ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01202</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A Infografic realiza, a Infografia agiliza</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jefferson Weyne Castelo de Oliveira (Faculdades Nordeste); Bruno Ramos Fernandes (Faculdades Nordeste); Breno Pessoa de Araújo (Faculdades Nordeste); José Nacélio Macena da Silva (Faculdades Nordeste); Paulo Victor Gomes Feitosa (Faculdades Nordeste); Manuela Costa Bandeira de Melo (Faculdades Nordeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Rádio, Jingle, Mídia, Propaganda, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Jingle: A Infografic realiza, a Infografic agiliza é um produto em áudio produzido na disciplina de Produção Publicitária em Rádio, na Faculdade Nordeste (Fanor). O desafio foi criar uma produção midiática para rádio que unisse a teoria vista em sala com a prática. Pois as oportunidades que o rádio nos possibilita de vivenciar experiências acadêmicas e profissionais no meio radiofônico, imergindo no gênero publicitário e em suas diferentes tipologias, tende a nos transformar em profissionais completos. O produto tem como objetivo ser um material dinâmico e que atinja o público que Infografic visa atingir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle é uma possibilidade eficaz na solução do problema de comunicação para as pequenas, médias e grandes empresas. Neste paper apresentaremos o processo de concepção, desenvolvimento e finalização de um jingle para a empresa "Infografic  Grafica Digital", que é um empresa de pequeno porte, com mais de doze anos de atuação na região periférica de Fortaleza CE. Pois, de acordo com a metodologia apresentada na disciplina, devemos estar preparados para competimos e ser inseridos no mercado, e para isso somos desafiados a trabalhar com clientes reais atuantes no mercado. A respeito da propaganda, afirma Keller & Kotler (2006, p. 566), propaganda é "qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado". Tais patrocinadores (anunciantes) podem ser tanto da iniciativa privada quanto de agências governamentais, instituições sem fins lucrativos ou de caridade. Nessa perspectiva, a propaganda planejada estrategicamente por profissionais capacitados como ferramenta de solução em problemas de comunicação e persuasão na impulsão de vendas, parece ainda estar distante para pequenas empresas, seja por falta de conhecimento na potencialidade desta ferramenta, ou pela simples falta de verba em consonância com o citado acima. Levando em consideração tais informações, a linha de criação do jingle "A Infografic realiza, a Infografic agiliza", procura fortalecer o aprendizado dos alunos da disciplina produção publicitária em rádio em âmbito prático e não obstante proporcionar uma nova perspectiva positiva e lucrativa na situação de mercado da empresa Infografic, gráfica digital. Esse paper, explora as diversas etapas contidas no processo de criação concepção desse material. Desde as informações inicias, onde entendemos os problemas do cliente e traçamos a melhor estratégia, passando pela elaboração do roteiro e produção do áudio até a veiculação na rádio comunitária.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo desse trabalho é produzir um produto publicitário para rádio que possua uma linguagem atual e dinâmica e que entenda as especificidades tanto do cliente em questão como do meio que esse produto vai ser veiculado que é o radiofônico. O jingle "A Infografic realiza, a Infografic agiliza" traz uma melodia forte e inovadora, onde, faz uma mistura alegre, e com muita personalidade de dois ritmos musicais: o rock e reggae. Por ser dinâmico e jovial, tem na sua história muita garra, revolução e busca pela igualdade, equiparando-se a história da empresa em questão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina Produção Publicitária em Rádio, aponta aos estudantes diversas formas de utilização do rádio para sanar e solucionar problemas de comunicação, sendo esse meio eficaz e bastante acessível e, além disso sabemos que o rádio é um dos veículos de comunicação mais expressivos e singulares, isto porque envolve uma série de características, como: a sensorialidade, o caráter transfronteiriço e a linguagem sedutora e de fácil compreensão. Barbosa (2009, p 45) reforça as considerações supracitadas, ao nos dizer que ''por tratar-se de um meio 'cego', a linguagem radiofônica estimula a imaginação, envolve o ouvinte, convidando-o a participar da mensagem por meio de um 'diálogo mental''. Já Sant'Anna (2013) afirma que também é pertinente ressaltar, neste ponto, que o rádio nunca oferece uma ideia acabada. Para o autor (op.cit.), as ideias se complementam na cabeça dos ouvintes, aguçando sua percepção, imaginação, criatividade e repertório. Embasados nestes conhecimentos os alunos são desafiados a inserir a propaganda em rádio como estratégias de comunicação para clientes reais. Dessa forma, foi solicitado para a equipe, a criação de uma peça no formato de jingle. A condição essencial era que essa peça midiática resolvesse, de alguma forma, os problemas de comunicação de um cliente real. Ainda sobre a peça escolhida, o termo jingle origina-se da língua inglesa e significa tinir, retinir, soar. Na linguagem publicitária, entretanto, ele é definido como uma mensagem publicitária musicada, elaborada com um refrão simples e de curta duração, feita especificamente para um produto ou empresa (SENNA, 2003). O primeiro jingle produzido remonta ao ano de 1926, nos Estados Unidos, para ser usado em uma campanha publicitária de um cereal matinal chamado Wheaties e cujo slogan principal era: "Para um café da manhã de campões". O auge do jingle, no entanto, se deu na década de 1950, também nos Estados Unidos, durante os anos dourados e de crescimento econômico. Esse formato era utilizado em larga escala para a maioria dos produtos, desde roupas, alimentos e até produtos de higiene pessoal, ressalta Manhanelli (2011).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho começou a ser construído com a busca pelo anunciante, tínhamos o job de criar um jingle para um cliente real e que apresentasse problemas em sua comunicação. Criar algo para um grande anunciante exigiria menos esforço e preocupação, no entanto, havia o entendimento de que trabalhar com algo assim não seria acessível em nenhuma das etapas do projeto. Além disso, compreendemos que empresas dessa magnitude já possuem suas agências de propaganda. Portanto, a equipe decidiu ir a periferia de Fortaleza - CE, com o objetivo de encontrar uma empresa que, mesmo com a sua estrutura pequena, reconhecesse a necessidade de ter uma boa comunicação. O segundo filtro utilizado foi à procura por bairros com rádios comunitárias. A maior preocupação era que o jingle depois de finalizado fosse veiculado em algum lugar e que de alguma forma trouxesse resultados para o cliente. Sabíamos que uma empresa com poucos recursos não pagaria o convencional para anunciar em uma grande rádio, mas se tivesse uma rádio comunitária com um custo menor, poderíamos ter a oportunidade de veicular o projeto. O anunciante também iria poder utilizar mídias mais tradicionais e comuns da sua região como: carros de sons, bicicletas ou motos com som. O cliente escolhido foi a Infografic, uma gráfica rápida localizada no bairro Almirante Tamandaré, situado na região do Grande Jangurussu, bairro periférico de Fortaleza CE. Em tempo, o trabalho de comunicação foi oferecido gratuitamente, não foi cobrado nada à empresa pelo "job" executado, o nosso retorno seria a prática do que foi aprendido na disciplina. O processo de criação começou na Reunião de briefing. "O briefing é o conjunto de informações mercadológicas que deverá ser passado à agência para que ela possa começar o seu trabalho." (MARTINS; Zeca, 2002, p.75). A equipe de estudantes visitou o cliente com o intuito de entender o cenário de mercado que ele estava inserido, também conversamos com os funcionários para entender a essência da empresa e como eles tratavam os clientes. Ainda nessa fase, captamos os problemas que o proprietário julgava ser a maior dificuldade que existia na comunicação. Foi necessário passar algumas horas a mais dentro do estabelecimento, a equipe precisava conhecer o perfil de público e entender como eles se comunicavam. "A imprecisão do contorno que define o público-alvo torna o trabalho mais difícil, tanto na busca da ideia criativa quanto na seleção dos veículos publicitários." (CORREIA, 2004, p.181). Ao final da reunião foi identificado que o perfil do cliente e do seu público se encaixava perfeitamente com o formato que precisávamos utilizar. Visualizamos também o interesse do empreendedor em investir no projeto. Desse modo, partiu-se para a elaboração da peça, com o objetivo de divulgar os diversos produtos da gráfica de forma objetiva e com uma linguagem voltada ao público específico daquela região onde a Infografic se encontra. Iniciou-se, assim a elaboração do texto do jingle, levando em conta a necessidade de uma abordagem leve e direta, que despertasse o interesse do público-alvo da campanha, composto por moradores da periferia de Fortaleza. Foram utilizados recursos e técnicas publicitárias na construção do texto. O texto foi pensado com a finalidade de mostrar que a gráfica tem tudo que o cliente final precisa, desde o serviço mais simples até o mais complexo. Pela característica do texto, precisávamos falar muitas coisas em pouco tempo. Portanto, tínhamos a intenção de deixar isso mais atrativo. A saída foi escolher um ritmo que permitisse que o intérprete cantasse os diversos serviços da gráfica sem prejudicar o entendimento, foi escolhido um ritmo que representasse movimento. A seguir, como o apoio dos técnicos de som e das ilhas de áudio que compõem a estrutura da instituição, a voz do interprete foi gravada e editada junto à melodia que compõe a peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta em questão permitiu a elaboração de um jingle publicitário de cunho comercial para a Infografic, uma instituição de pequeno porte, situada na região do grande Jangurussu, periferia de Fortaleza CE. Uma empresa com características do novo