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INSCRIÇÃO: | 00826 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO09 |
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TÍTULO: | Voz Ativa: Programa de Entrevistas da Rádio Livre N’ativa com os candidatos à倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀挀攀椀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䜀愀戀爀椀攀氀愀 䄀挀椀漀氀椀 搀漀 䌀愀爀洀漀 倀愀椀瘀愀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⤀㬀 䨀漀猀 䤀瘀漀 搀愀 匀椀氀瘀愀 一攀琀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⤀㬀 䘀攀氀椀瀀攀 䴀漀搀攀猀琀漀 搀攀 匀漀甀稀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⤀㬀 䄀氀搀椀愀 䰀甀椀稀愀 䜀漀洀攀猀 匀愀洀瀀愀椀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⤀㬀 䨀渀愀琀愀猀 䨀漀猀 䰀椀洀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⤀㬀 刀漀渀愀氀搀漀 䈀椀猀瀀漀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀氀攀椀攀猀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 刀搀椀漀Ⰰ 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 爀攀氀愀琀爀椀漀 甀洀 愀瀀愀渀栀愀搀漀 最攀爀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 嘀漀稀 䄀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀漀猀 攀猀琀切搀椀漀猀 搀愀 刀搀椀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 一✀䄀琀椀瘀愀 䰀椀瘀爀攀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀 瀀爀攀昀攀椀琀漀 搀攀 䴀愀挀攀椀 渀漀 瀀氀攀椀琀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀昀氀攀琀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 椀搀攀愀氀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀洀 瀀攀爀漀搀漀猀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀漀氀琀椀挀愀㨀 氀攀瘀愀爀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 最攀爀愀氀 攀 挀漀洀 搀漀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 挀漀洀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 爀椀最漀爀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䤀渀攀爀攀渀琀攀 猀椀琀甀愀漀 攀洀 焀甀攀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 瘀椀瘀攀甀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 猀琀椀洀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 椀渀椀挀椀愀爀愀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 渀愀 刀搀椀漀 一ᤀ愠琀椀瘀愀 挀漀洀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀挀攀椀Ⰰ 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀Ⰰ 渀漀 瀀氀攀椀琀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 氀愀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀愀 瘀愀渀最甀愀爀搀愀 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 搀攀戀愀琀攀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀洀 洀椀挀爀漀 攀猀挀愀氀愀Ⰰ 搀椀昀甀渀搀椀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀 昀漀爀愀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 愀 焀甀愀氀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 甀渀椀搀愀搀攀 瀀攀渀猀愀渀琀攀 攀洀 渀瘀攀氀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 焀甀攀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 猀椀渀攀爀最椀挀愀洀攀渀琀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 渀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀
O programa de radiojornalismo “Voz Ativa” entrevistou em 2015 os candidatos a reitor da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo foi poder dar voz às propostas dos candidatos e gerar um debate dento da comunidade acadêmica. O programa foi idealizado por estudantes dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo, que decidiram seguir com o modelo de entrevista para um projeto da disciplina Radiojornalismo, sob orientação do professor Ronaldo Bispo dos Santos, sabatinando os candidatos à prefeitura da capital de Alagoas. O convite foi feito a cada um deles através das respectivas assessorias e foram obtidas as respostas de quatro candidatos. Entretanto, apenas dois deles efetivamente compareceram. 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 攀洀 搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀搀漀猀 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 刀搀椀漀 一ᤀ愠琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 洀砀椀洀愀 搀攀 㤀 ⠀渀漀瘀攀渀琀愀⤀ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 攀洀 攀猀琀切搀椀漀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 戀氀漀挀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀椀琀甀愀搀漀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 䄀⸀䌀 匀椀洀攀猀 攀洀 䴀愀挀攀椀ⴀ䄀䰀⸀ 䄀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 漀渀搀愀猀 搀攀 爀愀搀椀漀搀椀昀甀猀漀 渀愀 猀椀渀琀漀渀椀愀 Ⰰ㜀 䴀䠀稀 䘀䴀 攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀漀 瘀椀瘀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 最爀愀琀甀椀琀漀 搀攀 栀漀猀瀀攀搀愀最攀洀 匀栀漀甀琀挀愀猀琀Ⰰ 䰀椀猀琀攀渀㈀䴀礀刀愀搀椀漀 攀 䰀椀瘀攀猀琀爀攀愀洀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 嘀漀稀 䄀琀椀瘀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀椀挀椀愀氀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀愀 刀搀椀漀 䰀椀瘀爀攀 一ᤀ愠琀椀瘀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀氀攀椀攀猀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 搀攀戀愀琀攀 瀀漀氀琀椀挀漀 猀攀爀椀愀 氀攀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀琀椀挀漀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀
Com a aceitação do convite dos candidatos à prefeitura de Maceió, a principal finalidade do projeto foi a de aproximar ainda mais o diálogo dos estudantes com os瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀氀攀猀 爀攀昀氀攀琀椀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀爀瘀椀爀椀愀 挀漀洀漀 甀洀 搀漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 瀀漀搀攀爀椀愀 爀攀挀漀爀爀攀爀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀漀 瘀漀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 琀攀洀 昀漀爀琀攀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀 愀最攀渀搀愀 漀甀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 渀漀猀 愀渀漀猀 搀攀 㤀㜀 瀀攀氀漀猀 䴀愀砀眀攀氀氀 䴀挀䌀漀洀戀猀 攀 䐀漀渀愀氀搀 匀栀愀眀Ⰰ 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 渀愀猀 爀漀搀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀愀甀琀愀 愀猀 攀氀攀椀攀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 ㈀ 㘀 渀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 愀 刀搀椀漀 䰀椀瘀爀攀 一ᤀ愠琀椀瘀愀⸀
Além disso, segundo Peruzzo (2007), a comunicação comunitária pode ser uma boa fonte de aprendizado. ∀匀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 渀漀 猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 挀漀氀最椀漀猀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䄀瀀爀攀渀搀攀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀漀猀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 渀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 渀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 渀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 渀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 爀搀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀漀爀 搀椀渀洀椀挀愀猀 搀攀 攀搀甀挀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀氀 攀 渀漀ⴀ 昀漀爀洀愀氀⸀∀ ⠀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ瀀⸀㠀㌀⤀
Com isso, o projeto leva conteúdo de grande importância não só para comunidade acadêmica, mas também para todos que acompanharam o Voz Ativa através das outras plataformas em que ele esteve disponível (live no Facebook e transmissão da rádio online). |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O processo de produção das entrevistas teve duração de um mês, com o estudo das propostas de cada candidato à prefeitura de Maceió para a construção das pautas e a marcação das entrevistas. O estudo foi de fundamental importância para que as perguntas dos entrevistadores não caíssem no senso comum, mas que suprisse os questionamentos dos ouvintes.䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 愀猀猀甀洀椀爀愀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 琀愀洀戀洀 愀渀愀氀椀猀愀爀 挀漀洀漀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 氀漀挀甀漀 爀愀搀椀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀猀猀攀
transmitido da forma mais clara e correta possível.∀吀攀渀栀愀 攀洀 洀攀渀琀攀 焀甀攀 攀猀琀 攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 甀洀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 漀甀瘀椀搀漀⸀ 䔀猀挀爀攀瘀愀 挀漀洀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀爀椀漀 攀渀琀爀攀 漀 挀甀氀琀漀 攀 漀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀ 䄀 昀漀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀猀琀 渀漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 瘀漀挀 甀猀愀 猀甀戀猀琀愀渀琀椀瘀漀猀 攀 瘀攀爀戀漀猀 攀 渀漀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 搀攀猀渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀 挀漀渀搀攀渀瘀攀氀Ⰰ 搀攀 愀搀樀攀琀椀瘀漀猀⸀ 一愀 搀切瘀椀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀漀 漀甀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 氀攀椀愀 漀 琀攀砀琀漀 攀洀 瘀漀稀 愀氀琀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 猀攀甀 攀昀攀椀琀漀⸀ 䌀漀渀昀椀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 愀 最爀愀昀椀愀 攀 愀 瀀爀漀渀切渀挀椀愀 搀攀 渀漀洀攀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 挀漀洀瀀氀椀挀愀搀漀猀⸀ 一甀渀挀愀 搀攀椀砀攀 搀攀 爀攀瘀椀猀愀爀 挀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 漀 猀攀甀 琀攀砀琀漀⸀∀ ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀ 㔀ⴀ㈀ 㘀⤀
Ferraretto (2007) ainda afirma que o locutor precisa estar preparado para um público genérico, já que qualquer pessoa pode sintonizar na rádio e se tornar um漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 攀砀椀最椀搀漀 搀漀猀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 漀 攀猀琀甀搀漀 瀀爀瘀椀漀 琀愀渀琀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀⸀
As entrevistas aconteceram no estúdio da Rádio Nativa que fica no bloco de comunicação social do Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas e昀漀爀愀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀猀 愀漀 瘀椀瘀漀⸀ 一漀猀 搀椀愀猀 攀洀 焀甀攀 漀 嘀漀稀 䄀琀椀瘀愀 昀漀椀 愀漀 愀爀 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 搀漀椀猀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀洀 甀洀 搀攀氀攀猀 甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀愀氀椀稀愀 漀 洀漀渀椀琀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 刀愀搀椀漀 䰀椀瘀爀攀 一ᤀ䄠琀椀瘀愀Ⰰ 爀攀挀漀氀栀攀渀搀漀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀 挀漀渀琀爀漀氀愀渀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 昀漀椀 愀漀 愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀 ⠀挀漀洀漀 洀切猀椀挀愀猀 攀 瘀椀渀栀攀琀愀猀⤀⸀ 䨀 渀漀 漀甀琀爀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 攀爀愀 昀攀椀琀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 猀攀爀瘀椀漀 最爀愀琀甀椀琀漀 搀攀 栀漀猀瀀攀搀愀最攀洀 匀栀漀甀琀挀愀猀琀Ⰰ 䰀椀猀琀攀渀㈀䴀礀刀愀搀椀漀⸀
