|
INSCRIÇÃO: | 01165 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT06 |
|
TÍTULO: | Imperosa: uma proposta de blog feminino para a cidade de Imperatriz |
|
AUTORES: | Rebeca Jeniffer Viana da Silva (Universidade Federal do Maranhão) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Blog, Cibercultura , Multimídia , Tecnologias Digitais, Empoderamento Feminino |
|
RESUMO |
O Imperosa é um blog feminino, isto é, com ênfase no público de mulheres e, ao mesmo tempo, apropriando-se delas como fonte. O produto em questão se trata de um trabalho propositivo de conclusão do curso de Jornalismo na UFMA e o nome escolhido faz justamente uma alusão ao "feminino" e à cidade de Imperatriz, no Maranhão, que seria a audiência presumida, ainda que entendamos que ela seja estendida. O blog possui a proposta de explorar assuntos femininos por uma ótica feminina, de uma forma critica, empática e humanizada. |
|
INTRODUÇÃO |
Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão, com uma população de 247.505 habitantes, sendo composta por uma maioria de mulheres, 128.323, o que representa na sua totalidade 51,83% de toda população, segundo o senso de 2010 do IBGE . Apesar disso, a mídia tradicional pouco retrata sobre assuntos pertinentes ao universo das mulheres. De maneira geral, muitas das publicações (comerciais ou alternativas) que circulam no município e na região não têm periodicidade regular, basicamente são pautadas em colunismo social e as poucas matérias que aparecem destoam dos preceitos básicos do jornalismo, no que tange à função social. Sem contar que, boa parte, não leva em consideração a idéia do "filtro" e nem elege estritamente os critérios de noticiabilidade.吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀洀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 焀甀攀 栀 甀洀 最爀愀渀搀攀 昀氀甀砀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 渀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 爀攀愀猀挀攀渀搀攀 漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 攀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 焀甀攀 栀 甀洀 琀攀爀爀攀渀漀 昀爀琀椀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀椀漀 搀漀 戀氀漀最 䤀洀瀀攀爀漀猀愀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 ∀挀漀渀琀攀切搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀∀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀猀最甀愀爀搀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 攀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 戀氀漀最 䤀洀瀀攀爀漀猀愀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀琀甀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀搀椀愀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 挀漀洀 愀 攀洀愀渀挀椀瀀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 挀漀洀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀洀漀爀 瀀爀瀀爀椀漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀ 䘀愀瘀漀爀攀挀攀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 焀甀攀 甀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀漀 昀切琀椀氀 攀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 搀愀搀愀 愀 搀攀瘀椀搀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䔀洀 猀甀洀愀 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 䤀洀瀀攀爀漀猀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀愀搀愀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 猀椀渀琀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 愀 猀攀爀 洀愀椀猀 愀洀瘀攀氀 挀漀渀猀椀最漀 洀攀猀洀漀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䤀洀瀀攀爀愀琀爀椀稀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 渀攀渀栀甀洀 戀氀漀最 漀甀 漀甀琀爀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀椀洀椀氀愀爀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀甀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 ∀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀∀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀甀爀最攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀 焀甀攀 愀琀攀渀搀愀 攀猀猀愀 搀攀洀愀渀搀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 攀 愀搀攀焀甀愀漀 挀漀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀
O blog feminino Imperosa é dotado de um propósito maior: não apenas divulga informação indiscriminadamente, mas busca apurar os fatos e contextualizá-los. Há um processo de produção para informar o leitor com responsabilidade, contribuindo para registro histórico, cultural e de entretenimento, para mulheres que querem se manter atualizadas. 伀 洀漀洀攀渀琀漀 愀琀甀愀氀 漀瀀漀爀琀甀渀漀 瀀愀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀爀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 攀砀椀猀琀椀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 挀愀爀攀渀琀攀 渀攀猀猀攀 猀攀最洀攀渀琀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀猀琀漀 攀洀 瘀漀最愀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀漀爀焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀琀漀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 搀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O blog foi projetado com fundamentação teórica, partindo da observação da carência de um produto jornalístico especializado para o público feminino de Imperatriz. Com base nessa realidade, foi feito um levantamento de dados sobre todo tipo de mídia local, destinada para mulheres. Após esse processo, onde foi detectado a necessidade de ter um produto que desse ênfase nos assuntos concernentes ao universo das mulheres, com maior responsabilidade social, rigor de apuração e criticidade, foi elaborado um pré-projeto, com foco inicial em estudo de dados, pesquisa bibliográfica e documental. 䄀瀀猀 攀猀猀攀 洀琀漀搀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀Ⰰ 愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 焀甀愀氀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 甀猀愀爀 昀漀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀戀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀甀 攀洀 搀漀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀猀㨀 甀洀 搀攀 爀攀瘀椀猀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 漀甀琀爀漀 搀攀 爀攀氀愀琀漀爀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 挀愀搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
