INSCRIÇÃO: 00931
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT09
 
TÍTULO: Traz o sangue: um jogo educativo sobre doação de sangue no Brasil
 
AUTORES: Pablo Petterson Praxedes da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Esdras Marchezan Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Doação de Sangue, Game, Jogo Digital,
 
RESUMO
Partindo do pressuposto que a doação de sangue ainda enfrenta grandes desafios no Brasil e ainda é considerada como um tabu, aliada ao fator informativo e educacional dos jogos eletrônicos, o jogo "Traz o Sangue" busca conscientizar e informar uma parcela mais jovem da população sobre a necessidade do ato de doar sangue, seja para amigos ou familiares, ou simplesmente pelo fato de ajudar uma vida. Para tanto, buscou-se apoio teórico em Huizinga (1971) e em Falkembach (2014) para debater o poder lúdico do jogo dentro do campo educacional e informativo, a fim de construir um raciocínio lógico e coeso.
 
INTRODUÇÃO
O presente roteiro foi concebido na disciplina Redação Publicitária do curso de Comunicação Social como projeto final e posteriormente foi pensado como projeto a ser apresentado na Expocom 2017. ਀䌀漀爀爀攀渀琀攀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀 瀀攀搀椀搀漀猀 攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀洀 猀椀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀愀渀最甀攀 渀漀猀 栀攀洀漀挀攀渀琀爀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 猀漀 爀漀琀椀渀攀椀爀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 漀 䈀爀愀猀椀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 ㌀Ⰰ㜀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 戀漀氀猀愀猀 搀攀 猀愀渀最甀攀 瀀漀爀 愀渀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㄀Ⰰ㠀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 Ⰰ 渀切洀攀爀漀 爀攀氀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 戀愀椀砀漀 焀甀愀渀搀漀 挀漀洀瀀愀爀愀搀漀 愀 瀀愀猀攀猀 搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 攀渀琀爀攀 㔀─ 攀 㜀─⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 搀漀愀搀漀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀猀琀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ 洀愀猀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀攀洀漀最爀昀椀挀愀猀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀 瀀漀搀攀 搀漀愀爀 戀攀洀 洀愀椀猀⸀ Em novembro de 2016 o Ministério da Saúde promoveu a campanha “Semana Nacional do Doador de Sangue” que possuía como objetivo reforçar a necessidade do hábito de doar sangue. Na época em entrevista ao site Portal Brasil o ministro ressaltou que era necessário criar uma cultura de doação de sangue voluntária durante todo o ano, para não haver a necessidade de campanhas isoladas.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 愀 搀漀愀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀渀昀爀攀渀琀愀 最爀愀渀搀攀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀ⴀ猀攀 甀洀 栀戀椀琀漀⸀ 倀愀爀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 Ⰰ 愀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 搀漀愀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀  昀挀椀氀 攀氀攀渀挀愀爀 愀氀最甀渀猀 攀洀瀀攀挀椀氀栀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 漀猀 洀椀琀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀 搀漀愀漀 攀 愀氀最甀洀愀猀 渀漀爀洀愀猀 攀 瀀爀漀椀戀椀攀猀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 攀猀猀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 挀漀洀漀 漀 洀愀椀猀 愀最爀愀瘀愀渀琀攀⸀  Entende-se que há necessidade de estratégias comunicacionais que discorram de forma mais simples com todas as faixas etárias, a fim de abranger desde a criança em fase escolar, até um jovem adulto que nunca tenha tido contato com tais informações. O roteiro do game “Traz o Sangue” foi desenvolvido pensando em utilizar as características lúdicas dos jogos para educar e conscientizar os brasileiros de todas as idades.