercial, existem três vertentes que vêm contribuindo para o aumento no consumo da tapioca, sendo eles a comercialização do produto em feiras públicas e supermercados, a "gourmetização" e a segmentação de alimentos saudáveis. Visto dessa forma, a tapioca se transformou em um produto versátil que pode ser preparada com formas e recheios diferentes, mas se feita do modo certo, pode estar presente em dietas e ser uma grande aliada dos hábitos fitness, podendo ser facilmente consumida antes ou depois da prática de exercícios físicos, recheada de produtos saudáveis que dessa forma a revestem de uma roupagem, assim fazendo parte da linha saudável e gourmet. A alta gastronomia é uma forte tendência e vem acompanhada do termo "gourmet", que significava "servidor de vinho" em francês arcaico, referindo-se aos admiradores da bebida, mas atualmente ganhou outra conotação e designa-se não apenas a produtos refinados, mas sim diferenciados, visto que até alimentos simples têm suas versões gourmet. O aumento da renda dos brasileiros gerou a popularização da alta gastronomia, mas o movimento ganhou força também com outros fatores como a globalização, que abriu portas para chefs internacionais e a experimentação de novos ingredientes, misturas, sabores e muito mais do universo gastronômico que até então era pouco explorado no Brasil. A origem humilde e o preparo simples ganham nova versão na tapioca gourmet, com variações diversas e recheios elaborados, como tapioca de moqueca de camarão, sushi de tapioca, mil folhas de tapioca e muitas outras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Considerando o diagnóstico encontrado nas pesquisas e, em meio ao imediatismo no qual vivemos, vender o conceito e posicionar a marca Casa de Taipa Tapiocaria torna-se necessário para expressar sua personalidade. Sendo esse um passo importante para se destacar no mercado e resultando na eficácia da campanha. Desenvolvemos a criação da campanha a partir de elementos que englobam a gastronomia e suas tendências, como também os pontos evidenciados pelo planejamento, considerando o objetivo que é apresentar a Casa de Taipa e torná-la conhecida do público potiguar que, neste caso, é o nosso público-alvo. Desse modo, o spot é uma peça radiofônica, ou seja, um gênero importante para veiculação de produtos ou serviços, como diz Barbosa (2009), na sua obra Gêneros Radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. Levando o conceito "Das raízes ao requinte", buscamos evidenciar os aspectos encontrados, apresentando a tapiocaria como uma opção de entretenimento para os potenciais clientes que se interessem por um restaurante que valoriza a tradição e culinária nordestina, mas, que tem como diferencial, um toque requintado em sua gastronomia e apresentação dos pratos. Para se comunicar com esse público, foi preciso inicialmente reforçar a existência da Casa e que, há 16 anos de mercado foram construídos, mantendo a qualidade, tradição e inovação ao mesmo tempo, tornando-a aos poucos uma referência no segmento para o público. As diversas expressões artísticas podem ser classificadas como arte tradicional e arte moderna. Então, iniciamos o processo criativo identificando a culinária como arte, considerando que a tapiocaria oferece um produto tipicamente nordestino, inovando nos recheios, criações e apresentação, adicionando outras expressões artísticas como música, dança e fotografia. Definimos que a distribuição seria feita considerando a estrutura de cada peça e o objetivo a ser alcançado. Neste caso, por exemplo, a musicalidade presente no spot. Na peça foi procurado realizar a locução em ritmo de leitura de cordel, para isso foi escolhido trabalhar com uma voz masculina e que possuísse o sotaque local. O cordel é uma literatura típica nordestina e não queríamos perder a essência do cliente. Já para compor a trilha, foi utilizado como referências o gênero do coco de roda, ritmo nordestino que consiste em um sapateado característico e palmas marcando o ritmo, quebrando assim a barreira de que tudo o que se é produzido sobre o nordeste tem que ter o forró como base.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Possuímos como produto um spot de 30 segundos de caráter institucional, o qual é caracterizado por Sant'Anna (2009, p.142) por ter como "objetivo imediato não a venda, mas a manutenção, alteração ou criação de comportamentos favoráveis à marca de maneira a predispor positivamente a opinião pública a todas as iniciativas comerciais do anunciante". Ao realizarmos o brainstrom sobre o spot pensamos primeiramente em introduzir elementos da cultura nordestina, pois como local é todo ambientado para remeter ao sertão queríamos transmitir essa característica. Porem como transmitir algo extremamente visual por um meio de comunicação que, as mensagens veiculadas dependem estritamente da audição? A primeira solução encontrada foi realizar spot em ritmo de leitura de cordel, elemento típico do Nordeste que é composto de frases curtas e que rimam, já para compor a trilha, foi utilizado como referências o gênero do coco de roda, ritmo nordestino que consiste em um sapateado característico e palmas marcando o ritmo, quebrando assim a barreira de que tudo o que se é produzido sobre o nordeste tem que ter o forró como base. O roteiro do spot foi pensado com o intuito de informar o público-alvo sobre a Casa de Taipa Tapiocaria. Para isto, resolvemos mostrar a diversidade de produtos que o estabelecimento possui. De modo que se inicia com uma pergunta "Você gosta de tapioca?", com o intuito de conquistar a atenção e curiosidade do ouvinte e, em seguida, passa a descrever algumas das tapiocas mais tradicionais, como a ginga com tapioca patrimônio potiguar, passando pelas mais modernas com variações entre doces e salgadas, sempre enaltecendo seu valor e seu sabor. Ao fim, aparece a assinatura informando o horário de funcionamento da tapiocaria.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O cliente trabalhado neste spot nunca havia realizado um planejamento de campanha completa, sendo sua principal forma de divulgação o BuzzMarketing, como foi detectado na pesquisa realizada para este trabalho. Partindo desta premissa, a campanha visa reapresentar a Casa de Taipa Tapiocaria ao público potiguar. Para isso, foi necessário entender melhor tudo que abrange o restaurante, e como o spot, em conjunto com a campanha, poderia solucionar o problema de comunicação. Após um estudo detalhado do estabelecimento e da cultura nordestina, foi decido que o spot teria a função de apresentar os pratos da tapiocaria. Desta forma, o spot intitulado Prazer, Casa de Taipa Tapiocaria nos possibilitou a entender um pouco mais da riqueza da culinária nordestina e que o mais "simples" elemento da natureza como a mandioca pode se transformar em uma iguaria culinária como as tapiocas presente na Casa de Taipa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções tradicionais no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1977<br><br>EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Mandioca e fruticultura. Disponível em: <https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mandioca/>. Acesso em: 12 ago. 2016.<br><br>FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no mundo. 2 ed. São Paulo: Senac, 2009.<br><br>SANTANNA, Armando. Propaganda: teoria e técnica. São Paulo: Pioneira, 2009.<br><br>BARBOSA, André Filho. Gêneros Radiofônicos: Os formatos e os programas em áudio. 2. Ed. São Paulo: Paulinas, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>