ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00785</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Churiot Churros: Acredite nesse sabor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nathália Lissa Batista Gomes de Andrade (Universidade Potiguar); Aline Marianna Barreto Saraiva (Universidade Potiguar); Barbara Abdon Miranda De Oliveira (Universidade Potiguar); Juliana de Sá Leitão Barreto Cunha (Universidade Potiguar); Kevin Harrison Santos de Oliveira (Universidade Potiguar); Luciano Augusto Marinho Diniz Junior (Universidade Potiguar); Robson de Oliveira Sá (Universidade Potiguar); Ana Tázia Patricio de Melo Cardoso (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Churiot Churros, Churros, Doces, Food truck, Eventos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Analisamos as origens dos churros e dos food trucks, relacionando as pesquisas mercadológicas realizadas com a empresa Churiot Churros, situada em Natal/RN, executamos uma análise SWOT e uma pesquisa científica acerca do mercado alimentício mundial até o local, bem como o consumo de churros na cidade para planejarmos estrategicamente uma ação promocional com o intuito de fidelizar e posicionar a marca no mercado de eventos natalense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo ANDRADE (2001), "pesquisa científica é um raciocínio conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos, mediante o emprego de métodos científicos e definição de tipos de pesquisa". De acordo com a citação, podemos dizer que esse projeto tem como objetivo realizar uma ação promocional com uma empresa real do mercado, assim sendo, escolhemos um produto do mercado alimentício de Natal/RN: a Churiot Churros, um food truck que produz e comercializa churros gourmet. 1) A ORIGEM DO CHURRO- Segundo BEER, KÖNEMANN E TRUTTER (2001, p. 287), "churros e as suas variações maiores, conhecidas como porras na Espanha, são fritos em máquinas especiais nas churrerias, mas também podem ser produzidos com a ajuda de uma seringa especial que expele a massa na posição horizontal sobre o óleo de fritura". Os churros surgiram na China, onde comerciantes portugueses o conheciam por youtiao, tiras de massa salgadas tradicionalmente fritas consumidas no café da manhã. Esses comerciantes recriaram a iguaria na Península Ibérica, adicionando açúcar ao invés de sal e introduzindo o formato estrelado que é atualmente utilizado na fabricação do churro. No mês de abril de 2015, a Churiot Churros ganhou espaço no segmento de food truks sob o comando de Carla Locatto. O nome da empresa é uma aglutinação das palavras Churro e Churiot (carrinho em francês). C e M Locatto Alimentos, é uma empresa de pequeno porte que produz e comercializa churros para o mercado do Rio Grande do Norte, atendendo a região metropolitana de Natal. Carla já atuou em Recife, através de um convite para um evento de gastronomia, e empresa já conta com três food carts, sendo de tamanhos diferentes para adequação das ruas e eventos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ação promocional para solucionar os problemas de comunicação existentes na Churiot Churros, cliente real atuante do segmento de food trucks de churros, que foi prospectado pela agência experimental. A empresa oferece um cardápio com seis opções de churros, que são servidos em embalagens personalizadas: Churro Brasileiro: massa crocante, com açúcar e canela e um recheio; Churro Espanhol: seis churros finos mergulhados em uma cobertura; Churro Gourmet Doce: massa crocante, com açúcar e canela, um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings; Churro Glacé: casquinha feita com a massa do churro, recheada de sorvete de creme, um recheio, uma cobertura e um topping; Quarteto Fantástico: quatro mini churros brasileiros com recheios de brigadeiro preto, doce de leite, bicho de pé (brigadeiro de morango) e brigadeiro branco; Churro Gourmet Salgado: massa crocante com um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A empresa oferece um cardápio com seis opções de churros, que são servidos em embalagens personalizadas: Churro Brasileiro: massa crocante, com açúcar e canela e um recheio; Churro Espanhol: seis churros finos mergulhados em uma cobertura; Churro Gourmet Doce: massa crocante, com açúcar e canela, um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings; Churro Glacé: casquinha feita com a massa do churro, recheada de sorvete de creme, um recheio, uma cobertura e um topping; Quarteto Fantástico: quatro mini churros brasileiros com recheios de brigadeiro preto, doce de leite, bicho de pé (brigadeiro de morango) e brigadeiro branco; Churro Gourmet Salgado: massa crocante com um recheio, uma cobertura e duas opções de toppings. 