ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00782</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Poltrona Premiada Churiot.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana de Sá Leitão Barreto Cunha (Universidade Potiguar); Aline Marianna Barreto SARAIVA (Universidade Potiguar); Barbara Abdon Miranda De OLIVEIRA (Universidade Potiguar); Kevin Harrison Santos de OLIVEIRA (Universidade Potiguar); Luciano Augusto Marinho Diniz JUNIOR (Universidade Potiguar); Nathália Lissa Batista Gomes de ANDRADE (Universidade Potiguar); Robson de Oliveira SÁ (Universidade Potiguar); Ana Tázia Patricio de Melo CARDOSO (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Churiot Churros, churros, doces, food truck, eventos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Analisamos as origens dos churros e dos food trucks, relacionando as pesquisas mercadológicas realizadas com a empresa Churiot Churros, situada em Natal/RN, executamos uma análise SWOT e uma pesquisa científica acerca do mercado alimentício mundial até o local, bem como o consumo de churros na cidade para planejarmos estrategicamente uma ação promocional com o intuito de fidelizar e posicionar a marca no mercado de eventos natalense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho objetiva realizar uma ação promocional com uma empresa real do mercado, assim sendo, escolhemos um produto do mercado alimentício da cidade do Natal/RN: a Churiot Churros, um food truck que produz e comercializa churros gourmet. A partir da escolha, foi necessário conhecer tudo que o cliente oferece, observando suas qualidades e fraquezas para que pudéssemos realizar um levantamento bibliográfico de pesquisa de mercado e pesquisas digitais. Estas etapas são necessárias para conhecer o produto e o cliente, unir dados e organiza-los com a finalidade de elaborar o material real e completo do trabalho acadêmico. 1.1. A HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO O início das civilizações está intimamente relacionado com a procura dos alimentos, com os rituais e com os costumes de seu cultivo e preparação, e com o prazer de comer. O prazer de comer é a sensação de satisfazer uma necessidade que temos em comum com os animais. Comer, o instinto que mais cedo desperta, constitui a base da vida animal. Os animais comem até se saciarem. O homem logo inventou o ritual social básico que é a refeição. 1.2 A ORIGEM DO CHURRO Segundo BEER, KÖNEMANN E TRUTTER (2001, p. 287), "churros e as suas variações maiores, conhecidas como porras na Espanha, são fritos em máquinas especiais nas churrerias, mas também podem ser produzidos com a ajuda de uma seringa especial que expele a massa na posição horizontal sobre o óleo de fritura". Os churros surgiram na China, onde comerciantes portugueses o conheciam por youtiao, tiras de massa salgadas tradicionalmente fritas consumidas no café da manhã. Esses comerciantes recriaram a iguaria na Península Ibérica, adicionando açúcar ao invés de sal e introduzindo o formato estrelado que é atualmente utilizado na fabricação do churro. A tradução literal para o termo youtiao é  tira frita : iguaria que era servida em dois tiras de massa por vez, simbolizando a dualidade do casal composto pelo oficial Qin Hui da dinastia Song e a sua esposa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ação promocional para solucionar os problemas de comunicação existentes na Churiot Churros, cliente real atuante do segmento de food trucks de churros, que foi prospectado pela agência experimental. A empresa estudada oferece um cardápio com seis opções de churros, que são servidos em embalagens personalizadas: Churro Brasileiro: massa crocante, com açúcar e canela e um recheio; Churro Espanhol: seis churros finos mergulhados em uma cobertura; Churro Gourmet Doce: massa crocante, com açúcar e canela, um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings; Churro Glacé: casquinha feita com a massa do churro, recheada de sorvete de creme, um recheio, uma cobertura e um topping; Quarteto Fantástico: quatro mini churros brasileiros com recheios de brigadeiro preto, doce de leite, bicho de pé (brigadeiro de morango) e brigadeiro branco; Churro Gourmet Salgado: massa crocante com um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings. Para encomendas nos eventos, há, além das já citadas, opções de Baby Churros Brasileiro, Baby Churros Gourmet, e o tabuleiro com Baby Churros Espanhóis. Sabores dos recheios, coberturas e toppings: Recheios doces: doce de leite, brigadeiro tradicional, brigadeiro branco, Bicho de Pé (brigadeiro de morango) e paçoca cremosa; Recheios salgados: calabresa, carne de sol e creme de frango; Coberturas doces: banana caramelizada, brigadeiro de Nutella, brigadeiro de leite ninho, brigadeiro de Ovomaltine; Coberturas salgadas: catupiry e cream cheese; Toppings doces: Kitkat, Ovomaltine, Farinha Láctea, amendoim, castanha de caju, coco branco, leite Ninho, Confete, flocos de arroz, flakes de chocolate belga, raspas de morango belga e raspas de caramelo belga: Toppings salgados: bacon, queijo de