INSCRIÇÃO: | 01117 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP01 |
TÍTULO: | Portfólio Agência Opa |
AUTORES: | Salatiel Simão de farias neto (Faculdade Boa Viagem Devry); Janaina de Holanda Costa Calazans (Faculdade Boa Viagem Devry) |
PALAVRAS-CHAVE: | Agência experimental, publicidade e propaganda, portfólio, criação, criatividade |
RESUMO | |
A Opa - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade Boa Viagem foi criada em 2010, com o objetivo de proporcionar a possibilidade da prática dos conteúdos de aprendizagem adquiridos nas disciplinas do curso de publicidade e propaganda, prestando serviços para as coordenações dos diversos cursos da instituição de ensino, ONGs e instituições sem fins lucrativos, como também atendendo a clientes com pouca verba para investir em iniciativas de comunicação. Sempre proporcionando aos alunos o incentivo criativo para elaboração de ações que vão além dos moldes pré-estabelecidos, a Opa consolidou-se como uma referência entre as agências experimentais do Nordeste. | |
INTRODUÇÃO | |
Em 2010, a coordenação do curso deu início ao processo de estruturação da Agência Experimental. A iniciativa, além de ser uma prerrogativa para o funcionamento do curso, procurava a necessidade de ir além da prática em sala de aula. A implementação da Agência seguiu um rigoroso processo de observação e visitas realizadas em agências instaladas no Recife, profissionais foram ouvidos e pesquisas foram realizadas junto a outras IES de referência. Após o tempo de pesquisa, um projeto que contemplasse a maioria das áreas de uma agência foi elaborado junto com o corpo docente e o Núcleo Docente Estruturante (NDE). A etapa seguinte foi a escolha dos equipamentos e mobiliário que iriam compor o espaço. Considerando que o curso estava se iniciando na instituição e passava por um processo de consolidação, o engajamento do corpo docente foi de grande relevância para que esse projeto tomasse forma e fosse parte indispensável no plano pedagógico do curso de publicidade e propaganda da faculdade. Quanto ao local físico, seu funcionamento se iniciou em um anexo do prédio da FBV e depois foi realocado de modo a ficar mais próximo das atividades acadêmicas, engajando ainda mais os alunos no projeto da agência. Para isso, foi desenvolvido um concurso para a escolha do nome e da marca da agência. Opa foi o mais votado e escolhido pelos próprios alunos do curso. A estrutura da agência foi, assim, pensada para proporcionar aos discentes e docentes, um laboratório onde fosse possível exercer os diversos aspectos da aprendizagem abordados em sala de aula. Visando suprir a demanda interna das coordenações da faculdade mas desde o princípio também intencionada em transmitir os valores sociais presentes no projeto pedagógico do curso, e integrar ao seu portfólio clientes com aspectos sociais e comprometidos com o bem comum. Causas importantes, que agregam o valor necessário e que levam os alunos a um processo de reflexão da importância da publicidade em todos os seus níveis. | |
OBJETIVO | |
A Opa tem como objetivo geral proporcionar aos alunos um processo de imersão na realidade mais próxima possível da rotina de uma agência de publicidade, seu funcionamento e desafios no atendimento de clientes que produzem demandas reais. Quanto aos objetivos específicos, a Opa se propõe a: inserir, estimular e desenvolver as habilidades dos alunos nas práticas que abrangem o curso de Publicidade e Propaganda, com o auxílio direto de toda matriz curricular; percorrer diferentes processos desde o surgimento até a execução da demanda; aproximar os alunos do exercício pratico das áreas da publicidade; inserir linguagens e soluções com base na ética e na responsabilidade; dar vazão a suas habilidades e incentivar o aprimoramento delas; proporcionar o reconhecimento dos alunos enquanto profissionais da área; guiar alunos diante dos desafios apresentados, fornecendo o suporte necessário para se obter o espaço necessário para a experimentação e desenvolver a autocrítica, desenvolvendo a personalidade criativa. | |
JUSTIFICATIVA | |
