INSCRIÇÃO: 00827
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Jornal Arrocha: o design gráfico a serviço do jornalismo humanizado
 
AUTORES: Nataly Alencar Trovão (Universidade Federal do Maranhão); Eugênia Barros da Silva Nascimento (Universidade Federal do Maranhão); Frida Bárbara Leite Medeiros (Universidade Federal do Maranhão); Gessiela Nascimento da Silva (Universidade Federal do Maranhão); Kellen Ayana Alves Ceretta (Universidade Federal do Maranhão); Neroilton Raimundo Araújo do Nascimento Júnior (Universidade Federal do Maranhão); Quezia da Silva Alencar (Universidade Federal do Maranhão); Sarah Dantas do Rego Silva (Universidade Federal do Maranhão); Jordana Fonseca Barros (Universidade Federal do Maranhão)
 
PALAVRAS-CHAVE: Design gráfico, jornalismo impresso, jornalismo humanizado, Jornal Arrocha,
 
RESUMO
O presente trabalho destaca as configurações gráficas do jornal Arrocha, produto laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. Criado em 2009, o jornal Arrocha conta com 29 edições lançadas e tem como característica principal o jornalismo humanizado. Será apresentado aqui o histórico evolutivo do design editorial de seu início até configuração atual. Destaca-se o trabalho interdisciplinar que permite aos alunos das disciplinas envolvidas que desenvolvam o jornal desde a concepção das temáticas até a diagramação. A cada edição apresentada os alunos são desafiados a materializar as temáticas nos textos, fotografias e elementos gráficos, o que exige esforço criativo para garantir a melhor compreensão do leitor. Esse trabalho permite aos estudantes experimentarem novas formas de apresentar o conteúdo informativo.
 
INTRODUÇÃO
Unir prática e teoria de forma significativa. Essa é premissa do trabalho do jornal laboratório do curso de comunicação social – Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. O jornal Arrocha nasceu em 2010 com a ideia de representar não apenas um espaço de aprendizado, mas também um novo veículo informativo para cidade de Imperatriz - MA.਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  甀洀 樀漀爀渀愀氀 琀攀洀琀椀挀漀 挀漀洀 瘀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀 挀漀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 ㈀㤀 攀搀椀攀猀 氀愀渀愀搀愀猀 樀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀琀愀搀漀猀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 一愀 攀搀椀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 ㄀㘀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀愀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 樀攀椀琀漀 搀攀 昀愀氀愀爀Ⰰ 漀 爀椀漀 吀漀挀愀渀琀椀渀猀Ⰰ 愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ O jornal é elaborado apenas pelos alunos do curso com a orientação dos professores das disciplinas de Laboratório de jornalismo impresso, fotojornalismo e programação visual. Esta última é responsável pelo design gráfico da edição, o foco deste paper. Durante a produção, os alunos da disciplina articulam os conceitos do design para materializar a temática de forma visual. Dessa maneira, o design editorial do jornal Arrocha foi pensando para unir a abordagem humanizada das matérias contribuindo para construção de sentido e compreensão informativa por meio dos elementos gráficos.਀唀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 䄀爀爀漀挀栀愀  猀甀愀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀攀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 琀漀爀渀愀爀 漀 樀漀爀渀愀氀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀  漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 洀愀渀甀愀氀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀  椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 嘀愀氀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 瀀攀氀愀猀 琀爀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 琀愀洀戀洀  愀爀琀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 
 
OBJETIVO