coalho, queijo mussarela, queijo parmesão e milho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A realização de toda análise feita em torno da empresa foi necessária para identificar e resolver determinados problemas existentes na mesma, e por meio desta, trabalhamos em cima de uma peça promocional que impacte nosso público-alvo, com a finalidade de agregar valor e conhecimento para/com a marca. O mesmo vem a contribuir para a afirmação de uma identidade visual que levará o público a identificar mais facilmente seus produtos. A REINVENÇÃO DOS ALIMENTOS GOURMET Os alimentos gourmet têm sido procurados fortemente nos últimos anos, deixando até de ser exclusivo em alguns pontos de distribuição especializados. Há um tempo essa procura era muito reduzida e concentrada apenas em marcas internacionais e hoje é evidente a penetração de marcas nacionais neste segmento. Além de ter se tornado fonte de renda para muitas pessoas através da reinvenção dos alimentos. Segundo Wycherley, McCarthy e Cowan (2008), esta definição resulta da opinião de vários autores e entende por speciality food (alimentos especiais) produtos fora do comum, que possuem qualidades específicas que os diferenciam dos alimentos padrão. Estas qualidades são resultantes de uma combinação de pelo menos duas das seguintes características: exclusividade, processamento e distinção. Como não é uma categoria de alimentos comuns, o conceito gourmet se torna um atributo à marca. A ORIGEM DO FOOD TRUCK De acordo com o Sebrae (2016), conceitua-se food truck como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas sobre rodas que transporta e vende alimentos de forma itinerante. Esse novo modelo de comércio alimentício se apresenta de forma diferenciada visando contribuir e suprir as necessidades dos clientes que buscam praticidade, conforto, qualidade e são adeptos às mudanças da sociedade moderna. A história do food truck começa durante o século XIX, no oeste dos Estados Unidos, onde existia o comércio de animais bovinos que movimentava a economia do país, quando Charles, um dos grandes fazendeiros do Texas, mais conhecido como  Chuck Goodnight, montou uma cozinha móvel usando um vagão velho. A ideia era fazer com que os cowboys e madeireiros pudessem se alimentar durante suas longas viagens, pois, naquela época, não existiam comidas rápidas e nem lugares frequentes que oferecessem alimento. Assim, os vagões dos trens passaram a ficar conhecidos por chuckwagons ou até mesmo cozinhas de campo, e com o passar do tempo, cresceram para as lunch wagons (vagões para almoço), puxadas por cavalos. Segundo o portal SuperChefs (2015), nos anos de 1872, na cidade de Providence, estado de Rhode Island, Walter Scott vendia comidas rápidas como sanduíches e tortas para trabalhadores de jornais da cidade. Esses trabalhadores procuravam comidas rápidas e baratas, e para atendê-los, a  comida de rua passou a ser a melhor solução. A nova maneira de comercializar alimentos se espalhou por toda região dos EUA e no final da década seguinte, Thomas H. Buckley resolveu adaptar uma carroça exclusivamente para servir refeições, contendo um fogão e um refrigerador. Essas carroças, após a 2ª Guerra Mundial, deram o lugar a caminhões de comidas móveis onde não apenas atingiu a cidade de Providence, mas todo os EUA. BRIEFING DO CLIENTE No mês de abril de 2015, a Churiot Churros ganhou espaço no segmento de food truks sob o comando da advogada Carla Locatto. O nome da empresa é uma aglutinação das palavras Churro e Churiot (carrinho em francês). C e M Locatto Alimentos (CNPJ 22.036.102.0001/55) é uma empresa de pequeno porte, fundada em abril de 2015 por Carla Locatto e sua mãe, onde atua no comércio varejista, no setor de alimentos. Especificamente, produz e comercializa churros para o mercado do Rio Grande do Norte, atendendo a região metropolitana de Natal. Carla já atuou em Recife, através de um convite para um evento de gastronomia, e empresa já conta com três food carts, sendo de tamanhos diferentes para adequação das ruas e eventos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da escolha do cliente para desenvolver esta ação promocional, dividimos em etapas de desenvolvimento para melhor organização e cumprimento das seguintes atividades: a) Reuniões de briefing in-loco com o cliente e levantamento bibliográfico para desenvolvimento de referencial teórico, análise SWOT, análise da concorrência e definição dos objetivos de marketing; b) Pesquisa de mercado quantitativa com o objetivo de identificar o grau de satisfação dos clientes da empresa para com os seus serviços e produtos, através de uma amostragem total de 307 entrevistados, no período de 8 de agosto a 20 de agosto de 2016; c) Elaboração da ação promocional a partir dos resultados da pesquisa, os objetivos de comunicação e marketing, como também o reposicionamento da marca no mercado de eventos; d) Desenvolvimento do conceito da ação; e) Construção do planejamento de mídia determinando quais os veículos a serem negociados para a campanha;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">PUBLICIDADE EM OUTROS MEIOS  POLTRONA PREMIADA Atualmente, a Churiot Churros busca não só se posicionar no mercado de food truck e ser reconhecida pelos seus produtos de alta qualidade, como também, busca a visibilidade no comércio para eventos e este, no momento, é o seu principal foco, divulgar o seu produto para fazer parte de festas e eventos privados. Desse modo, ao detectar as principais falhas de comunicação da cliente, traçamos uma estratégia para a empresa Churiot Churros na qual a campanha é voltada para o público que não só consome os churros no food cart em seu roteiro de rua, mas principalmente o que tem interesse de contratá-los para eventos. Para isso, foi encontrado um meio ideal para a ação promocional, o cinema, palco para grandes anúncios de empresas e os sucessos dos anúncios em tela. A promoção intitulada  Poltrona Premiada acontecerá nas capas de poltrona das 3 salas escolhidas. Das empresas que atuam em Natal, foi escolhida a rede de cinemas Cinépolis, localizado no Natal Shopping, Candelária, por estar dentro das caraterísticas do público da Churiot Churros, que são jovens e adultos, em sua maioria de classes A e B, que residem na Zona Sul da cidade. A promoção acontecerá nas salas de estreias dos principais filmes em cartaz nas salas no período de 1 mês. Atualmente, os cinemas estão aderindo o uso da escolha da poltrona na compra do ingresso. Acontece que, ao comprar o ingresso, o telespectador escolhe a fileira e o número das poltronas, facilitando assim na hora de entrar nas salas. Com isso, sugerimos a utilização de capas de poltronas para indicar, tanto os ganhadores como os não ganhadores, espalhando por toda sala de cinema a marca da Churiot Churros. Para as poltronas premiadas, a frase  Poltrona Premiada , e para as não premiadas, a frase  Não foi dessa vez . As capas de poltronas para o cinema utilizam cores distintas para diferenciar ganhadores de não ganhadores da promoção. Apresentam, na face que cobre o encosto da cadeira e na face traseira, a marca da Churiot Churros numa área ideal que seja bem visualizada por todos os espectadores da sala. Também contém o endereço do hotsite e redes sociais da empresa: informação importante para que os espectadores curiosos busquem na internet o motivo das poltronas estarem encapadas. Os premiados ganharão um Combo de churros + água mineral. Esta peça provoca impacto aos espectadores na sala de cinema desde que entram na mesma até o fim da sessão e gera curiosidade sobre a mesma.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Nosso projeto teve como cliente a empresa Churiot Churros, food truck especializado em churros gourmet. Após conhecer o universo Churiot, traçamos as problemáticas da empresa, processo essencial para o projeto. Aprofundamos-nos no perfil do consumidor da Churiot para posicioná-lo acima de seus concorrentes e torná-la o melhor food truck da cidade. Além disso, mostramos o seu diferencial em qualidade e serviço para inseri-a cada vez mais no segmento de eventos. Todos os nossos objetivos foram alcançados pelo ótimo fundamento e conteúdo de estudo do cliente. Conseguimos detectar os seus pontos fracos, o que de melhor a empresa oferece, qual a opinião dos consumidores, qual o seu diferencial e qual o seu posicionamento no mercado local. Nossa ação buscou atingir o público-alvo da melhor forma, acrescentando mais sabor às suas vidas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AGUIAR, Anna Carolina. Food truck: saiba como surgiu essa moda. Superinteressante, São Paulo, 13 mar. 2015. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/food-truck-saiba-como-surgiu-essa-moda/>. Acesso em: 23 ago. 2016.<br><br>BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: De Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.<br><br>BRILLAT-SARAVIN, Jean-Anthelme. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. <br><br>BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 3.ed. São Paulo: Summus, 1982. <br><br>BEER, Günter; KÖNEMANN, Ludwig; TRUTTER, Marion. Culinária Espanha. Roma: Könemann, 2001. Tradução de: Susana Canhoto e Ana Faustino.<br><br>CRONK, Laura. Churros: a secret history. The Prisma: The Multicultural Newspaper. Londres, p. 0-0. 17 jul. 2011. Disponível em: <http://theprisma.co.uk/2011/07/17/churros-a-secret-history/>. Acesso em: 21 mar. 2016.<br><br>COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Um olhar antropológico sobre o hábito de comer fora. Campos, v. 4, p. 171-194, 2003. <br><br>CARNEIRO, Henrique S. Comida e sociedade: significados sociais na história da alimentação. Ufpr, Curitiba, 2005. Disponível em: <http://www.fecea.br/download/290_c48845d72c199598a8cf4139e5f8ab87.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.<br><br>FRANCO. Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: SENAC, 2001.<br><br>MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda origens históricas. Caderno Universitário, n. 148, 2004.<br><br>SANT'ANNA, Armando; ROCHA JUNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014<br><br> </td></tr></table></body></html>