A agência laboratório além de um requisito do MEC é um espaço onde o aluno recebe orientação, se tornando assim o espaço do erro, onde ele através da experimentação irá aperfeiçoar suas práticas e habilidades. Nela, o alinhamento entre teórico e prático se consolida, desmistificando as diversas possibilidades de atuação do publicitário. Ser parte integrante do projeto da Agência Experimental leva os alunos a desenvolver visão crítica, planejamento estratégico e conhecimento mais profundo do cliente, da demanda e das estratégias para a solução dos problemas apresentados. O processo de compartilhamento e compreensão da importância das diferentes áreas leva os alunos a uma reflexão da necessidade de integração e troca de experiências enquanto equipe. Delegar responsabilidades é um dos aspectos que diferenciam o produto final, trazendo amadurecimento profissional e acadêmico. E essa é uma das funções exercidas com excelência pela Opa durante esses anos de funcionamento. A Opa proporciona aos alunos, docentes e coordenadores de curso, um espaço para uma comunicação mais intensa e efetiva na instituição de ensino. Possibilitando o desmembramento e o intercâmbio de conhecimento e ideias. Se tornando assim um espaço inovador, pois aperfeiçoa e torna dinâmica a comunicação. Este somatório é utilizado pelas comunidades sociais e acadêmicas, formando profissionais, capacitando cidadãos e dando ênfase a necessidade da transmissão do conhecimento. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
A Opa recebe os alunos para as respectivas vagas que são abertas semestralmente ou de acordo com a demanda, sendo elas: Atendimento, Criação – Redação e Direção de Arte, Mídias Sociais e Produção. Desde o ingresso no primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda, os novatos tomam conhecimento da agência experimental, apresentada pelos alunos veteranos que fazem visitas em todas as turmas falando sobre o funcionamento e as vantagens de ingressar no laboratório, além das oportunidades que ela oferece no desenvolvimento dos discentes. Todas as vezes que as vagas são abertas na agência, são feitos anúncios presenciais e via redes sociais para todos os alunos do curso, de modo a democratizar o processo de seleção. Os alunos são inseridos na agência por meio de uma seleção onde são ambientados sobre o funcionamento da agência, suas obrigações e demandas. Esses mesmos alunos também são convidados compartilharem suas pretensões profissionais, expectativas, e habilidades na área de comunicação. Os alunos selecionados podem se enquadrar em duas categorias, os voluntários e os bolsistas. Inicialmente, todos entram como voluntários e as bolsas são concedidas para aqueles que demonstram crescimento profissional e demonstram interesse em agregar valor à equipe. Esse incentivo traz aos alunos um maior vínculo com a agencia, pois com essas bolsas os alunos se tornam parte integrante do quadro de funcionários da instituição e são submetidos aos mesmos benefícios e obrigações que eles, tais como vela alimentação e transporte, férias, crachá. Entre as obrigações dos estagiários estão o atendimento às demandas internas, que começa pelo estagiário Atendimento, que recebe os jobs via e-mails ou durante as visitas realizadas às coordenações dos cursos. Esse briefing é elaborado e planejado em reunião com toda a equipe que compõe a agência experimental. São nessas reuniões onde realiza-se brainstorms, que resultam nas ideias que, depois de passadas para a dupla de criação, da início a construção visual do trabalho, contando com todo o suporte das demais áreas. Com clientes externos o processo ocorre de forma parecida, iniciando-se com uma reunião com o cliente, sempre na presença e sob a orientação da coordenação da agência. À medida que os estagiários avançam no curso, têm à oportunidade de aprimorar os trabalhos desenvolvidos, desde os softwares, programas de criação e design; na forma de se relacionar com o cliente; trabalhar com prazos, fornecedores; até o planejamento da comunicação e a criação das peças. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
6.1 INSTITUCIONAL䔀甀 匀漀甀 伀瀀愀 Todo início de semestre a Opa realiza um trabalho de fixação e divulgação da agência para os veteranos e calouros da IES. Em 2016.2 nossa motivação foi ainda maior. Vencedores do prêmio EXPOCOM Nordeste 2016 na categoria melhor agência jr. de publicidade, foi realizada uma campanha onde era enaltecido o orgulho de fazer parte da equipe e as características dos alunos voluntários em suas respectivas funções, como também da gestão. A campanha foi composta por um vídeo, identidade visual para as redes sociais e cards para web, além de uma sessão de fotos com o prêmio recebido. Opa nas agências嘀椀猀愀渀搀漀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀猀琀最椀漀 渀愀 伀瀀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 ∀伀瀀愀 渀愀猀 愀最渀挀椀愀猀∀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀椀猀椀琀攀洀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 愀最渀挀椀愀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀椀琀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀切瘀椀搀愀猀 攀 甀洀 瘀搀攀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 䨀愀渀愀Ⰰ 挀愀愀 琀愀氀攀渀琀漀猀 Nosso processo de seleção é bastante concorrido, para obter ainda mais engajamento, foi lançada