INSCRIÇÃO: 00856
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Mantra
 
AUTORES: LUCKAS IOHANATHAN FELIPE DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE); Ivan Chaves Coelho (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)
 
PALAVRAS-CHAVE: Design, Marca, Moda, Identidade, Publicidade
 
RESUMO
A identidade visual de uma marca é um dos fatores principais de sucesso de uma determinada empresa ou produto, pois é responsável pela sua personalidade, sua cultura, valores intangíveis etc. O presente projeto apresenta a identidade visual da Mantra, uma loja virtual de camisetas personalizadas, desenhadas à mão e com quantidade limitada, desenvolvido durante o trabalho da disciplina Empreendedorismo, do 6º semestre do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda.
 
INTRODUÇÃO
O ponto de partida para a criação da marca foi o novo modelo de consumidor que está surgindo, preocupado com os impactos sociais e ambientas causados pelo consumo desenfreado, essa nova tendência de consumo é notada em sociedades que se encontram em uma fase "pós-consumo de massa." Inicia-se a fase pós-moderna e essas novas ações experimentadas pela sociedade contemporânea modificaram a forma de interpretar o consumo e, consequentemente, o mundo. O contemporâneo é o fim dos padrões. Surge uma nova configuração da sociedade e sua principal característica é o desapego e a busca constante pela felicidade (LIPOVETSKY, 2005). É a partir desse novo olhar que surge a Mantra, uma loja virtual de camisetas personalizadas desenhadas à mão e com quantidade limitada, impedindo assim uma produção em massa e consequentemente uso intensivo de recursos naturais. Esse tipo de cliente é jovem e cheio de personalidade, que gosta de se expressar e ser ouvido, participar da política, influenciar e ser influenciado por esse consumo responsável. As camisetas vendidas pela Mantra, seriam todas brancas com desenhos, frases e qualquer tipo de arte que se comunica com o público. As artes feitas com canetas coloridas para tecido, celebrando a diversidade com muita alegria, personalidade e se diferenciando do mercado. Cada camiseta ofertada seria única, sem reprodução da arte, ou seja, quem comprasse uma camiseta Mantra teria em mãos um produto exclusivo e que representaria a sua personalidade.
 
OBJETIVO
O presente trabalho tem a intenção de apresentar as etapas do processo de criação da identidade visual do produto Mantra, enfatizando todos os elementos que deram embasamento à construção da marca, assim como o valor simbólico agregado e destacar a importância de cada estudo realizado para a criação do conceito e como a marca é a representatividade do produto em questão. Também é importante destacar a importância de uma identidade visual bem embasada para garantir o sucesso de uma marca ou produto.
 
JUSTIFICATIVA
Na publicidade se utiliza de todo tipo de apelo visual, sejam antigas ou modernas, de qualquer princípio artístico, há espaço para qualquer ideia e inovação visual em busca do maior impacto possível. O mercado, cada vez mais competitivo, difícil e em constante crescimento, obriga uma busca incessante pelo novo, afim de prender a atenção do consumidor que se perde rapidamente e está sempre em busca de mudanças rápidas e excitantes, afim de se renovar. Esse é o desafio da publicidade, criar algo novo que seja pertinente e que possua valor intangível, agregando novos valores as marcas e produtos, assim criando fatores que reforçam a importância da identidade da marca.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Na criação da logo, foi utilizada a proporção áurea, devido a sua relação com o divino, assim como os mantras. Esta Proporção ou razão áurea representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas. Seu valor foi identificado como equivalente a 1,618, convencionando-se a ser chamado por Phi (MENDIAS LAURO, 2005). A Proporção Áurea é um número irracional que se encontra num grande número de coisas, na estrutura de galhos de árvores, em partes do corpo humano, nas conchas, redemoinhos, galáxia etc. Os gregos consideravam esse número uma proporção perfeita, onde os objetos são identificados e apreciados de forma natural como o que há de mais belo no mundo. Como é uma proporção tão comum e presente na natureza, ela nos soa agradável aos olhos quando usamos em projetos gráficos. Nesse sentido, a utilização da Proporção Áurea significa uma adição de valor por ser considerada uma beleza divina.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Percebemos que na atualidade a utilização da proporção áurea na criação de uma logo está se tornando uma tendência, assim como o minimalismo, cores chapadas e logos cada vez mais simples e que possuem duas representações: simbólica e tipográfica. A partir disso, a criação da logo é composta por dois elementos chaves: o símbolo e a tipografia e para criar o símbolo foi utilizada a espiral áurea após um processo de associação com o símbolo Ying Yiang. Um símbolo de fácil interpretação por parte do público alvo e que possui uma ligação direta com a filosofia da marca. O alfabeto escolhido foi Harabara, as letras foram manipuladas para transmitir ideias e conceitos da empresa e ter mais personalidade. O nome Mantra é escrito todo em letras minúsculas para sair da formalidade, do padrão, e transmitir receptividade, como se fosse um diálogo entre amigos. Todas as letras possuem suas bases de forma diferente, como por exemplo o “M” que possui duas pernas com base reta e uma com uma curva, a letra “N” segue o mesmo padrão, e assim acontece em todas as outras letras, possuindo formatos retos e curvos para dizer que a marca está sempre em mudança, nunca estática, nunca igual e com forte personalidade e atitude. Vale ressaltar que há um corte no topo do último “A” para se complementar com o símbolo, se tornando uma coisa só, de forma separada mas que complementam-se e que só funcionam quando estão juntos. A identidade visual possui quatro cores, duas primárias e duas secundárias. As duas primárias são o roxo, representado na escala Pantone como 2607C (figura 11) e o ciano, representado na escala Pantone como 638C. As duas cores secundárias são o vermelho, representado na escala Pantone como Red 032C e o amarelo, representado na escala Pantone como 114C. A escolha do roxo como principal cor da identidade visual se deve há alguns fatores que enfatizam o modo de pensar da marca. A cor é uma mistura entre o vermelho (cor considerada feminina) e o azul (cor considerada masculina), sendo assim, uma cor sem representação sexual, ambivalente, reforçando ser uma marca unissex e que defende a igualdade de gêneros. No império romano, apenas o imperador, sua esposa e seus filhos poderiam usar o roxo em suas roupas, o que tornou a cor sinônimo de realeza, exclusividade e poder. ਀䄀 瀀切爀瀀甀爀愀 攀爀愀 漀戀琀椀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀愀  挀漀爀 琀漀琀愀氀 攀猀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀  氀甀稀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 挀漀氀漀爀愀攀猀 搀攀猀戀漀琀愀瘀愀洀Ⰰ 愀 瀀切爀瀀甀爀愀 猀攀 洀愀渀琀椀渀栀愀Ⰰ 搀愀 猀甀愀 挀漀渀攀砀漀 挀漀洀 愀 攀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 渀漀戀爀攀稀愀Ⰰ 爀攀愀氀攀稀愀 攀 爀攀氀椀最椀漀猀椀搀愀搀攀⸀ 一漀 愀渀琀椀最漀 琀攀猀琀愀洀攀渀琀漀 栀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀  挀漀爀 瀀切爀瀀甀爀愀 挀漀洀漀 猀攀渀搀漀 愀 洀愀椀猀 愀瀀爀攀挀椀愀搀愀⸀ ⠀䘀䄀刀䤀一䄀㬀 倀䔀刀䔀娀㬀 䈀䄀匀吀伀匀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㄀ ㌀⤀ ਀ऀ伀 昀愀琀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀愀 挀漀爀 渀愀 愀渀琀椀最甀椀搀愀搀攀 猀攀爀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 猀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 挀漀爀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀  挀甀猀琀漀洀椀稀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀⸀ O azul traz uma associação afetiva a verdade, paz, infinito, meditação, confiança, amizade. Sentimentos que também fazem parte da personalidade da marca, assim como o vermelho, embora seja uma cor mais violenta, usada de forma correta pela marca busca a conversar com os jovens, que assim como a cor são elétricos, dinâmicos, cheios de energia, buscam sensualidade na moda etc. ਀ऀ伀 愀洀愀爀攀氀漀  甀洀愀 挀漀爀 洀愀椀猀 昀爀椀愀 焀甀攀 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 洀愀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 爀攀洀攀琀攀  愀氀攀最爀椀愀Ⰰ 愀漀Ⰰ 攀猀瀀漀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀愀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀 愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 挀漀爀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 愀氀最漀 攀洀 挀漀洀甀洀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 甀洀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀  Como afirma Dondis (1997), “a cor está, de fato, impregnada de informação, e é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Constitui, portanto, uma fonte de valor inestimável para os comunicadores visuais”਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀椀挀漀甀 挀氀愀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䌀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 攀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 猀甀愀 愀琀甀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 昀愀瘀漀爀攀挀攀渀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀攀洀漀爀椀稀愀漀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀 挀漀渀琀椀渀甀愀渀搀漀 渀愀 氀攀洀戀爀愀渀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 䴀愀渀琀爀愀Ⰰ 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀Ⰰ 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀琀椀琀甀搀攀猀Ⰰ 搀攀昀攀椀琀漀猀 攀 愀挀攀爀琀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀氀甀爀愀氀 攀 愀挀攀椀琀愀渀搀漀 琀漀搀漀 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀  A Mantra se apresenta com um breve texto: Mantra é uma marca sem slogan, e se tivesse um seria “qual o seu mantra?”, pois todo mantra é diferente, porém com um único objetivo: trazer paz ao espirito. Assim como as pessoas que convidamos para fazer parte desse projeto, pessoas com atitude, com identidade, pessoas que tem algo a dizer, que querem ver a mudança, querem viver, querem gritar “amor” todos os dias. Somos mais que design, mais que estampas criativas, somos um comportamento. Somos uma ideia. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䨀攀昀昀攀爀猀漀渀 䰀甀椀稀 䌀愀洀愀爀最漀 ጀ†㈀ꨀ 䔀搀椀漀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀㬀 倀䔀刀䔀娀㬀 䈀䄀匀吀伀匀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀  㘀 ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀倀伀嘀䔀吀匀䬀夀Ⰰ 䜀椀氀氀攀猀⸀ 䄀 䔀爀愀 搀漀 嘀愀稀椀漀㨀 攀渀猀愀椀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀渀漀氀攀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀一䐀䤀䄀匀 䰀䄀唀刀伀Ⰰ 䴀愀椀爀愀⸀ 䄀 爀愀稀漀 甀爀攀愀 攀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 栀愀爀洀渀椀挀漀猀 渀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 愀爀琀攀猀 攀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀砀愀挀琀愀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