O projeto gráfico do jornal Arrocha foi pensado para possibilitar a visualização das informações de forma clara, atrativa e dinâmica. Suas cores, tipografias e disposição de elementos formam a personalidade de um periódico que valoriza as características regionais e conta a história de Imperatriz, do ponto de vista dos próprios moradores e pessoas que passam pela cidade, valorizando a diversidade, a heterogeneidade e demais características locais.਀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀渀琀爀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 瘀椀猀甀愀氀 洀漀搀攀爀渀漀 攀 椀渀漀瘀愀搀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 猀甀愀猀 瀀最椀渀愀猀 猀漀 昀爀甀琀漀猀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 琀甀爀洀愀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 倀爀漀最爀愀洀愀漀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 䔀猀琀攀猀 琀洀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 攀猀琀椀氀漀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 搀漀 洀愀渀甀愀氀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀漀 椀渀猀琀椀最愀搀漀猀 愀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 愀最爀愀搀瘀攀氀Ⰰ 攀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 琀爀愀最愀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Neste trabalho objetivamos mostrar as características do projeto gráfico do Jornal Arrocha, esmiuçando seus elementos e particularidades, além de relatar a experiência de produzir um jornal de laboratório.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀漀猀椀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀猀甀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀攀 猀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀猀猀愀搀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 一甀渀攀猀 䘀爀攀椀爀攀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 爀攀椀琀攀爀愀 焀甀攀 ᰀ漠 搀攀猀椀最渀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瘀攀洀 瀀愀爀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀爀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 瀀攀氀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀猀 ⠀瘀攀爀戀漀ⴀ瘀椀猀甀愀椀猀⤀ 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 樀漀爀渀愀氀ᴀ⸠ O Arrocha é um jornal humanizado, onde as matérias se caracterizam por se aproximar de um jornalismo literário, abordando questões de valores humanos. Sua produção visual contribui para o processo de materialização das matérias, e complemento das informações e no Arrocha é possível trabalhar os o jornalismo literário em elementos visuais. O produto visual caminha junto com a informação. ਀一漀 䄀爀爀漀挀栀愀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 搀攀挀椀搀椀爀 漀渀搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 洀愀琀爀椀愀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 甀洀 漀氀栀愀爀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀攀 愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀 攀 搀攀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀  O projeto visual do Arrocha trouxe para os alunos uma formação acadêmica e profissional mais abrangente, visto que, ao ter a oportunidade de decidir como seria a “cara” do jornal, acarreta para os acadêmicos uma formação mais vasta e mais abrangente para o mercado de trabalho.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 攀Ⰰ 搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀最漀爀愀  愀 瘀攀稀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 倀爀漀最爀愀洀愀漀 嘀椀猀甀愀氀 ጀ†䰀倀嘀Ⰰ 攀渀琀爀愀爀攀洀 攀洀 挀攀渀愀⸀ Os alunos que cursam Laboratório de programação visual têm a responsabilidade de diagramar as páginas do jornal Arrocha. No decorrer do período, os mesmos absorvem vários conteúdos relacionados as técnicas e estruturas do design gráfico, para posteriormente aplicarem na prática. Ao diagramar a página de sua responsabilidade, o estudante vai seguindo as sugestões do repórter, já que o mesmo tem em mente de como gostaria que ficasse. Mas, lembrando que, a decisão não é unilateral e sim, em conjunto – diagramador, repórter e fotojornalista.਀倀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 甀猀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀 攀搀椀漀 攀 瀀愀最椀渀愀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 漀 䄀搀漀戀攀 䤀渀搀攀猀椀最渀 䌀匀㘀 攀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瘀攀琀漀爀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 伀 䄀爀爀漀挀栀愀 猀攀最甀攀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 ㌀㌀砀㐀㜀 挀洀Ⰰ 挀漀洀 洀愀爀最攀渀猀 搀攀 ㄀ 挀洀Ⰰ 昀漀渀琀攀猀 渀漀 瀀愀搀爀漀 圀栀椀琀渀攀礀 ⠀䈀漀漀欀Ⰰ 䈀漀氀搀Ⰰ 䤀琀愀氀椀挀Ⰰ 䈀漀氀搀 椀琀愀氀椀挀⤀Ⰰ 圀栀椀琀渀攀礀 䌀漀渀搀攀渀猀攀搀 ⠀䈀漀漀欀Ⰰ 䈀漀氀搀⤀ 攀 娀椀渀最栀愀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 甀洀 最爀椀搀 搀攀 㔀 挀漀氀甀渀愀猀 攀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 渀漀  切渀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 