A produção audiovisual requer conhecimento básico por parte de quem a realiza, visto que suas práticas são voltadas para os sentidos humanos (visão e audição). Portanto, deve-se ter uma maior preocupação em sua execução, na idealização de seus métodos e na criação de ferramentas que provoquem o interesse do público.嘀椀瘀攀洀漀猀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀爀椀洀愀 瀀攀氀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 猀攀甀猀 甀猀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀洀 猀攀渀搀漀 爀攀最椀搀愀 瀀攀氀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 渀漀 愀挀攀猀猀漀 猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀搀椀愀猀 ⠀爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀 攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⤀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀猀攀 爀攀挀甀爀猀漀 瀀漀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀氀愀爀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀琀爀愀琀椀瘀愀⸀ 伀猀 渀漀瘀漀猀 栀戀椀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 挀栀攀最甀攀 挀漀洀 洀愀椀猀 爀愀瀀椀搀攀稀 渀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 吀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀攀 搀 瀀攀氀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀愀 瘀攀爀戀愀氀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀 漀甀 猀漀渀漀爀愀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀瀀漀猀琀愀洀漀猀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 搀椀搀琀椀挀漀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀椀爀椀最椀搀漀猀 愀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 搀愀猀 漀甀琀爀愀猀 栀愀戀椀氀椀琀愀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 氀甀搀漀瘀椀挀攀渀猀攀⸀ 䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀漀 攀渀琀爀愀爀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 挀漀渀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀⸀
A ideia era fazer com que o internauta se sentisse motivado por histórias de parceiros de profissão – os casos mostravam um lado promissor das Relações Públicas ao expor as carreiras das pessoas com funcionalidades distintas. Essa interação ajuda o ouvinte/receptor a compreender melhor a informação passada, colaborando com a proposta do ‘I Encontro de Relações Públicas – Criando Elos’ de proporcionar aos participantes uma abordagem pedagógica e ao mesmo tempo dinâmica da programação do evento. Os vídeos são formados por imagens, e a imagem, por sua vez, é constituída de elementos, formas, cores e texturas. Isto a torna multidimensional, fazendo com que o cérebro humano processe a mensagem simultaneamente, diferente do texto que possui uma postura linear. A divulgação desses produtos nas redes sociais (Facebook e Instagram) movimentou o formulário de inscrição do evento, interferindo na quantidade de inscritos. Apesar do avanço na multifuncionalidade da profissão de Relações Públicas, notamos que ainda há uma invisibilidade social no cenário maranhense sobre sua relevância para o mercado de trabalho. Fomentar esses encontros estimula a sociedade a abrir os olhos para as práticas da atividade, ao compactuarmos com o conceito de Póvoas: “O profissional de relações públicas é “o arquiteto de toda a estrutura comunicacional da organização”. Desta forma, é “o profissional mais habilitado para visualizar a comunicação globalmente, olhando para esta de forma integrada (PÓVOAS, 2009,p.58).” O ser humano como indivíduo político está sujeito a negociações a todo o momento, e investir em um especialista que utilize as melhores técnicas no relacionamento entre os públicos, capacita as organizações para um resultado positivo em seus trabalhos (gerenciando crises, permitindo que a cultura organizacional seja favorável, planejando ações para o progresso da empresa, deixando o ambiente humanitário e afetivo, e etc).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀漀猀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 愀焀甀椀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 愀 漀爀椀最攀洀 搀攀 琀漀搀愀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ䌠爀椀愀渀搀漀 䔀氀漀猀ᴀ†攀 搀攀 挀漀洀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 猀攀甀 戀爀椀攀昀椀渀最 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀⸀
Tudo começa nas discussões que nós, estudantes de Relações Públicas, matriculados na disciplina de “Laboratório de Campanhas Institucionais”,levamos acerca de um sentimento de descontentamento e inquietude frente ao futuro do curso de Relações Públicas da UFMA, visto que as habilitações do curso de Comunicação Social irão se separar. O fato nos encorajou a pensar em algo que fugisse do comum e resolvemos nos envolver na construção de uma proposta marca que retratasse a forma como cada estudante enxerga o curso e a atividade de Relações Públicas, e é baseado nela que construímos um planejamento para que a mesma pudesse ser apresentada aos professores, estudantes e profissionais da área como uma identidade nova, na qual todos se reconheçam como “graduação de Relações Públicas” através do evento ‘I Encontro de Relações Públicas – Criando Elos’. Desta maneira, os vídeos foram pensados e produzidos em conjunto com os outros produtos da campanha “Criando Elos”. Ao elaborarmos o planejamento, decidimos que o mote, ou seja, o conceito principal estaria presente em todas as peças, e que essas, por conseguinte, estivessem presentes em todas as mídias com uma mensagem completa. Assim, quando falamos em vídeos institucionais, temos que nos referir diretamente às produçõesaudiovisuais utilizadas na comunicação dirigida auxiliar. Nesse sentido, Moutinho (2000) salienta que “a comunicação dirigida pode contar com as novas tecnologias da informação”, e aponta o vídeo institucional como “um dos veículosmais importantes entre a empresa e seus vários públicos, pois tem um grande poder de atração para todos os tipos de audiência (MOUTINHO, 2000, p.4).” Por este motivo, escolhemos fazer vídeos que se adaptassem aos mais diversos públicos, já que a comunicação dirigida nos permite através da sua linguagem, adequar um conjunto de mensagens ao público receptor, tanto nos termos, nas imagens quanto no feedback.Na visão de Kunsch (2002, p. 186), comunicação dirigida “é a comunicação direta e segmentada com os públicos específicos que queremos atingir”. Completa a autora que “dependendo do público usaremos determinado veículo, com linguagem apropriada e específica” (KUNSCH, p. 186). Isto posto, nos reunimos para decidir algumas questões importantes para a produção do vídeo, como: qual seria o nosso público-alvo? Qual formato de vídeo adotaríamos? Quais poderiam ser as técnicas utilizadas (câmera, ângulo, planos, efeitos, entre outros)? Qual o roteiro mais adequado? Com esses questionamentos fomos em busca de conteúdo tanto prático quanto bibliográfico, que abordassem e respaldassem todas as práticas que decidimos utilizar na produção dos vídeos. Primeiramente, consideramos que o nosso público-alvo passa desde o estudante do ensino médio que ainda não sabe o que cursar, e está à procura de possibilidades, até o servidor técnico que está presente na universidade e não possui conhecimento sobre parte dos cursos que a instituição oferece. Por nosso meio de comunicação ser o digital, ou seja, através das redes sociais, não precisaríamos desenvolver todos os aspectos do vídeo institucional, onde é proposto falar da filosofia, da construção de valores, das ações e do próprio produto ou marca. O objetivo é ser claro e conciso. O acesso é a característica mais marcante desse espaço virtual, que segundo Santaella é um espaço que está em todo lugar e em nenhum ao mesmotempo, a interatividade que passou a fazer parte do cibernauta, para a autora é um “espaço de acesso livre,informal, descentrado, capaz de atender a muitas das naturezas” – motoras, afetivas, emocionais e cognitivas do usuário (SANTAELLA, 2007, p. 198). As campanhas sejam de cunho institucional ou publicitário com objetivo de propagar cada vez mais seus produtos e filosofias através das mídias de massa são inúmeras e constantes. Elas querem atender a todos os tipos de públicos. Somos chamados o tempo todo paraconhecer esses novos segmentos por meio de todas as mídias, e isso torna-se um ponto positivo pela qual optamos por esse tipo de produto. Após definirmos o público e a forma como o vídeo seria divulgado, partimos para dois aspectos importantes: o que falaríamos e de que maneira isso seria feito. Como o nosso conceito é fortalecer e dar visibilidade à imagem do curso através de um reposicionamento, criando o sentimento de pertencimento entre os envolvidos, pensamos que não existem maiores protagonistas que os nossos professores, eles são os responsáveis por transmitir e produzir conhecimento, além de compartilhar suas memórias; então, concluímos que ninguém melhor que os professores para produzir sentimentos nos espectadores. Com os personagens principais desta história escolhidos, dirigirmo-nos para a realização das gravações; é importante ressaltar que não houve a criação de um roteiro determinado, a finalidade era conseguir através de uma pergunta norteadora, depoimentos de como é importante criar elos na área de Relações Públicas, considerado a área de conhecimento do professor. Corroborando para nossa escolha, Jean-Louis Comolli (2008), afirma que em um bom documentário “nada é de antemão enquadrado, ensaiado, filmado. [...]