ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01127</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O banco de sangue do Hemose está secando</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;RENAN CÍCERO ANDRADE DA SILVA (UNIVERSIDADE TIRADENTES); IANKA VITÓRIA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE TIRADENTES); Evandro José Da Silva NETO (UNIVERSIDADE TIRADENTES)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Banco de Sangue, Doação de sangue, Hemose, Mídia alternativa , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é resultado de uma atividade desenvolvida para a disciplina Linguagem da Propaganda, e teve por objetivo construir uma mensagem publicitária a ser veiculada em mídia não convencional, que alerte a população sobre a necessidade de doar sangue, por estoque baixo no banco de sangue do Hemose. A peça foi construída com a finalidade de se fazer perceber a necessidade da ação, de sair da inércia e doar sangue. Por isso, propõe-se o uso das sinaleiras de trânsito, que já detém a atenção dos motoristas, em seu estágio de maior cuidado - vermelho, para associar a contagem regressiva à queda no estoque de sangue. A estratégia de composição da mensagem considera o alto impacto da mídia alternativa na situação de consumo desenhada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a percepção da carência do banco de sangue na Hemose (Centro de Hemoterapia de Sergipe) e analisando uma forma na qual possamos impactar a comunidade para incentivar realizações de doações, vimos uma possibilidade de produzir uma mídia alternativa acoplada ao semáforo. Esse tipo de mídia estão sendo muito utilizadas atualmente, obtendo um resultado positivo. Sendo assim, uma forma de gerar uma visualização de forma educativa aproveitando as cores, associando o vermelho a cor sanguínea e o verde para poder seguir em frente para avançar e ir em direção ao local diário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Construir uma mensagem publicitária a ser veiculada em mídia não convencional, que alerte a população sobre a necessidade de doar sangue, pois o banco de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe está com estoque abaixo do necessário, é o principal objetivo do trabalho. Para construção da peça é fundamental entender a plataforma em que a mensagem será veiculada e suas características, a fim de compor uma produção atrativa e persuasiva. A vigorosidade do conceito criativo é primordial para impactar o target e fazê-lo refletir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como atividade da disciplina de Linguagem da Propaganda, fomos incentivados a criação de uma peça para mídia alternativa, tendo se estabelecido o Hemose como cliente.  O serviço de produção e dispensação de sangue do Hemose recebe solicitações por bolsas de sangue diariamente para atender cirurgias e tratamentos de saúde. Uma doação chega a atender até quatro pacientes (Dantas, 2016), com o intuito de estimular a essas doações de sangue que tanto ajudam aqueles que necessitam e são beneficiados por tal, foi elaborado uma peça para uma mídia não convencional, por entendermos que desta maneira a produção e veiculação da peça faria com que o público-alvo fosse impactado de uma maneira inesperada e assim o fizesse refletir a questão das doações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com propósito diferenciado, uma mídia alternativa torna-se uma reflexão sendo destinada a ter um raciocínio diferenciado de outros meios de divulgação de informação. Realizando uma combinação junto com uma mixagem tecnicas de outros meios de comunicação, tornando-se um arranjo de multitecnicas para impactar de certa forma o público. Define Xavier (2007, p. 18) dizendo que  Como se a publicidade e a mídia andassem juntas e, numa reação automática, a publicidade alternativa e a mídia alternativa se afastassem dos caminhos trilhados em busca de seu itinerário específico&  Considerando a evolução tecnológica, auxiliando bastante o crescer junto com as propagandas, facilitou o processo de criação nas alternativas para realizarem campanhas diferenciadas que podem chamar atenção da população. Sendo assim, muitas delas torna-se fácil de fixar na memória da comunidade pelo simples fato de ser diferente e ao mesmo tempo inovadora. Pode ser considerado como mídia alternativa toda ação que pode fugir dos meios tradicionais, como cinema, jornal, rádio, revista e TV, mídia exterior (outdoor e painéis) e até mesmo a internet. Como uma das principais características é a sua inovação, criatividade nas peças e o oportunismo. (LUÍS, 2013) A