ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01208</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Festival do Sol</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabryel Pereira de Araújo (Universidade Potiguar); Natália Maria de Oliveira Cunha (Universidade Potiguar); Breno Martins Silva e Souza (Universidade Potiguar); Jéssica Mariana da Silveira Vicente (Universidade Potiguar); Thayane Silva Ribeiro (Universidade Potiguar); Jalticley Batista Bezerra de Souza (Universidade Potiguar)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Música, Cultura, Festival Do Sol, Websérie, Storytelling</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Websérie, assim como Filmes Publicitário, Trailer e Curta, são ferramentas comunicacionais que atraem e chamam a atenção das pessoas. Sua importância busca fomentar a necessidade de vivenciar uma determinada situação que trabalhe com a perspectiva visual, possibilitando ao público um impacto ao recebimento da mensagem, de modo a possuir um conhecimento sobre aquele ponto objetivado. Com isso, a websérie desenvolvida para o projeto transmídia tem o propósito de promover a história de um festival de música independente, a partir de um storytelling, evidenciando a música, cultura e arte da cidade do Natal/RN.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um vídeo, é apenas um vídeo, se por si só, não faz sua extensão intensiva de se desenvolver e manter firme aos olhos de quem o vê com interesse. É preciso que tenha alguém apto a produzi-lo, e que relate a melhor história possível, assim obtendo a verdadeira essência da mensagem transmitida, buscando decifrar nas pessoas o sentimento de desejo em se manter conectado ao que vai acontecer por meio de sua execução.  O filme convencional comanda as emoções, mas a montagem intelectual permite, além disso, dirigir todo o processo mental (REISZ, Millar, 1978, p.62). De acordo com essa observação sobre conteúdo audiovisual, foi criado um roteiro storytelling no intuito de promover a marca do evento  DoSol , que mescla a ficção e o realismo, de um jovem que busca construir um evento cultural, iniciando sua jornada no âmbito musical até torná-lo realidade, como parte de um combo de projetos que reúne, dentre outras atividades artísticas, o Centro Cultural, uma produtora de vídeo, um estúdio de gravação e o crescente Festival. O evento possui 15 anos de atividade e resistência desde o seu primórdio, mostrando a força da música local e regional. A arte possui o poder de transformar, fortalecer e amadurecer o pensamento crítico, nos trazendo benefícios. Observando essa ênfase sobre o Festival, o roteiro produzido reflete exatamente sobre o que se trata sua composição, de forma a promover seu nome, massificar seu público e acrescentar ainda mais valores e respeito a cultura desse povo. O Festival DoSol é o principal projeto do combo cultural, em Natal, onde está a sua matriz, e busca trazer as mais diversas atrações e públicos, tendo como foco principal a música independente que compõe a cultura originada da região, integrando o entretenimento e o lazer para quem conhece e tem interesse em frequentá-lo, sendo viável a expansão de seu nome e a diversidade de seu público, que através da música, favorece a união e conexão das pessoas, livre dos padrões sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Identificar por meio da websérie, e de forma literal, a realização do evento que não se mostra como uma animação ou subestima a importância de sua existência. Trata-se de um elemento construtivo para o desenvolvimento cultural e intelectual dos indivíduos participantes e envolvidos. Esse piloto, tem por intenção mover o evento e, consequentemente, desconstruir padrões, apostando piamente no poder transformador da música, que por meio disso, vem se alimentando até os dias de atuais. O cinema, que maravilhoso veículo de propaganda para a venda de produtos de todas as espécies. Bastaria encontrar uma ideia original para atrair a atenção do público e, no meio do filme, se passaria o nome do produto escolhido (George Mélies, 1898, em MATTELART,1991, Apud Ribaric, 2011, p 1). O conteúdo audiovisual foi idealizado e produzido de acordo com as ideias pensadas para sua desenvoltura, o intuito de ser um vídeo que estreia mais um novo canal na plataforma YouTube, em que evidencia para o Festival DoSol, todas e somente publicações registradas nas edições passadas, atuais e futuras, fazendo um paralelo ao que se refere às outras ações do combo e selo DoSol , levando o público a ver um conteúdo diretamente ligado a propagação dos shows, atrações artísticas, locais de realização e compartilhamento expansivo. Por ser um crescente Festival e produto de interesse público, as oportunidades surgem não só para os veteranos do ramo, mas também para aqueles que querem embarcar nessa jornada, seja na exposição dos seus trabalhos em forma de música, ou como nas primeiras edições, onde eram executadas