1) O HÁBITO DE COMER FORA DE CASA-O hábito de comer fora de casa tornou-se uma prática comum entre a população de classe média ao redor do mundo. De acordo com Mello e Novais (1998), esse hábito teve seu início no Brasil, a partir da década de 1950, quando percebemos o crescimento de grandes centros urbanos e a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Atualmente, esse hábito é identificado como comum na sociedade de classes mais elevadas ou que, por necessidade, estão distantes das cozinhas de suas casas. Nos grupos de menor de poder aquisitivo, comer fora é um hábito de lazer que exige dinheiro investido a partir do orçamento familiar. As prioridades ao se alimentar fora de casa são claras e diversas, isso refere-se aos alimentos que encontramos na rua. Nem todas as pessoas classificam junk food como alimento, mas sim como um lanche. Quando estão fora de casa e em seu horário de almoço, alguns indivíduos ainda preferem uma refeição composta por feijão, arroz e carne, já outros escolhem uma comida mais prática, aderindo aos hambúrgueres, batata frita e refrigerante. 1.2) A REINVENÇÃO DOS ALIMENTOS GOURMET-Os alimentos gourmet têm sido procurados fortemente nos últimos anos, deixando até de ser exclusivo em alguns pontos de distribuição especializados. Há um tempo essa procura era muito reduzida e concentrada apenas em marcas internacionais e hoje é evidente a penetração de marcas nacionais neste segmento. Além de ter se tornado fonte de renda para muitas pessoas através da reinvenção dos alimentos. Segundo Wycherley, McCarthy e Cowan (2008), esta definição resulta da opinião de vários autores e entende por speciality food (alimentos especiais) produtos fora do comum, que possuem qualidades específicas que os diferenciam dos alimentos padrão. Estas qualidades são resultantes de uma combinação de pelo menos duas das seguintes características: exclusividade, processamento e distinção. Como não é uma categoria de alimentos comuns, o conceito gourmet se torna um atributo à marca, capaz de dar características marcantes ao produto. A opção pela escolha desses alimentos caracteriza-se pelo sabor, autenticidade, ser natural, saudável, único e de produção local. Se tornando então, uma condição essencial para a aplicação de um preço especial por terem características únicas de sabor e qualidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir dos resultados da pesquisa mercadológica quantitativa, desenvolvemos o website Churiot Churros com os objetivos de comunicação e marketing, como também o reposicionamento da marca no mercado de eventos. Reuniões de briefing in-loco com o cliente e levantamento bibliográfico para desenvolvimento de referencial teórico, análise SWOT, análise da concorrência e definição dos objetivos de marketing também foram essenciais para chegarmos ao objetivo final. A partir de então, foi criado o desenvolvimento e o conceito do site. O tratamento das imagens e a criação da identidade visual e outras artes gráficas foi criada no Adobe Photoshop CC 2015. A programação foi gerada no Adobe Dreamweaver CC 2015 e foi usada a linguagem HTML5 para programar no mesmo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">1 WEBSITE CHURIOT CHURROS Anúncios em vídeo do YouTube, jingle e spot, anúncios da Rede de Pesquisa e anúncios gráficos da Rede de Display do Google Adwords, e publicações impulsionadas no Facebook e Instagram terão como destino o hotsite da campanha, que fornecerá informações sobre os produtos da empresa, bem como os serviços ofertados para eventos, blog com novidades da empresa, área de acesso para o cliente verificar pontuações do cartão fidelidade e a localização diária do food truck, roteiro da semana, fotos dos produtos e contato empresarial. O template usado para o website tem formato de rolagem vertical, com todo o conteúdo disponível em apenas um ambiente. Com páginas simples, o site é facilmente navegado fazendo com que os usuários possam ir e voltar buscando as informações como quiserem. Para valorizar os produtos, o site foi produzido com as cores da marca, elas fazem com que o produto sobressaia. O site se estrutura em sete páginas, são elas: Contato, Mapa do Site, Login, Cardápio, Promoções, Onde Estamos e Serviços para Eventos. A página  Cardápio terá as informações sobre todos os produtos oferecidos pela empresa, tanto os que contêm o food truck como também os especializados para eventos, e todos assinalados com os preços reais. As imagens usadas são fotografias tiradas dos próprios produtos. Na página  Promoções , o cliente encontrará todas as promoções que estiverem acontecendo no momento. Na página  Onde Estamos , estará disponível o roteiro semanal do food truck e eventos abertos. Foi usado um mapa para sinalizar endereço corretamente. Em seguida, a página  Serviços para Eventos conterá todas as informações necessárias para o contrato do food cart para eventos particulares, como valores, produtos disponíveis, agenda e contato com a empresa. Para finalizar, as páginas  Contato e  Mapa do Site são ferramentas de comunicação entre o visitante com o site. Em seguida,  Login é uma página que dará acesso aos pontos acumulados do Cartão Fidelidade da empresa. Ao comprar um dos produtos, o cliente receberá pontos acumulativos. Estes pontos estarão disponíveis em sua conta no site. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Nosso projeto teve como cliente a empresa Churiot Churros, food truck especializado em churros gourmet. Após conhecer o universo Churiot, traçamos as problemáticas da empresa, processo essencial para o projeto. Aprofundamos-nos no perfil do consumidor da Churiot para posicioná-la acima de seus concorrentes e torná-la o melhor food truck da cidade. Além disso, mostramos o seu diferencial em qualidade e serviço para inseri-a cada vez mais no segmento de eventos. Todos os nossos objetivos foram alcançados pelo ótimo fundamento e conteúdo de estudo do cliente. Conseguimos detectar os seus pontos fracos, o que de melhor a empresa oferece, qual a opinião dos consumidores, qual o seu diferencial e qual o seu posicionamento no mercado local. Nossa ação buscou atingir o público-alvo da melhor forma, acrescentando mais sabor às suas vidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> AGUIAR, Anna Carolina. Food truck: saiba como surgiu essa moda. Superinteressante, São Paulo, 13 mar. 2015. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/food-truck-saiba-como-surgiu-essa-moda/>. Acesso em: 23 ago. 2016. <br><br>BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: De Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.<br><br>BRILLAT-SARAVIN, Jean-Anthelme. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.<br><br>BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 3.ed. São Paulo: Summus, 1982.<br><br>BEER, Günter; KÖNEMANN, Ludwig; TRUTTER, Marion. Culinária Espanha. Roma: Könemann, 2001. Tradução de: Susana Canhoto e Ana Faustino.<br><br>CRONK, Laura. Churros: a secret history. The Prisma: The Multicultural Newspaper. Londres, p. 0-0. 17 jul. 2011. Disponível em: <http://theprisma.co.uk/2011/07/17/churros-a-secret-history/>. Acesso em: 21 mar. 2016.<br><br>COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Um olhar antropológico sobre o hábito de comer fora. Campos, v. 4, p. 171-194, 2003.<br><br>CARNEIRO, Henrique S. Comida e sociedade: significados sociais na história da alimentação. Ufpr, Curitiba, 2005. Disponível em: <http://www.fecea.br/download/290_c48845d72c199598a8cf4139e5f8ab87.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.<br><br>FRANCO. Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: SENAC, 2001.<br><br>MUNIZ, Eloá. Publicidade e propaganda origens históricas. Caderno Universitário, n. 148, 2004.<br><br>SANT'ANNA, Armando; ROCHA JUNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.<br><br> </td></tr></table></body></html>