Este paper propõe-se a mostrar como foi o processo de produção do roteiro para um média-metragem, "Letargia". Desde conceitos, estrutura técnica, até mesmo o que levou a história a ser escrita. Partindo do princípio criativo de um roteiro Master Scenes, até os gêneros utilizados (suspense e drama). O roteiro tem como base as teorias de Field e Comparato para criação dos atos sequentes da trama, bem como na criação do conflito e dos pontos de virada. Estes termos são essenciais para a criação de um texto ficcional cinematográfico e estão presentes durante o roteiro onde o rebelde protagonista sofre de constantes pesadelos e paralisia de sono, tratando também de uma história irreal mas com momentos fincados na realidade. |
O seguinte paper foi produzido com a intenção de explicar o processo de construção, referências e características do roteiro de média-metragem que se passa no fim da década de 1990, “Letargia”. A proposta do texto fílmico de suspense e drama se deu na disciplina de Teledramaturgia Brasileira ministrada de Julho a Dezembro de 2016. 䄀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 最甀椀愀 搀攀 䠀甀最漀 䴀漀猀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀洀 䴀愀猀琀攀爀 匀挀攀渀攀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀爀洀愀琀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀攀搀椀最椀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀⸀ 䔀猀琀攀 洀漀搀攀氀漀 猀攀最甀攀 渀漀爀洀愀猀 攀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 氀愀礀漀甀琀 瀀愀爀愀 爀攀搀椀最椀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ ᰀ줠 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀 甀猀愀搀漀 ⠀焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 焀甀攀 瘀ⴀ氀漀 瘀愀椀 猀愀戀攀爀 焀甀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⤀ 攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀 猀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀爀 洀愀椀猀 渀漀 焀甀攀 漀 搀攀瘀攀爀 搀攀氀攀㨀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ᴀ†⠀嘀䔀刀娀伀䰀䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀漀猀猀 ⠀㤀㤀㠀⤀Ⰰ 攀猀琀愀 琀挀渀椀挀愀 攀洀戀漀爀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 椀洀瀀攀 愀漀 愀甀琀漀爀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀
Além disso, informações do autor Syd Field na obra “Manual do Roteiro” e de Doc Comparato em “Da Criação ao Roteiro” foram tomadas como base.ᰀ䰠攀琀愀爀最椀愀ᴀ†挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀Ⰰ 樀漀瘀攀洀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 琀攀瘀攀 甀洀愀 戀漀愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 瀀愀椀猀 瀀漀爀 琀攀爀 愀琀椀琀甀搀攀猀 爀攀戀攀氀搀攀猀⸀ 䐀攀 瘀漀氀琀愀 搀愀猀 猀甀愀猀 昀爀椀愀猀 搀攀 瘀攀爀漀Ⰰ 攀氀攀 琀攀洀 焀甀攀 攀渀挀愀爀愀爀 漀 切氀琀椀洀漀 愀渀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 攀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 瘀攀猀琀椀戀甀氀愀爀⸀ 䘀愀氀琀愀渀搀漀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 猀攀甀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 搀攀 搀攀稀漀椀琀漀 愀渀漀猀Ⰰ 攀氀攀 猀攀 瘀 昀爀攀渀琀攀 愀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀攀猀愀搀攀氀漀猀 焀甀攀 瘀攀洀 氀栀攀 漀挀漀爀爀攀渀搀漀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀渀猀愀Ⰰ 攀猀琀攀猀 猀攀最甀椀搀漀猀 愀琀 搀攀 甀洀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 瀀愀爀愀氀椀猀椀愀 搀漀 猀漀渀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 氀栀攀 琀爀愀稀攀爀 洀漀洀攀渀琀漀猀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀攀爀琀甀爀戀愀搀漀爀攀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀氀椀Ⰰ 攀氀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀渀挀愀爀愀爀 猀攀甀猀 洀攀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 愀 漀爀椀最攀洀 攀 洀漀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀甀猀 瀀攀猀愀搀攀氀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ䰠攀琀愀爀最椀愀ᴀ†昀漀椀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 攀渀昀漀焀甀攀 渀愀 昀椀挀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 攀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀⸀