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 最愀洀攀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 琀爀愀渀猀瀀愀猀猀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 氀椀渀攀愀爀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 樀漀最漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 猀漀戀爀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀搀甀稀椀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䔀洀 昀甀渀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 最愀洀攀 瀀愀爀愀 漀 樀漀最漀 吀爀愀稀 漀 猀愀渀最甀攀⸀  “Traz o Sangue” é um jogo pensado primordialmente com o objetivo de conscientizar a população sobre a doação de sangue, assunto ainda considerado como tabu em nossa sociedade. Através de diálogos curtos e lúdicos presentes dentro da narrativa e que serão utilizados pelo jogador para alcançar os objetivos propostos dentro do jogo, “Traz o Sangue” foca em conscientizar os jogadores sobre um assunto sério e necessário de uma forma objetiva e apropriada, utilizando a plataforma mobile Android 4.4 e superiores, com classificação indicativa livre.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀甀戀琀攀渀搀攀猀猀攀 焀甀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 猀漀 愀猀 爀愀稀攀猀 搀漀 渀切洀攀爀漀 戀愀椀砀漀 搀攀 搀漀愀搀漀爀攀猀 搀攀 猀愀渀最甀攀 攀洀 渀漀猀猀漀 瀀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 漀 愀琀漀 搀攀 搀漀愀爀 猀愀渀最甀攀 攀洀 甀洀 琀愀戀甀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 搀攀猀瀀爀攀琀攀渀猀椀漀猀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 攀 樀漀瘀攀渀猀 愀搀甀氀琀漀猀⸀  Levando em consideração que o Brasil é o 4° país no ranking de países com mais gamers no mundo, chegando a alcançar o número de 35 milhões de jogadores, esse mercado está extremamente em alta, o que consequentemente resulta no desenvolvimento de inúmeros jogos com propostas variadas. Encontra-se, portanto, uma janela de oportunidade para o desenvolvimento de jogos, com propostas das mais variadas possíveis, para os mais variados fins, dentre elas os jogos educativos. ਀ᰀ传猀 樀漀最漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀 猀漀 最愀洀攀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 洀愀椀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 漀甀 攀渀琀漀 猀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀搀甀挀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀⸀ ᴀ†⠀䴀伀䜀一伀一Ⰰ 渀⸀瀀⸀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀  O jogo desde seus primórdios possuí características lúdicas e o poder de informar e proporcionar conhecimento através de enigmas, que seriam uma forma de competição e relacionamento social (HUIZINGA, 1971, p. 82). As formas lúdicas proporcionadas pelo jogo possuem o poder de prender a atenção do jogador e ensinar sobre determinado assunto com mais eficácia (FALKEMBACH, 2014, p.1), seguindo essa lógica justificasse o jogo como uma plataforma ideal para transcender ideais e informações. ਀一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 樀漀最漀 瀀漀甀挀愀猀 瘀攀稀攀猀 昀漀椀 攀渀挀愀爀愀搀漀 挀漀洀漀 愀氀最漀 猀爀椀漀Ⰰ 漀 瀀爀瀀爀椀漀 䠀甀椀稀椀渀最愀 ⠀㄀㤀㜀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀⤀ 挀椀琀愀 焀甀攀 漀 樀漀最漀  甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 氀椀瘀爀攀 攀 ᰀ渠漀 猀爀椀愀ᴀⰠ 挀漀渀琀甀搀漀 攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 瘀攀洀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 洀甀搀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 猀攀爀椀漀甀猀 最愀洀攀猀Ⰰ 樀漀最漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 洀愀椀猀 猀爀椀愀猀 攀 渀漀 猀漀 昀攀椀琀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀攀爀猀漀 ⠀䜀䤀䄀䌀伀䴀伀Ⰰ ㈀ ㄀㐀Ⰰ 渀⸀瀀⸀⤀⸀  “Um serious game geralmente tem o objetivo de educar, instruir, informar, treinar, conscientizar ou divulgar algum tema, informação ou causa, englobando jogos com fins didáticos, sociais, políticos e artísticos. ” (VASCONCELLOS, p. 5, 2016.)਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 昀漀椀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀 挀甀渀栀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀 昀椀挀漀甀 攀砀瀀氀挀椀琀漀 漀 瀀漀搀攀爀 搀漀 樀漀最漀 挀漀洀漀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀 猀攀甀 洀戀椀琀漀 昀愀瘀漀爀瘀攀氀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 猀甀瀀爀愀挀椀琀愀搀愀猀⸀ 伀 樀漀最漀 ᰀ吠爀愀稀 漀 匀愀渀最甀攀ᴀ†昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀爀椀漀甀猀 最愀洀攀 攀 甀洀 樀漀最漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 洀瘀攀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀 攀 挀漀洀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 最愀洀攀爀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 ㈀㐀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 Ⰰ 攀 瀀漀爀 猀攀爀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 洀愀椀漀爀 愀氀挀愀渀挀攀 渀愀 愀琀甀愀氀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀戀爀愀渀最攀渀搀漀 琀愀渀琀漀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 樀漀瘀攀渀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 戀愀猀攀 搀攀猀猀攀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 䜀䐀䐀 ⠀䜀愀洀攀 䐀攀猀椀最渀 䐀漀挀甀洀攀渀琀⤀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 最愀洀攀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀昀椀挀愀稀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 瘀攀爀猀漀 搀漀 䜀䐀䐀 搀攀 䐀攀稀 倀最椀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 漀 猀椀琀攀 䴀愀欀攀 䤀渀搀椀攀 䜀愀洀攀猀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀ 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 挀漀洀漀㨀 “O GDD de dez páginas tem como objetivo fazer com que os leitores entendam o básico do produto final, sem demonstrar minuciosamente todos os detalhes que estão envolvidos na criação do jogo. ” (MAKE INDIE GAMES, n.p., 2015) ਀䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 栀戀椀氀 攀洀 搀攀洀漀猀琀爀愀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 樀漀最漀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 匀礀搀 䘀椀攀氀搀 ⠀㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀⤀ 焀甀攀 漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀愀爀爀愀搀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀椀氀漀最漀猀 攀 搀攀猀挀爀椀攀猀⸀ 匀攀洀 搀攀琀愀氀栀愀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 攀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 昀漀挀漀甀ⴀ猀攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 戀愀猀攀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 樀漀最漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㔀⸀㄀ऀ䠀椀猀琀爀椀愀 Tudo ocorria bem durante o plantão do Dr. Rafael, médico renomado de sua cidade, no Hospital de Urgências Médicas Viva Bem até que quando prestes a realizar uma cirurgia importante o médico descobre que o banco de sangue do hospital se encontra zerado! Para solucionar este problema o médico precisará percorrer o hospital em busca de possíveis doadores, para assim conseguir realizar sua cirurgia, salvar mais um