INSCRIÇÃO: | 00920 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT06 |
TÍTULO: | As gordas também amam |
AUTORES: | Tereza Eickmann Bruno da Cunha (Universidade Católica de Pernambuco); Dario Brito Rocha Júnior (Universidade Católica de Pernambuco) |
PALAVRAS-CHAVE: | webjornalismo, ilustração, desenho, gordofobia, estigma |
RESUMO | |
O projeto As Gordas Também Amam foi desenvolvido para a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso na categoria de webjornalismo, do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, da Universidade Católica de Pernambuco, no primeiro semestre de 2016. O trabalho teve como objetivo explorar um tema carregado de preconceitos de maneira clara e objetiva, sem diminuir o sofrimentos descrito pelas fontes e, ao mesmo tempo, sem demonstrar fraqueza. A arte possui uma capacidade singular de transmitir sentimentos, por isso as ilustrações são essenciais para introduzir o leitor na vivência das participantes do projeto. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀愀椀漀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 琀攀渀琀愀洀 氀甀琀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀漀 猀愀戀攀 漀 焀甀攀 漀甀 渀漀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 猀攀最爀攀最愀漀 攀砀椀猀琀愀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 攀渀砀攀爀最愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 猀漀戀爀攀瀀攀猀漀 挀漀洀漀 瀀爀攀最甀椀漀猀愀猀 攀 搀攀猀氀攀椀砀愀搀愀猀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ朠漀爀搀愀ᴀ†攀洀 砀椀渀最愀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 椀最渀漀爀愀渀搀漀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 愀琀椀渀最攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 琀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀㰀戀爀㸀䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 瘀椀搀愀 椀渀琀攀椀爀愀 漀甀瘀椀渀搀漀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 漀 挀漀爀瀀漀 洀愀最爀漀 瘀愀氀攀 愀 瀀攀渀愀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀最甀攀洀 漀 瀀愀搀爀漀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 愀最爀攀猀猀攀猀 瘀攀爀戀愀椀猀Ⰰ 昀猀椀挀愀猀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀攀猀猀漀 攀砀琀攀爀渀愀 攀 椀渀琀攀爀渀愀 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀爀 渀攀猀猀攀猀 瀀愀搀爀攀猀⸀ 吀漀搀漀 攀猀猀攀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 猀攀瘀攀爀愀猀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 挀漀洀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀猀搀攀 愀 椀渀昀渀挀椀愀 琀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀戀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 戀愀椀砀愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀Ⰰ 愀渀漀爀攀砀椀愀 攀 洀愀椀漀爀 爀椀猀挀漀 搀攀 挀漀洀攀琀攀爀 猀甀椀挀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀䌀漀洀漀 漀 ᠀攠砀挀攀猀猀漀ᤀ†搀攀 瀀攀猀漀 愀椀渀搀愀 氀椀最愀搀漀 愀甀琀漀洀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀椀渀搀愀 琀洀 洀甀椀琀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀爀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 挀愀戀攀愀 搀攀氀愀猀Ⰰ 攀氀愀猀 猀 攀猀琀漀 搀椀稀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 愀洀椀最愀 ⠀漀甀 昀椀氀栀愀Ⰰ 椀爀洀Ⰰ 瀀爀椀洀愀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀攀爀搀攀爀 瀀攀猀漀 瀀漀爀焀甀攀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀洀 挀漀洀 攀氀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀椀昀甀渀搀椀爀 攀猀琀甀搀漀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀洀 焀甀攀 渀攀洀 琀漀搀愀 最漀爀搀愀 搀漀攀渀琀攀⸀ 㰀戀爀㸀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀猀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀 攀砀椀猀琀攀 攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 琀攀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀瘀愀猀琀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 攀洀 愀昀椀爀洀愀攀猀 攀爀爀渀攀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 猀攀最甀爀漀 搀攀 搀攀戀愀琀攀 攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀攀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀 愀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀⸀ 䌀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 渀漀 琀攀砀琀漀 攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 椀渀挀氀甀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ | |
OBJETIVO | |
Geral: Desenvolver imagens que mostrem as gordas como personagens fortes, ao mesmo tempo em que transporta o observador para o universo da gordofobia e permite que ele sinta o que as vítimas sentem. Específicos: a) Oferecer um espaço seguro e livre para o debate sobre a gordofobia; b) Conscientizar a população e mostrar que brincadeiras e comentários “inocentes” podem ter consequências enormes no psicológico das pessoas; c) Utilizar tons mais pastéis para tentar suavizar as imagens apenas o necessário a fim de que elas não se tornem agressivas ou gatilhos, quando observados por uma gorda. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀 愀琀椀渀最攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀攀攀洀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀猀琀洀甀氀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 切氀琀椀洀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 匀愀切搀攀 ⠀倀一匀 ㈀ ㌀⤀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀⤀Ⰰ ㈀ Ⰰ㠀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀搀甀氀琀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 漀戀攀猀愀⸀ 伀 渀搀椀挀攀 猀漀戀攀 瀀愀爀愀 㔀㘀Ⰰ㤀─ 焀甀愀渀搀漀 愀戀爀愀渀最攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 猀漀戀爀攀瀀攀猀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀 攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀漀 攀猀琀椀最洀愀 搀漀 瀀攀猀漀 愀椀渀搀愀 猀漀 琀爀愀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 琀愀戀甀⸀㰀戀爀㸀䌀漀渀瘀攀爀猀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 搀愀猀 漀椀琀漀 焀甀攀 樀 琀椀渀栀愀洀 愀挀攀椀琀愀搀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀攀椀猀 渀漀 焀甀攀爀椀愀洀 昀愀稀攀爀 昀漀琀漀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 漀 攀渀猀愀椀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀猀攀樀漀猀 攀 氀椀洀椀琀攀猀 搀攀 挀漀渀昀漀爀琀漀猀 猀攀爀椀愀洀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀漀 挀漀渀挀漀爀搀愀爀愀洀⸀ 䴀攀猀洀漀 愀猀 洀攀渀椀渀愀猀 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 猀攀 猀攀渀琀椀爀攀洀 猀攀最甀爀愀猀 搀攀 猀椀 瀀爀攀昀攀爀椀爀愀洀 渀漀 昀愀稀攀爀 漀 攀渀猀愀椀漀⸀ 倀愀爀愀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 猀攀最甀爀漀Ⰰ 愀 洀攀氀栀漀爀 漀瀀漀 猀攀爀椀愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 漀甀琀爀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 昀漀椀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 甀渀椀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 最漀爀搀愀Ⰰ 猀攀洀 攀砀瀀漀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀漀渀琀攀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
A produção das ilustrações foi a última fase do projeto, que só começou a ser realizada quanto às entrevistas já tinham sido encerradas e a base dos textos já estava pronta. Isso porque o desenho dependia intrinsecamente das histórias e dos sentimentos que precisariam ser transmitidos. A imagem de capa, que também serviu para a vinheta dos vídeos, foi a primeira. Nela, o objetivo é mostrar força e resistência, assim como um grande desejo por mudança e proatividade, todas características que são pouco atribuídas as gordas. O desejo é mostrar que as mulheres gordas estão cansadas de tanta injustiça e preconceito e que não continuariam calar diante deles. A escolha por uma cena de protesto, com as mulheres formando uma corrente com os braços pareceu ideal para transmitir todos os sentimentos pensados. As artes seguintes foram pensadas para transmitir os sentimentos predominantes de cada texto e seguem uma ordem que conta uma história. A segunda ilustração