ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01211</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cine São Luiz, continua lindo com antes</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruno Ramos Fernandes (Faculdades Nordeste); José Nacélio Macena da Silva (Faculdades Nordeste); Breno Pessoa de Araújo (Faculdades Nordeste); Paulo Victor Gomes Feitosa (Faculdades Nordeste); Jefferson Weyne Castelo de Oliveira (Faculdades Nordeste); Jeimes Aquino de Alencar (Faculdades Nordeste)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cinema, Teatro, Televisão, Produção, Propaganda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse VT Publicitário objetiva divulgar a reinauguração de 58 Anos do Cine Teatro São Luiz. O VT foi uma produção acadêmica elaborada por os alunos do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Nordeste  Devry Brasil (Fanor), na disciplina de Produção Publicitária para TV. Com duração de trinta segundos, produzido dentro de padrões para veiculação. Contamos com a apresentação de Cris Araújo, aluna do curso para narrar todo o áudio e dá uma volta dentro e fora das instalações do Cineteatro. Todo roteiro, captação de áudio e imagens foram feitas pela equipe. Utilizamos com ousadia a estratégia de dar um tom emotivo para transparecer a ligação afetiva do Cineteatro com toda sua tradição que ele carrega nesse seu período de 58 anos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 1958 surgia o cineteatro São Luiz, uma obra arquitetônica não tão simples, seria a realização de um sonho pelo empresário Luiz Severiano Ribeiro para os fortalezenses. O Cine São Luiz, como é popularmente chamado, surgiu como um dos cinemas mais luxuosos do Brasil nesta época. Uma estrutura impressionante, comportando 1.300 pessoas com uma escadaria conduzindo o público aos balcões e sua ambientação do hall recebia uns lustres belíssimos. Com a ambição de ter um cinema de referência, o Sr. Luiz Severiano entrega o Cine São Luiz ao público cearense satisfeito com sua inauguração, isto é apontado em sua fala de abertura do cine: "Entregando o São Luiz ao público cearense, sinto-me feliz de ter podido realizar uma aspiração que sempre tive de dotar Fortaleza com uma casa de espetáculos à altura do seu progresso e do seu povo. O São Luiz está na vanguarda dos melhores cinemas e com as mais modernas instalações, som e ar condicionado. Saudando o povo de minha terra, sentir-me-ei reconhecido se meus conterrâneos fizerem do São Luiz  o seu cinema." Com problemas de redução de público e administrativo, o Cine São Luiz nos anos 2005 á 2010 sofreu algumas mudanças de direção e por fim teve suas portas fechadas, até que foi comprado pelo Governo do Estado do Ceará onde teve toda sua estrutura reformada, em Dezembro de 2014 ele volta com todo seu esplendor e abre suas portas mais uma vez para receber o público cearense e seus turistas, garantindo que o equipamento cultural retornasse à cena, como Cineteatro. Com base em tais informações, os estudantes de comunicação estrategicamente pensaram em uma campanha publicitária que alcançasse tal público que consumiam o Cine-Teatro, e mais que isso, que o público que uma vez frequentou aquele cine em suas antigas instalações voltasse lá para relembrar, mostrando que agora mais que antes o mesmo comporta equipamentos de alta tecnologia sem perder seu charme, suas inúmeras estórias individuais que marcou o povo cearense. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é a produção de uma peça publicitária para TV, onde busca apresentar o nosso cliente e através de sua veiculação e reconquistar e atrair novos públicos ao luxuoso Cineteatro São Luiz. O VT  Cine São Luiz Continua Lindo Como Antes, tem ainda como objetivo ser uma fonte, aprendizado, formação e informação para os alunos do curso de Comunicação Social e outros estudantes de quaisquer áreas que se interesse pelo Cine e sua história. Esta peça publicitária tem como um bem maior onde faz a ponte para repassar a informação de uma disponibilidade deste equipamento cultural para os cearenses assim dando a esta comunidade e aos interessados a possibilidade de consumir produtos audiovisuais e produtos teatrais em um baixo custo, concluindo com a funcionalidade da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará de fazer a difusão da cultura através de seus equipamentos que visam beneficiar todo o público cearense. O filme publicitário tem em seu maior objetivo reconquistar e atrair os cearenses para retornar ou conhecer o Cineteatro após sua reforma, que em suma continua lindo e glamoroso, que desta vez está mais moderno e tecnológico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção deste VT dá aos estudantes envolvidos a possibilidade de colocar em prática tudo que foi posto em sala de aula, no momento da produção