paciente e abastecer o banco de sangue do hospital. Em sua busca por doadores o Dr. Rafael precisará de muita ajuda para convencer e conscientizar todos os presentes no hospital a tempo de salvar a vida de seu paciente. Será que ele consegue? ਀㔀⸀㈀ऀ倀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 䤀渀椀洀椀最漀猀 Existem dois personagens principais, como mostra a Figura 1, o primeiro é Dr. Rafael. O médico cirurgião é negro e possui 33 anos. Seus modelos de vestimenta são os de um médico comum, utilizando um jaleco branco e roupas claras. É o personagem principal do jogo e possui a capacidade de percorrer todo o hospital, entrando e saindo das salas e conversando com todos os presentes. Se desloca dentro do mapa do hospital nas direções cima, baixo, direita e esquerda, tendo que estar buscando conversar e obter o maior número de pessoas doadoras possíveis.਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀  愀 䔀渀昀攀爀洀攀椀爀愀 刀攀渀愀琀愀⸀ 준 甀洀愀 攀渀昀攀爀洀攀椀爀愀 挀漀洀 ㌀  愀渀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 樀愀氀攀挀漀 戀爀愀渀挀漀 攀 挀愀戀攀氀漀 瀀爀攀猀漀Ⰰ 琀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 䐀爀⸀ 刀愀昀愀攀氀 攀 愀瀀愀爀攀挀攀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀愀渀搀漀 漀 洀搀椀挀漀 甀琀椀氀椀稀愀 猀攀甀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 猀漀氀椀挀椀琀愀爀 猀甀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 攀 瀀攀搀椀爀 愀樀甀搀愀⸀ 匀攀渀搀漀 愀 愀樀甀搀愀 漀 愀挀爀猀挀椀洀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀爀 洀愀椀猀 渀漀 栀漀猀瀀椀琀愀氀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 漀 攀猀琀漀焀甀攀 搀攀 猀愀渀最甀攀 漀甀 愀氀最甀洀 戀爀椀渀搀攀 攀渀攀爀最琀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 洀搀椀挀漀⸀ 一漀 昀椀挀愀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀漀 樀漀最漀Ⰰ 瀀漀爀洀 焀甀愀渀搀漀 挀栀愀洀愀搀愀 攀氀愀 愀瀀愀爀攀挀攀 猀攀洀瀀爀攀 猀漀氀挀椀琀愀⸀  Não existe um personagem que seja considerado o grande vilão do jogo, o grande inimigo é a falta de conscientização dos NPC acerca da doação de sangue.਀㔀⸀㌀ऀ䜀愀洀攀瀀氀愀礀 O jogo inicia-se após o médico descobrir a baixa quantidade de sangue no banco de sangue e parte da primeira recepção do hospital. O jogador poderá deslocar o personagem por dentro do hospital, usando os direcionais cima, baixo, direita e esquerda que ficarão expostos na tela, como mostra a Figura 2. O jogo terá um objetivo principal de abastecer o banco de sangue do hospital e será subdividido de acordo com cada meta de arrecadação para realizar uma cirurgia, como foi citado anteriormente, e a cada cirurgia realizada o jogador passará de nível e ganhará novos argumentos e informações, aumentando consequentemente a dificuldade da próxima cirurgia.਀䄀漀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 甀洀愀 猀愀氀愀 漀 樀漀最愀搀漀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 一倀䌀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀漀 樀漀最瘀攀椀猀Ⰰ 挀漀洀 焀甀攀洀 瀀漀搀攀爀 搀椀愀氀漀最愀爀 攀 甀猀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 搀漀愀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀 攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀 搀漀愀爀攀洀 攀 愀琀椀渀最椀爀 愀 洀攀琀愀 搀攀 猀愀渀最甀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 䘀椀最甀爀愀 ㌀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 甀洀 戀漀琀漀 ᰀ䌠漀渀瘀攀爀猀愀爀ᴀ†瀀爀砀椀洀漀 愀漀 一倀䌀 焀甀愀渀搀漀 漀 樀漀最愀搀漀爀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 戀愀猀琀愀渀琀攀⸀ 伀 樀漀最愀搀漀爀 瀀漀搀攀爀 琀攀渀琀愀爀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀甀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 挀愀猀漀 渀漀 挀漀渀猀椀最愀 搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀漀搀攀 琀攀渀琀愀爀 