mostra uma mulher confusa ao receber diariamente comentários ofensivos que, na sociedade, muitas vezes ainda são vistos normais ou apenas dicas carregadas de boas intenções. O terceiro desenho mostra como os comentários inocentes podem se transformar em violências graves e o quanto isso pode fazer mal à vítima. A quarta ilustração já representa uma mulher sofrida e desamparada, que acredita em todas as coisas ruins que a sociedade fala dela, principalmente quando escuta da boca de profissionais de saúde. A última arte mostra uma mulher renascida das cinzas, que finalmente conseguiu se aceitar e que agora é capaz de ser feliz. Todas as ilustrações seguem a mesma metodologia. Os desenhos foram desenvolvidos com a ajuda de fotos de domínio público como base. A imagem do protesto foi projetada com a união de várias fotos de protestos reais, a fim de garantir expressões faciais mais reais e diversidade étnica. O contorno em preto foi realizado como base e as pinturas com cores claras, que visam criar um aspecto limpo e destacar as expressões e sentimentos, foram adicionadas em seguida. Todo o trabalho foi feito utilizando apenas o aplicativo do Adobe Illustrator no iPad, com o auxílio de uma caneta para tablet. Para o fundo, foram escolhidas fotografias tiradas com uma câmera analógica (Minolta SRT201), com filme colorido Kodak, e posteriormente digitalizadas. O efeito com pontos de luz das imagens foi conquistados pelo uso de uma lente 50mm com detritos. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀攀 挀愀瀀愀 洀漀猀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀愀 挀漀爀爀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 戀爀愀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀搀椀琀愀渀搀漀 愀 䄀瘀攀渀椀搀愀 䌀漀渀搀攀 搀愀 䈀漀愀 嘀椀猀琀愀 ⠀刀攀挀椀昀攀⤀ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀琀渀椀愀猀Ⰰ 椀搀愀搀攀猀 攀 琀愀洀愀渀栀漀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀洀 甀洀愀 昀愀椀砀愀 攀 挀愀爀琀愀稀攀猀 挀漀洀 搀椀稀攀爀攀猀 挀漀渀琀爀愀 愀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀⸀ 唀渀椀搀愀猀Ⰰ 攀氀愀猀 最爀椀琀愀洀 瀀漀爀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀㰀戀爀㸀倀愀爀愀 愀 猀攀最甀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀 昀攀椀攀猀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 挀漀渀昀甀猀漀⸀ 䄀漀 氀愀搀漀Ⰰ 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀 琀漀搀愀 洀甀氀栀攀爀 最漀爀搀愀 攀猀挀甀琀愀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 瘀琀椀洀愀 搀攀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀 瀀漀搀攀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 琀攀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀漀爀洀愀椀猀 挀栀攀椀漀猀 搀攀 戀漀愀猀 椀渀琀攀渀攀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 洀愀最漀愀洀⸀ 䌀漀渀昀甀猀愀Ⰰ 琀爀椀猀琀攀 攀 搀攀猀攀猀瀀攀爀愀渀漀猀愀⸀㰀戀爀㸀䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 愀戀愀 愀戀漀爀搀愀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 搀漀 攀猀琀椀最洀愀 搀漀 瀀攀猀漀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 昀愀氀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 漀猀 搀攀猀攀樀漀猀 搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 愀甀琀漀昀氀愀最攀氀愀漀 漀甀 昀愀稀攀爀 ∀搀椀攀琀愀猀∀ 愀戀猀甀爀搀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀挀愀瀀愀爀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 瘀椀猀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 焀甀攀 漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 攀渀琀攀渀搀愀 攀 猀攀 挀漀氀漀焀甀攀 渀漀 氀甀最愀爀 搀愀 瘀琀椀洀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀氀栀愀渀搀漀 搀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀戀愀渀搀漀渀漀Ⰰ 猀漀氀椀搀漀 攀 搀漀爀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 洀愀氀搀漀猀漀猀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瘀攀爀戀愀椀猀 攀 昀猀椀挀愀猀⸀㰀戀爀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀挀愀 渀漀猀 