O trabalho tem como objetivo a intenção de produção acerca do âmbito do audiovisual, além de prospectar a importância de elementos que necessitam estar contidos num texto para que este desperte a atenção. Além disso, designa também a importância de se trabalhar com gêneros que são massivamente utilizados na linguagem cinematográfica como o suspense e o drama.䄀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 搀椀氀漀最漀 攀砀攀爀挀椀搀漀 渀漀猀 瀀愀瀀椀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀攀甀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀漀 昀椀渀愀氀 甀洀愀 爀攀瘀椀爀愀瘀漀氀琀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 琀愀洀戀洀 洀愀椀猀 瀀爀琀椀挀漀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀⸀
O roteiro, segundo Field (2001, p. 9), “é uma história contada com imagens. É como um substantivo: isto é, um roteiro trata de uma pessoa, ou pessoas, num lugar, ou lugares, vivendo a sua 'coisa'.” O processo ficcional permite retratar e contar a história estudando o lúdico e onírico, abordando também através dele sua realidade.䐀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀甀椀琀漀 最攀爀愀氀 瀀漀搀攀洀漀猀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀 焀甀攀 挀栀愀洀愀洀漀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 愀氀最漀 洀甀椀琀漀 攀昀洀攀爀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 氀攀瘀愀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀瘀攀爀琀攀爀 渀甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 栀愀樀愀 爀漀琀攀椀爀漀猀 攀搀椀琀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 攀砀椀猀琀攀洀 挀漀氀攀攀猀 漀甀 猀椀琀攀猀 搀攀搀椀挀愀搀漀猀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀漀 挀漀洀漀 猀攀 甀洀愀 挀爀椀猀氀椀搀愀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀瘀攀爀琀攀 渀甀洀愀 戀漀爀戀漀氀攀琀愀Ⰰ 椀洀愀最攀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 匀甀猀漀 搀ᤀ䄠洀椀挀漀 愀 最爀愀渀搀攀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀 椀琀愀氀椀愀渀愀⸀ ⠀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀
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Sendo assim, falar de roteiro de suspense, drama ou qualquer outra história que possa ser retratada remete ao que se liga pelo autor como as sequências, chamadas de atos – que em sua construção, são 3. 伀 愀琀漀 䤀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀Ⰰ 愀 昀愀洀氀椀愀 刀椀戀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 昀椀氀栀漀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀Ⰰ 攀 漀猀 瀀愀椀猀 匀愀渀搀爀愀 攀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 伀猀 琀爀猀 攀猀琀漀 渀漀 切氀琀椀洀漀 搀椀愀 搀愀 瘀椀愀最攀洀 搀攀 昀爀椀愀猀 搀攀 瘀攀爀漀⸀ 䔀猀琀攀 椀渀挀椀漀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀椀猀琀愀渀琀攀 焀甀攀 漀 昀椀氀栀漀 瘀椀瘀攀 搀漀猀 瀀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 爀攀戀攀氀搀攀⸀ 一漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 愀琀漀 䤀䤀Ⰰ 漀甀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 猀攀 瘀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 搀椀氀攀洀愀猀 焀甀攀 瘀漀 瀀攀爀搀甀爀愀爀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀㨀 攀氀攀 攀猀琀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 猀攀甀猀 搀攀稀漀椀琀漀 愀渀漀猀 攀 猀攀渀琀攀 焀甀攀 椀猀猀漀 漀 琀爀愀稀 甀洀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀甀攀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 搀漀猀 瀀愀椀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀攀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 氀椀渀栀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀 瀀漀爀 猀攀甀猀 猀漀渀栀漀猀 攀 瀀愀爀愀氀椀猀椀愀 搀漀 猀漀渀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀洀 漀 瀀漀渀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 攀氀甀挀椀搀愀搀漀⸀ 䨀 渀漀 愀琀漀 䤀䤀䤀Ⰰ 搀攀 爀攀猀漀氀甀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀搀愀 焀甀愀渀搀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀漀 漀 洀漀琀椀瘀漀 搀漀猀 猀漀渀栀漀猀 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 愀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 搀攀猀挀漀戀爀攀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀
Todos esses momentos, como evidenciado por Field possuem um Plot Point (Ponto de Virada), que movimenta a trama para o ato seguinte. O roteiro possui esses momentos de transição. O primeiro ponto de virada é a discussão de Eduardo com seus pais no carro, seguido de seu primeiro pesadelo. Já o segundo acontece no momento em que o protagonista entende qual seu sonho e o que acontece nele.䤀猀猀漀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 䌀漀洀瀀愀爀愀琀漀 挀漀洀漀 猀攀渀搀漀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀 焀甀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀愀猀猀愀爀Ⰰ 漀渀搀攀 攀猀琀攀 ᰀ搠攀猀椀最渀愀 愀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀漀 攀渀琀爀攀 昀漀爀愀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 焀甀愀氀 愀 愀漀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀 攀 猀攀 瘀愀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀ᴀ†⠀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㤀㔀⤀⸀
É também necessário inferir que o modelo base para escrever foi o Master Scenes, formato mais escolhido para confecção de um roteiro. Foi utilizado também como base para referência estrutural o roteiro que segue esta mesma estética, Evil Dead (filme do gênero horror). O estilo Master Scenes é usado por diversos fatores:匀漀 瀀漀甀焀甀猀猀椀洀愀猀 爀攀最爀愀猀㬀 伀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀攀愀 愀 氀攀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 渀甀洀 挀愀洀瀀漀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 氀栀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 攀 渀漀 猀攀 搀椀猀瀀攀爀猀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 搀攀 㔀 愀 瀀最椀渀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 愀挀漀猀琀甀洀愀爀 挀漀洀 甀洀 渀漀瘀漀 攀猀琀椀氀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀㬀 준 愀 切渀椀挀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 猀攀 琀攀爀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 搀漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 ⠀甀洀愀 瀀最椀渀愀 攀洀 䴀愀猀琀攀爀 匀挀攀渀攀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀Ⰰ 攀洀 洀搀椀愀Ⰰ 愀 洀椀渀甀琀漀 搀攀 昀椀氀洀攀⤀Ⰰ 焀甀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 琀攀爀攀洀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 搀漀 爀椀琀洀漀㬀 䄀 愀搀攀猀漀 愀 攀猀猀愀猀 爀攀最爀愀猀 昀漀爀愀 漀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀 愀 搀攀搀椀挀愀爀ⴀ猀攀 琀爀愀洀愀 搀漀 昀椀氀洀攀㬀 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀 挀洀愀爀愀 攀 挀漀爀琀攀猀 搀攀 挀攀渀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 渀漀 猀漀 愀戀猀漀氀甀琀愀洀攀渀琀攀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 猀 猀攀爀瘀攀洀 瀀愀爀愀 搀椀猀琀爀愀椀爀 漀 愀甀琀漀爀 搀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀甀渀漀 搀攀氀攀㨀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀㬀 䄀樀甀搀愀 愀 攀瘀椀琀愀爀 甀洀 漀甀琀爀漀 攀爀爀漀 挀漀洀甀洀 渀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 ⠀⸀⸀⸀⤀㨀 漀 搀攀 椀渀挀氀甀椀爀 昀愀琀漀猀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀 渀漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 搀攀猀挀爀椀漀⸀ ⠀䴀伀匀匀Ⰰ 㤀㤀㠀Ⰰ 倀⸀ ㈀⤀
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A referência inicial do roteiro baseia-se no gênero de suspense. 伀 猀甀猀瀀攀渀猀攀Ⰰ 挀漀洀 挀攀爀琀攀稀愀Ⰰ 甀洀 攀昀攀椀琀漀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 준 琀愀洀戀洀 瘀攀爀漀猀猀椀洀椀氀洀攀渀琀攀 甀洀愀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀甀猀愀猀 椀洀攀搀椀愀琀愀猀㨀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀攀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 琀愀渀琀漀 攀洀 猀攀甀猀 瀀愀椀渀椀猀 愀洀戀椀挀椀漀猀漀猀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 焀甀愀渀琀漀 攀洀 猀甀愀猀 挀漀洀搀椀愀猀 攀 攀洀 猀攀甀猀 洀攀氀漀搀爀愀洀愀猀 ⠀⸀⸀⸀⤀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 瀀攀爀猀攀最甀椀攀猀 甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀愀Ⰰ 焀甀攀 搀 愀氀琀攀爀渀愀搀愀洀攀渀琀攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀爀 攀 搀漀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀Ⰰ 瘀愀爀椀愀渀搀漀 攀瘀攀渀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 攀洀漀漀⸀ ⠀䈀伀一䤀吀娀䔀刀Ⰰ 㤀㤀㤀⤀⸀
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Além da estrutura a qual se sustenta o roteiro, foi possível traçar algumas especificações quanto a forma como algumas cenas deveriam ser contadas, por exemplo, nas cenas dos sonhos em que se designa o uso de câmera em primeira pessoa. Estas estão bastante ligadas ao processo de filmes suspense/terror found footage. 伀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 ᰀ䰠攀琀愀爀最椀愀ᴀ†猀甀爀最椀爀愀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀瘀攀渀漀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 戀猀椀挀漀猀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 甀洀 猀甀猀瀀攀渀猀攀Ⰰ 洀愀猀 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 漀 昀椀渀愀氀 挀漀洀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀爀愀搀愀 焀甀攀 洀甀搀愀猀猀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 爀甀洀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 渀漀 猀攀最甀椀渀搀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 愀琀漀 䤀䤀䤀 漀甀 昀椀洀 攀猀瀀攀爀愀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀攀氀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 漀猀 搀爀愀洀愀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 搀攀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 椀渀昀攀爀椀爀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 攀洀戀漀爀愀 漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀猀琀攀樀愀洀 瀀愀爀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀漀猀 愀漀 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 昀愀氀愀洀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀漀椀猀愀 挀漀洀甀洀 挀漀洀漀 漀猀 瀀攀猀愀搀攀氀漀猀 攀 愀 瀀愀爀愀氀椀猀椀愀 搀漀 猀漀渀漀Ⰰ 瀀漀渀搀漀 攀洀 搀切瘀椀搀愀 漀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 瘀椀愀 攀 猀攀 搀攀 昀愀琀漀 攀爀愀洀 猀 昀爀甀琀漀 搀攀 猀甀愀 椀洀愀最椀渀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀渀漀琀愀 漀甀琀爀漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 猀攀 氀椀最愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀
A escolha do nome letargia está ligada ao estado de desânimo do personagem, dos momentos de sono profundo e paralisia do sono, mas também de inconsciência a sua própria vida em seus sonhos ou fora deles.䄀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀 攀洀 㤀㤀㠀 攀 攀猀琀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 䔀搀甀愀爀搀漀Ⰰ 猀攀甀猀 瀀愀椀猀 䌀愀爀氀漀猀 攀 匀愀渀搀爀愀 攀 猀攀甀猀 愀洀椀最漀猀 倀攀搀爀漀 攀 䰀甀愀渀愀⸀
Embora sempre tenha tido uma vida comum, o único aspecto que o protagonista enfrentava era seu mau comportamento e rebeldia ainda na adolescência. Entretanto, ele se vê diante de uma situação complicada, pois, começa a ter constantes pesadelos em uma estrada, onde não sabe porque está ali ou o que aconteceu. A história segue durante o período de oito dias (seis que antecedem o aniversário, o que ele completa 18 anos e o dia seguinte). Sua família é de classe média e ele nunca se deu bem com eles por estarem sempre em discordância, como quando Carlos tenta convencê-lo a buscar outra cidade para cursar algo na faculdade.伀 昀攀渀洀攀渀漀 搀漀猀 猀漀渀栀漀猀 搀攀 䔀搀甀愀爀搀漀 挀漀洀攀愀 愀 漀挀漀爀爀攀爀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 昀愀稀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀⸀ 䄀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 漀 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 猀攀甀猀 㠀 愀渀漀猀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀Ⰰ 漀猀 瀀攀猀愀搀攀氀漀猀 攀 猀攀甀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 瀀愀爀愀氀椀猀椀愀 搀漀 猀漀渀漀 瘀漀 猀攀 愀最爀愀瘀愀渀搀漀⸀ 一漀 猀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 琀愀洀戀洀 猀攀 瘀 昀爀攀渀琀攀 愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 漀挀愀猀椀攀猀 攀洀 焀甀攀 猀攀渀琀攀 琀攀爀 愀 瀀爀攀洀漀渀椀漀 漀甀 搀樀 瘀甀 搀攀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 攀 猀攀渀琀攀 焀甀攀 愀焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀 樀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀 愀渀琀攀猀⸀ 䔀氀攀 渀漀 猀愀戀攀 漀 瀀漀爀焀甀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 愀焀甀椀氀漀 漀甀 焀甀攀洀 愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀攀猀琀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀昀氀椀漀⸀ 䔀搀甀愀爀搀漀 攀渀琀漀 猀攀 瘀 昀爀攀渀琀攀 愀 攀猀琀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀琀 漀 搀椀愀 搀攀 猀攀甀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 琀甀搀漀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀椀渀搀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀漀愀爀 挀氀椀挀栀猀 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀甀 焀甀攀 攀砀椀猀琀愀洀 昀爀洀甀氀愀猀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀洀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 瀀爀漀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀Ⰰ 栀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 猀攀洀瀀爀攀 栀愀瘀攀爀 洀甀椀琀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀爀椀愀搀愀猀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀⸀
O processo de criação do roteiro ficcional surge, claro, de uma dessas fórmulas com dicas e formas estruturais que já existem e são utilizadas como gancho de qualquer parte criativa de uma história. Os roteiros possuem além de tudo, a possibilidade não só de afirmar o jeito já existente de produzir uma história, mas também de encontrar uma forma diferente do que já existe.伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀漀搀攀 瀀愀爀攀挀攀爀 挀漀洀瀀氀攀砀漀Ⰰ 洀愀猀 攀砀椀最攀 渀漀 猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 攀 搀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 爀攀愀椀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀漀搀攀 爀攀琀椀爀愀爀 搀攀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 漀甀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 焀甀攀 瘀 攀 漀甀瘀攀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀洀瀀爀攀 栀愀瘀攀爀 搀攀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀⸀
Sobretudo, se espera mostrar a partir de uma história mesmo que irreal, algumas coisas que provavelmente alguém já viveu ou já ouviu falar e a partir da leitura entender o que se passa com Eduardo.䐀攀猀攀樀漀 愀 焀甀攀洀 氀攀爀Ⰰ 焀甀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 琀攀渀栀愀 愀氀挀愀渀愀搀漀 愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 昀椀挀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀渀栀愀 愀琀椀渀最椀搀漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 渀漀 猀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 昀愀稀攀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䄀刀䔀娀Ⰰ 䘀攀搀攀 攀 䴀䔀一䐀䔀娀Ⰰ 刀漀搀漀⸀ 䔀瘀椀氀 䐀攀愀搀㨀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀搀攀愀搀椀琀攀猀⸀渀攀琀⼀昀椀氀洀猀⼀攀搀开㈀ ㌀⼀猀挀爀椀瀀琀⼀攀瘀椀氀开搀攀愀搀开㈀ ㌀开猀挀爀椀瀀琀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㤀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀一䤀吀娀䔀刀Ⰰ 倀愀猀挀愀氀⸀ 䰀攀 挀栀愀洀瀀 愀瘀攀甀最氀攀㨀 攀猀猀愀椀猀 猀甀爀 氀攀 爀愀氀椀猀洀攀 愀甀 挀椀渀洀愀⸀ 倀愀爀椀猀㨀 䌀愀栀椀攀爀猀 搀甀 䌀椀渀洀愀Ⰰ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 䌀爀椀愀漀 愀漀 刀漀琀攀椀爀漀⸀ 㔀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀漀挀挀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䔀䰀䐀Ⰰ 匀礀搀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀漀 刀漀琀攀椀爀漀㨀 伀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 琀攀砀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 㐀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 伀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀匀匀Ⰰ 䠀甀最漀⸀ 䌀漀洀漀 䘀漀爀洀愀琀愀爀 漀 匀攀甀 刀漀琀攀椀爀漀㨀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 最甀椀愀 搀攀 䴀愀猀琀攀爀 匀挀攀渀攀猀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀攀爀漀瀀氀愀渀漀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀匀匀䄀一䠀䄀Ⰰ 䐀椀漀洀愀爀挀攀氀漀⸀ 䰀漀渀最愀Ⰰ 洀搀椀愀 漀甀 挀甀爀琀愀 洀攀琀爀愀最攀洀㼀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀漀氀栀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀开挀漀渀琀攀甀搀漀⼀㈀ ⼀ ⼀戀氀漀最猀⼀椀洀愀最椀渀愀爀⼀㠀 㔀㘀㔀ⴀ氀漀渀最愀ⴀ洀攀搀椀愀ⴀ漀甀ⴀ挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㤀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀刀娀伀䰀䄀Ⰰ 䤀最漀爀⸀ 䄀瀀漀猀琀椀氀愀 搀攀 刀漀琀攀椀爀漀 䌀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀愀爀挀漀愀甀爀攀氀椀漀猀挀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀椀渀攀愀渀琀爀漀瀀漀⼀爀漀琀攀椀爀漀开昀漀爀洀愀琀愀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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