a campanha “Jana, caça talentos”, em 2016.2. Sendo Janaina Calazans uma professora bastante renomada, a utilização de seu nome se deu por ser ela a coordenadora do curso. A ideia era que a mesma aparecesse em busca de novos talentos. O resultado foi uma seleção ainda mais disputada, com retorno satisfatório. Todo processo foi feito nas normas já existentes e sua divulgação nas redes sociais com um vídeo, do qual a própria Janaina era protagonista, vídeo esse apresentado em todas as salas de comunicação durante a divulgação 6.2 SOCIAL伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀 No mês de outubro, a equipe Opa e coordenação foram ao estúdio para dar forma à campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. O já conhecido rosa também compôs as fotografias, junto com textos informativos sobre a doença. O resultado foram peças profundas e de tamanho impacto visual, que pode ser sentido pelos seguidores das redes sociais e alunos da faculdade. Causou o maior engajamento do último trimestre de 2016, com 3.752 pessoas alcançadas, 627 reações, 10 compartilhamentos e 81 comentários. Espalhe Respeito䌀漀洀漀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀 伀瀀愀 琀漀洀漀甀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀 攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ∀䔀猀瀀愀氀栀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀∀ 焀甀攀Ⰰ 瀀攀氀愀 洀漀琀椀瘀愀漀Ⰰ 最愀渀栀漀甀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀愀椀漀爀 搀愀 䐀攀瘀爀礀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 漀瀀愀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀 瀀愀爀愀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 攀 挀愀瀀愀挀椀琀愀漀 搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 吀漀搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀愀甀琀攀氀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀渀搀漀 攀 漀甀瘀椀渀搀漀 愀猀 瘀漀稀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 一愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 椀洀攀渀猀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀攀洀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 洀漀猀 搀愀搀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀 攀渀昀愀琀椀稀愀洀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 漀 琀攀砀琀漀 瀀爀漀瀀攀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 瀀攀愀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀渀搀漀 挀愀氀愀搀愀猀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 漀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 挀漀洀 昀爀愀猀攀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀甀漀猀愀猀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀搀甀稀椀爀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 愀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀椀挀氀漀 猀椀氀攀渀挀椀漀猀漀 攀 琀漀爀琀甀爀愀渀琀攀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 漀瀀爀攀猀猀漀 攀 瀀攀氀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀愀爀琀攀 Um dos principais clientes da agência experimental Opa é o Comuniarte, um projeto sem fins lucrativos que vem sendo desenvolvido desde 2013 e já atendeu, aproximadamente, 100 crianças das comunidades circunvizinhas Dancing Days e Sítio Grande. O projeto envolve os alunos da IES na função de tutores das crianças. O Comuniarte tem o objetivo de dar aulas de reforço escolar para crianças com idades entre 9 e 14 anos, selecionadas pelas líderes comunitárias dos locais atendidos. A identidade visual desse projeto foi desenvolvida pela Agência Opa. Desde a criação do logotipo até as campanhas institucionais, seguindo a linha proposta. A página no Facebook para divulgação do projeto também é de responsabilidade da Opa. Em 2015 a agência Opa roteirizou e desenvolveu um vídeo para o projeto, sendo o mesmo premiado na categoria videoclipe, na 8ª edição do concurso Sílvio Tendler, promovido pela ABMES. O vídeo conta com a participação das crianças e voluntários e foi gravado no estúdio e na área externa da faculdade. O vídeo registra o dia a dia das crianças durante o processo de reforço escolar promovido pelo projeto. 6.3 EVENTOS䴀漀猀琀爀愀 搀攀 瘀搀攀漀猀 ㈀ 㘀 Em sua segunda edição, realizada no dia 5 de maio, com o tema "No cinema eu sou", a coordenação do curso entregou, enquanto cliente da agência, a responsabilidade da realização desde concepção temática até a identidade visual e de produção. O trabalho de divulgação consistiu em estimular esses alunos a não apenas estarem presentes no dia do evento, mas também a se fantasiar como personagens do cinema mundial. 