渀愀 猀攀最甀渀搀愀Ⰰ 挀愀猀漀 渀漀 挀漀渀猀椀最愀 渀攀猀猀愀 渀漀瘀愀 挀栀愀渀挀攀Ⰰ 攀渀琀漀 渀漀 猀攀爀 洀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀椀搀漀⸀ 伀 樀漀最愀搀漀爀 琀攀爀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 琀攀氀攀昀渀椀挀漀 甀猀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀爀爀攀挀愀搀愀爀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 搀攀 猀愀渀最甀攀 瀀愀爀愀 愀 挀椀爀甀爀最椀愀Ⰰ 琀漀搀漀 猀愀渀最甀攀 愀爀爀攀挀愀搀愀搀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀椀猀猀漀 猀攀爀 猀漀洀愀搀漀 愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 樀漀最漀⸀ 唀洀愀 洀攀猀洀愀 猀愀氀愀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 爀攀瘀椀猀椀琀愀搀愀 椀渀切洀攀爀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 渀瘀攀氀 愀琀甀愀氀 搀漀 洀搀椀挀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀洀 瀀漀猀猀甀椀爀漀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ Quando o jogador conseguir arrecadar a quantidade solicitada para realizar uma cirurgia, o médico voltará para o centro cirúrgico e realizará o procedimento, ao fim receberá uma nova meta de sangue para uma nova cirurgia e voltará para os corredores em busca de novos doadores. ਀䴀愀猀Ⰰ 挀愀猀漀 漀 樀漀最愀搀漀爀 渀漀 挀漀渀猀椀最愀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 愀爀爀攀挀愀搀愀爀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 搀攀 猀愀渀最甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 漀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 洀漀爀爀攀爀 攀 漀 樀漀最愀搀漀爀 瘀漀氀琀愀爀 瀀愀爀愀 漀 挀漀洀攀漀 搀愀 挀椀爀甀爀最椀愀 攀 瀀漀搀攀爀 琀攀渀琀愀爀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 伀 樀漀最漀 猀攀 搀 愀漀 昀椀洀 焀甀愀渀搀漀 愀 洀攀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 愀戀愀猀琀攀挀攀爀 漀 戀愀渀挀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 昀漀爀 愀琀椀渀最椀搀愀⸀  5.4 Mundo do Jogo਀伀 樀漀最漀 猀攀爀 栀愀戀椀琀甀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䠀漀猀瀀椀琀愀氀 搀攀 唀爀最渀挀椀愀猀 䴀搀椀挀愀猀 嘀椀瘀愀 䈀攀洀 焀甀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 ㈀㈀ 猀愀氀愀猀Ⰰ ㌀ 爀攀挀攀瀀攀猀 攀 㔀 挀漀爀爀攀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 䘀椀最甀爀愀 㐀⸀ As salas são dos mais variados tipos e possuem similaridades no quesito ambientação, alternando apenas alguns pequenos detalhes que servirão como forma de identificação para o jogador. O jogador encontrará em cada sala pelo menos 1 NPC. Os ambientes possuirão decorações sóbrias em tons pastel, com sonoridades calmas e simples que poderão acelerar o ritmo ao diminuir o tempo de missão do jogador, para causar mais tensão e incentivar o jogador.
 
CONSIDERAÇÕES
Após a pesquisa realizada para elaboração desse projeto dois pontos saltaram aos olhos dos pesquisadores, primeiro a necessidade de plataformas multivariadas para a disseminação de informações importantes e de cunho social no Brasil, e em segundo o grande leque de oportunidades propostas pelo campo de jogos dentro do nosso país. Campo este que está ainda em desenvolvimento, mas que já mostra possibilidades infinitas. ਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀甀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 樀漀最漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀猀挀愀瀀愀爀 搀愀 洀攀猀洀椀挀攀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀 樀漀瘀攀渀猀 攀 樀漀瘀攀渀猀 愀搀甀氀琀漀猀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀 愀琀爀愀攀渀琀攀 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ Por fim, acredita-se que com a construção do roteiro do jogo “Traz o Sangue”foi alcançado o objetivo de desenvolver uma plataforma que acima de tudo conscientiza e informa o seu público. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀唀䌀䠀伀Ⰰ 䰀甀猀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀⸀ 伀 焀甀攀 昀愀氀琀愀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀 搀漀愀爀 洀愀椀猀 猀愀渀最甀攀㼀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀戀挀⸀挀漀洀⼀瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀ ㄀㔀⼀ 㠀⼀㄀㔀 㠀㄀㈀开猀愀渀最甀攀开搀漀愀挀漀攀猀开戀爀愀猀椀氀开氀最戀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㤀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀䰀䬀䔀䴀䈀䄀䌀䠀Ⰰ 䜀椀氀猀攀 䄀⸀ 䴀漀爀最攀渀琀愀氀⸀ 伀 䰀切搀椀挀漀 攀 漀猀 䨀漀最漀猀 䔀搀甀挀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀攀渀琀愀㌀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀洀椀搀椀愀猀攀搀甀⼀洀漀搀甀氀漀㄀㌀⼀攀琀愀瀀愀㄀⼀氀攀椀琀甀爀愀猀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀䰀攀椀琀甀爀愀开㄀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㄀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䔀䰀䐀Ⰰ 匀礀搀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀漀 刀漀琀攀椀爀漀㨀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 琀攀砀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 伀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䄀䌀伀䴀伀Ⰰ 䘀爀攀搀 䐀椀⸀ 匀攀爀椀漀甀猀 䜀愀洀攀猀㨀 挀漀洀漀 樀漀最漀猀 猀爀椀漀猀 瀀漀搀攀洀 愀樀甀搀愀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 洀甀渀搀漀 洀攀氀栀漀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀甀瀀攀爀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀氀漀最⼀渀攀眀猀最愀洀攀猀⼀猀攀爀椀漀甀猀ⴀ最愀洀攀猀ⴀ挀漀洀漀ⴀ樀漀最漀猀ⴀ猀攀爀椀漀猀ⴀ瀀漀搀攀洀ⴀ愀樀甀搀愀爀ⴀ愀ⴀ挀漀渀猀琀爀甀椀爀ⴀ甀洀ⴀ洀甀渀搀漀ⴀ洀攀氀栀漀爀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀䤀娀䤀一䜀䄀Ⰰ 䨀漀栀愀渀⸀ 䠀漀洀漀 䰀甀搀攀渀猀㨀 漀 樀漀最漀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䬀䔀 䤀一䐀䤀䔀 䜀䄀䴀䔀匀⸀ 䜀愀洀攀 䐀攀猀椀最渀 䐀漀挀甀洀攀渀琀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀愀欀攀椀渀搀椀攀最愀洀攀猀⸀挀漀洀⼀最愀洀攀ⴀ搀攀猀椀最渀⼀最愀洀攀ⴀ搀攀猀椀最渀ⴀ搀漀挀甀洀攀渀琀ⴀ㈀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㠀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䜀一伀一Ⰰ 䴀愀琀攀甀猀⸀ 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 最愀洀攀猀 攀猀琀 愀焀甀攀挀椀搀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 洀愀猀 愀椀渀搀愀  搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀搀漀爀攀猀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀搀爀攀渀愀氀椀渀攀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㜀⼀ 㐀⼀㄀㐀⼀㐀㠀㜀㐀㌀⼀洀攀爀挀愀搀漀ⴀ搀攀ⴀ最愀洀攀猀ⴀ攀猀琀愀ⴀ愀焀甀攀挀椀搀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ洀愀猀ⴀ愀椀渀搀愀ⴀ攀ⴀ搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀搀漀爀攀猀⼀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀吀䄀䰀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 愀氀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀漀愀攀猀 搀攀 猀愀渀最甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 愀渀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀愀甀搀攀⼀㈀ ㄀㘀⼀㄀㄀⼀挀愀洀瀀愀渀栀愀ⴀ愀氀攀爀琀愀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ椀洀瀀漀爀琀愀渀挀椀愀ⴀ搀攀ⴀ搀漀愀挀漀攀猀ⴀ搀攀ⴀ猀愀渀最甀攀ⴀ搀甀爀愀渀琀攀ⴀ琀漀搀漀ⴀ漀ⴀ愀渀漀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㠀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀匀䌀伀一䌀䔀䰀䰀伀匀Ⰰ 䴀⸀ 匀㬀 䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䘀⸀ 䜀㬀 䴀伀一吀䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀⸀ 倀⸀ 䨀漀最漀 搀漀 愀挀攀猀猀漀 愀戀攀爀琀漀㨀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 甀洀 渀攀眀猀最愀洀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 猀愀切搀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀猀攀愀爀挀栀最愀琀攀⸀渀攀琀⼀瀀甀戀氀椀挀愀琀椀漀渀⼀㌀  㜀 㜀㠀㌀㌀开䨀漀最漀开搀漀开愀挀攀猀猀漀开愀戀攀爀琀漀开搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀开甀洀开渀攀眀猀最愀洀攀开瀀愀爀愀开愀开挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀开攀开猀愀甀搀攀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㠀 搀攀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