várias outras expressões artísticas do tipo teatro e dança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma produção audiovisual nunca foi simples e fácil de se fazer, pois se realiza em variadas etapas de formação. Primeiramente surge a ideia, relacionada ao tema que vai ser trabalhado, sendo desenvolvida na escrita, seja por um storytelling ou roteiro padrão, adquirindo seu caráter próprio de criação, e em seguida, parte para a pré-produção, onde todos os detalhes são decididos e uniformes. O som e imagem que são captados na produção, chegam na última fase de elaboração, que é a chamada pós-produção, onde é feita a montagem e o uso de ferramentas e recursos de edição para completar a obra. Para se chegar a um texto tão completo, que sirva a todas as pessoas envolvidas no filme e de onde cada uma possa tirar as informações que lhe serão relevantes, em geral é necessário passar por várias fases desde aquela ideia inicial até esse último documento: o roteiro (MARQUES, 2007, p.23). Atualmente, diante da imensa mescla e produtividade constante de plataformas, veículos, ideias, mensagens e maneira de transmitir um projeto ou campanha na comunicação social, a tecnologia sempre sobressai a forma de conduzir e viabilizar a responsabilidade e significância de um nome como marca ou empresa. Devido a isso, o propósito de produzir um vídeo neste porte e deste nível, sobre um festival que cresce e se expande a cada ano, esse tipo de mídia, conta-se como contribuição importante nessa jornada incessante de veicular uma nova mensagem nas realizações de suas edições. É dessa maneira que a televisão ultrapassa a barreira entre realidade e ficção. Ao difundir preceitos éticos e estéticos nas suas molduras, a televisão consegue relativizar as noções de  real e  ficção . Assim, o meio é capaz de atuar na dissolução e na instauração de mundos absolutamente novos (PASA, 2013). É claro o propósito de estabelecer ao evento uma visão positiva para o seu próspero futuro, pois é a partir dele que, disseminando a música para todos, possivelmente pode-se ter acesso a variadas formas de expressões artísticas e suas diversidades, possibilitando ao público experiências únicas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trabalhando sob a perspectiva de Locução Off para o episódio, idealizado através de um storytelling, usufruímos do suporte técnico de som disponibilizado pelo Laboratório de Rádio da Universidade Potiguar, em que fora utilizado o software Sony Vegas Pro, para a realização dos cortes de falas ao final do processo de captação de áudio. Além do suporte de áudio, contamos com o auxílio da organizadora e produtora do Festival DoSol, Ana Morena Tavares, e da administração do Centro de Turismo de Natal, que cederam espaços em suas dependências para a gravação do piloto. Dividido em duas etapas de gravações, o vídeo é ambientado em dois locais distintos no estado do Rio Grande do Norte. Para as cenas capturadas na primeira locação, situada no bairro histórico da Ribeira, polo comercial e turístico da cidade do Natal, foram utilizadas duas câmeras DSLR Nikon, D3300 e D3200, com objetivas 18-55mm e 35mm, respectivamente. Além dessas, para os takes da segunda locação, a Lagoa de Arituba, pertencente ao município de Nísia Floresta, a equipe fez de uma câmera GoPro, modelo Hero4 Silver, para a gravação subaquática. Todo o processo referente à captura de imagens foi realizado em três dias, totalizando 7 horas de gravações. Durante as filmagens, foi preferível o uso de Primeiros Planos, Primeiríssimos Planos e Planos Médios, sendo pouco utilizados os Planos Gerais e Abertos. Já que o intuito era manter uma forte ligação com os sentimentos, os planos trabalhados evidenciaram de forma justa a transmissão de diferentes sensações em acordo ao drama relatado. Posteriormente, o conteúdo obtido foi direcionado para o processo de montagem e tratamento. Cru, o material contava com 573 arquivos, um total de 2 horas e 36 minutos de conteúdo, entre imagens de DSLR e GoPro. Toda a pós-produção se deu através da utilização do programa Adobe Premiere Pro, em que no arquivo de configuração Geral, o modo de edição inicial foi HDV 1080i, com base de tempo 29,97 fps. Referente às configurações de vídeo da Sequência, trabalhamos com o tamanho de quadro 1440x1080, sendo 1440 de largura e 1080 de altura (16:9). Construindo uma linha de raciocínio lógico acerca da história trabalhada, operamos conteúdos audiovisuais, creditados ao decorrer do piloto, de diferentes acervos do site Youtube. Além do material disponibilizado pelos organizadores do evento Festival DoSol. Através desses arquivos, buscamos retratar os sonhos e sentimentos da personagem, sob uma infinidade de imagens nostálgicas que marcaram o universo musical brasileiro. Como nas cenas de Rita Lee e Roberto Frejat ao início do episódio. Relacionado à correção de cores das imagens, a equipe de edição tomou como base a área de trabalho Lumetri Color, utilizando três tabelas de consultas (LUTs), ajustado-as de acordo com a iluminação de cada take. Sempre buscando identificar o passado e o presente da personagem. A primeira tabela, Canon 7D  SL, se faz presente referenciando toda a antiga vida de Joca. Formada por cores esmaecidas e baixa saturação, a LUT busca representar a vida triste e oprimida do jovem. Já a segunda, Sedona Standard, é marcada pelo modelo Orange and Teal, representando a vida de João Carlos no novo tempo. A predefinição traz consigo um ar de modernidade, exaltando as cores laranja e azul que, segundo o fotógrafo, editor de vídeo e cinegrafista Tércio Fernandes em seu artigo  As cores azul e laranja em filmes , afirma:  Laranja e azul são cores complementares e criam um grande contraste. Juntas elas prendem a atenção do espectador, direcionam o olhar e fazem você acreditar que o mundo é realmente daquela cor . A terceira tabela de consulta, GoPro 5800k  SL, aliada à saturação nível 0, apresenta em sua formação uma coloração preto e branca, trazendo paralelamente lembranças e pensamentos da personagem. Para a Direção de Arte envolvida neste projeto, a escolha e construção da tipografia no título do filme foi usada a partir do software de edição Adobe Illustrator. Seguindo a proposta que trouxemos sobre  O Admirável Festival DoSol , buscamos como referência base o filme  A Fantástica Fábrica de Chocolate , do autor Tim Burton, em que a fonte utilizada foi a Flowers Kingdon. Para enfatizar o âmbito histórico do acontecimento, foi preciso trabalhar com o lúdico, psicodélico e fantasioso modo de desenvolvimento. A fonte obteve seu tamanho 72, e para gerar esse movimento em forma distorcida na frase, como um  flag , usou-se a ferramenta Make Envelope, buscando transmitir o dinamismo singelo e mágico que identifica o jeito irreal de contar uma história. A próxima etapa consistia em encaixar efeitos visuais em cenas chaves que, por meio desses, fosse possível transportar o webespectador para os anos anteriores. Em decorrência disso, o preset Glitch foi aplicado em takes que remetiam à lembranças de 1980. A intenção era trazer um ar de TV antiga, com  chiados . Ao final da pós-produção, com o auxílio do software Adobe Photoshop CS6, iniciamos o processo de legenda do episódio, optando pelo uso da fonte não serifada Arial Bold Itálica, a fim de facilitar a leitura do internauta. Seguido as etapas, os arquivos de textos foram importados para o Adobe Premiere Pro, onde seriam encaixados cena a cena. Legibilidade é neutralidade. As fontes mais populares são as mais fáceis de ler; a popularidade fez com que elas desaparecessem de nossa cognição consciente. Depois de um certo tempo, é impossível dizer se elas são fáceis de ler porque são muito usadas, ou se são muito usadas porque são fáceis de ler (Farias, 2000, p.78). Foram dedicados quatro dias na ilha de edição para alcançarmos o resultado almejado, em que o arquivo definitivo foi renderizado no formato H.264, em qualidade e profundidade de bits máximas, resultando um produto singular de tamanho 542,1 MB, com 6 minutos e 57 segundos. Para que suas futuras produções tenham êxito, é importante observar algumas dicas: A primeira delas é o tempo de duração das webséries. Particularmente eu acredito que 8 minutos seja o ideal, mas dependendo da sua história você pode utilizar mais ou menos. O importante é que nunca seja menor ou maior que o necessário, com a pena de não conseguir o entendimento da história ou perder o seu webespectador pelo tédio na demora dos episódios. E aqui também cabe um toque sobre a sazonalidade. Já mencionei que os webespectadores não são presos a datas de lançamentos, mas eles sempre gostam de novidades. Então, nunca os deixe com um intervalo grande entre uma produção e outra (AEREPHE, 2013, P.45-46). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pensado em ser o reflexo da vida de um personagem fictício que habita os anos de 1980, o episódio piloto da websérie  O Admirável Mundo do Festival DoSol , fazendo inicialmente uma simbólica analogia ao romance  O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, mesmo possuindo diferentes contextos, mas que também revela-se a transição de uma sociedade em desenvolvimento, tem como protagonistas o casal João Carlos, ou simplesmente Joca, e sua companheira Melissa, interpretados pelos atores Zé Tavares e Ana Raquel Cavalcanti. Durante o processo seletivo para os personagens principais, a equipe de produção buscou em seu casting, jovens de ambos os gêneros, que possuíssem características visuais marcantes e que exalassem em seus estilos, uma forte personalidade, identificando através de suas peculiaridades e trejeitos, algo semelhante aos jovens  alternativos que viveram intensamente a época.  