. De fato, as pessoas filmadas se encontram em situação de gerir o conteúdo de suas intervenções, de se colocar em cena ” (COMOLLI, 2008, p. 56). Logo, foi possível obtermos o máximo de proveito no vídeo ocasionado pela espontaneidade com que os professores falaram do assunto. O ambiente utilizado para cenário foi o local de trabalho ou sala de aula, pois acreditamos que quanto mais confortável o nosso entrevistado estivesse, menos engendrado ficaria o seu discurso, o que pode ser confirmado ao longo dos nossos vídeos. Quanto ao plano utilizado por nós, foi predominantemente o Primeiro Plano ou Close-Up, no qual enquadramos o entrevistado de busto para cima, dando maior evidência para ele, com o objetivo de mostrar suas características, intenções, atitudes e realçando-se seu discurso. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 栀愀樀愀 瘀椀猀琀愀 渀攀氀攀 栀愀瘀攀爀 愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 猀漀洀 攀 椀洀愀最攀洀⸀ 䔀猀琀愀 樀甀渀漀 搀 愀 焀甀攀洀 攀猀挀甀琀愀⼀愀猀猀椀猀琀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀洀愀最椀渀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 ጀ†攀 攀猀猀愀 猀攀渀猀愀漀 愀挀愀戀愀 琀爀愀稀攀渀搀漀 挀漀渀昀漀爀琀漀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䤀渀猀瀀椀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 洀漀琀椀瘀愀搀漀爀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 最爀愀瘀愀爀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⼀唀䘀䴀䄀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 ᰀ挠爀椀愀爀 攀氀漀猀ᴀ†渀漀猀 琀攀洀瀀漀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀 ⠀洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀椀猀Ⰰ 最攀猀琀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⤀⸀
A ideia inicial era fazer com que esses vídeos fomentassem o interesse das pessoas à participação no evento. Mas eles acabaram fazendo jus ao termo “criando elos”, pois estimulou o relacionamento com os discentes de diferentes períodos, possibilitando o encontro de professores com ex-alunos e motivou os futuros Relações Públicas pelas entrevistas cedidas.䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 昀漀椀 挀氀愀爀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 漀甀 椀渀挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 匀甀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 猀攀最甀椀甀 甀洀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀ⴀ挀栀愀瘀攀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ ᰀ儠甀愀氀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀洀 挀爀椀愀爀 攀氀漀猀 渀愀 爀攀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㼀 刀攀猀瀀漀渀搀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 猀甀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀搀愀搀攀ᴀ⸠ 䄀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 瘀愀爀椀愀瘀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀 䴀搀椀愀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 䜀攀猀琀漀 倀切戀氀椀挀愀 漀甀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀⸀ 匀漀 漀氀栀愀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀甀渀最愀渀搀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 猀攀樀愀 搀椀昀甀渀搀椀搀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀 昀漀爀愀洀 琀爀猀 ⠀ ㌀⤀ 瘀搀攀漀猀 挀漀洀 愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀Ⰰ 䜀椀猀攀氀愀 䴀愀爀椀愀 匀愀渀琀漀猀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 搀攀 匀漀甀猀愀Ⰰ 준氀氀椀搀愀 一攀椀瘀愀 䜀甀攀搀攀猀 攀 䰀甀椀稀椀愀渀攀 匀椀氀瘀愀 匀愀爀愀椀瘀愀㬀 攀 搀漀椀猀 ⠀ ㈀⤀ 瘀搀攀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀漀爀 挀漀渀攀猀 搀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䄀氀昀 搀漀 ᠀吠漀搀漀 洀甀渀搀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀洀 刀倀ᤀ†攀 愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 吀攀爀爀愀 ⠀挀漀渀猀甀氀琀漀爀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 搀攀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⤀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀栀攀最愀爀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 瘀椀愀 夀漀甀琀甀戀攀 ⠀猀椀琀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀⤀Ⰰ 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀渀搀漀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 ✀䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⴀ 䌀爀椀愀渀搀漀 䔀氀漀猀✀⸀
1° vídeo: Luiziane Saraiva (05 de novembro de 2016) – 276 visualizações 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 氀椀渀欀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀甀䰀眀䌀开琀㔀䌀㌀眀䔀
