ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00770</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Churiot : Churros Gourmet.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kevin Harrison Santos de Oliveira (Universidade Potiguar); Aline Marianna Barreto Saraiva (Universidade Potiguar); Barbara Abdon Miranda De Oliveira (Universidade Potiguar); Juliana de Sá Leitão Barreto Cunha (Universidade Potiguar); Luciano Augusto Marinho Diniz Junior (Universidade Potiguar); Nathália Lissa Batista Gomes de Andrade (Universidade Potiguar); Robson de Oliveira Sá (Universidade Potiguar); Ana Tázia Patrício de Melo (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Churiot Churros, Churros, Food truck, Doces, Eventos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Analisar por meio de pesquisa científica as origens dos churros e dos food trucks, e em seguida relacionar com as pesquisas mercadológicas realizadas para a empresa Churiot Churros, situada em Natal/RN, para executarmos uma análise SWOT acerca do mercado alimentício mundial, nacional e local, objetivando identificar o consumo de churros na cidade de Natal.  A partir dos resultados encontrados planejarmos estrategicamente uma campanha promocional com o intuito de posicionar e fidelizar a marca no mercado de eventos natalense.  Futuramente, a empresa pensa em expandir a sua participação no mercado para outros estados do nordeste, por meio de franquias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo ANDRADE (2001), "pesquisa científica é um raciocínio conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos, mediante o emprego de métodos científicos e definição de tipos de pesquisa". De acordo com a citação, podemos dizer que esse projeto tem como objetivo realizar uma campanha promocional com uma empresa real do mercado, assim sendo, escolhemos um produto do mercado alimentício da cidade do Natal/RN: a Churiot Churros, um food truck que produz e comercializa churros gourmet. A partir da escolha, foi necessário conhecer tudo que o cliente oferece, observando suas qualidades e fraquezas para que pudéssemos realizar um levantamento bibliográfico de pesquisa de mercado e pesquisas digitais. Estas etapas são necessárias para conhecer o produto e o cliente, unir dados e organiza-los com a finalidade de elaborar o material real e completo do trabalho acadêmico. Segundo BEER, KÖNEMANN E TRUTTER (2001, p. 287), "churros e as suas variações maiores, conhecidas como porras na Espanha, são fritos em máquinas especiais nas churrerias, mas também podem ser produzidos com a ajuda de uma seringa especial que expele a massa na posição horizontal sobre o óleo de fritura". Os churros surgiram na China, onde comerciantes portugueses o conheciam por youtiao, tiras de massas salgadas tradicionalmente fritas consumidas no café da manhã. Esses comerciantes recriaram a iguaria na Península Ibérica, adicionando açúcar ao invés de sal e introduzindo o formato estrelado que é atualmente utilizado na fabricação do churro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é desenvolver uma campanha promocional para solucionar os problemas de comunicação existentes na Churiot Churros, cliente real atuante do segmento de food trucks de churros em Natal - RN, que foi prospectado pela agência experimental Bazinga Comunicação, como Trabalho de Conclusão do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar. A empresa que está atuando no mercado desde 2015, oferece um cardápio com seis opções de churros, que são servidos em embalagens personalizadas: Churro Brasileiro: massa crocante, com açúcar e canela e um recheio; Churro Espanhol: seis churros finos mergulhados em uma cobertura; Churro Gourmet Doce: massa crocante, com açúcar e canela, um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings; Churro Glacé: casquinha feita com a massa do churro, recheada de sorvete de creme, um recheio, uma cobertura e um topping; Quarteto Fantástico: quatro mini churros brasileiros com recheios de brigadeiro preto, doce de leite, bicho de pé (brigadeiro de morango) e brigadeiro branco; Churro Gourmet Salgado: massa crocante com um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O hábito de comer fora de casa tornou-se uma prática comum entre a população de classe média ao redor do mundo. De acordo com Mello e Novais (1998), esse hábito teve seu início no Brasil, a partir da década de 1950, quando percebemos o crescimento de grandes centros urbanos e a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Atualmente, esse hábito é identificado como comum na sociedade de classes mais elevadas ou que, por necessidade, estão distantes das cozinhas de suas casas. Nos grupos de menor de poder aquisitivo, comer fora é um hábito de lazer que exige dinheiro investido a partir do orçamento familiar. Churiot Churros é uma empresa de pequeno porte, fundada em abril de 2015 por Carla Locatto e sua mãe, onde atua no comércio varejista, no setor de alimentos. Especificamente, produz e comercializa churros para o mercado do