ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00837</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sebastiana</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Júlio César Castro Soares Carvalho (Universidade Potiguar); Kaiony da Silva Venâncio (Universidade Potiguar); Michelle Ferreira Duarte (Universidade Potiguar); Breno Edon Câmara de Lima (Universidade Potiguar); Nathan Winder Almeida Guedes (Universidade Potiguar); Flora Felipe Maia (Universidade Potiguar); Bruna Gondim Alecrim (Universidade Potiguar); Giordano Bruno Araújo de Medeiros (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jornada, sofrimento, natureza, sobrevivência, amor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro retrata a realidade de inúmeras famílias pobres do sertão nordestino. O texto é marcado na difícil jornada vivenciada por Hélio e Sebastiana em busca de uma nova vida longe da seca e do sofrimento, mas eles percebem que às vezes a própria humanidade pode ser mais cruel que a própria escassez da natureza. Diante desse gigantesco desafio, a única coisa que resta para a sobrevivência, é o amor inabalável entre pai e filha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A relevância do roteiro do filme Sebastiana encontra-se na importância de se chamar atenção da sociedade para as dificuldades da seca no Nordeste, uma realidade presente, tanto nos dias de hoje, como no passado. A pobreza, a má distribuição de renda, além do esquecimento dessas comunidades pelo poder público são fatos que a sociedade precisa tomar conhecimento e empatia para haja a promoção da mudança dessa realidade tão sofrida que várias famílias passam diariamente. A seca, além de ser um problema climático, gera também dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região Nordeste. A falta de água, torna difícil a criação de animais e o desenvolvimento da agricultura. As pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolver um roteiro de ficção que retrata a realidade da seca do nordeste e os desafios vivenciados pelas relações familiares diante de situações de caos. A proposta ressalta a busca pela sobrevivência, a falta de água, a falta de alimento, as perspectivas humanas mediante as situações climáticas e sociais, a sensibilidade do eu em torno dos sujeitos e o olhar mediante o outro. Há também uma reflexão em torno do sofrimento, da união familiar e a fé que fortalece o nordestino a buscar condições melhores de vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro se justifica quando levamos em consideração o desemprego elevado, que provoca o êxodo rural em algumas regiões, favorecendo a saída das pessoas do campo em direção as cidades. Em virtude de todas essas dificuldades, estas regiões onde ocorrem as secas ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não geram condições para um desenvolvimento sustentável da região. Apesar de todo sofrimento retratado, a união familiar e a fé fortalecem o sujeito delineado. Este é caracterizado na região nordeste a se propõe a buscar condições melhores de vida. É isto que o filme Sebastiana vem mostrar. Concebido para ser filmado na cidade de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte, localizado no Agreste Potiguar, este roteiro nos mostra as dificuldades de uma família vítima de condições precárias e sua peregrinação em busca de um lugar melhor para chamar de lar. Através da linguagem cinematográfica, este projeto pode contribuir decisivamente para uma melhor compreensão das dificuldades enfrentadas no Nordeste, mostrando ao poder público que o problema existe, que é um problema sério e que precisa de soluções a curto, médio e longo prazo, buscando ainda formar cidadãos mais conscientes e melhor preparados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No processo de captação de imagens foram utilizadas câmeras digitais, acompanhadas de kit de lentes para cinema, adaptador, sistema de foco manual, filtros, tripé, fotômetro, slide, estabilizador de câmera motorizado , guarda-sol e acessórios. Houve ainda a colaboração estética de fontes de luz artificiais que aparecem em cena:lâmpadas incandescentes comuns, velas e lampião na sequência do filme. O som direto foi captado nas locações e, em alguns momentos, foi utilizado como orientador para elaboração do do desenho de som do filme. Esse encaminhamento técnico foi necessário pelas características que as locações possuíam ter em seu entorno, sendo estes sons não compatíveis com a narrativa a ser implementada no filme. A edição e desenho de som foi realizado via software. Com relação a Direção de Arte, o primeiro passo depois do roteiro foi fazer uma decupagem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro faz emergir temas presentes na realidade do sertão nordestino: a seca, a fome, o exôdo rural, as dificuldades e os sofrimentos do humano em busca de novos espaços e realidades com maior qualidade de vida. Contudo, o texto também retrata que os desafios antropológicos muitas vezes podem ser mais complexos que as próprias mudanças climáticas. Com isso, os personagens Hélio e "Sebastiana", nome dado ao curta, mostram para a sociedade que ainda pode existir afeto familiar mediante o universo do caos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">"Sebastiana" foi desenvolvido como um projeto acadêmico e, como tal, serviu como exercício da aplicação de conceitos narrativos, artísticos e técnicos da área de audiovisual e favoreceu a abordagem e reflexão de temáticas emergentes na pós-modernidade. A construção propiciou a vivência peculiar das amplas possibilidades e desafios existentes na realização de um filme. As técnicas utilizadas nos permitiram aprimorar os conhecimentos já adquiridos na área de audiovisual. Favoreceu discussões em torno do enredo e novos questionamentos que contextualizem o cenário atual do humano e as relações com o outro destacadas nos personagens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">NOGUEIRA, Luis. Manuais de Cinema II Gêneros Cinematográficos. Covilhã: Labcom, 2010. <br><br>CALDWELL, Brian; BITTNER ,Wilfried. The Speed Booster - a New Type of Optical Attachement for Increasing the Speed of Photographic Lenses. Vancouver: Metabones, 2013. <br><br>BLACKMAGIC DESIGNS, Operational Manual Blackmagic Cameras. Freemont 2016. <br><br>COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.<br><br>FIELD, Syd. Manual do roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.<br><br> </td></tr></table></body></html>