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Para haver uma padronização na exibição dos vídeos, criamos uma introque pudesse ser “linkada” às cores e o logotipo do evento, no momento de sua transmissão. Todos os vídeos produzidos pela equipe (vídeos das professoras) tinham efeitos dinamizados através das cores verde e azul. O verde representando a perseverança e vigor da profissão, e o azul fazendo alusão à confiança e segurança passada pelo conteúdo dos produtos. E além da intro, foi utilizado dentro da edição, um BG (Foi utilizado como BG para as peças da campanha “Criando Elos”, o instrumental da música Wherever I Go da banda Imagine Dragons) único, estandardizado para todas as peças audiovisuais e sonoras, o que se tornou a identidade sonora do evento. No final de cada vídeo havia uma rede que induzia a propagabilidade dos depoimentos – apareciam os perfis das redes sociais (Instagram e Facebook) do ‘I Encontro de Relações Públicas – Criando Elos’, para que houvesse o compartilhamento das informações passadas. É papel do layout dos vídeos transmitir seriedade para quem o visualiza, como também de deixar atrativo o “passeio de informação” do público – por mais que o assunto seja o mesmo, as percepções sofrem alteração de acordo com a construção subjetiva de cada um. E para que o receptor da mensagem compre a ideia, é necessário que haja um planejamento estratégico sobre audiência do grupo alvo, cativando-o com a exposição de peças inovadoras e enriquecedoras.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀渀搀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 甀洀愀 爀攀愀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 ⠀攀 愀琀甀愀漀⤀ 瘀攀爀猀琀椀氀 攀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀 琀挀渀椀挀愀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀愀氀漀最愀爀 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 猀甀爀最攀 愀 爀攀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀椀氀漀最漀猀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀猀 搀攀 瘀渀挀甀氀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀爀攀琀漀猀⸀ 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䴀愀爀愀渀栀漀Ⰰ 搀椀猀瀀甀猀攀爀愀洀ⴀ猀攀 愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 焀甀攀 Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 切渀椀挀漀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 漀爀椀最攀洀 愀漀 䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ጀ†ᰀ䌠爀椀愀渀搀漀 䔀氀漀猀ᴀⰠ 焀甀愀渀搀漀 瀀甀搀攀洀漀猀 瀀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀⼀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀漀甀 琀攀爀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 伀猀 瘀搀攀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 攀瘀攀渀琀漀 瀀爀漀瘀愀爀愀洀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 洀搀椀愀 攀 猀甀愀 攀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀爀⸀ 䄀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀攀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 爀攀渀漀洀攀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 挀漀洀漀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䄀氀昀 攀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 吀攀爀爀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀
A utilização de várias técnicas, mídias, linguagens e ferramentas evidencia a atuação das relações públicas plenas dentro de uma perspectiva estratégica, a qual considera a necessidade da afetividade para a construção de elos mais sólidos, sobretudo em uma sociedade plural e caleidoscópica como a contemporânea.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀䴀伀䰀䰀䤀Ⰰ 䨀⸀ 䰀⸀ 嘀攀爀 攀 瀀漀搀攀爀㨀 愀 椀渀漀挀渀挀椀愀 瀀攀爀搀椀搀愀 ⴀ 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 昀椀挀漀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䔀搀⸀ 唀䘀䴀䜀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䰀愀甀爀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀㨀 愀爀琀攀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䄀䌀伀䴀䄀一吀伀一䤀伀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀氀漀⸀ 伀 攀渀猀椀渀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀ 嬀吀爀愀搀甀漀 搀攀 䐀愀渀椀氀漀 儀⸀ 䴀漀爀愀氀攀猀 攀 刀椀挀挀愀爀搀愀唀渀最愀爀崀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀㨀 䔀搀⸀ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一伀Ⰰ 䰀甀猀 䴀愀甀爀漀 匀⸀ 吀攀漀爀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 洀琀漀搀漀猀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀䨀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀ 㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀팀嘀伀䄀匀Ⰰ 刀⸀ ⠀㈀ 㤀⤀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 猀攀洀 䌀爀漀焀甀攀琀攀⸀ 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ 䜀攀猀琀漀 倀氀甀猀 䔀搀椀攀猀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀愀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀渀猀 䰀焀甀椀搀愀猀 渀愀 攀爀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀ 㜀
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