oposição entre mídias e mídias alternativas, para utilização publicitária ou de comunicação, não se reduz a uma simples oposição de veículos de informação. Trata-se de uma posição de formas de utilização, de conteúdos e de intenções de informação: cada vez mais o meio e a mensagem se confundem, definindo novas técnicas que vêm competir com o estilo publicitário da mídia clássica. (XAVIER, 2007, p. 25) Com a rapidez e a versatilidade da transmissão da mensagem, o custo-benefício, a mobilidade e a possibilidade de atingir um target específico, fez com que esse crescimento tenha aumentado. Segundo Rodrigues (2016), por meio de cortes de gastos na publicidade no ano de 2015, a mídia alternativa obteve um crescimento de 40% nas verbas federais. Já que ela, possui uma grande vantagem competitiva pelo simples fato que é capaz de gerar um apelo emocional ao consumidor, e ainda menor aplicação por parte do anunciante. Não envolvendo muitos recursos, a forma de como expor a propaganda torna-se chamativa e reforça a mensagem passada para o público, alcançando um resultado positivo ao decorrer da campanha. Sendo assim, o conceito de da mídia alternativa surgiu para dar nomes aos canais ou veículos de comunicação que não fossem tradicionais. Quebrando o paradigma e conquistando o espaço cada vez mais, tornando-se uma opção de veiculação e não apenas uma opção se caso não houver cortes de gastos. Nos dando a liberdade de poder mudar algo que vemos com frequência, em alguma coisa que nunca vimos antes. (FERNANDES, 2013) Em uma sociedade saturada de propagandas clichês e de muita informação, colocando a sua campanha em um maior risco de ser ignorado, a mídia alternativa é esse quebra de paradigma. Literalmente mostrando o diferencial da publicidade, com muita criatividade e interação com o consumidor, passando a mensagem sem que ele perceba.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após analisar o funcionamento dos sinais de trânsito da capital algo nos chamou a atenção:  todos os motoristas estão muito atentos, esperando o sinal abrir . Daí, começamos a pensar como poderíamos fazer uso dessa oportunidade. Pois, muitas das mídias alternativas são utilizadas em Outdoors, totens, busdoor, revistas, jornais, placas de ônibus, dentre outros meios, então porque não utilizar um semáforo para transmitir a idéia? Logo fizemos uma associação ao banco de sangue do Hemose. daí veio o texto:  o banco de sangue do hemose está secando. você vai ficar parado? a ação deve ser apresentada à SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) e ao Hemose. Onde pessoas que estão esperando o sinal abrir para seguir o seu destino, muitas delas ficam observando os pontos vermelhos diminuírem. Pegando a ideia que a hemose está precisando de sangue para pacientes e a espera da abertura da luz mudar de cor para verde, pensamos em uma unificação. A cor do sangue vermelho e a cor da espera do semáforo ser da mesma coloração, aplicamos um painel de LED, acoplado a estrutura passando com a mensagem, ao acabar a mensagem obtém-se a mudança de cor para verde, significando que a pessoa pode seguir viagem e se dirigir ao local de doação para poder colaborar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Fazendo uma análise acadêmica sobre a campanha proposta, como mídia alternativa, e os resultados obtidos nela, como por exemplo, pessoas comentando nos corredores da Universidade, aumento de doadores nos centros de doações. De fato, esse tipo de campanha proporciona uma visibilidade maior e um custo financeiro menor ao cliente. Portanto, a mídia alternativa torna-se de fato um meio de divulgação na qual não dependa de tanta elaboração, embora necessite muito da criatividade e a inovação, assim gerando um impacto maior na comunidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DORDOR, Xavier. Mídia/mídia alternativa. NBL Editora, 2007.<br><br>LUÍS, D. Falando sobre mídia: mídia alternativa. Plugcitarios, 2013. Disponivel em: <http://plugcitarios.com/2013/11/18/falando-midia-midia-alternativa/>. Acesso em: 03 Novembro 2016.<br><br>RODRIGUES, F. Em 2015, ano de cortes, publicidade para mídia alternativa cresceu 40%. fernandorodrigues.blogosfera.uol, 2016. Disponivel em: <http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/07/06/em-ano-de-cortes-verba-de-publicidade-para-midia-alternativa-cresce-40/>. Acesso em: 04 Novembro 2016.<br><br>FERNANDES, A. Mídias Alternativas. Abde, 2013. Disponivel em: <http://www.abde.org.br/uploads/0409201413295701MidiasAlternativas_Alexander_ABDE.pdf>. Acesso em: 04 Novembro 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>