一漀 搀椀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 伀瀀愀 瀀漀搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 愀 昀甀渀搀漀 愀 昀甀渀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀猀猀攀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 最爀愀渀搀椀漀猀漀 攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀愀 䤀䔀匀 氀漀挀愀氀 攀 渀愀猀 漀甀琀爀愀猀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 䄀搀漀漀 搀攀 倀攀琀 No dia 17 de setembro, em parceria com o abrigo do Sr. Alberto, a agência Opa realizou um evento de adoção de Pets no campus da FBV. Os alunos foram incentivados a fazer doações de remédios, ração e material de higiene, além de se voluntariar para o dia do evento. Toda a identidade visual e divulgação foram feitos pela agência Opa, assim como também a organização do evento. O evento se tornou referência, atraindo os olhares da mídia local e tendo repercussão em jornais e blogs do estado. Reunindo assim dezenas de pessoas que participaram com um número de 6 adoções e cerca de 100 itens de doações. 6.4. DATAS COMEMORATIVAS 䐀椀愀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀 No dia da mulher, a Opa realizou uma campanha de empoderamento feminino intitulada "Descubra sua essência". Diversas mulheres foram fotografadas em estúdio e convidadas a completar a frase "Ser mulher é ser...". Cada uma deu sua resposta, que resultou em um trabalho visual com imagens sobrepostas que refletiam a dimensão e possibilidades que a mulher tem. Composta por 8 cards para Web e identidade visual para as redes sociais, a campanha gerou bastante engajamento, sendo 7.051 pessoas alcançadas, 620 reações, 18 compartilhamentos e 117 comentários. Dia dos namorados䘀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀愀 愀漀 搀攀 挀漀爀爀攀椀漀 攀氀攀最愀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 䌀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀攀 ∀䌀爀甀猀栀 搀愀 瘀攀稀∀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 伀瀀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀漀甀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀渀搀愀爀攀猀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 挀愀爀琀攀猀 攀渀瘀攀氀漀瀀攀猀Ⰰ 猀攀氀漀猀 攀 挀愀椀砀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 挀愀爀琀愀猀 猀攀爀攀洀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀⸀ 一漀 搀椀愀 搀漀猀 渀愀洀漀爀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 猀愀爀愀洀 渀愀猀 猀愀氀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀最愀爀 攀猀猀攀猀 戀椀氀栀攀琀攀猀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀椀渀搀愀 琀攀瘀攀 甀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 渀漀猀猀漀猀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀漀搀椀愀洀 攀渀瘀椀愀爀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瘀椀愀 椀渀戀漀砀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀猀 攀洀 挀愀爀琀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀漀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 挀漀洀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 爀攀洀攀琀攀渀琀攀猀 攀 搀攀猀琀椀渀愀琀爀椀漀猀 洀愀爀挀愀搀漀猀⸀ 䌀攀爀挀愀 搀攀 ㈀ 挀愀爀琀愀猀 昀漀爀愀洀 攀渀瘀椀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀爀爀攀椀漀 攀氀攀最愀渀琀攀 攀 ㈀ 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䐀椀愀 搀愀猀 䌀爀椀愀渀愀猀 Para o dia das crianças, a equipe da Opa optou pela solidariedade e apresentou aos alunos da faculdade o Faça Sorrir, campanha que consistiu na doação de brinquedos para crianças de abrigos e creches. Foram disponibilizados pontos de arrecadação no campus da IES, além de um trabalho de visita nas salas para esclarecimento de como doar. A equipe da agência também fez a criação visual para web e impressos. Como resultado, cerca de 20 crianças carentes do Lar Rejane Marques puderam receber dos funcionários da Opa, os presentes, lanches, mas, acima de tudo, uma tarde de descontração, alegria e companheirismo. | |
CONSIDERAÇÕES | |
É possível ter uma noção da importância que uma agência experimental tem para o desenvolvimento dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Por meio das peças descritas é preciso vislumbrar um pouco da experiência prática regida pela teoria, que resulta na expansão da capacidade de percepção criativa e motiva o crescimento profissional de cada indivíduo que passa por ela. A escolha das peças apresentadas foi embasada nos principais cases que a agência Opa desenvolveu no ano de 2016. O envolvimento direto dos alunos e esse intercâmbio de ideias com discentes e docentes proporciona um convívio produtivo, que estimula a criatividade e o crescimento mais solido e esclarecido. Onde se compartilha como profissionais de comunicação mesmo com os limites necessários e a devida margem para erros. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
SAMPAIO, Rafael Propaganda de A a Z 2003. Ed Campus: Rio de Janeiro. SANTANA, Armando Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. ed Pioneira: São Paulo, 1982. DUAILIBI, R.; SIMONSEN JÚNIOR, H. Criatividade & Marketing. São Paulo: Makron䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ 匀琀愀氀椀洀椀爀⸀ 刀愀挀椀漀挀渀椀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀ 㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |