ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01179</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Somos Únicos Somos Um Só, Webdocumentário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Herbert da Silva Sousa (Universidade de Fortaleza); Luana Maria Maciel dos Santos (Universidade de Fortaleza); Flávio Matheus Silva Paiva (Universidade de Fortaleza); Daniel Costa Silverio (Universidade de Fortaleza); Glauber Santos Paiva Filho (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;bolhas sociais, discursos da minoria, preconceito, webdocumentário, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho apresentado é um webdocumentario desenvolvido a partir do making of de uma campanha publicitaria, voltada para plataformas digitais. O tema explorado foi sugerido pela disciplina de Produção em TV e Cinema do curso de Comunicação Social com a habilidade em Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. O web documentário faz parte de uma campanha publicitaria, que estima como principal objetivo dar visibilidade as pessoas que foram oprimidas pela sociedade atual, através de relatos pessoais, com base no preconceito que elas viveram no passado e que ainda vivem no presente. A proposta é fazer com que esses discursos individuais possam ser também defendidos por outras minorias e assim tornar um manifesto perceptível.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema escolhido para ser retratado no webdocumentário teve embasamento com o texto acadêmico trabalhado na disciplina de Sociedade da Informação e suas Tecnologias que inspirou a criação desse projeto para disciplina de Produção Publicitária em Cinema e TV. O texto trata de uma vigilância controlada sutilmente por meio de algoritmos, esmiuçado na introdução, causando uma erosão social por meio de bolhas virtuais. Para veiculação do vídeo, foi escolhida a plataforma digital Youtube (trata-se de uma rede social onde permite que seus usuários carreguem e compartilhe seus vídeos de modo online). Esse meio é favorável por conta da forte presença do público - alvo da campanha. Tratando de discussões segregadas por meio do algoritmo, desunindo os discursos de minoria que pede força por se tornar cada vez mais fechada em seus nichos de causas. Por meio dos depoimentos captados durante o processo do trabalho, observamos que essa minoria passou grande parte do seu tempo de lado esquecida pela sociedade. Com isso temos como objetivos principais tornar visíveis os discursos esquecidos, uni-los e fazerem ganharem forças de apoio e representatividade e por fim a conscientização das pessoas através dos discursos apresentados no projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir das técnicas e conceitos aprendidos na disciplina de Produção em TV e Cinema e tomando como base de estudos textos desenvolvidos na disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologias, notamos a deficiência que se encontra na nossa sociedade contemporânea, a falta de união e apoio em discursos tais como feminismo e racismo que trazem apontamentos importantes de gênero. Temos como objetivo geral criar um webdocumentário para a plataforma Youtube, retratando a ersosão social vivida principalmente no mundo virtual e com o propósito de unir os diversos discursos postos como minoria em forma de conscientização, já que cada vez mais esses grupos se segregam em ninchos, causando uma erosão social formada por bolhas virtuais. Como objetivos específicos temos: *  Produção de vídeo de making of para o webdocumentário; * Captação dos relatos pessoais de cada personagens, sendo eles: Homosexual, Andrógeno, Feminista, Heterossexual e Negro; * Webdocumentário com depoimentos e relatos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O webdocumentário teve parceria com o Laboratório de Mídia, um núcleo júnior de pesquisa do curso de Cinema e Audiovisual, no qual se propuseram a realizar a edição dos vídeos. O tema proposto pela disciplina foram as erosões sociais, causadas pelas bolhas sociais que, por sua vez, são os discursos de gênero, feminismo e racismo. Como pilar teórico para o projeto, a equipe usufruiu do artigo Cibercultura Vigiada - Algoritmos Sociais e Privacidade Digital, que vem tratar de como as redes sociais através do algoritmo de uma vigilância controlada, sutilmente separa pessoas por discursos e interesses. As redes sociais estão presentes diariamente no cotidiano da maioria das pessoas que, além de usufruírem da sua principal função que é, comunicar, elas também servem para gerar opiniões, informar e criar hábitos de consumo. Para ingressar em grande parte das plataformas online disponíveis, o novo usuário precisa deixar boa parte de seus dados pessoais nelas. De forma sutil, o usuário acaba deixando a porta de sua privacidade aberta, dando o fim ao anonimato. Como reação ao  processo surge o algoritmo, uma sequência de combinações semelhantes,  que filtra os manuseios nas plataformas online, como redes sociais e navegadores, para que o usuário se depare apenas dos mecanismos de vigilância líquida, termo cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, eles passam a se individualizar mais ainda e acreditar que seus gostos e interesses são absolutos por estarem inseridos dentro de bolhas virtuais, em consequência, causando uma erosão social oriunda de discursos divergentes. A partir desse fato, podemos observar que a sociedade tende a ficar mais homogênea, e a partir do momento em que todos passam a dividir a mesma opinião  acabam deixando de lado grande parte de suas singularidades pessoais. Essa nova realidade deu início à criação de novas cadeias de sociabilidade cada vez mais restritas, os discursos opostos não podem mais serem debatidos formalmente, dando vez apenas para o discurso normativo. O nome escolhido para o webdocumentário foi Somos únicos, Somos um só. A história gira em torno de pessoas que possuem particularidades de vida diferentes, mas que sofrem o mesmo preconceito, a discriminação da sociedade, defendendo a ideia de que somos únicos nos nossos discursos individuais e que  precisamos construir uma sociedade unida, sendo apoiada e representada por todos. No decorrer do vídeo, mostramos que é possível apoiar essa causa independente da sociedade ser diferente, seja na cor, na opção sexual, nas opiniões religiosas, entre outros. Como o slogan descreve, "Somos únicos, Somos um só",  retrataraemos o conceito de diversidade e união, mostrando que juntos eles podem conseguir a sua visibilidade na sociedade.   O veículo de comunicação escolhido para a publicação do webdocumentário é a rede social Youtube. Paralelo a essa edição, produzimos cinco vídeos curtos para a plataforma online  Intagram, com duração de um minuto cada com o propósito de enfatizar o webdocumentário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">PRÉ - PRODUÇÃO   O projeto partiu da cadeira de Produção em TV e Cinema. Foram executadas técnicas de filmagens e roteiros cinematográficas aprendidos em sala de aula. Como base teórica, utilizamos o texto Cibercultura Vigiada   Algoritmos Sociais e Privacidade. Como argumentado anteriormente, nossa principal ideia é colocar em pauta a erosão social  causada pela sociedade atual e dar vez para os discursos das minorias com o propósito de se unirem, mas mantendo seus objetivos individuais.    Após a fundamentação teórica, a equipe definiu o tema da campanha e o que iria ser retratado. O primeiro roteiro criado foi a  definição um ensaio fotográfico, capturando as imagens de making of e no final de todo o processo a gravação dos relatos pessoais, que abordam  preconceito, questões de gênero e feminismo.   O roteiro contava com uma produção de moda, direção, cinco modelos, um técnico de filmagem e a utilização de três câmeras, cada uma com determinada função. A equipe se distribuiu por essas vastas funções para fluir todo o webdocumentário.   Finalizada as imagens de making of, o  próximo passo foi desenvolver um segundo roteiro para a gravação dos depoimentos de cada personagens. Foi necessário a presença de um técnico de filmagem do curso de Cinema e Audiovisual, a utilização de uma câmera para a gravação, uma locação na qual foi o estúdio de TV da Universidade de Fortaleza e um fundo preto localizado na mesma.    Diante a gravação e a captação dos depoimentos gravados, partimos para o desenvolvimento de um roteiro final que auxiliou na produção do webdocumentario, no qual foi  direcionado ao Laboratório de Mídia, núcleo Júnior de Cinema e Audiovisual da UNIFOR. A produção  teve como orientador  o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual e Professor da disciplina Produção em TV e Cinema do curso de Publicidade e Propaganda, Glauber Paiva Filho. A edição contou também com o acompanhamento da equipe.   PRODUÇÃO  Foi produzido um web documentário de aproximadamente 10 minutos e 21 segundos para a rede social Youtube e cinco vídeos apenas dos relatos pessoas dos personagens para a plataforma Instagram, enquadramento, tempo e cortes específicos foram usados para a mesma.    Para o making of e os depoimentos foram utilizados os seguintes equipamentos:   * Câmera: 5D mark  * Duas Lentes: 2470  *  Lente: 702000  *Luz: amarela   *Fundo: Tecido preto   *Blusas brancas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a primeira fase, delimitamos a criação de um roteiro analítico, ou seja, um meio de analisarmos a criação do webdocumentário com uma preocupação maior nos aspectos psicológicos, na linguagem e no discurso. Definimos o número de personagens necessários para participar do processo, foram eles: uma negra, um homossexual, um casal heterosexual e um andrógeno.   A partir disso, definimos o segundo passo que foram, as perguntas que os personagens deveriam  responderam no vídeo. Se elas estavam de acordo com a fundamentação teorica  o texto Cibercultura Vigiada :Algoritmos Sociais e Privacidade - e se também se interligavam umas as outras.   A terceira fase foi  o processo da produção de moda: eescolha das roupas de cada personagem que aparece no making of e como essa roupa transmitiria ao telespectador o sentimento de emoção e representatividade. Foi definido também nesse mesmo percurso que todos os personagens usariam branco na hora de falar sobre os seus relatos pessoais, para causar uma unidade visual durante do o vídeo.   Por fim, a quarta e última etapa, foi levar todo o material capturado para o Laboratório de Mídia, onde foram selecionadas as músicas de background (o som que ouvimos em segundo plano em determinado ambiente, filme, etc.) e a ordem de como iriam aparecer os discursos. Após a conclusão desses processos  foi realizada a apresentação do produto ao professor orientador do projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Durante o processo do trabalho, as tarefas foram divididas em equipe, onde ocorreu interação por parte de todos os membros. A construção desse laço foi útil para realizar um trabalho em harmonia e com um bom aprofundamento teórico do texto trabalhado. Esse método de ensino serviu para que todos pudessem pôr em prática as técnicas aprendidas em sala de uma forma bastante didática, levando a todos um aprendizado mais amplo.  Foi um processo que envolveu tempo, estudo e dedicação, assim como experiências trazidas em âmbito acadêmico e experiências do mercado de trabalho. A temática foi trabalhada com cautela por sabermos o nível de delicadeza que elas apresentam, pois tratam-se de relatos pessoais de cada personagem escolhido para participar dessa campanha, depoimentos esses que emocionaram toda equipe.   A experiência da construção desse produto chegou a mudar cada um dos membros dessa equipe, afinal entregamos um trabalho na qual a equipe se dedicou bastante pelo teor social que fomos envolvidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FELÍCIO, Maurício Barbosa da Cruz. Cibercultura Vigiada - Algoritmos Sociais e Privacidade Digital. XXXIX Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, SP. 2016<br><br>BAUMAN,Zygmunt;LYON,David.Vigilância Líquida.Zahar.São Paulo, 2014.<br><br> </td></tr></table></body></html>