INSCRIÇÃO: 01115
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: A gente sabe que foi sem querer
 
AUTORES: Antônio Carlos Soares Junior (Universidade Tiradentes); Alexandre Picanço Cortazio (Universidade Tiradentes); Heráclito Guimarães Rollemberg Neto (Universidade Tiradentes); Eduardo Viana de Menezes Freire Filho (Universidade Tiradentes); Renan Cícero Andrade da Silva (Universidade Tiradentes); Evandro José Da Silva Neto (Universidade Tiradentes)
 
PALAVRAS-CHAVE: Revista digital, Violência contra mulher, Anúncio interativo, Criatividade,
 
RESUMO
As revistas digitais vem ganhando espaço entre os meios de comunicação e boa parte dos leitores das mídias físicas passaram a aderir ao dispositivo móvel. O consumo de revistas digitais, on-line, disponíveis em devices móveis, viabiliza uma nova experiência de acesso ao conteúdo e permite uma interação com o leitor que torna o anúncio mais relevante. Ao desenvolver um anúncio interativo, que faz uso da linguagem e das características do meio, e reproduz o ato que se quer promover a reflexão, incentivando a denúncia de violência contra a mulher, transforma o anúncio em uma experiência de alto índice de lembrança.
 
INTRODUÇÃO
A peça apresentada é resultado de conhecimentos adquiridos durante a disciplina de “Métodos e técnicas para produção de ideias”, cursada no primeiro semestre do curso de publicidade e propaganda, da Universidade Tiradentes. Ela foi desenvolvida para atender ao brief do prêmio Guigó de propaganda, que estava a acontecer no mesmo período em que a disciplina tratava de ferramentas para processo criativo. Ainda que a atividade não tivesse por objetivo concorrer ao prêmio, o brief foi utilizado para tornar o mercado mais próximo e o exercício da atividade supervisionada extraclasse mais interessante, pois era um brief real que tratava da importância de denunciar a violência contra a mulher.਀䄀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀猀 瘀椀漀氀攀渀琀愀猀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀樀甀最愀椀猀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 攀渀瘀漀氀琀漀猀 瀀漀爀 攀洀漀攀猀 挀漀渀琀爀愀搀椀琀爀椀愀猀 瀀攀爀搀攀洀 愀 最攀猀琀漀 搀愀猀 猀甀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 渀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀洀 挀漀洀漀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀 漀甀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 䄀瘀漀渀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 䐀愀琀愀 倀漀瀀甀氀愀爀⸀ Na figura 1 pode-se ver índices de respostas de pessoas questionadas a respeito da violência contra mulher, onde no caso dos homens, 4% admitiram praticar violência com sua parceira, porém, depois de um certo estímulo, onde foi apresentado formas que a violência ocorre, o número de homens subiu para 55% conforme mostra a figura 2. No caso das mulheres, esse número é um pouco maior, onde em primeiro momento apenas 8% admitiram terem sofrido casos de violência, mas após o estímulo na entrevista, 66% dessas mulheres passaram a falar que já sofreram algum tipo de violência.
 
OBJETIVO
Desenvolver um anúncio publicitário que promova a reflexão acerca da importância de denunciar ações de violência contra a mulher foi o principal objetivo da atividade supervisionada extraclasse da disciplina de Métodos e Técnicas para Produção de Ideias. Tendo como cliente a Central de atendimento à mulher - canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país - o brief apresenta como desafio aumentar o número de denúncias através do disque 180.