攀猀琀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀漀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀 䄀爀爀漀挀栀愀  甀洀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 洀漀瘀椀搀漀 瀀漀爀 琀爀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀㨀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 ⠀搀椀愀最爀愀洀愀漀⤀⸀ 䌀愀搀愀 瀀愀爀琀攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 攀昀攀琀甀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ A primeira etapa é dada pelo laboratório jornalismo de impresso na apuração de uma temática que norteará as pautas, posteriormente sugeridas e apuradas pelos alunos, respondendo a prazos pré-estabelecidos pelo professor da disciplina. Posterior a este momento, a produção textual passa a ser realizada em sala de aula, seguindo as normativas do Jornal Arrocha.਀䄀猀 挀愀瀀琀愀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 猀漀渀漀爀愀猀 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀⸀ 䌀漀洀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 挀漀洀甀洀 渀漀 琀攀爀 琀愀渀琀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䴀愀猀 漀 樀漀爀渀愀氀 䄀爀爀漀挀栀愀 琀攀洀 猀甀愀猀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 猀攀 愀挀漀爀搀愀搀漀 攀渀琀爀攀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 猀漀 氀椀戀攀爀愀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀爀 琀爀漀挀愀猀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀猀⸀ 준 挀攀爀琀漀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⼀爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 猀攀爀漀 猀攀洀瀀爀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 瀀爀攀昀攀爀椀爀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 樀甀渀琀漀 愀 昀漀渀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 甀洀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀搀攀渀琀爀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 洀椀渀甀挀椀漀猀愀 渀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ Para esta etapa geralmente são usadas as entrevistas estruturadas com perguntas pré-estabelecidas, em alguns casos as semiestruturadas são o melhor caminho, quando o assunto dá oportunidade de um leque de informações que podem ser acrescentadas a pauta inicial, dependendo sempre do tipo de acesso a fonte. Pode-se dizer que a edição 28 do Jornal Arrocha deu mais abertura para a estruturada, uma vez que a pretensão era o resgata da consciência patrimonial do leitor imperatrizense. ਀䄀瀀猀 愀猀 愀瀀甀爀愀攀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 甀洀愀 昀椀氀琀爀愀最攀洀Ⰰ 攀氀椀洀椀渀愀渀搀漀 愀猀 椀洀瀀甀爀攀稀愀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 栀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀洀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 攀 漀甀琀爀愀猀 洀攀椀愀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 儀甀愀渀琀漀 愀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀攀 攀 漀 瘀愀氀漀爀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 攀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 愀戀愀爀挀愀 漀 昀愀挀琀甀愀氀⸀ Seguido da temática e os direcionamentos das pautas, entra em ação a etapa dos registros fotográficos mediante os conteúdos da matéria. Em alguns casos é possível que os mesmos alunos que estejam fazendo a disciplina de impresso, possam estar realizando a disciplina de fotojornalismo, o que facilita na busca por imagens que realmente traduzam ou fortaleçam o conteúdo. Não se trata meramente de uma imagem para elucidar o conteúdo, mas uma importante ferramenta de jornalística.਀䔀 瘀氀椀搀漀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀漀 䨀漀爀渀愀氀 䄀爀爀漀挀栀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 瘀愀氀椀搀愀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀渀最甀氀愀攀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀洀 愀 渀漀琀挀椀愀 攀 愀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀 愀漀 攀砀瀀爀攀猀猀愀ⴀ氀愀⸀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀 猀甀愀猀 愀猀瀀椀爀愀攀猀 瘀漀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 攀 猀攀 愀琀爀椀戀甀椀爀 搀愀猀 洀甀氀琀椀昀漀爀洀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 漀甀 琀愀氀 猀漀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀ⴀ氀愀⸀ A última etapa de produção é o de design gráfico do jornal. Os alunos do Laboratório de programação visual, se encarregam da harmonização entre a temática, as imagens e o texto de cada matéria. Apesar do foco ser a notícia, uma boa diagramação permitirá que a leitura seja mais acessível e atrativa. O desafio é dar vida a letra e falar através da imagem, permitindo ao leitor uma compreensão sensorial.