Rio Grande do Norte, atendendo a região metropolitana de Natal. Carla já atuou em Recife, através de um convite para um evento de gastronomia, a empresa já conta com três food carts, sendo de tamanhos diferentes para adequação das ruas e eventos. A realização de toda análise feita em torno da empresa foi necessária para identificar e resolver determinados problemas existentes na mesma, e por meio desta, trabalhamos em cima de uma campanha promocional que impacte nosso público-alvo, com a finalidade de agregar valor e conhecimento para/com a marca. A campanha vem a contribuir para a afirmação de uma identidade visual que levará o público a identificar mais facilmente seus produtos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da escolha do cliente para desenvolver esta campanha promocional, dividimos em etapas de desenvolvimento para melhor organização e cumprimento das seguintes atividades: a) Reuniões de briefing in-loco com o cliente e levantamento bibliográfico para desenvolvimento de referencial teórico, análise SWOT, análise da concorrência e definição dos objetivos de marketing; b) Pesquisa de mercado quantitativa com o objetivo de identificar o grau de satisfação dos clientes da empresa para com os seus serviços e produtos, através de uma amostragem total de 307 entrevistados, no período de 8 de agosto à 20 de agosto de 2016; c) Elaboração da ação promocional a partir dos resultados da pesquisa, os objetivos de comunicação e marketing, como também o reposicionamento da marca no mercado de eventos; d) Desenvolvimento do conceito da ação; e) Construção do planejamento de mídia determinando quais os veículos a serem negociados para a campanha; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A estratégia da campanha promocional é sair do comodismo da propaganda online, já que é uma ferramenta usual da empresa, e explorar outros tipos de comunicação, a fim de atingir tanto o cliente que consome em seu food cart quanto os possíveis clientes que gostem do produto e desejem consumi-lo em outros locais. Assim, criamos ações para serem realizadas por parte do food truck com objetivo de manter um vinculo coeso entre o conceito e as estratégias previamente escolhidas. O objetivo da marca é interagir para conquistar novos clientes. A campanha irá iniciar no mês de Maio que antecipa o aniversário da Churiot Churros e terá duração de trinta e dois dias. A principal ação realizada no mês de aniversário da marca é tornar o dia do aniversário (16 de abril), data que encerra a campanha, conhecida como o Dia do Churro, incentivando os consumidores que conhecem ou não a empresa a irem ao food truck através de promoções, descontos especiais neste dia sendo veiculadas nas redes sociais da marca. Pretendemos tornar esse evento anual, sempre promovendo a associação do produto à empresa. Durante a campanha, uma das ações irá acontecer na rede de cinemas Cinépolis, este situado no Natal Shopping, e será exibido um filme publicitário na sessão pré-show (que antecede o início do filme, onde são exibidos trailers) em uma única sala durante uma cine semana (duração de uma semana comum) de estreia dentro do período da campanha. O filme publicitário apresentará um chef de cozinha que fala frontalmente para o público presente no local, alertando que as poltronas compradas na sessão foram escolhidas de forma aleatória para ganhar um cupom que dará direito de troca por um combo de churros na bomboniere do cinema. Ação 1) Para indicar as poltronas premiadas na ação promocional do cinema, sugerimos a utilização de capas de poltronas, tanto para ganhadores como para não ganhadores, espalhando por toda sala de cinema a marca da Churiot Churros. Esta peça provoca impacto aos espectadores na sala de cinema desde que entram na mesma até o fim da sessão. Ação 2) Aplicação da ilustração nas capas das poltronas do cinema: Outra maneira de chamar mais a atenção dos clientes que circulam pelo cinema é o uso do display, este gerando o desejo de consumir ao visualizar o produto da marca. Será usada uma foto de duas pessoas dividindo um churros espanhol da Churiot Churros com cobertura de doce de leite e chocolate, enfatizando o diferencial da marca com o título  A cada estreia, sensações deliciosas. junto ao texto de apoio. O display terá uma paleta de cores quentes com o intuito de instigar o cliente a consumir o produto. Ação 3) Aplicação do display para promoção do cinema: Visando aproximar os clientes da empresa, criamos um aplicativo para que os usuários possam estar sempre conectados à Churiot Churros através de fácil acesso, com um menu lateral responsivo e interativo. O aplicativo apresenta inicialmente a área para realizar cadastro e login através de e-mail pessoal ou através da conta do Facebook ou Google. Uma vez conectados com umas dessas ferramentas, o usuário tem acesso à sua conta sempre conectada no aplicativo, podendo aceitar ou não receber notificações por newsletter e push (notificações no topo do celular) no celular sobres promoções, novos produtos e localização. Em