O relatória foi o processo mais demorado e penoso, pois buscou-se aprofundar na literatura existente sobre blogs, cibercultura feminina e webjornalismo, o que nem sempre foi fácil de encontrar, visto que é um objeto novo, se comparado com outros tipos de mídias tradicionais e formas de se produzir jornalismo.䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 搀攀挀椀搀椀爀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 愀 爀攀氀愀琀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀愀洀ⴀ猀攀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 愀椀渀搀愀 搀漀 爀攀氀愀琀爀椀漀⸀ 䄀猀 瀀愀甀琀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 攀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀爀椀漀爀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 猀攀渀猀漀 搀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀⸀ 䔀猀琀愀渀搀漀 攀氀愀猀 猀攀洀瀀爀攀 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 愀氀最甀洀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 攀渀昀漀焀甀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀愀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀爀攀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 渀漀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀爀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀⸀ 吀愀氀 昀愀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 渀漀琀愀搀漀 樀甀猀琀漀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 漀甀 昀椀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀琀愀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 愀洀漀爀 瀀爀瀀爀椀漀 攀 搀愀 ᰀ愠甀琀漀 愀挀攀椀琀愀漀ᴀ†搀愀猀 氀攀椀琀漀爀愀猀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
伀 䤀洀瀀攀爀漀猀愀 甀洀 戀氀漀最Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀攀 愀 愀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 洀漀搀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀Ⰰ 攀 攀砀瀀漀爀 漀 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀甀挀漀 瀀愀甀琀愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 攀氀愀 渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀 瀀漀搀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀洀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 伀甀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 䤀洀瀀攀爀漀猀愀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀㨀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀洀 挀漀洀 愀 氀攀椀琀漀爀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 昀氀甀椀搀愀 攀 渀琀椀洀愀⸀ 䄀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 匀䔀伀 ⠀匀攀愀爀挀栀 䔀渀最椀渀攀 伀瀀琀椀洀椀稀愀琀椀漀渀⤀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 漀琀椀洀椀稀愀爀 猀椀琀攀猀 攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀猀 愀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 漀昀攀爀攀挀攀 搀愀搀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
Nele, há um direcionamento evidente para o público feminino: mulheres, jovens e adultas, que estejam em busca de conteúdos mais aprofundados sobre assuntos pertinentes ao universo feminino, mas que não se limite à superficialidade, aos estereótipos e à futilidade. Todos os posts são elaborados levando em consideração o rigor de apuração, escolha de fontes especializadas, representatividade e empoderamento feminino. Fomentando assim, debates sobre temáticas femininas de uma forma critica, empática e humanizada.倀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 渀漀 渀漀洀攀 䤀洀瀀攀爀漀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀愀 昀漀爀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀 愀氀甀猀漀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀漀爀 ∀爀漀猀愀∀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀猀椀洀Ⰰ 漀 戀氀漀最 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 渀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 栀漀猀瀀攀搀愀最攀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 䜀漀漀最氀攀Ⰰ 漀 䈀氀漀最最攀爀Ⰰ 瀀漀椀猀 ጀ†搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀愀猀 漀甀琀爀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 ጀⰠ 攀猀猀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 最爀愀琀甀椀琀愀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀甀猀攀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 攀猀琀 椀渀椀挀椀愀渀搀漀 渀漀 洀甀渀搀漀 搀愀 戀氀漀最漀猀昀攀爀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 挀搀椀最漀猀 搀攀 䠀吀䴀䰀 ⠀洀愀爀挀愀漀 搀攀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀Ⰰ 甀猀愀搀漀 渀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀攀 猀椀琀攀猀⤀Ⰰ 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 昀挀椀氀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀⸀
Para o projeto gráfico do blog foi escolhido um layout simples, disponibilizado na internet e que permitisse ser personalizado com a identidade visual do Imperosa, pensado para ser visualmente clean, sem muitas cores e distrações para o enfoque principal ser no conteúdo, de matérias, perfis e entrevistas. |
|
CONSIDERAÇÕES |
䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 愀渀漀渀椀洀愀琀漀Ⰰ 猀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀愀猀 攀 猀甀戀樀甀最愀搀愀猀 愀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 栀椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 洀愀挀栀椀猀琀愀⸀ 䘀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 瘀洀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 搀挀愀搀愀猀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀猀 搀攀氀愀猀 搀椀稀攀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀 攀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 昀漀洀攀渀琀愀爀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 伀 愀搀瘀攀渀琀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 甀洀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 搀椀昀甀猀漀 搀漀 猀愀戀攀爀 攀 愀 瀀爀漀洀漀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀甀洀愀 琀椀挀愀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 洀愀椀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 搀椀昀甀渀搀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 愀猀 挀愀甀猀愀猀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 爀甀瀀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 焀甀攀 愀瀀爀椀猀椀漀渀愀洀 攀氀愀猀 攀洀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀挀栀椀猀琀愀⸀
Nesse cenário, os blogs representam uma importante ferramenta contemporânea para garantir sua autonomia, legitimada por direito. Pois, tal aparato tecnológico oferece enfim, uma possibilidade de disseminação dos seus discursos e promoção de discussão sobre assuntos inerentes ao seu universo, narrado por elas e para elas. Ao contrário das outras mídias tradicionais, que embora esporadicamente tenham pautas femininas, nem sempre possui um olhar feminino e uma sensibilidade maior para representar o coletivo ao mesmo tempo em que também atende especificidades de grupos minoritários, como as mulheres plus size, as negras e as cacheadas, por exemplo.䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 洀甀渀搀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 漀猀 戀氀漀最猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀洀 昀甀渀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀猀 洀戀椀琀漀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀⸀ 倀漀爀焀甀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀洀 漀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀猀琀愀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀 瀀攀氀漀 洀攀爀挀愀搀漀 焀甀攀 椀渀瘀攀猀琀攀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀最漀爀愀 渀漀猀 戀氀漀最猀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 愀猀 戀氀漀最甀攀椀爀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀攀爀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瘀愀氀椀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 瀀爀漀瀀攀洀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀愀甀琀愀 愀猀猀甀渀琀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 攀 攀氀攀瘀ⴀ氀漀猀 愀 甀洀 最爀愀甀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䴀䄀刀䄀䰀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀㬀 刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 攀 䴀伀一吀䄀刀䐀伀Ⰰ 匀愀渀搀爀愀⸀ 䈀氀漀最猀㨀 洀愀瀀攀愀渀搀漀 甀洀 漀戀樀攀琀漀⸀ 䤀渀㨀 䄀䴀䄀刀䄀䰀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀㬀 刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀 攀 䴀伀一吀䄀刀䐀伀Ⰰ 匀愀渀搀爀愀 ⠀漀爀最猀⤀⸀ 䈀氀漀最猀⸀挀漀洀㨀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 戀氀漀最猀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀漀渀甀洀攀渀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ 㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 䐀甀氀挀氀椀愀 匀挀栀爀漀攀搀攀爀⸀ 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 䘀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 섀琀椀挀愀Ⰰ 㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䔀一伀Ⰰ 吀栀愀椀猀愀㬀 䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ 䨀漀爀搀愀渀愀⸀ 䈀氀漀最愀渀搀漀 搀愀猀 戀愀爀爀愀挀愀猀 搀漀 刀椀漀 吀漀挀愀渀琀椀渀猀㨀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀愀 戀氀漀最漀猀昀攀爀愀 椀洀瀀攀爀愀琀爀椀稀攀渀猀攀⸀ 䤀渀㨀 䄀渀愀椀猀 搀漀 㐀뀀 匀椀洀瀀猀椀漀 搀攀 䌀椀戀攀爀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀椀渀礀甀爀氀⸀挀漀洀⼀稀氀㈀瘀㤀洀最㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㌀ 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀搀攀⸀ 㠀⸀攀搀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 倀愀稀 攀 琀攀爀爀愀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䰀䔀䴀䔀一吀䔀Ⰰ 䄀渀愀 倀爀椀猀挀椀氀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 伀猀 戀氀漀最猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀㨀 䴀愀爀挀愀 搀攀 䘀愀渀琀愀猀椀愀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䤀䐀䄀䐀䔀匀 䤀䈀䜀䔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀椀渀礀甀爀氀⸀挀漀洀⼀最瀀攀最㐀氀渀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䤀刀一䔀Ⰰ 䰀瘀椀愀⸀ 刀攀瀀攀渀猀愀渀搀漀 漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀漀 搀愀 吀嘀㨀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀⸀ ㈀ 㐀⸀ ㈀㘀昀⸀ 吀攀猀攀 搀攀 䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 ጀ†倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀 䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 刀攀挀椀昀攀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
FOLETTO, Leonardo. Blogosfera x campo jornalístico. São Paulo: Momento editorial, 2007.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
HENRY, Jenkins. Cultura da convergência. 2.ed. Brasil: Aleph, 2008. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
PRIMO, Alex. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䌀愀琀愀爀椀渀愀⸀ 䈀氀漀最猀 攀 愀 昀爀愀最洀攀渀琀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䰀愀戀挀漀洀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|