਀䌀愀戀攀 愀漀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 焀甀愀椀猀 攀渀琀爀愀爀愀洀 渀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 䠀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 猀漀戀爀椀攀搀愀搀攀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀攀稀愀渀搀漀 瀀漀爀 琀漀渀猀 焀甀攀 最攀爀愀洀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 猀攀爀攀渀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀愀猀愀 戀攀洀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀猀 搀甀愀猀 攀搀椀攀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀㨀 䄀爀琀攀猀 攀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀猀⸀ 䄀 瀀爀攀琀攀渀猀漀  焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 琀攀渀栀愀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀氀攀椀琀攀 愀漀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀爀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 猀甀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O design editorial do jornal visa articular os elementos gráficos para estabelecer um diálogo efetivo com o leitor. Desde seu início em 2009, o projeto gráfico do Jornal Arrocha passou por duas reformas, a primeira em 2010 e a segunda em 2014. Essas alterações trouxeram mais dinamismo e leveza para o jornal. Entre as mudanças destaca-se a mudança na tipografia dos títulos, adição dos boxes e uso de fotos coloridas a partir da edição número 3.਀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀愀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 攀搀椀漀 ㈀㠀Ⰰ 氀愀渀愀搀愀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀爀洀攀琀爀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀⸀ 䄀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀琀愀 搀漀 琀攀洀愀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀Ⰰ 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 ㄀㘀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 渀最甀氀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 挀甀氀椀渀爀椀愀Ⰰ 昀愀氀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀漀 洀愀爀挀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀⸀  Umas das características da produção do jornal é a flexibilidade e também a liberdade criativa. A edição que trata sobre Patrimônio, por exemplo, teve adição de um caça-palavras feito pelos alunos, um pequeno jogo que teve o objetivo de buscar palavras do vocabulário regional, tema que foi explicado na matéria (ver edição 28, p. 5). A adição de elementos como este tem o objetivo de prender atenção do leitor e incentivar uma maior interatividade do público com o conteúdo do jornal, que se expande além das colunas.਀䐀攀猀搀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 愀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀洀 攀猀琀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 愀琀椀瘀愀⸀ 䔀猀琀攀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 琀漀搀漀 攀 挀愀搀愀 愀瘀愀渀漀 渀愀猀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀攀樀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 挀漀渀猀琀爀甀琀漀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 琀甀爀洀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀稀椀甀⸀ 䌀愀搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀最甀椀爀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 切渀椀挀愀猀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 椀渀琀爀漀搀甀稀攀洀Ⰰ 洀漀搀椀昀椀挀愀攀猀 挀漀洀漀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 瀀愀爀愀 昀漀琀漀猀Ⰰ 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 洀漀猀愀椀挀漀猀Ⰰ 挀爀甀稀愀搀椀渀栀愀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 昀愀稀攀洀 漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ Essas modificações são exploradas durante a diagramação do jornal, para torná-lo mais dinâmico e chamar a atenção do leitor. É na disciplina de Laboratório de programação visual que o discente tem contato com conteúdos sobre cores, formas, fontes e estética jornalística, e todo esse aprendizado pode ser utilizado criativamente na produção visual do jornal, tornando os alunos diagramadores do jornal. Com tal aprendizado, os alunos podem dedicar-se e ter liberdade criativa, participar e interagir entre si na produção laboratorial da diagramação. ਀ Durante a produção, um foco especial é dado à capa, visto que é ela quem vai apresentar o jornal ao público e mostrar o seu tema. Uma das principais mudanças ocorridas na capa foi nas chamadas em boxes, que foram inseridas e retiradas, e os títulos que utilizaram bordas e fontes diferentes ao longo das edições. As edições trazem capas que remetem às temáticas do jornal, a número 28 trata do rio Tocantins, maior patrimônio natural da cidade. As fotos são previamente escolhidas pelos professores das três disciplinas envolvidas na produção no Jornal Arrocha, são levadas em conta as melhores fotos produzidas pelos alunos, e com base na que melhor represente o tema abordado na edição, ela ilustra a capa.