ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00859</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Alto Verão Arara</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;IAGO SOUZA VILA NOVA (Universidade Federal do Ceará); Fernando Luiz Maia da Cunha (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia publicitária, Fotografia de moda, Vintage, Brechó, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo se refere ao ensaio "Alto Verão Arara" produzido para o Brechó Arara, localizado no centro da cidade de Fortaleza, Ceará, no período da disciplina de  Produção Publicitária em Audiovisual . No ensaio, buscou-se exercitar conceitos relacionados à fotografia, enquadramento, narrativa e percepção estética. Fotografadas na Praia de Iracema, as fotos fizeram parte da campanha  Alto Verão Arara" que promovia, além da ocupação dos espaços da cidade e a liberdade dos corpos, a venda de peças de banho para a estação que se aproximava, o verão cearense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Brechó Arara foi escolhido, primeiramente, pela afinidade por parte do autor às produções visuais e audiovisuais que giram ao redor da moda, além disso, o brechó é um modelo de negócio que busca, em sua atividade comercial, estar a par das necessidades contemporâneas no que concerne à sustentabilidade e ao consumo consciente, visto que as peças são frutos de reuso. "Comunicar temas relacionados à sustentabilidade constitui-se num valor agregado ao produto no qual se está trabalhando, atraindo para o projeto diferentes públicos, seja como receptores, seja como parceiros." VILLAÇA (2012 p. 48) O Brechó Arara, além da venda de peças de roupas e acessórios vintage, também presta serviços de direção de arte e consultoria em figurino à comunidade artística local como bandas, companhias de teatro, realizadores em audiovisual etc. Outro laço que o brechó tem com a cidade e sua memória é o fato de que este funciona em um prédio em processo de tombamento, o edifício Dona Bela, primeiro prédio residencial de Fortaleza. (http://www.somosvos.com.br/o-primeiro-predio-residencial-de-fortaleza-o-dona-bela-e-uma-de-suas-muitas-historias/ ). Dentro de seu material promocional e suas mídias, o Brechó Arara costuma ser bastante experimental e livre, fugindo dos modelos comerciais de outras marcas de moda e até de outros brechós. A partir disto, foi pensado um ensaio que envolvesse a cidade como locação fotográfica, a liberdade dos corpos à beira-mar e um pôr-do-sol pouco convencional, com unhas postiças e mangas coité. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os objetivos do ensaio respondem tanto às questões do exercício de câmera, fotográfico, quanto à realização de um material comercial de divulgação em forma de ensaio fotográfico, aliando o aprendizado do ambiente universitário do curso de publicidade à criatividade e ao exercício de produções e percepções estéticas. O formato escolhido, ensaio, é uma das variações da fotografia de moda, neste, os produtos utilizados são de diferentes marcas embora possam estar sob a égide de um mesmo anunciante. O ensaio, em seu formato, tem o objetivo de informar e disseminar um produto, marca ou empresa de moda, suscitando interesse em relação aos itens anunciados. O produto e o anunciante são as razões essenciais deste tipo de publicidade mas, a fim de reforçar a retórica publicitária e seu conteúdo, faz-se necessário pensar em outros signos que possam enriquecer e complementar as peças de vestuário, "Na fotografia de moda, o mundo costuma ser fotografado em termos de um cenário, de um fundo ou de uma cena, enfim, de um teatro. O teatro da moda é sempre temático: uma ideia (ou, mais exatamente, uma palavra) sofre variações por meio de uma série de exemplos ou de analogias." BARTHES (2009 p. 444-445). Ou seja, na fotografia de moda, o produto precisa estar alinhado a uma série de outros elementos que sirvam como base ao produto e que sejam parte constituinte do estilo de vida que o anunciante deseja disseminar. "A moda, porém (e cada vez mais), não fotografa apenas seus significantes, mas também seus significados. Barthes (2009, p.444). Seguindo tal linha teórica, fomos impelidos a pensar além dos produtos anunciados, maiôs, procurando uma locação que fosse relevante, acessórios, maquiagem e posturas que trouxessem valores importantes para a marca. Se os produtos fotografados eram maiôs, os valores a serem capturados eram o empoderamento, a liberdade e a relação de bem-estar com a cidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É incentivado pela universidade que em nossos trabalhos, ao mesmo tempo que apresentemos técnica, abordemos, de alguma forma, o âmbito social. Escolher o Brechó Arara para se trabalhar é uma excelente oportunidade de se fazer uma produção publicitária ao