 
JUSTIFICATIVA
Mais da metade da população do Brasil é composta por mulheres, que têm sido vítimas de violência, fato que é considerado um problema que muitas vezes tratado com naturalidade pela população. Devido a uma ideologia machista e patriarcal, a mulher é vista como uma figura frágil e submissa ao homem, suscetível a sofrer casos de violências dos mais diversos gêneros. ਀ Uma das violações dos direitos humanos mais praticadas e menos reconhecida no mundo é a violência contra mulher que, por afetar a integridade corporal, o estado psíquico e emocional da vítima, assim com seu senso de segurança, caracteriza-se como um problema de saúde pública. (GROSSI, 1996)਀ Ao compor o brief para o prêmio Guigó, a organização considerou dados muito relevantes e que mensuram a violência que circunda a mulher no Brasil. “Estima-se que nas últimas três décadas, 92 mil brasileiras perderam a vida de forma violenta. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 2006 e 2015 houve uma redução de 10% no número de homicídios contra mulheres.” Contudo, é válido ressaltar que 90% dos casos de violência contra a mulher nunca serão investigados por falta de denúncia. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 戀爀椀攀昀  攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀猀 搀攀渀切渀挀椀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀椀猀焀甀攀 ㄀㠀 Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀漀猀 爀最漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 猀漀戀爀攀 愀攀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䘀爀攀渀琀攀 愀 攀猀琀攀 搀攀猀愀昀椀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䴀琀漀搀漀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 䤀搀攀椀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀攀ⴀ猀攀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 攀洀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀  瀀愀爀琀挀椀瀀攀 搀愀 愀漀 攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 漀 愀琀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀最攀渀琀攀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ A proposta apresentada tem por finalidade demonstrar ao leitor o quão natural tem sido a violência contra a mulher e fazê-lo refletir sobre sua ação, pois de acordo com as pesquisas realizadas pôde-se identificar a naturalização do ato. O que sugere a necessidade de um trabalho de maior amplitude e impacto, visto que os indicadores são alarmantes. Assim, a publicidade, enquanto ferramenta para comunicação de massa, pode ser um excelente instrumento de disseminação da mensagem, pois pode provocar, fazer refletir e questionar as práticas.਀ Diferentes tipos de abordagens para prevenção da violência contra mulher vem sendo adotados por centenas de ONGs da América Latina. No entanto, a eficácia da redução e prevenção da violência doméstica depende da reunião e organização de recursos de diversas áreas, considerando-se a complexidade do problema e as suas repercussões. (CAMARGO E AQUINO, 2003)਀ Portanto, cabe à publicidade, através de estratégias de comunicação e de concepção de mensagem, ofertar o seu contributo e contribuir para a promoção da reflexão e o incentivo à denúncia. Assim, o anúncio pensado teria, caso fosse veiculado, dialogar com leitores da revista digital Superinteressante, que dispõe de uma circulação líquida de aproximadamente 54 mil leitores, e seu público é composto por maioria de pessoas jovens, principal alvo de conscientização da campanha.਀匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀攀 ㈀ ㄀㔀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䔀挀漀渀洀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 ⠀䤀瀀攀愀⤀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 氀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 ㄀ ─ 渀愀 琀愀砀愀 搀攀 栀漀洀椀挀搀椀漀猀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 瀀爀愀琀椀挀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀愀洀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀攀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 挀漀洀攀漀甀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 挀漀洀漀 甀洀 搀攀 猀攀甀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 瘀攀渀搀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 猀攀甀 瀀漀搀攀爀 搀攀 攀砀瀀愀渀猀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 椀氀椀洀椀琀愀搀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀琀攀爀 甀洀 愀氀挀愀渀挀攀 最攀漀最爀昀椀挀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 搀攀猀琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀 愀琀攀洀瀀漀爀愀氀⸀ ਀䌀漀洀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀  攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀瘀漀氀甀椀甀 瀀愀爀愀 漀 挀栀愀洀愀搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 漀甀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 愀攀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀愀渀愀椀猀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀漀氀愀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀漀 琀椀瀀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 爀攀挀攀戀椀搀愀⸀ ⠀ 䰀䤀䴀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀ ਀䄀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 最愀渀栀愀爀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀 瘀攀洀 搀椀琀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀  Ao perceber a internet como espaço de viabilização de contatos e estabelecimento de vínculos, o marketing passou a utiliza-la como canal de relacionamento, de troca de informação e conteúdo, de venda. Dotada de aspectos peculiares, como a velocidade, a hipertextualidade, a multimidialidade, a personalização do conteúdo e a interatividade em tempo real, o que configurou uma nova possibilidade de comunicação mercadológica.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 攀猀猀攀 渀漀瘀漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀Ⰰ 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 渀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 洀攀椀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 漀 愀渀切渀挀椀漀  甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀甀瀀攀爀椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 ⠀挀栀愀洀愀搀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀洀攀渀琀攀 搀攀 ∀匀甀瀀攀爀∀⤀  甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 洀攀渀猀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀戀爀椀氀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㜀⸀ 匀甀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀 最愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 挀椀渀挀椀愀Ⰰ 挀椀渀挀椀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀Ⰰ 挀愀爀爀攀椀爀愀猀Ⰰ 攀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 洀甀搀愀洀 搀攀 攀搀椀漀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀⸀ 匀甀愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 琀漀琀愀氀 挀栀攀最愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 ㈀㘀 ⸀㌀㄀㜀 氀攀椀琀漀爀攀猀 樀甀渀琀愀渀搀漀 愀 洀搀椀愀 昀猀椀挀愀 挀漀洀 愀 搀椀最椀琀愀氀⸀  Os smartphones e tablets ultrapassam os computadores e se tornaram os aparelhos preferidos do brasileiro para se conectar à internet em 2014, mostra a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), fazendo crer com que o formato mobile seja uma excelente estratégia para atingir o público-alvo do anúncio criado. ਀䄀 ㄀㄀ꨀ 攀搀椀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 吀䤀䌀 䐀漀洀椀挀氀椀漀猀 ㈀ ㄀㔀 爀攀瘀攀氀愀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀昀漀渀攀 挀攀氀甀氀愀爀  漀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 愀挀攀猀猀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀攀氀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀㨀 㠀㤀─Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 搀攀 洀攀猀愀 ⠀㐀 ─⤀Ⰰ 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 瀀漀爀琀琀椀氀 漀甀 渀漀琀攀戀漀漀欀 ⠀㌀㤀─⤀Ⰰ 琀愀戀氀攀琀 ⠀㄀㤀─⤀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀漀 ⠀㄀㌀─⤀ 攀 瘀椀搀攀漀最愀洀攀 ⠀㠀─⤀⸀ 倀漀爀琀愀爀 甀洀 挀攀氀甀氀愀爀 漀甀 攀猀琀愀爀 挀漀洀 甀洀 琀愀戀氀攀琀  挀漀洀甀洀Ⰰ 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀漀 栀漀洀攀洀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀爀琀攀猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 攀 愀氀最甀洀愀猀 愀攀猀 愀挀愀戀愀洀 猀攀渀搀漀 爀攀瀀攀琀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 昀甀渀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀 漀甀 椀渀瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䔀砀愀洀攀 攀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 漀氀栀愀 挀攀爀挀愀 搀攀 㜀㘀 瘀攀稀攀猀 瀀愀爀愀 琀攀氀愀 搀攀 猀攀甀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 洀瘀攀氀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 ㈀㐀栀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 猀攀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 焀甀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 漀渀氀椀渀攀 愀甀洀攀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 攀 洀漀戀椀氀攀 搀椀猀瀀攀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀搀椀愀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 愀渀切渀挀椀漀猀⸀ A revista digital é uma das novas mídias advinda das revoluções tecnológicas e dos meios de comunicação, a qual vêm ganhando espaço considerável por meio dos consumidores de dispositivos móveis. Grande parte da população, principalmente as novas gerações, estão migrando da mídia física para a digital, o que proporciona uma nova experiência de leitura e da utilização dos meios digitais, sendo talvez a forma mais simples de mensuração do target no espaço amplo que se denomina internet.