਀䄀 挀栀愀爀最攀  昀攀椀琀愀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 愀氀甀渀漀 ⠀瘀攀爀 攀搀椀漀 ㈀㠀Ⰰ 瀀最椀渀愀 ㈀⤀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀攀 愀 椀氀甀猀琀爀ⴀ氀愀Ⰰ 攀氀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 戀愀氀攀猀 搀攀 昀愀氀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀 攀洀 琀椀爀愀猀 攀 攀猀琀愀猀 琀愀洀戀洀 琀爀愀琀愀洀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ O ensaio(ver edição 28, p. 10 e 11) é parte do produto destinada a exibir o material fotográfico produzido pelos alunos, e que não chegou a ilustrar as matérias. Na disciplina de fotojornalismo, os discentes são incentivados a produzir as fotografias que serão utilizadas em todo o jornal. Após a escolha das fotos que ilustrarão as matérias e a capa, as demais produções passam então a fazer parte do ensaio, diagramadas em formato de mosaico, que permite mostrar a visão fotográfica dos alunos. ਀䄀 攀渀焀甀攀琀攀 ⠀瘀攀爀 攀搀椀漀 ㈀㠀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀  甀洀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀ⴀ挀栀愀瘀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀愀 攀搀椀漀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 最攀爀愀氀 搀攀 䤀洀瀀攀爀愀琀爀椀稀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 椀渀挀氀甀ⴀ氀愀猀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀ⴀ氀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀洀漀猀 焀甀愀氀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䔀 椀猀猀漀 愀樀甀搀愀 愀 渀漀爀琀攀愀爀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 䄀爀爀漀挀栀愀 猀攀最甀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀愀搀爀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 猀攀樀愀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀搀漀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 攀 挀愀爀爀攀最甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀 琀甀爀洀愀 焀甀攀 漀 攀猀琀 搀椀愀最爀愀洀愀渀搀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀  愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀漀瘀愀爀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 猀攀洀 昀甀最椀爀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀⸀ 䄀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀椀猀猀漀 琀攀洀漀猀 漀猀 洀漀猀愀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀椀渀愀洀椀稀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 渀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀⸀ 伀甀琀爀漀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 猀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀爀甀稀愀搀椀渀栀愀猀 漀甀 挀愀愀ⴀ瀀愀氀愀瘀爀愀猀 焀甀攀 琀漀爀渀愀洀 愀 攀搀椀漀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 攀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 猀甀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O jornal Arrocha tem contribuído não apenas como espaço de experimentação dos alunos, mas como um espaço de reflexão das demandas de Imperatriz e região. Tornando-se um veículo de regência na cidade por conta do trabalho com alto padrão de qualidade e com a preocupação em pensar temáticas relevantes que nem sempre encontram espaço na cobertura local. ਀唀洀 搀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 樀漀爀渀愀氀  樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀  愀爀琀椀挀甀氀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 椀洀愀最琀椀挀漀猀 攀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀洀 甀洀 搀攀猀椀最渀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 昀氀甀搀漀 攀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀漀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 愀 攀搀椀漀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀  洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 攀搀椀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 昀漀椀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀猀 搀攀 䤀洀瀀攀爀愀琀爀椀稀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 