modelo de micro empreendedorismo, que já está no mercado a mais de 12 Anos. Tem em sua essência um conceito jovem e moderno que oferece um modelo dinâmico e inovador em serviços gráficos, bem como, impressão digital, offset, sublimação, laminação, encadernação, etc. A empresa disponibiliza para o mercado os mais modernos equipamentos gráficos, operados por uma equipe eficiente que permite qualidade máxima nos seus trabalhos, onde a superação se renova a cada dia. Quando as capacidades técnicas e humanas se unem, o resultado só pode ser um alto padrão de qualidade. A Infografic trabalha com a missão de oferecer ao mercado, qualidade, criatividade e rentabilidade, produtos e serviços inovadores e acessíveis, com a participação de colaboradores motivados e capacitados. Pretende ser a empresa gráfica preferida pelos clientes, por viabilizar o acesso a produtos e serviços de primeira linha que proporcionam satisfação e garante fidelidade. Valores como: Espírito empreendedor, Inovação, Integridade, respeito às pessoas e respeito ao meio-ambiente fazem parte da essência da empresa. Depois de entender o conceito e as necessidades da empresa, foi o momento de compreender a função do jingle, bem como os modos de construção desse formato. Deve-se levar em conta que o jingle, é uma mensagem publicitaria musicada e elaborada com uma letra simples e de curta duração feita exclusivamente para um produto ou empresa, a fim de ser lembrado com facilidade, com uma melodia cativante. Um jingle eficiente é feito para gerar memorização. A letra foi construída em uma linguagem informal e bem humorada, com a intenção de gerar identificação e envolvimento com o público. A ideia era transmitir que a gráfica tem tudo que você precisa pelo preço justo. Assim, o texto do jingle foi estruturado usando técnicas de redação publicitaria como o uso de rimas e repetições: "Se você quer fazer uma pesquisa, A Infografic realiza. Se você quer um cartão de visita, A Infografic agiliza. Acessórios de informática, Impressões e logomarcas. A Infografic também tem Canecas personalizadas. Só na Infografic você tem Aquele preço camarada." Ao final da letra foi inserido informações sobre o endereço e contato. Após a gravação da voz foi inserido o ritmo e alguns efeitos sonoros. Foram utilizados programas profissionais de edição e efeitos de som, o áudio uma vez finalizado foi salvo em extensão MP3 para, posteriormente, ser apresentado em sala de aula. Roteiro Campanha: "A Infografic realiza, a Infografic agiliza" Tipo: Jingle Duração: 45" Elementos Sonoros Elementos Textuais Música com trilha sonora reggae/rock Voz Masculina com tom vibrante Fade-out da música Voz Masculina com tom vibrante Se você quer fazer uma pesquisa A infografic realiza Se você quer um cartão de visita A infografic agiliza Assessórios de informática Impressões e Logomarcas A infografic também tem canecas personalizadas Só na infografic você tem aquele preço camarada Infografic, Gráfica Digital Há 11 Anos imprimindo com qualidade e rapidez. Venha nos visitar Av. A, 256  Conj. São Cristóvão, Pertinho do Conj. Tamandaré  Fone 3269.7102 Acesse infograficdigital.com.br</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os desafios de formandos e recém-formados são enormes, e uma disciplina como a de Produção Publicitária em Rádio é um ganho estimável, não apenas para uma obtenção de nota, mas como uma preparação efetiva para o mercado de trabalho. A produção da peça "A Infografic realiza, a infografic agiliza" foi um trabalho árduo, porém muito prazeroso, estudos levantados, visita a clientes, produção de briefing, só tem a somar a nosso repertório. O jingle é uma ferramenta de propaganda vinculada no rádio, e esse como tal usamos apenas um sentido, a audição, e não existindo o apelo visual, o fato de aguçar a imaginação do ouvinte é o ponto que todo jingle quer atingir. Apesar de todos os desafios apresentados, a fundamentação foi buscada em bases sólidas e resultados positivos e satisfatórios para nosso cliente. As oportunidades que o rádio nos possibilita de vivenciar experiências acadêmicas e profissionais no meio radiofônico, imergindo no gênero publicitário e em suas diferentes tipologias, tende a nos transformar em profissionais completos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBOSA, André Filho. Gêneros Radiofônicos: Os formatos e os programas em áudio. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2009.<br><br>CORREIA, Roberto. Planejamento de propaganda. São Paulo: Global Editora, 2004.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí!. São paulo. Editora Futura, 2002.<br><br>KELLER, K. L.; KOTLER, P. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. <br><br>MANHANELLI, Carlos Augusto. Jingles eleitorais e marketing político. São Paulo: Summus, 2011.<br><br>SANT ANNA, Armando; JÚNIOR, Ismael Rocha; DABUL, Luiz Fernando. Propaganda: Teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.<br><br>SENNA, Pedro Victor de. Meu caro anúncio: a publicidade descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2003. <br><br> </td></tr></table></body></html>