਀䔀洀 ㈀ ㄀㘀  愀 䄀渀攀爀 ⠀䄀猀猀漀挀椀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䔀搀椀琀漀爀攀猀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀猀⤀ 昀愀氀漀甀 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 甀洀 渀瘀攀氀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 瀀漀猀猀甀椀 瀀攀爀挀攀瀀漀 洀愀椀漀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 洀攀氀栀漀爀 愀猀猀椀洀椀氀愀搀愀 瀀攀氀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀  挀漀渀昀甀渀搀椀搀漀 挀漀洀 漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀戀漀爀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀愀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 渀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀 漀 洀攀猀洀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀漀 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 䄀甀爀氀椀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀 ᰀ挠愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 ⠀搀攀 甀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀甀 搀攀 挀漀洀瀀甀琀愀漀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 漀甀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 椀渀琀攀爀愀漀ᴀ⸠ 䨀  漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀  搀愀搀漀 焀甀愀渀搀漀 漀挀漀爀爀攀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀甀愀猀 漀甀 洀愀椀猀 氀愀搀漀猀 攀洀瀀攀渀栀愀搀漀猀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 樀甀渀琀漀猀 漀渀搀攀 愀 愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀瘀漀挀愀 甀洀愀 爀攀愀漀 渀漀 漀甀琀爀漀⸀ Para a produção do anúncio foram utilizados uma série de processos para chegada de um resultado final. Para iniciar a construção da ideia, foi feito um brainstorm com os idealizadores, ferramenta para o processo de geração de ideias que é uma técnica criada pelo americano Osborn em 1963 utilizada para auxiliar um grupo de pessoas a criar o máximo de idéias no menor tempo possível. Geralmente traduz-se para o português como “tempestade cerebral” ou “tempestade de idéias”. Esta técnica visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade e sua prática pode durar desde alguns minutos até várias horas ou até mesmo dias.਀䄀氀最甀渀猀 昀愀琀漀爀攀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 瀀漀搀攀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀猀猀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀昀攀渀搀攀 圀攀挀栀猀氀攀爀 ⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀㔀⤀ 搀椀稀攀渀搀漀 焀甀攀 ᰀ䴠甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀攀渀猀愀洀 洀攀氀栀漀爀 焀甀愀渀搀漀 瀀漀搀攀洀 瘀攀爀 漀 攀猀琀洀甀氀漀 漀甀 琀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 嬀☀崠  爀攀挀漀洀攀渀搀瘀攀氀 焀甀攀 猀攀 琀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 愀甀搀椀漀 攀 漀 琀愀琀漀 ⠀攀猀挀爀攀瘀攀爀 漀甀 搀攀猀攀渀栀愀爀⤀ᴀ⸠ Após várias ideias apresentadas, chegou-se a um conceito que pareceu interessante para o grupo, “Foi sem querer”, pois constatou-se que muitas das vezes, a agressão é feita por impulso, de forma que o agressor questiona-se sobre o ato impensado. A partir daí, passou-se a discutir a aplicação do conceito ao meio com um novo brainstorm, quando chegou-se a ideia do anúncio proposto.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Considerando o problema apresentado no brief, construiu-se um anúncio que retrata a desculpa que o agressor dá a vítima em alguns segundos depois do ato violento, dizendo a ela que “foi sem querer”. A ideia do anúncio é fazer refletir sobre a instantaneidade da ação e o quanto isso pode estar presente no cotidiano das pessoas, que muitas das vezes não se percebem possíveis agressores.਀ऀ䄀 刀攀瘀椀猀琀愀 䐀椀最椀琀愀氀 伀渀氀椀渀攀  琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 漀琀椀洀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀猀 戀甀猀挀愀搀漀爀攀猀 挀漀洀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 䈀椀渀最Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 戀甀猀挀愀搀漀爀攀猀⸀ 䤀猀猀漀 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀  琀愀洀戀洀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最  瀀漀椀猀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀洀 攀猀昀漀爀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ  洀甀椀琀漀 瘀氀椀搀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 渀攀猀琀攀 洀攀椀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 焀甀愀渀搀漀 挀漀渀琀洀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀洀 氀Ⰰ 攀 漀 愀渀切渀挀椀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀攀爀 洀甀椀琀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 挀漀洀漀 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀  Para materialização da ideia,foi feita uma sessão de fotos, utilizando técnicas de iluminação direta para causar uma maior dramaticidade, para recolher imagens na produção do vídeo stop motion, onde a modelo escolhida para estrelar o anúncio foi posicionada de frente a câmera, para poder dar uma sensação que a mesma está olhando diretamente para o leitor. Em seguida foi feita uma captação do movimento humano ao receber um tapa, que posteriormente seria juntada com a foto da própria pessoa, onde ao retornar a sua posição inicial a atriz estaria com seu rosto coberto por um hematoma, gerado por um ''tapa'', feito a partir de maquiagem juntando várias tonalidades de sombra, tomando como base a aparência original. Em sequência, aparece uma tela preta com o texto '' A gente sabe que foi sem querer, mas é a desculpa que elas sempre ouvem.'' que serve para explanar o conceito da campanha ao público e explicando a interatividade feita. Logo abaixo do texto é assinado o cliente da campanha. Foi produzido um vídeo para demonstra a interação do leitor ao ver o anúncio para materializar como a interação ocorre.਀䄀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 ⠀䄀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 洀漀挀欀甀瀀⤀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀 ⠀䔀搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 渀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀攀 猀愀琀甀爀愀漀 攀 愀搀椀漀 搀攀 爀甀搀漀⤀Ⰰ 䄀瀀瀀氀攀 䘀椀渀愀氀 䌀甀琀 倀爀漀 堀 ⠀䨀甀渀漀 搀攀  昀爀愀洀攀猀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀⤀⸀ 䌀漀洀 愀 樀甀渀漀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀⸀  O anúncio funciona de maneira iterativa com o leitor, onde ele estará em sequência da capa da revista, que apresentará o tema principal da edição, a violência contra mulher. O anúncio buscou induzir o leitor a executar seu processo de interação, onde ao passar o dedo na tela da revista digital, com a intenção natural de passar a tela, porém, o leitor comete uma simulação de tapa de forma não intencional, fazendo com que a pessoa que estiver interagindo, se torne um ''agressor''.਀ऀ倀漀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 琀愀欀攀猀 焀甀攀 漀 瘀搀攀漀 瀀漀猀猀甀椀 漀渀搀攀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 ⠀昀椀最甀爀愀 ㄀⤀ 愀 昀漀琀漀 搀愀 愀琀爀椀稀 漀氀栀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 昀爀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀挀愀渀搀漀 漀 猀攀甀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䌀漀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀  椀渀搀甀稀椀搀漀 愀 瀀愀猀猀愀爀 愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 漀 愀琀漀 搀漀 ✀✀琀愀瀀愀✀✀漀渀搀攀 漀 爀漀猀琀漀 搀愀 愀琀爀椀稀 猀攀最甀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㈀⤀⸀ 儀甀愀渀搀漀 瘀漀氀琀愀 愀 猀甀愀 瀀漀猀椀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 愀 愀琀爀椀稀 洀漀猀琀爀愀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 焀甀攀 漀 琀愀瀀愀 最攀爀漀甀 ⠀ 䘀椀最甀爀愀 ㌀⤀ 挀漀洀 甀洀 栀攀洀愀琀漀洀愀⸀ 䔀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 愀 琀攀氀愀 洀甀搀愀 愀甀琀漀洀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀 攀 愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 洀搀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 戀甀猀挀漀甀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀 猀漀戀爀攀猀猀愀椀渀搀漀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 攀  攀猀瀀攀爀愀搀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 挀愀甀猀愀 搀漀 挀漀洀戀愀琀攀  瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀猀 渀搀椀挀攀猀 愀氀琀漀猀 焀甀攀 猀漀 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀搀漀猀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀猀⸀ 䘀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 愀 愀焀甀椀猀椀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀 攀 攀瘀漀氀甀攀猀 搀攀 椀搀攀椀愀猀⸀ Todos os envolvidos no projeto participaram do processo de criação, fazendo com que os mesmos aplicam os conteúdos ministrados na matéria, podendo assim desenvolver seus conhecimentos. Participar do projeto foi importante para conhecer essa realidade acerca do problema apresentado, que poucas vezes é veiculado pela mídia. O resultado final foi aprovado na proposta da matéria, e obteve nota máxima em sua avaliação. A equipe que desenvolveu o anúncio ficou contente com o resultado alcançado, e a execução das técnicas foram uma forma de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. In: Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall, 2007.

PINAFI, Tânia. Violência contra a mulher: políticas públicas e medidas protetivas na contemporaneidade. Rev Histórica. Artigo publicado na edição, n. 21, 2007.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀䨀䤀䬀伀嘀匀䬀䤀Ⰰ 䜀⸀ ⠀ ㄀ 搀攀 䨀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⤀⸀ 䔀渀琀攀渀搀愀 瀀漀爀 焀甀攀 ᰀ洠漀戀椀氀攀 昀椀爀猀琀ᴀ†瘀椀爀漀甀 洀愀渀琀爀愀 渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㔀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 䔀砀愀洀攀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀砀愀洀攀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ攀砀愀洀攀⼀攀渀琀攀渀搀愀ⴀ瀀漀爀ⴀ焀甀攀ⴀ洀漀戀椀氀攀ⴀ昀椀爀猀琀ⴀ瘀椀爀漀甀ⴀ洀愀渀琀爀愀ⴀ渀愀猀ⴀ攀洀瀀爀攀猀愀猀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀䌀䌀䤀Ⰰ 刀⸀ ⠀ 㜀 搀攀 䨀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 䌀愀甀猀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀  洀漀琀椀瘀漀 昀切琀椀氀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 瀀爀漀洀漀琀漀爀愀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㔀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 䜀攀氀攀搀攀猀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最攀氀攀搀攀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀挀愀甀猀愀ⴀ搀愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ攀ⴀ洀漀琀椀瘀漀ⴀ昀甀琀椀氀ⴀ愀昀椀爀洀愀ⴀ瀀爀漀洀漀琀漀爀愀⼀⌀最猀⸀渀甀氀氀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 攀 䄀琀椀琀甀搀攀⸀ ⠀㄀㐀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⤀⸀ ㌀ 攀洀 挀愀搀愀 㔀 洀甀氀栀攀爀攀猀 樀漀瘀攀渀猀 樀 猀漀昀爀攀爀愀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 䌀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 攀 䄀琀椀琀甀搀攀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀攀愀琀椀琀甀搀攀⸀漀爀最⸀戀爀⼀㌀ⴀ攀洀ⴀ挀愀搀愀ⴀ㔀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ樀漀瘀攀渀猀ⴀ樀愀ⴀ猀漀昀爀攀爀愀洀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ攀洀ⴀ爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀ⴀ愀瀀漀渀琀愀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ愀最攀渀挀椀愀ⴀ瀀愀琀爀椀挀椀愀ⴀ最愀氀瘀愀漀ⴀ ㌀㄀㈀㈀ ㄀㐀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 攀 䄀琀椀琀甀搀攀⸀ ⠀㄀㐀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⤀⸀ 䄀氀最甀渀猀 渀切洀攀爀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㌀ 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 䌀漀洀瀀爀漀 䴀椀猀猀漀 攀 䄀琀椀琀甀搀攀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀攀愀琀椀琀甀搀攀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀氀最甀渀猀ⴀ渀甀洀攀爀漀猀ⴀ猀漀戀爀攀ⴀ愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ愀猀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䠀䔀匀䠀匀䰀䔀刀Ⰰ 匀漀氀愀渀最攀 䴀甀最氀椀愀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀㨀 搀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 攀 攀渀挀漀爀愀樀愀渀搀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 䰀椀瘀爀漀 倀氀攀渀漀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