é onde o aluno compreende esta sistematização que vem desde a elaboração de um roteiro até a veiculação da peça. Este trabalho também atende ao público acadêmico que busca referência para produção de uma peça publicitária para tv. Quando pensamos em uma peça audiovisual pensamos com que eficiência este produto chega ao público, Sant'Anna (1998, p.218), confirma sobre o audiovisual "com efeito, a palavra e a vista são os meios de comunicação mais importantes, aqueles que são mais fáceis de empregar para persuadir ou sugerir e também para demonstrar qualquer coisa a alguém". Desta forma temos a informação que os produtos audiovisuais têm uma grande eficácia quanto a enviar ao público uma mensagem. Através da disciplina de Produção Publicitária em TV conseguimos compreender o quão poderoso é saber comunicar através deste canal, a TV traz consigo singularidades, e características próprias onde consegue envolver o telespectador. Para Elin (2006, p.18) "o comercial de televisão é uma forma de arte, um gênero de filme, e um fenômeno de caráter sociocultural. Em síntese, é uma poderosa forma de comunicação". </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando se pensa em criar temos que visar qual o problema que temos, e então criar parte com o objetivo de solucionar este mesmo problema. (BARRETO, 2009) Nesta fase inicial buscamos um cliente e qual seria a nossa missão enquanto solucionadores de um problema, identificamos um equipamento cultural riquíssimo em Fortaleza que contempla toda a comunidade cearense e os turístas que permeiam pela cidade em determinadas épocas do ano. Buscando delimitar um pouco nosso público para a campanha do Cineteatro São Luiz, pensamos não só abordar um público que já conhece o cine e que viveu histórias lá antes desta sua reinauguração, também tendo em vista que estas pessoas repassarão estas mesmas estórias para suas próximas gerações, assim o Cine já continha o slogan "Abraçando Gerações", e não poderíamos deixar de lado o público jovem, que é convidado a conhecer o cinema, além do fator beleza, mas pela nova tecnologia e modernidade Um cliente com muito tempo de existência com este de 58 anos, traz consigo muito informação e muitos dados a serem consultados para a elaboração de uma boa campanha, assim foi feito, além de termos muito material em mãos para consultar, também tivemos colaboradores que nos relataram momentos de sua infância que o cine se fez presente para construir essas lembranças, tão marcantes e positivas que os mesmos nunca deixaram de frequentar o cine, e agora terá a oportunidade de levar seus filhos e seus netos para conhecer o tão famoso Cineteatro com seu mesmo visual, só que agora com uma aparelhagem para reproduzir filmes com alta qualidade. Contendo estas informações citadas acima, identificamos um conceito a ser abordado no VT, estava fechado a linha de roteirização. Partimos para a criação do roteiro buscando sempre referências. A equipe da produção do VT se dividiu nas principais funções de uma produção audiovisual: diretor, roteirista, produtor, diretor de arte, técnico de som, assistentes de câmeras e editor. A convidada foi escolhida de acordo com sua afinidade diante das câmeras e a compreensão do objetivo do VT. Assim, com essa equipe iniciamos uma pré-produção indicando as atividades a serem realizadas por cada membro. O roteiro estava sendo concebido nesta etapa, todo o grupo envolvido para escrevê-lo e fazer os ajustes finais, já que a ideia estava bem conceituada. Entramos em contato com a direção do cinema, elaboramos de ofícios e levamos até o local, apresentamos o projeto ao cliente e logo obtivemos a resposta positiva. Neste segundo passo fomos à procura de todo o material e equipamentos necessários para a produção, visando sempre o curto prazo que tínhamos para entrega da peça. O processo de selecionar uma personagem foi bem mais fácil, já que a mesma fazia parte da turma, convidamos e de prontidão aceitou o job. Com uma Canon T3i na mão, sua lente 18-55mm, o gravador do iPhone 6 e um microfone de lapela estávamos com nossos equipamentos preparados para o segundo passo. O local estava pré-definido desde o inicio,  vamos trabalhar com a beleza do próprio cinema disse nosso diretor Nacélio Macena. Imagens internas; hall de entrada, escadaria, dentro da sala e palco, definimos tudo e fomos produzir imagens. Ficamos dentro do Cine por 3(três) manhãs seguidas capturando imagens, tivemos um quarto dia para levar a Cris ao Cine e desta vez ela seria a protagonista. Com o roteiro em mãos e recebendo o microfone de lapela, a Cris inicia as gravações dentro do cine. Quatro dias tivemos para produzir as imagens, gravar com a Cris e fazer alguns áudios que serviriam como off. A edição dos vídeos foi realizada com o software de edição Adobe Premiere. A montagem do VT foi construída com base no roteiro e no storyboard. As imagens trabalhavam em constante diálogo com a narrativa do vídeo. Tínhamos a tarefa de deixar o VT no formato padrão para a veiculação e na duração de 30 (trinta segundos). Bruno Ramos estava à frente desta edição, tínhamos o prazo de 10(dez) dias para finalizar esta parte da produção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este VT veio com a proposta de elaborar uma peça publicitária para o equipamento cultural Cineteatro São Luiz, situado no centro de Fortaleza-Ce. Um grande desafio estava em nossas mãos, precisamos passar através de um  vídeo de trinta segundos tudo o que o cine construiu ao decorrer de sua história e quais os equipamentos ele estava dispondo em sua reinauguração. Sobre o Cine: Em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado, o Cineteatro São Luiz tem como princípio ser um espaço de referência em difusão cultural e apreciação artística, oferecendo à população uma programação acessível e de qualidade, recontextualizando a história e dando atenção à produção contemporânea. Entre os objetivos elencados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará estão posicionar o São Luiz como equipamento de destaque no roteiro cultural do Centro de Fortaleza, promover e ampliar o contato do povo cearense com experiências artísticas e estéticas, contribuir para a formação de novos públicos para a cultura e para a democratização do acesso à produção cultural e artística cearense, bem como para a difusão permanente e a valorização dos trabalhos destes artistas locais, em variadas linguagens. Além de estimular os sentimentos de reconhecimento e pertença, de valorização da produção local pelo próprio público cearense e de maior exercício dos direitos à cidade e à cultura, inclusive com movimentação de público para além dos horários habituais do comércio. Outras diretrizes são destacar a memória afetiva e simbólica do Cineteatro e sua qualidade técnica como sala de cinema e casa de espetáculos de referência nacional, oferecer uma programação acessível, consistente e crescente para formar o hábito e o imaginário do espaço, relacionar-se com o entorno (artistas de rua, trabalhadores e frequentadores do Centro e dos bairros próximos) e estabelecer um elo entre gerações, como um espaço para todas as idades. O roteiro desta peça foi pensado em uma linguagem formal, porém com uma sutileza na fala, pois temos um cliente do terceiro setor e lida diretamente com a distribuição da cultura no Estado do Ceará, não poderíamos determinar um roteiro da mesma forma utilizada para a venda de um produto no mercado varejista. Utilizando-se de técnicas de redação publicitária, o roteiro teve a intenção de gerar identificação e envolvimento com o público, o VT foi elaborado com a ideia de transmitir que o cineteatro está novamente de portas abertas, com sua programação diversificada, seus equipamentos com uma tecnologia bem avançada e ainda permanecia com a mesma imagem de antes, sem perder sua beleza e sua estrutura luxuosa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O filme publicitário São Luiz, cumpre seu propósito quanto peça publicitária, auxiliando na divulgação do processo Reinauguração do Cineteatro São Luiz, bem com o desenvolvimento de uma peça de mídia sensível e informativa que atinge seu público alvo. Entretanto a troca de conhecimentos na pesquisa do cliente, as experiências práticas adquiridas nas gravações e a pesquisa na montagem foi de grande importância para os alunos produtores da VT publicitário. Ressalta-se que alguns nunca haviam participado de nenhuma produção audiovisual e, a partir deste comercial, puderam praticar atividades dentro das mais variadas funções de uma produção audiovisual, como direção de câmera, captação de áudio, produção, edição, finalização etc. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Roberto Menna. Criatividade no trabalho e na vida. 3º edição. São Paulo: Summus Editorial. 2009. <br><br>BLOG Fortaleza em fotos  A história do Cine São Luiz, disponível em: <http://www.fortalezaemfotos.com.br/. Acessado em 29 de abril de 2017> <br><br>ELIN, Larry; LAPIDES Alan. O comercial de televisão: planejamento e produção. São Paulo: Bossa Nova 2006. <br><br>GARCIA, Fátima. Data da publicação: Nov/2015. Acesso em 03 abr. 2017. Disponível em: <www.fortalezaemfotos.com.br/2015/11/a-historia-do-cine-sao-luiz.html> Acessado em 29 de abril de 2017 <br><br>SANT ANNA, Armnando. Propaganda. Teoria, técnica e prática. 7º edição. São Paulo: Pioneira Thompson Leraning. 1998. <br><br>SITE Secult Ce  Cineteatro São Luiz Data da publicação: Mai/2015. Acesso em 04 abr. 2017. Disponível em: <www.secult.ce.gov.br/index.php/equipamentos-culturais/cine-teatro-sao-luiz> Acessado em 29 de abril de 2017 <br><br> </td></tr></table></body></html>