O produto de ficção é tão real quanto o gerado pela natureza, apenas não pode ser avaliado de acordo com os mesmos critérios (CAUQUELIN, 2005, p. 62). Reconhecendo que a iniciativa de produzir tal forma de websérie de ficção, traz expectativas de almejo ao objetivo proposto, a história por mais simples que seja, é um trabalho árduo de pesquisa e produção para ser realizada. O relato gravado a partir de um storytelling, montagem de roteiro e sinopses, em sua finalização, identifica a mescla da ficção e da realidade da vida de um jovem que busca incessantemente tornar real o seu maior sonho. Com isso, foi exposto um tipo de gravação onde torna-se perceptível a fusão da trama com diferenciados contextos sentimentais. Iniciando o filme, em que se passa numa determinada época, filtros mais simples e de característica objetiva, distingue o que vai ocorrer no decorrer de seu desenvolvimento de acordo com suas mutações. Com filtros sem vida, que permeiam durante partes iniciais do conto e em seguida filtros que exaltam as positivas transformações humanas vivenciadas, as transições se complementam a isso e são uniformes em todo o seu contexto. Os planos envolvem toda a perspectiva de sentimentos e emoções que marcam e unificam a estética, valorizando a maneira de interagir e induzir o espectador a se aliar ao contexto explicitado buscando referenciar o conteúdo máximo do Belo e o mínimo do Grotesco. Os mais trabalhados e diversificados Primeiros Planos, Primeiríssimos Planos e Planos Médios, foram a base de todo o envoltório contextualizado no relato. São eles que, dão formas e decifram a experiência traduzida pelo ator, transmitindo a essência da mensagem para os seus espectadores. Essa é a maneira mais impactante de transcender a ideia lógica dos fatos. As cores influenciam o ser humano e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltação ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem. As cores podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos (FARINA, 2006, p.02). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A websérie em questão, traz consigo um distinto modo de traduzir o seu tema e foco de produção. Acerca dos valores competidos ao renome de um evento que marca e contribui para identificar à cena cultural de uma cidade, o processo criativo partiu de um pressuposto onde demonstra à ascensão desse festival gerando o intuito de fomentar as raízes de um povo. Idealizar, roteirizar, dirigir, gravar, editar, e contar uma história, seja ficção ou realidade, é de grande responsabilidade, pois ali está exposta uma história que busca por meio dos fatos, levar a informação e o conhecimento à uma sociedade em constante evolução, sendo de suma importância à valorização e hábitos culturais singulares de uma região. Devido à isso, o Festival DoSol, considerado a maior vitrine musical do Brasil, segundo o pesquisador musical Abner Moabe, nos possibilitou concluir com êxito o trabalho realizado, alcançando o objetivo de ser um dos mediadores da propagação cultural e artística por meio da música, reunindo componentes culturais de edições anteriores do Festival, os adaptando para a contemporaneidade sem perder a sua essência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A importância da fotografia nos filmes publicitários. Disponível em: <http://www.musitec.com.br/luzecena/revista_artigo.asp?revistaID=2&edicaoID=162&navID=4113> Acesso em: 04 de Abr 2017. <br><br>As Cores Azul E Laranja Em Filmes. Disponível em: <http://chocoladesign.com/hollywood-please> Acesso em: 10 de Abr 2017. <br><br>AEREPHE, Guto. Webséries: Criação E Desenvolvimento. Belo Horizonte, 2013.<br><br>CARIM, Maria; ALVES, Gabriela. Storytelling e o Histórico do Filme Publicitário: Uma Análise do Comercial  Família Moderna . Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES. Disponivel em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2014/resumos/R43-1002-1.pdf> Acesso em: 04 de Abr 2017. <br><br>CASTELO, Hilton. Ao Vivo: Televisão E Publicidade Nos Anos 50. Universidade positivo/Universidade Tuiuti. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-publicidadecastelo.Pdf>. Acesso em: 04 de Abr 2017. S/d. <br><br>CAUQUELIN, Anne. Teorias Da Arte. São Paulo: Martins, 2005. FARINA, Modesto e Outros. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. <br><br>Festival DoSol 2016. Disponível em: Natal visto pelos detalhes. <http://www.rockinpress.com.br/festival-dosol-2016/> Acesso em: 15 Mar 2017.<br><br>Festival DoSol 2016: A Maior Vitrine Musical Do Brasil. Disponível em: <http://somdosom.com/festival-dosol-2016-maior-vitrine-musical-do-brasil/> Acesso em: 15 Mar 2017.<br><br>MARQUES, A. Ideias Em Movimento: Produzindo E Realizando Filmes No Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. (Artemídia). <br><br>PASA, Poliana. Televisão E Imaginário: Entre Os Limites Da Ficção E Da Realidade. Disponível em:< http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/10103/9518>. Acesso em: 07 Abr 2017.<br><br>REISZ, Karel e MILLAR, Gavin. A Técnica Da Montagem Cinematográfica. Rio de janeiro: civilização brasileira, 1978.<br><br> </td></tr></table></body></html>