Com isso, é possível dizer que o conteúdo do projeto foi feito de forma transmidiática, ou seja, o produto é transmitido em mais de uma plataforma. Portanto, além de transmitidas ao vivo pela FM e pelo Shoutcast, as entrevistas também puderam ser acompanhadas através do recurso live do Facebook. Para isso, foi necessário usar o aplicativo para smartphone da própria rede social, além de um tripé universal para câmera digital adaptado para servir de suporte para o celular usado para a filmagem nesse recurso.䨀 瀀愀爀愀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀 猀漀洀 搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 洀攀猀愀 搀攀 猀漀洀 匀漀渀礀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀 匀刀倀ⴀ嘀㌀㈀㐀 挀漀洀 ㈀㐀 挀愀渀愀椀猀⸀ 䔀猀琀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 爀攀挀攀戀椀愀 漀 甀搀椀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 攀 搀攀 搀漀椀猀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 洀漀搀攀氀漀 搀椀渀洀椀挀漀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 攀砀瀀漀爀琀愀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 䘀䴀 渀愀 猀椀渀琀漀渀椀愀 Ⰰ㜀䴀䠀稀 攀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 吀爀愀渀猀洀椀猀猀漀爀 匀椀渀琀攀琀椀稀愀搀漀 䘀䴀⸀
Por fim, houve uma constante interação nas redes sociais da Rádio Livre N’ativa para fazer com que os ouvintes também participassem das entrevistas. Isso foi possível através de posts no Instagram e Facebook solicitando que os ouvintes enviassem perguntas para serem feitas para os candidatos. As entrevistas eram dividas em três blocos com dois intervalos, sendo o último bloco dedicado somente às perguntas dos ouvintes. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O projeto do programa Voz Ativa foi criado em 2015 com o intuito de apresentar para todos que fazem parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) as propostas dos candidatos ao cargo de reitor. Durante o mês焀甀攀 愀渀琀攀挀攀搀攀甀 愀猀 攀氀攀椀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀
candidatos.
“Tornar público, via imprensa, o trabalho da instituição, tem como finalidade uma prestação de contas à sociedade, para que ela possa avaliar o que está sendo feito e verificar se está de acordo com os seus interesses e necessidades, tornando-se, assim, uma aliada da organização e, portanto, comprometida com sua manutenção.” (DUARTE, 2008, p.149)
O resultado foi bastante positivo, com interação significativa dos ouvintes (em猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⤀ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 刀搀椀漀 䰀椀瘀爀攀 一ᤀ愠琀椀瘀愀 攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀洀 ㈀ 㘀 猀甀爀最椀甀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 瘀攀稀 瘀椀猀愀渀搀漀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 唀昀愀氀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 嘀漀稀 䄀琀椀瘀愀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 渀漀 猀 挀爀椀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 搀攀 䴀愀挀攀椀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀挀攀椀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀 爀攀椀琀漀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀攀瘀攀 甀洀愀 戀漀愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀
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estabelecimento da função de cada um dos participantes.
"[O rádio é] instrumento político que tanto pode servir à mudança como a manutenção de um Estado, das relações sociais, da própria liberdade individual e/ou coletiva. O mais eficaz veículo de informação, torna-se um instrumento ideológico na medida em que seu controle e propriedade o transformam em arma. Arma que mobiliza, induz, liberta ou escraviza." (VIEIRA, 1979, p.58)
Os primeiros contatos com os candidatos para saber a disponibilidade de cada甀洀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 洀猀 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀 焀甀愀琀爀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 愀挀攀椀琀愀爀愀洀 漀 挀漀渀瘀椀琀攀㨀 刀甀椀 倀愀氀洀攀椀爀愀 ⠀倀匀䐀䈀⤀Ⰰ 䌀挀攀爀漀 䄀氀洀攀椀搀愀 ⠀倀䴀䐀䈀⤀Ⰰ 䨀䠀䌀 ⠀倀匀䈀⤀ 攀 䜀甀猀琀愀瘀漀 倀攀猀猀漀愀 ⠀倀匀伀䰀⤀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀椀挀漀甀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀洀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 洀猀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 攀 愀 挀愀搀愀 猀攀洀愀渀愀 甀洀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 猀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀
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Comunicação Social da Ufal: duas produtoras, dois entrevistadores, um controlador da mesa de som e uma pessoa responsável pela filmagem. Durante a execução do projeto dois candidatos cancelaram a entrevista por conflitos na agenda, mesmo elas sendo agendadas com pelo menos um mês de antecedência. Foram eles o então candidato pelo PSDB e atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o candidato pelo PMDB, Cícero Almeida. Inclusive, a entrevista deste último foi cancelada faltando apenas 5 minutospara ser iniciada.