洀椀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀漀 攀 猀愀切搀攀⸀ 준 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀搀愀 渀愀 焀甀愀爀琀愀 愀戀愀⸀ 伀 搀攀猀攀渀栀漀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀愀 攀 琀爀椀猀琀攀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 戀愀氀愀渀愀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀洀 挀漀渀猀甀氀琀爀椀漀猀 洀搀椀挀漀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 漀 搀攀猀攀猀瀀攀爀漀 攀 搀攀猀愀洀瀀愀爀漀 瘀椀瘀椀搀漀 瀀漀爀 洀甀椀琀愀猀 最漀爀搀愀猀 渀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 猀愀切搀攀 焀甀攀 椀渀猀椀猀琀攀洀 攀洀 猀 瘀攀爀 甀洀 䤀䴀䌀Ⰰ 攀 渀漀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀㰀戀爀㸀䄀 焀甀椀渀琀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 瘀漀氀琀愀 愀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 最漀爀搀愀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀搀愀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀攀 昀攀氀椀稀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀爀瀀漀⸀ 䔀猀琀愀 洀攀猀洀愀 愀戀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀⸀ 䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀猀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀猀 攀洀 搀攀猀攀渀栀漀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Para a ilustradora, o objetivo do projeto foi alcançado. Cada ilustração é composta por características que passam, com sucesso, os sentimentos e sensações necessários para que o observador seja capaz de se colocar na mente de uma mulher gorda, assim como a mesma é capaz de se identificar nas imagens. Além disso, o projeto foi capaz de estimular o debate e promover a conscientização sobre o estigma do peso. A arte de capa mostra com clareza o desejo por mudança e a proatividade para alcançá-la. Assim como o quinto desenho apresenta uma imagem positiva da gorda, capaz de ser feliz e saudável independente do peso. As ilustrações dois, três e quatro representam temáticas mais fortes, focadas nos sentimentos vividos pelas vítimas de gordofobia. A identidade visual do projeto foi mantida com a transformação de todas as fotografias em ilustrações com o mesmo estilo em todas as abas, incluindo as fotos sobre o processo de pesquisa e os ícones dos entrevistados. A logo também apresenta traços e cores que condizem com a estética proposta nas outras ilustrações. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䠀唀一䜀䔀刀Ⰰ 䨀攀昀昀爀攀礀 䴀⸀Ⰰ 䴀䄀䨀伀刀Ⰰ 䈀爀攀渀搀愀Ⰰ 䈀䰀伀䐀伀刀一Ⰰ 䄀氀椀猀漀渀Ⰰ 䴀䤀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䌀愀爀漀氀 吀⸀ 圀攀椀最栀攀搀 䐀漀眀渀 戀礀 匀琀椀最洀愀㨀 䠀漀眀 圀攀椀最栀琀ⴀ䈀愀猀攀搀 匀漀挀椀愀氀 䤀搀攀渀琀椀琀礀 吀栀爀攀愀琀 䌀漀渀琀爀椀戀甀琀攀猀 琀漀 圀攀椀最栀琀 䜀愀椀渀 愀渀搀 倀漀漀爀 䠀攀愀氀琀栀⸀ 匀漀挀椀愀氀 愀渀搀 倀攀爀猀漀渀愀氀椀琀礀 倀猀礀挀栀漀氀漀最礀 䌀漀洀瀀愀猀猀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀㔀 ጀ†㈀㘀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀⤀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 匀愀切搀攀 ⠀倀一匀 ㈀ ㌀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䄀䌀䬀匀伀一Ⰰ 匀愀爀愀栀 䔀⸀Ⰰ 䈀䔀䔀䬀䔀一Ⰰ 刀攀戀攀挀挀愀 䨀⸀Ⰰ 圀䄀刀䐀䰀䔀Ⰰ 䨀愀渀攀⸀ 倀攀爀挀攀椀瘀攀搀 眀攀椀最栀琀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀琀椀漀渀 愀渀搀 挀栀愀渀最攀猀 椀渀 眀攀椀最栀琀Ⰰ 眀愀椀猀琀 挀椀爀挀甀洀昀攀爀攀渀挀攀Ⰰ 愀渀搀 眀攀椀最栀琀 猀琀愀琀甀猀⸀ 伀戀攀猀椀琀礀 ጀ†䄀 刀攀猀攀愀爀挀栀 䨀漀甀爀渀愀氀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀㠀㔀 ጀ†㈀㐀㠀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀嘀䤀䔀Ⰰ 䌀愀爀氀 䨀⸀Ⰰ 匀䌀䠀唀吀吀䔀刀Ⰰ 䄀氀戀愀渀 䐀⸀Ⰰ 䴀䤀䰀䄀一䤀Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀 嘀⸀ 䠀攀愀氀琀栀礀 漀戀攀猀攀 瘀攀爀猀甀猀 甀渀栀攀愀氀琀栀礀 氀攀愀渀㨀 琀栀攀 漀戀攀猀椀琀礀 瀀愀爀愀搀漀砀⸀ 一愀琀甀爀攀 刀攀瘀椀攀眀猀 ጀ†䔀渀搀漀挀爀椀渀漀氀漀最礀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀 ጀ†㘀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀嘀䔀夀Ⰰ 一愀琀愀猀栀愀 䄀⸀Ⰰ 倀唀䠀䰀Ⰰ 刀攀戀攀挀挀愀 䴀⸀Ⰰ 䈀刀伀圀一䔀䰀䰀Ⰰ 䬀攀氀氀礀 䐀⸀ 吀栀攀 䤀洀瀀愀挀琀 漀昀 圀攀椀最栀琀 匀琀椀最洀愀 漀渀 䌀愀氀漀爀椀挀 䌀漀渀猀甀洀瀀琀椀漀渀⸀ 伀戀攀猀椀琀礀 ጀ†䄀 刀攀猀攀愀爀挀栀 䨀漀甀爀渀愀氀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㤀㔀㜀 ጀ†㤀㘀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |