ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00767</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Casa de Taipa Tapiocaria - Das raízes ao requinte -</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Reinaldo Francisco Terto da Silva (Universidade Potiguar); Barbara Luana de Oliveira Barbalho (Universidade Potiguar); Danillo Teixeira da Silva (Universidade Potiguar); Emerson Rafael de Lima Santana (Universidade Potiguar); Giovana Ially Pereira do Nascimento (Universidade Potiguar); Jéssica Milena de Souza e Silva (Universidade Potiguar); Maria Elisa Bezerra de Medeiros (Universidade Potiguar); Caio Vitoriano de Nunes e Carvalho (Universidade Potiguar); Manoel Pereira da Rocha Neto (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor, Publicidade, Restaurante, Alimento, Tapioca</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzido para a Campanha Das Raízes ao Requinte da Nova Gastronomia: Prazer, Casa de Taipa Tapiocaria, resultado do trabalho de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar, o presente outdoor segue um estilo de composição gráfica  saia e blusa , em que o texto e imagem estão separados, sendo compostas por duas partes: a primeira, pela logo do cliente, assinatura de campanha, endereço, horário de funcionamento e site, ambas a informações estão sobrepostas sobre uma fotografia da textura da parede do restaurante. E a segunda parte é composta pela fotografia de uma tapioca, nesse caso é representada pela mais pedida na Casa, carne de sol com queijo coalho. A peça tem por objetivo atrair o público para conhecer a Tapiocaria e experimentar uma de suas especialidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A gastronomia está diretamente ligada à evolução humana, por isso vem se modificando desde os primórdios, originária de uma cultura muito antiga, está presente em todas as mudanças políticas e sociais, agregando valor às principais conquistas culturais e turísticas dos países, regiões e estados. Segundo Cascudo (1983), a origem da gastronomia potiguar vem desde a colonização dos portugueses e povoamento dos índios e negros. A Casa de Taipa Tapiocaria é um restaurante com mais 15 anos no mercado, teve seu início no dia 08 de março de 2001. O empreendimento tem como prioridade a valorização da cultura e gastronomia da região Nordeste, no enaltecimento da culinária tendo como maior vertente a tapioca. O outdoor é uma das peças criadas para uma campanha completa, que transita desde o rádio com jingle, spot, ao filme publicitário, cartaz, anúncio para revista, até as mídias de rua, realizada para este cliente, e se intitulada  Casa de Taipa de Tapiocaria: Das raízes ao requinte . Na composição do outdoor, de acordo com o conceito da campanha, usamos a imagem de uma tapioca com um dos mais tradicionais recheios. Seguindo essa linha, foi procurado o recheio que mais causaria impacto no público potiguar, relembramos o estudo feito dos principais alimentos que estão presentes na nossa cultura, então surgiu a ideia de utilizar a carne, essa proteína, que contém sais, água e gordura, e ainda é uma iguaria muito popular no Rio Grande do Norte.  Desde que nasce o homem precisa obter sua alimentação, hidratos de carbono, gorduras, proteínas, sais, água. Deve retirar esses elementos das carnes, dos vegetais e minerais (CASCUDO, 1983, p.22). Então, a tapioca de carne de sol ocuparia maior parte desta peça, com a intenção de mexer diretamente nos sentidos dos que a virem, seduzindo-os com uma imagem ampliada, onde a tapioca, que é bem recheada e um dos maiores sucessos do restaurante, fala por si só. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sendo uma das mais importantes mídias, a peça foi produzida e faz parte de uma campanha completa feita para um cliente real.  O outdoor, por suas características próprias, principalmente pelo seu formato, é uma peça que busca aproximação de formas diferentes com cada categoria de observadores que por ele passa (NOGUEIRA, 2009, p.07). Essa peça em questão foi criada para integrar a campanha e tem por finalidade construir um branding para a marca, roubando a atenção do público por usar não só de um dos mais tradicionais pratos pedidos no restaurante, como também um dos mais tradicionais do Nordeste, a carne de sol, erguendo uma relação entre a cultura regional, a gastronômica e o requinte em que os pratos são desenvolvidos e servidos no local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A tapioca, prato principal da Casa de Taipa e Tapiocaria, são considerados um alimento natural, livre de glúten e de gordura, possui um teor de sódio reduzido, sendo uma boa fonte de carboidratos e fácil de substituir alguns alimentos, devido a isso, é tida como uma forte aliada dos hábitos fitness, para quem busca de uma vida mais saudável, visto que, do ponto de vista nutricional, ela pode conter muitos benefícios, se usada em diferentes dietas, formas e recheios. Também é considerado um produto versátil, dessa forma, do aspecto comercial, sendo revestida de uma nova roupagem, como exemplo: a tendência gourmet. A palavra  gourmet tem estado em bastante evidência nos ramos alimentares ultimamente, o que nem todos sabem é que essa palavra ganhou outro significado e designa-se não apenas a produtos refinados, mas sim diferenciados, visto que até alimentos simples possuem suas versões gourmet. Outro grande fenômeno para o destaque nessa palavra e novo estilo de  vida foi a proliferação do gourmet na Internet. As redes sociais ajudaram a conectar as pessoas e compartilhar conteúdo, desencadeando o comportamento de compartilhar imagens de comidas, sejam elas de restaurantes ou caseiras. Ou seja, nas redes um prato bonito vale tanto quanto um prato gostoso, assim como o contexto em que o mesmo está inserido: evento, restaurante, bairro, chef que assina, entre outros fatores. Outro fator bem comum, relacionado a essa palavra, é o sucesso dos reality shows culinários no Brasil e no mundo, como Masterchef s, que valida a concepção que o brasileiro, especificamente, está cada vez mais apreciando a arte da alimentação. A formação de novos chefs no país, aliada à apreciação adquirida pelo povo e ao dinheiro para usufruir, decorreu na  gourmetização dos alimentos, elevando alimentos que no passado eram considerados com pouco requinte à novas iguarias, e a tapioca se tornou um desses casos. A origem humilde e o preparo simples ganham nova versão na tapioca gourmet, com variações diversas e recheios elaborados. A busca de se aprofundar em todas essas questões se fez necessária, posto que tudo isto serviu como base para o desenvolvimento de uma campanha que demonstre exatamente o que a Casa de Taipa Tapiocaria precisa comunicar para gerar resultados satisfatórios. Por isso, idealizamos o presente outdoor como peça de destaque, enfatizando a tapioca. De acordo com Nogueira (2009),  o termo outdoor, que deriva da expressão inglesa outdoor advertising tem em vários países do mundo o significado de propaganda ao ar livre e é utilizado para designar qualquer propaganda exposta ao ar livre  painel, letreiro luminoso, parede pintada, etc.  que se caracterize por forte apelo visual e produza comunicação instantânea (NOGUEIRA, 2009, p.01). Sobre a origem da divulgação de imagem por meio de cartaz, hoje outdoors são considerados cartazes modernos que estão espalhados em quase todas as cidades.  O cartaz original, de pequeno formato impresso, é o modelo inspirador do outdoor e outras peças publicitárias, como as tabuletas (cartazes com moldura e pés) carregadas pelo homem-sanduíches, os painéis e os atuais banners promocionais (CURY, 2004, p.59 apud NOGUEIRA, 2009, p.04). Nesse contexto, criamos o outdoor com os elementos regionais da culinária nordestina e da cultura local para compor a nossa peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O outdoor foi elaborado para a Campanha  Das Raízes ao Requinte da Nova Gastronomia: Prazer, Casa de Taipa Tapiocaria , como resultado do trabalho de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar. Foram usados métodos e técnicas pertinentes ao outdoor, que segundo Nogueira (2009),  o outdoor, um dos representantes mais antigos da mídia exterior, cujas características foram moldadas pelo desenvolvimento das técnicas gráficas e de criação, paralelamente ao crescimento da mídia das cidades (NOGUEIRA, 2009, p.01). Para iniciar a produção da peça (outdoor) inicialmente foi realizada uma análise junto ao briefing do cliente, levando em consideração todos os aspectos históricos, culturais, gastronômicos e demais minúcias relevantes e pertinentes ao restaurante. Foi fundamental desenvolver um conceito para a campanha que permitisse aplicar para todas as mídias, aspectos variados e característicos a cultura regional do Nordeste, a fim de resgatar, fortalecer e construir uma relação entre o público que viesse a receber o conteúdo do anúncio, e os elementos contidos nele. Desta maneira, seria mais acertada a tentativa de mexer com os sentidos e os sentimentos desde público a quem a peça se destina. A partir desde momento, definimos que por se tratar do outdoor, uma mídia de grande impacto visual, onde a estética viva da culinária nordestina certamente ganharia força, que a ideia seria de criar um anúncio no qual falasse por si só, um anúncio que pudéssemos utilizar o produto, de forma direta, no qual causasse o desejo no público, através da imagem de uma tapioca de carne de sol. Todas as imagens utilizadas no outdoor foram feitas no próprio restaurante através uma câmera Canon 70 D equipada com uma lente 50 mm 1.8. O prato foi colocado em uma das mesas do local, e a luz ambiente foi usada para passar propositalmente um dos aspectos característicos ao estabelecimento, que é sua iluminação quente, onde junto a toda decoração da Casa de Taipa Tapiocaria, faz referência às casas de interior. Utilizando a mesma câmera fotografamos uma das paredes do restaurante, que foi desenvolvido para lembrar as tradicionais paredes de casas de taipa, e que são muito facilmente encontradas nas cidades de interior. A intenção então seria, unir dos elementos que fazem parte não só da cultura da região, como também do restaurante, em que os mesmos conversassem e trouxessem um aspecto agradável, nostálgico, e de despertasse a curiosidade e o desejo do público a quem o anúncio se destina. Todas as fotos foram tiradas em plano fechado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente outdoor segue um estilo de composição gráfica  saia e blusa , em que o texto e imagem estão separados, sendo compostas por duas partes: a primeira, pela logo do cliente, assinatura de campanha, endereço, horário de funcionamento e site, ambas a informações estão sobrepostas sobre uma fotografia da textura da parede do restaurante. E a segunda parte é composta pela fotografia de uma tapioca, nesse caso é representada pela mais pedida na Casa, carne de sol com queijo coalho. A peça tem por objetivo atrair o público para conhecer a Tapiocaria e experimentar uma de suas especialidades. Devido à visibilidade do outdoor e o forte alcance que esta mídia tem, levando em consideração também aspectos relevantes, como impacto por sua grandeza, avaliamos que a expressão  comer com os olhos seria bem usada se aplicada a este outdoor, a fim de chamar atenção para o produto. Em destaque é trabalhada a imagem de uma tapioca com recheio de carne de sol, pela sua tradicionalidade, tornando possível uma identificação ainda maior com o público em potencial do restaurante, atraindo este para conhecer a Tapiocaria e experimentar suas tapiocas, com o texto que reforça o conceito  Casa de Taipa Tapiocaria: Das raízes ao requinte . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este foi um desafio encarado com seriedade e comprometimento diante de tudo que nos foi proposto e do que era necessário realizar para construção dessa campanha. O valor agregado a uma marca é um ponto importante para o sucesso ou fracasso do mesmo, e esse foi um dos principais objetivos que a campanha pretendia desenvolver, o branding do restaurante precisava se estabelecer, já que antes não havia sido feito nenhum tipo de planejamento publicitário com esse intuito. Para isso, foi necessário conhecer ainda mais profundamente tudo que rodeava o universo do restaurante, dentro e fora dele, pois seria importante entender, antes de qualquer coisa, quais eram suas principais necessidades, concorrência, consumidores reais e potenciais. Depois de diagnosticado todos os pontos relevantes para dar continuidade, vimos que a empresa precisava melhorar sua comunicação, não se restringindo apenas ao produto, mas sim reforçando que o restaurante tem muito mais a oferecer do que apenas tapioca, onde o trabalho em cima da valorização da marca, e da experiência vivida dentro do estabelecimento é tão ou mais importante quanto o produto em si. O cliente real, para o quem foi feito esta campanha completa, pelo seu seguimento, necessitava que houvesse não só uma fidelização dos seus clientes já existentes, mas de alguma maneira, o resgate aos potiguares a valorização cultural, e de um estilo de vida, através da Casa de Taipa Tapiocaria, tendo como principal vertente a gastronomia nordestina e seus diferentes aspectos culturais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CASCUDO, Luís da Câmara. Locuções tradicionais no Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1977.<br><br>CONCEIÇÃO, Antonio José. A mandioca. Embrapa, 1979.<br><br>CURY, Fernando. Paisagens da comunicação: Um estudo para entender e classificar a comunicação exterior. Dissertação de Mestrado da Escola de Comunicação e Artes (USP). São Paulo, 2004.<br><br>FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no mundo. 2 ed. São Paulo: Senac, 2009.<br><br>NOGUEIRA, Ana Paula Cesar Vaz Guimarães. A mídia outdoor e a cidade. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/7o-encontro-2009-1/A%20midia%20outdoor%20e%20a%20cidade.pdf> Acesso em: 25 abr. 2017.<br><br>PINHEIRO Agnaldo; SABADIN, Celso. Outdoor, uma visão do meio por inteiro. São Paulo: Central de Outdoor, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>