Por o raio de alcance do sinal FM ser limitado, foi necessário o uso de outras plataformas para a transmissão do programa. Portanto, a solução encontrada foi fazer a transmissão também pela internet, através do Shoutcast e da live no Facebook. Logo, a utilização de vários meios de comunicação é uma prova de houve um alcance maior e que as barreiras impostas no início do projeto foram ultrapassadas.
"Todo esse processo é cada vez mais mediado pela comunicação e por correlação, por intermédio de meios tecnológicos que possibilitam a comunicação para além do alcance e da voz humana e da necessidade de presença física no espaço e ao mesmo tempo de ocorrência dos fenômenos. No fundo todo ato de comunicação é educativo e todo ato educativo passa pela comunicação." (PERUZZO, 2007, p. 85).
As entrevistas tiveram duração de uma hora e quinze minutos. Os dois primeiros戀氀漀挀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 瘀椀渀琀攀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 切氀琀椀洀漀 挀漀洀 瘀椀渀琀攀 攀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 焀甀攀
contemplar também as perguntas dos ouvintes. Cada intervalo teve o tempo de cinco minutos. |
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CONSIDERAÇÕES |
O grande alcance do projeto Voz Ativa pôde ser comprovado através dos números registrados nas plataformas em que foram feitas as transmissões das entrevistas. Através das ferramentas da internet usadas para a reprodução do conteúdo, como a live do Facebook e a interação nas redes sociais, foi possível fazer a exportação搀攀 搀愀搀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 爀攀猀甀洀攀洀 愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 攀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 愀氀挀愀渀愀搀愀 挀漀洀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 昀攀椀琀愀猀⸀
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também na maioria das categorias cujas informações são fornecidas quando gerado o relatório de dados. Com isso, é possível reiterar o impacto social que representou a realização das atividades, quer seja para a comunidade acadêmica, quer seja para a sociedade maceioense.
Assim, salvaguardados todos os rigores acadêmicos, o processo de produção que猀攀 攀猀琀攀渀搀攀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 愀瀀爀攀挀椀愀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀戀攀搀攀挀攀甀 攀 瀀爀攀稀漀甀 瀀攀氀愀 琀椀挀愀 攀 瀀攀氀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 爀搀椀漀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀氀愀爀愀⸀ 준Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 挀甀洀瀀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 搀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀攀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 猀挀椀漀ⴀ瀀漀氀琀椀挀漀ⴀ椀搀攀漀氀最椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䌀䔀䰀䰀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀漀⸀ 伀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 愀 眀攀戀 ㌀⸀ ⸀ 䤀渀㨀 䐀漀 戀爀漀愀搀挀愀猀琀 愀漀 猀漀挀椀愀氀挀愀猀琀㨀 䌀漀洀漀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀猀琀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 漀 洀甀渀搀漀 搀漀猀 渀攀最挀椀漀猀⸀ 伀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 䴀愀渀漀攀氀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 圀㌀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀⸀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 洀搀椀愀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 伀 嘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 䠀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 吀挀渀椀挀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䐀漀爀愀瘀愀渀琀攀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ 䌀椀挀氀椀愀⸀ 吀瀀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀㨀 䤀渀琀攀爀挀甀氀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀㨀 搀漀 洀甀渀搀漀 洀攀搀椀琀攀爀爀渀攀漀 愀漀 洀甀渀搀漀 氀愀琀椀渀漀⸀ 伀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 䬀攀渀椀愀 䴀愀爀椀愀 䴀攀渀攀最漀琀琀漀⸀ ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䤀猀愀戀攀氀⸀ 刀搀椀漀 ⴀ 䔀氀攀 渀甀渀挀愀 攀猀琀攀瘀攀 琀漀 瘀椀瘀漀⸀ 䤀渀㨀 匀椀渀最甀氀愀爀 ☀ 倀氀甀爀愀氀Ⰰ 渀切洀攀爀漀 㔀⸀ 䄀戀爀椀氀 搀攀 㤀㜀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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