琀愀渀最瘀攀椀猀 挀漀洀漀 愀 昀攀椀爀愀猀 攀 爀椀漀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 椀渀琀愀渀最瘀攀椀猀 挀漀洀漀 漀 樀攀椀琀漀 搀攀 昀愀氀愀爀⸀ Destaque-se o trabalho preocupa-se dos simples detalhes os espaços em branco, com as linhas, com as cores, mas também em propor experimentações como a montagem de mosaicos, recortes diferenciados das fotografias e também a criação de conteúdos visuais interajam com o conteúdo, como um caça-palavras. ਀䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 搀攀猀椀最渀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 䄀爀爀漀挀栀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀猀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀昀椀洀 搀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 琀漀爀渀ⴀ氀漀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀椀挀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 搀愀爀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀 挀愀搀愀 攀搀椀漀 愀 挀愀猀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀椀砀愀 甀洀 氀攀最愀搀漀 瀀愀爀愀 愀猀 琀甀爀洀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀⸀  O trabalho interdisciplinar traz um pouco do ambiente do mercado onde os alunos compreender melhor a cadeia de produção de um jornal impresso e também os desafios do fechamento e noções de edição de texto necessários no dia a dia da redação. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 刀栀愀礀猀愀 一漀瘀愀欀漀猀欀椀⸀ ∀吀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀漀 搀攀猀椀最渀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀攀 䤀洀瀀攀爀愀琀爀椀稀 ⠀䴀䄀⤀ 搀攀 ㄀㤀㜀  愀 ㈀ ㄀㌀㨀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀∀ 䔀一䌀伀一吀刀伀 一䄀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䔀 倀䔀匀儀唀䤀匀䄀䐀伀刀䔀匀 䔀䴀 䨀伀刀一䄀䰀䤀匀䴀伀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀㨀 渀⸀ 瀀最⸀ 圀攀戀⸀ ㈀㔀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 一甀渀攀猀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀椀爀椀漀⸀ 䐀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀 愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䜀愀氀砀椀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 匀攀洀椀琀椀挀愀⸀ 䤀匀匀一 ㄀㤀㠀㈀ⴀ㈀㔀㔀㌀Ⰰ 嬀匀⸀氀⸀崀Ⰰ 渀⸀ ㄀㠀Ⰰ 昀攀瘀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䤀匀匀一 ㄀㤀㠀㈀ⴀ㈀㔀㔀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀瀀甀挀猀瀀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀最愀氀愀砀椀愀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㘀㔀㠀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 昀攀瘀⸀ ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀䴀䄀匀䌀䔀一伀Ⰰ 倀愀琀爀挀椀愀 䰀漀瀀攀猀㬀 䜀刀唀匀娀夀一匀䬀䤀Ⰰ 䄀渀愀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 ጀ†瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 爀漀琀椀渀愀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀㨀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 匀攀最甀渀搀漀 䌀愀搀攀爀渀漀Ⰰ 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 娀攀爀漀 䠀漀爀愀⸀ 䈀爀愀稀椀氀椀愀渀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 刀攀猀攀愀爀挀栀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀⸀ 瘀⸀ ㄀ Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ 㠀ⴀ㄀㈀㜀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀甀洀攀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㄀ ㄀㠀㌀⼀㤀㤀 㠀㘀⼀   㤀㈀㄀㌀㄀㜀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀攀渀挀攀㴀㄀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㘀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀唀匀娀夀一匀䬀䤀Ⰰ 䄀⸀ 䌀⸀ 䄀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 ⠀椀渀⤀昀漀爀洀愀㨀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀㨀 堀堀堀䤀嘀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㌀㐀⸀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 刀攀挀椀昀攀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀⸀⸀ 刀攀挀椀昀攀㨀 䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㈀ ㄀㄀⼀椀渀搀攀砀⸀栀琀洀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㘀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀吀伀一Ⰰ 䔀⸀㬀 倀䠀䤀䰀䰀䤀倀匀Ⰰ 䨀⸀ 一漀瘀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 搀攀猀椀最渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀娀䄀倀倀䄀吀䔀刀刀䄀Ⰰ 夀漀氀愀渀搀愀㬀 䌀䄀䰀䐀圀䔀䰀氀Ⰰ 䌀愀琀栀⸀ 䐀攀猀椀最渀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 䨀漀爀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 ⼀ 䴀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀⸀ 倀愀甀氀漀㨀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀椀氀氀椀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