seguida, acesso aos pontos acumulados na Promoção  Mais Churros , cardápio com todos os produtos da empresa, a rota semanal do food cart, e o  Churiot no Seu Evento , um espaço onde mostra todos os serviços para contratar o carinho para um evento. Ação 4) Tela de início do aplicativo: No mesmo período do mês de maio irá ocorrer paralelamente a promoção "Muito mais Churros" por meio do aplicativo da Churiot Churros, através de sua conta logada no aplicativo, os clientes terão acesso à Promoção  Mais Churros : um programa de pontos da empresa Churiot Churros, que garante na compra de um churro específico, uma determinada pontuação que, acumulada, poderá ser trocada por produtos no food truck. Através da nota fiscal recebida no ato da compra, o cliente irá cadastrar o COD da compra. Preenchendo corretamente, o sistema irá lançar os seus pontos automaticamente no aplicativo e website. Com 100 pontos acumulados é possível trocar por um Churro Brasileiro; com 150 pontos acumulados é possível trocar por um Churro Espanhol ou um Churro Quarteto Fantástico; com 200 pontos acumulados é possível trocar por um Churro Gourmet; e com 250 pontos é possível trocar por um Churro Glacé Ação 5) Tela de contagem e inserção de novos pontos através da promoção  Mais Churros : Pode-se dizer que as peças desenvolvidas para a campanha apresentaram fotografias que focam os pequenos detalhes dos produtos, como os grãos de açúcar e canela, os recheios e toppings (equivalentes às coberturas). Os closeups nesses elementos são importantes para fazer valer o conceito da campanha. Tais imagens também serão compostas por um plano de fundo que representa uma cozinha europeia típica. O cenário é composto por elementos rústicos, utensílios de cozinha e os ingredientes encontrados nos churros da Churiot. Apenas em algumas peças, esse cenário é substituído por um plano de fundo na cor rosa, predominante na comunicação visual da marca. Sobrepondo as imagens, os elementos textuais seguirão a paleta de cores da marca da Churiot Churros, composta por rosa, marrom e bege. A cor-de-rosa, cor predominante, transmitem a suavidade e frescor do produto, desenvolvendo uma fragrância do alimento no imaginário do consumidor. A marrom traz riqueza e solidez à marca, para representar o valor gourmet do produto com desenvoltura. E, por fim, a bege exala pureza e claridade, criando pontos de luz e contraste nas peças publicitárias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Nosso projeto teve como cliente a empresa Churiot Churros, food truck especializado em churros gourmet. Após conhecer o universo Churiot, traçamos as problemáticas da empresa, processo essencial para o projeto. Aprofundamos-nos no perfil do consumidor da Churiot para posicionar acima de seus concorrentes e torná-la o melhor food truck da cidade. Além disso, mostramos o seu diferencial em qualidade e serviço para inseri-a cada vez mais no segmento de eventos. Todos os nossos objetivos foram alcançados pelo ótimo fundamento e conteúdo de estudo do cliente. Conseguimos detectar os seus pontos fracos, o que de melhor a empresa oferece, qual a opinião dos consumidores, qual o seu diferencial e qual o seu posicionamento no mercado local. Nossa campanha buscou atingir o público-alvo da melhor forma, acrescentando mais sabor às suas vidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AGUIAR, Anna Carolina. Food truck: saiba como surgiu essa moda. Superinteressante, São Paulo, 13 mar. 2015. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/food-truck-saiba-como-surgiu-essa-moda/>. Acesso em: 23 ago. 2016.<br><br>BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: De Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.<br><br>BRILLAT-SARAVIN, Jean-Anthelme. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.<br><br>BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 3.ed. São Paulo: Summus, 1982.<br><br>BEER, Günter; KÖNEMANN, Ludwig; TRUTTER, Marion. Culinária Espanha. Roma: Könemann, 2001. Tradução de: Susana Canhoto e Ana Faustino.<br><br>CRONK, Laura. Churros: a secret history. The Prisma: The Multicultural Newspaper. Londres, p. 0-0. 17 jul. 2011. Disponível em: <http://theprisma.co.uk/2011/07/17/churros-a-secret-history/>. Acesso em: 21 mar. 2016.<br><br>COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Um olhar antropológico sobre o hábito de comer fora. Campos, v. 4, p. 171-194, 2003.<br><br>CARNEIRO, Henrique S. COMIDA E SOCIEDADE: SIGNIFICADOS SOCIAIS NA HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO. Ufpr, Curitiba, 2005. Disponível em: <http://www.fecea.br/download/290_c48845d72c199598a8cf4139e5f8ab87.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.<br><br>FRANCO. Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: SENAC, 2001.<br><br>MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda origens históricas. Caderno Universitário, n. 148, 2004.<br><br>SANT'ANNA, Armando; ROCHA JUNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014<br><br> </td></tr></table></body></html>