|
INSCRIÇÃO: | 01142 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT01 |
|
TÍTULO: | Essência de mulher no ar: rádio e gênero no ciberespaço |
|
AUTORES: | JANAINA DA SILVA MUZI (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Adilson Manoel Silva de SANTANA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Marqueline Miranda da SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Olga TAVARES (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Sheila ACCIOLY (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Webradio, Feminino, Mulher, Programa, Cibercultura |
|
RESUMO |
O presente artigo relata a experiência do programa Essência de Mulher, produzido e apresentado na webradio universitária Porto do Capim, campo de práticas para alunos da disciplina de Estágio Supervisionado na UFPB. O programa tematiza o universo feminino, trazendo à tona questões relevantes para seu público, como violência de gênero, cultura do estupro, Lei Maria da Penha, além de assuntos relacionados à saúde e bem-estar das mulheres. É um espaço para divulgação de eventos que tratem de temáticas de interesse para o público-alvo. |
|
INTRODUÇÃO |
A tradição de longo alcance do veículo rádio tem se reapresentado sob aspecto inédito com o advento da webradio, sendo traduzida como acesso no paradigma da recepção. Com possibilidades virtualmente maiores que o rádio convencional, as rádios do ciberespaço levam suas mensagens aos ouvintes do mundo todo. Se a revolução informática ampliou o horizonte comunicacional do mundo, para além desta constatação surgem as reflexões sobre os impactos sociais e sobre eventuais reconfigurações do papel social de um modelo de rádio que mescla a tradição da emissão com funcionalidades on demand. Neste cenário, recolocamos o questionamento de Wolf (1999, p. 14): “o que fará a rádio pela sociedade?”ऀ吀漀挀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀琀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀 攀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 戀愀猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 猀漀戀爀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀猀 攀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 漀 搀攀戀愀琀攀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 猀甀爀最攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀 焀甀攀 爀攀瘀椀猀椀琀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 最渀攀爀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 昀愀稀 瀀漀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀 搀愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀 渀愀猀挀攀甀 搀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀攀洀 渀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀⸀
Também possibilita espaço para divulgação e discussão sobre eventos e adventos relacionados ao público feminino, como o Dia Internacional da Mulher, a campanha contra a violência doméstica com base na Lei Maria da Penha, entre tantos que ocorrem dentro e fora da Universidade Federal da Paraíba e apresentam importância para as mulheres. Assim, um dos assuntos trabalhados, a questão da violência contra a mulher, conteúdo referente à Lei Maria da Penha, buscou envolver tanto mulheres quanto homens nas discussões, que passaram pela cultura do estupro e pelos direitos trabalhistas. 吀愀洀戀洀 愀戀漀爀搀愀 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 攀 猀愀切搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀 瘀挀椀漀 攀洀 挀漀洀瀀爀愀猀⸀
|
|
JUSTIFICATIVA |
A webradio Porto do Capim, surgida do projeto de mestrado em Jornalismo de Edileide Bezerra, e iniciada em 2013, foi originalmente instalada na comunidade de Porto do Capim, em João Pessoa – PB, com o intuito de favorecer a comunidade local, dando voz aos seus anseios e necessidades. 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀 愀 渀漀漀 搀攀 挀椀戀攀爀挀椀搀愀搀愀渀椀愀 瀀愀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀猀 爀攀椀瘀椀渀搀椀挀愀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 漀渀搀攀 昀漀椀 椀渀猀琀愀氀愀搀愀⸀
Escolheu-se o modelo educativo-cultural-comunitário para ser o paradigma da web rádio e desta maneira dar voz aos interesses da comunidade do Porto do Capim. 䐀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 倀漀爀琀漀 搀漀 䌀愀瀀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 愀戀爀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀
A proposta do programa é levar ao alcance do todas as pessoas, mulheres e também homens, discussões que possam favorecer o avanço na convivência entre os gêneros. 䄀 挀愀搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 猀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀猀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀⼀漀甀 栀漀洀攀渀猀 搀攀琀攀渀琀漀爀攀猀 搀攀 猀愀戀攀爀攀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀攀渀搀愀洀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 搀攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀 愀琀攀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀
Do ponto de vista dos estagiários, pretende-se, com a vivência da webradio, aplicar o conhecimento das teorias no intuito da realização de um trabalho que acrescente informação útil, de boa qualidade, aproveitando ao máximo as potencialidades, o alcance e a interação que a webradio oferece. 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀攀琀漀洀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 愀氀最甀洀 昀愀琀漀 搀攀猀琀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 爀攀瀀攀爀挀甀琀攀 洀椀搀椀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 猀 愀甀搀椀渀挀椀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀攀 最渀攀爀漀 漀挀漀爀爀攀洀⸀
Em ocasiões festivas ou momentos de campanhas, como o Dia Internacional da Mulher, o Outubro Rosa, o Dia das Mães, dentre outras datas, o programa levanta reflexões e discussões relacionadas às temáticas, enaltecendo a contribuição feminina na história da humanidade. 䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀猀 氀攀椀猀Ⰰ 搀愀 洀攀搀椀挀椀渀愀Ⰰ 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 漀甀琀爀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀攀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀攀洀 渀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀攀洀 最愀渀栀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀焀甀椀瀀愀爀愀攀猀 猀愀氀愀爀椀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A evolução da comunicação digital produziu comunidades que vivenciam o tempo e o espaço de maneira peculiar. Assim, muda a cultura e também a maneira de usos do rádio, como afirma Kischinhevsky:
Um sujeito pode ser ouvinte de determinado programa de rádio via internet e interagir com os conteúdos veiculados, baixando-os para seu tocador multimídia e discutindo-os com amigos e/ou familiares, conformando assim uma espécie de audiência online, mesmo que em tempo diferido. (KISCHINHEVSKY, 2012, p. 412)
Prata (2013) analisa que “saímos de um rádio de massa, com ouvintes passivos e dispersos geograficamente, para chegar a modelos onde a rede é a palavra-chave”. 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀猀琀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀Ⰰ 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀琀 漀 渀漀洀攀⸀ 䄀瀀猀 甀洀愀 攀氀攀椀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 渀漀洀攀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀⸀
A equipe já vinha de uma experiência anterior com o programa Amar não é Sofrer, que também apresentava a temática feminina. Este programa que precedeu o atual tinha, desde sua concepção, uma ligação com o grupo Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA), organização de apoio a mulheres que desenvolvem dependência em relacionamentos destrutivos . Deste programa pioneiro, foram aproveitadas algumas experiências, como contatos para entrevistas, o bloco de notícias e o formato em três blocos, totalizando cerca de 30 minutos. 䄀 倀漀爀琀漀 搀漀 䌀愀瀀椀洀 猀椀琀甀愀ⴀ猀攀 渀愀 眀攀戀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀 最爀愀瘀愀搀漀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀ⴀ猀攀 漀 䔀猀琀切搀椀漀 搀攀 刀搀椀漀 䤀Ⰰ 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 吀甀爀椀猀洀漀 攀 䄀爀琀攀猀 ⠀唀䘀倀䈀⤀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 昀漀爀愀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 爀攀挀甀爀猀漀猀 挀漀洀漀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 漀甀 最爀愀瘀愀搀漀爀攀猀 搀攀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 漀甀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䴀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 眀栀愀琀猀愀瀀瀀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 洀漀爀愀洀 昀漀爀愀 搀攀 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀Ⰰ 漀甀 焀甀攀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 洀漀琀椀瘀漀 渀漀 瀀漀搀攀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀⸀
A produção do programa envolve algumas etapas:ⴀ 䔀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀愀㬀
- Escolha da(s) pessoa(s) entrevistada(s);ⴀ 䌀漀渀瘀椀琀攀 攀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㬀
- Pesquisa de textos e notícias;ⴀ 倀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀 猀挀爀椀瀀琀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀㬀
- Gravação (que por vezes ocorre em etapas, devido às agendas das entrevistadas);ⴀ 䔀搀椀漀 搀漀猀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 搀攀 甀搀椀漀㬀
- Envio para a playlist da webradio Porto do Capim;ⴀ 䐀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 昀愀渀瀀愀最攀 瀀爀瀀爀椀愀㨀
(https://www.facebook.com/ProgramaEssenciadeMulher). 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 昀攀椀琀愀 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀猀 攀昀攀洀爀椀搀攀猀Ⰰ 愀猀 搀愀琀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 吀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀愀甀琀愀搀愀 瀀漀爀 攀瘀攀渀琀漀猀 漀甀 渀漀琀挀椀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀愀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀
Todas as etapas do programa contam com a supervisão da professora da disciplina de Estágio Supervisionado, visto que a maioria dos alunos que produzem programas para a Porto do Capim são matriculados em um dos quatro períodos de estágio a serem cumpridos no currículo do curso de Radialismo na UFPB. 䄀 眀攀戀爀愀搀椀漀 Ⰰ 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀 愀氀甀渀漀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 倀漀爀琀漀 搀漀 䌀愀瀀椀洀 ⠀眀眀眀⸀爀愀搀椀漀瀀漀爀琀漀搀漀挀愀瀀椀洀⸀挀漀洀⸀戀爀⤀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀 ⠀唀䘀倀䈀⤀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 伀氀最愀 吀愀瘀愀爀攀猀⸀ 匀漀戀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 爀攀昀攀爀椀搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 攀猀琀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀攀氀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䔀搀椀氀攀椀搀攀 䈀攀稀攀爀爀愀 搀甀爀愀渀琀攀 猀攀甀 洀攀猀琀爀愀搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 渀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 吀甀爀椀猀洀漀 攀 䄀爀琀攀猀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀椀搀漀 攀洀 ㈀ ㌀⸀ 伀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 焀甀攀 ᰀ愠 眀攀戀爀搀椀漀 攀猀琀攀渀搀攀 愀 昀漀爀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 猀攀洀 瀀爀攀挀攀搀攀渀琀攀猀ᴀ†⠀䈀䔀娀䔀刀刀䄀Ⰰ 吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 猀⼀渀⤀ 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 猀甀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 䔀搀椀氀攀椀搀攀 挀攀搀攀甀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 猀攀甀 洀攀猀琀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀猀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀愀搀椀愀氀椀猀洀漀⸀
A criação e manutenção de um programa de rádio voltado para interesses do público feminino não seria objeto peculiar se o desafio de produzir semelhante programa não enfrentasse a esfinge do ciberespaço para sua veiculação. Desafio aceito, iniciou-se a reflexão sobre a veiculação e tudo o que implica o ciberespaço e sua cultura no sentido descrito por Paiva (2013, p. 19), que o descreve como “um motor que libera a energia tecno-social da cibercultura, cuja irradiação afeta a percepção neuro-sensorial, estética e cognitiva, encorajando empoderamentos coletivos que desafiam os sistemas dominantes”. Neste sentido, a tematização do programa propõe acompanhar este espírito politizado de empoderamentos coletivos, recortados no gênero feminino. 䔀洀戀漀爀愀 琀攀洀愀琀椀稀愀渀搀漀 漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀漀 攀猀琀 瘀漀氀琀愀搀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀⸀ 䄀戀漀爀搀愀 琀攀洀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀Ⰰ 猀愀切搀攀 攀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀
Com apresentação semanal, o programa leva para o mundo inteiro questões nem sempre discutidas. Buscando ouvir mulheres das mais diversas condições sociais, vozes que necessitam de espaço para debater temáticas pertinentes, conta sempre com ampla participação de pesquisadores/as das questões de gênero. 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀 瀀漀猀猀甀椀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 甀洀 戀氀漀挀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㔀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 猀漀 爀攀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀猀⼀攀猀 攀洀 最渀攀爀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 漀甀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀甀渀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀⼀漀甀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀
O segundo bloco alterna semanalmente entre Relacionamentos em Pauta (apresentado pela psicóloga Lindinalva Ramalho, que integrava a equipe do programa Amar não é Sofrer e continuou como colaboradora) e Assuntos Atuais do Feminino. Este bloco tem cerca de 10 minutos. 一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 切氀琀椀洀漀 戀氀漀挀漀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 漀甀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䔀 猀攀 攀渀挀攀爀爀愀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 洀甀搀愀爀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 栀漀洀攀渀愀最攀洀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀⸀ 䔀猀琀攀 戀氀漀挀漀 琀攀洀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀攀 㔀 洀椀渀甀琀漀猀⸀
Ocasionalmente, é produzida uma edição especial, na qual há a quebra da formatação de três blocos, como aconteceu com o programa especial em homenagem aos 10 anos da Lei Maria da Penha. Recebemos no estúdio quatro profissionais que debateram os avanços ocorridos a partir desta lei de proteção à mulher. 䔀猀琀椀瘀攀爀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 愀 搀攀氀攀最愀搀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 䴀愀礀猀愀 䘀攀氀椀砀㬀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 攀洀 最渀攀爀漀 攀 洀搀椀愀猀Ⰰ 䜀氀爀椀愀 刀愀戀愀礀㬀 漀 洀切猀椀挀漀 攀 攀渀琀漀 瘀攀爀攀愀搀漀爀Ⰰ 䘀氀瘀椀漀 䔀搀甀愀爀搀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 䴀攀猀琀爀攀 䘀甀戀愀㬀 攀 愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 攀 挀漀愀挀栀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 䰀椀渀搀椀渀愀氀瘀愀 刀愀洀愀氀栀漀⸀ 䔀猀琀愀 攀搀椀漀 昀漀椀 昀漀爀洀愀琀愀搀愀 攀洀 戀氀漀挀漀 切渀椀挀漀⸀
Eventualmente, produz-se programas gravados em ambientes externos, como o que foi feito em homenagem ao lançamento da campanha Outubro Rosa, no qual estivemos no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, e lá entrevistamos a secretária estadual de saúde da Paraíba, Roberta Abath; a diretora do CEDC, Roseane Machado; a mastologista Eulina Helena; e a supervisosa do CEDC, Edilene Lima. 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀最甀攀洀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 搀攀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 愀 攀搀椀漀 渀愀 焀甀愀氀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 愀 嘀椀挀攀ⴀ刀攀椀琀漀爀愀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䈀攀爀渀愀爀搀椀渀愀 䘀爀攀椀爀攀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀漀甀 挀漀渀漀猀挀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 䌀漀洀椀琀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀⸀
A equipe do programa é formada por Adilson Santana, Marqueline Miranda e Janaina Muzi na apresentação. Participação especial na apresentação da psicóloga e coach de realcionamentos, Lindinalva Ramalho. Na produção estão Janaina Muzi, Jailma Farias e Adilson Santana. E na coordenação técnica e edição está Genésio Vieira. Todos sob a supervisão das professoras Olga Tavares e Sheila Accioly, do DECOM - UFPB. 䄀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀攀椀琀愀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀㨀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀爀攀Ⰰ 嘀攀最愀猀 攀 匀漀甀渀搀 䘀漀爀最攀⸀ 吀愀洀戀洀 猀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 搀愀 爀搀椀漀 倀漀爀琀漀 搀漀 䌀愀瀀椀洀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀瀀漀琀猀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 攀洀 最攀爀愀氀 攀猀琀漀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀琀攀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 瘀愀挀椀渀愀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀
A divulgação do programa é feita em fanpage própria no Facebook e, ao mesmo tempo, na fanpage da Rádio Porto do Capim, além de outras páginas do Facebook da UFPB. Também é utilizada a divulgação via whatsapp. 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 猀 琀攀爀愀猀ⴀ昀攀椀爀愀猀Ⰰ 渀漀 栀漀爀爀椀漀 搀愀猀 ㈀ 栀漀爀愀猀 瀀爀攀猀琀愀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 切琀椀氀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀
Imersos na cibercultura, levamos em consideração que Marcarian (1980, p. 114) afirma a base tecnológica da cultura “[...] como um sistema específico dos meios de solucionar os problemas mais diversos com que se depara no decurso da multiface prática humana, como modo geral da atividade das pessoas e da organização da sua vida”. Pensando assim, visando a colaborar na solução de possíveis problemas de acesso da audiência, o podcast fica semanalmente disponível na página da webradio. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Os temas levantados nas edições do programa Essência de Mulher não apenas seguem tendências de debates na esfera pública, como também levantam questões que precisam de espaço. O programa dá voz a personalidades das quais a sociedade não pode prescindir, pela relevância social de suas pesquisas, experiências e depoimentos. É certo que sempre haverá interesse por temas de alcance social e por questões reais, que se apresentam no cotidiano. A webradio vai ao encontro de uma demanda da sociedade da informação; por sua vez, a tematização reflete uma estratégia de atendimento a um público segmentado, não massivo, com um conteúdo de qualidade. 䌀椀攀渀琀攀猀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 搀攀 猀甀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀猀 琀攀洀愀猀 搀愀猀 愀最攀渀搀愀猀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀攀椀琀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 倀漀爀琀漀 搀漀 䌀愀瀀椀洀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀 愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀攀砀漀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀 倀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀 挀甀洀瀀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 猀甀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 愀氀洀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 愀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 挀漀渀瘀椀搀愀 猀甀愀 攀焀甀椀瀀攀 愀 攀猀琀甀搀愀爀 攀洀瀀椀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀攀挀甀氀椀愀爀 瀀漀爀 猀甀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀 瀀攀氀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 眀攀戀⸀ 䴀愀椀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀 愀椀渀搀愀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 愀 爀攀搀攀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀猀琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀椀稀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 最氀漀戀愀氀椀稀愀⸀
Já tendo conquistado ouvintes em países como Reino Unido e Estados Unidos, o programa ultrapassa a fronteira geográfica e leva a todas as pessoas a possibilidade de se informar e pensar a respeito dos ideais de convivência harmônica, tão almejados por mulheres e homens que compreendem que um mundo melhor se faz com respeito à questão de gênero. 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 猀漀 洀甀椀琀愀猀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀攀 爀攀搀攀 攀 瀀攀氀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 眀攀戀Ⰰ 愀椀渀搀愀 栀 洀甀椀琀漀 漀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䔀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀猀猀渀挀椀愀 搀攀 䴀甀氀栀攀爀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 瘀椀搀愀 氀漀渀最愀 漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 搀攀猀琀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀娀䔀刀刀䄀Ⰰ 䔀⸀㬀 吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 伀⸀ 圀攀戀 刀搀椀漀 倀漀爀琀漀 搀漀 䌀愀瀀椀洀㨀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀洀 猀椀渀琀漀渀椀愀 挀漀洀 愀 䌀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀⸀ 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†堀嘀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 刀攀最椀漀 一漀爀搀攀猀琀攀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀 ጀ†倀䈀㨀 㔀 愀 㜀⼀ 㔀⼀㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀渀漀爀搀攀猀琀攀㈀ 㐀⼀ 爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㐀㈀ⴀ㔀㐀㜀ⴀ⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀ 洀愀椀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䤀匀䌀䠀䤀一䠀䔀嘀匀䬀夀Ⰰ 䴀⸀ 刀搀椀漀 猀漀挀椀愀氀㨀 洀愀瀀攀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 椀渀琀攀爀愀挀椀漀渀愀椀猀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀愀洀攀挀漀猀 ⴀ 䴀搀椀愀Ⰰ 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 瘀⸀ 㤀Ⰰ 渀⸀ ㈀Ⰰ 瀀瀀⸀ 㐀 ⴀ㐀㌀㜀Ⰰ 洀愀椀漀⼀愀最漀猀琀漀 ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀攀氀攀琀爀漀渀椀挀愀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀ 漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀爀攀瘀椀猀琀愀昀愀洀攀挀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㌀㈀㌀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀ 洀愀椀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀䌀䄀刀䤀䄀一Ⰰ 䔀⸀ 䰀甀最愀爀 攀 瀀愀瀀攀氀 搀愀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀攀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀猀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 洀漀搀攀爀渀愀猀⸀ 䤀渀 䔀一䜀䔀䰀匀Ⰰ 䘀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀猀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 ጀ†刀匀㨀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 嘀椀氀氀愀 䴀愀爀琀栀愀Ⰰ 㤀㠀 ⸀ 䌀漀氀攀漀 爀漀猀愀ⴀ搀漀猀ⴀ瘀攀渀琀漀猀 瘀⸀ ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䤀嘀䄀Ⰰ 䌀⸀ 䌀⸀ 搀攀⸀ 䠀攀爀洀攀猀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀㨀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀 攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀㨀 唀䘀倀䈀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䄀Ⰰ 一愀椀爀⸀ 倀愀渀漀爀愀洀愀 搀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀ 瘀⸀ 㜀⸀ 堀堀堀嘀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 䄀䴀 ጀ†㐀 愀 㜀⼀㤀⼀㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀䘀Ⰰ 䴀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀甀昀洀愀⸀砀瀀最⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀洀愀甀爀漀开眀漀氀昀开琀攀漀爀椀愀猀开搀愀开挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀ 洀愀椀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|