mesmo tempo que abordamos o pensamento de um consumo mais consciente, da memória e a valorização dos espaços da nossa cidade. Além disso, é sensível como os conteúdos (técnico e acadêmico) aprendidos em sala de aula são necessários e funcionam como pontos de partida para todos os níveis da produção, desde o exercício de um pensamento sobre a produção das imagens, passando pela execução, técnicas de edição, finalização e veiculação do material produzido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi escolhido um fim de tarde nas areias da Praia de Iracema, mais especificamente o trecho conhecido como  Praia dos Crushes por ser um ponto de encontro bastante movimentado da faixa de areia. As imagens foram capturadas por uma Nikon D5100 com uma objetiva 18 55mm dada sua versatilidade e a boa luz em que se encontrava no ambiente. As imagens capturadas passaram por uma triagem e ajustes básicos no Adobe Photoshop Lightroom 5, visto que o programa possui opções que aceleram o trabalho de escolhas e ajustes de fotos. Para ajustes mais complexos e finalização foi utilizado o Adobe Photoshop CC. Em sua maioria, as imagens foram tratadas com níveis (highlights, midtones e shadows), saturação e vibratilidade. A ideia era realçar as cores e deixar as imagens com um tom mais quente, logo, o balanço de branco pende para tons amarelados e alaranjados, valorizando o tom moreno da pele, a maquiagem e os acessórios dourados. É importante salientar que as fotos foram produzidas e pensadas para o formato efêmero das redes sociais, embora seis fotografias tenham sido escolhidas a fim de formar uma grade no Instagram, dezenas de fotos foram selecionadas e editadas para a veiculação via Facebook. As plataformas escolhidas para veiculação das fotos e do vídeo produzido foram o Facebook e o Instagram, tais escolhas se deram pelo baixo custo do investimento em comunicação aliado a efetividade de alcance ao público-alvo, ou seja, melhor direcionamento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pesquisas em literatura e imagens foram desenvolvidas a partir do tema  Alto Verão", era necessário que as imagens passassem valores como diversão, ousadia, bem-estar e algum item que nos dessem a ideia de regionalidade. As unhas postiças coloridas foram escolhidas por, nas imagens, se afincarem à pele e à carne da manga que, por sua vez, é uma fruta típica dos trópicos, colorida com tons de amarelo, rosa e verde, combinando e sendo complementar às cores dos maiôs. Colares, correntes e acessórios dourados foram adicionados a fim de enriquecer imageticamente a produção, realçando o bronze das peles ao sol e o colorido dos figurinos. Os modelos foram orientados a interagirem entre si, se divertindo como amigos num fim de tarde ao pôr do sol. A direção de fotografia pedia um tom de casualidade, a câmera deveria ser apenas mais uma testemunha e não a protagonista do ensaio, os modelos só olhavam em direção a objetiva quando solicitados. Ainda pensando nesse tom casual, nas edições, não foram removidas quaisquer pessoas que se mostravam ao fundo das fotos, era necessário mostrar o movimento das pessoas e da cidade, não estávamos e não vivemos sozinhos nesse aglomerado urbano mesmo que tentemos nos refugiar à beira-mar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção das fotos envolveu conhecimentos técnicos e teóricos aprendidos, principalmente, dentro do âmbito acadêmico, seja em projetos de extensão, laboratórios ou disciplinas, a captura das imagens foi, sem dúvida, antecedida por um pensamento estético, fotográfico e cidadão. Estético e fotográfico quando pensamos na composição das formas, da apreciação das imagens e as questões relacionadas ao olhar, cidadão quando inserimos a prática publicitária em produções que valorizam a cidade, o empoderamento dos corpos e o consumo consciente. "A moda na atualidade se caracteriza tanto pelo seu modo de produção como também pelos seus modos de criação. A experimentação é um dado fundamental para a criação da moda inovadora. Esse tipo de criação muito se aproxima da produção artística e científica, justamente por conter elementos de experimentação e percepção de dados da sociedade ainda não codificados por uma grande maioria." (AVELAR, 2009, p. 109).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras; Cores Editora, 2009. <br><br>BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009. <br><br>VILLAÇA, Nizia. A periferia pop na idade mídia. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012. <br><br> O primeiro prédio residencial de Fortalza, o Dona Bela, e uma de suas muitas histórias. Revista Vós. Disponível em http://www.somosvos.com.br/o-primeiro-predio-residencial-de-fortaleza-o-dona-bela-e-uma-de-suas-muitas-historias/ Acesso em 30 de abril de 2016. <br><br> </td></tr></table></body></html>