ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01267</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O desmatamento aumentou 30%. Você percebeu?</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tiago Soares dos Santos (Universidade Tiradentes); Alexandre Picanço Cortazio (Universidade Tiradentes); Antônio Carlos Soares Junior (Universidade Tiradentes); Eduardo Viana de Menezes Freire Filho (Universidade Tiradentes); Gustavo Barbara de Santana Melo (Universidade Tiradentes); Renan Cícero Andrade da Silva (Universidade Tiradentes); Evandro José da Silva Neto (Universidade Tiradentes)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Desmatamento , Greenpeace, Impacto Ambiental, Outdoor, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é resultado de uma atividade desenvolvida para a disciplina Linguagem da Propaganda, e tem por objetivo construir um anúncio publicitário a ser veiculado em outdoor, que alerte a população sobre o aumento do desmatamento da Amazônia. A peça foi produzida com a finalidade de provocar um impacto visual e promover a reflexão dos transeuntes, já que a distância física da Amazônia a torna invisível.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fundado em 1971, o Greenpeace é uma organização não governamental com sede em Amsterdã nos Países Baixos, além de ter vários escritórios espalhados pelo mundo. Sua área de atuação é em questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Produzem campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima nuclear, engenharia genética, dentre outras áreas sempre voltada para a preservação do meio ambiente. O grupo não aceita recursos vindo de governos, políticos e empresas. Atualmente só aceita doações de pessoas físicas independentemente do valor. Baseando-se em referências produzidas pelo Greenpeace, o presente trabalho procura manter o foco nas campanhas contra o desmatamento, apoiando-se de causas reais que a Amazônia vem sofrendo. E para que a sociedade tenha um melhor entendimento sobre a causa que estamos abordando, nos apropriamos de orientações proporcionadas pelo professor Evandro José da Silva Neto, seguindo literaturas de alguns autores importantes, sendo estes: BERTOMEU, João Vicente Cegato e CARRASCOZA, João Anzanello. Segundo pesquisas do instituto nacional de pesquisas espaciais (Inep), o desmatamento aumentou cerca de 30% no ano de 2016, e é o pior resultado desde 2008. Tal feito foi capaz de destruir florestas, causando perda da biodiversidade, provocando alterações climáticas, ameaças de espécie, dentre outros fatores negativos provocados pelo homem para que possa ser construídas, hidrelétricas, estradas, processo intensivo de urbanização e agropecuária. Por meio de uma ação sintonizada com o desafio de impedir que as forças humanas consigam destruir de vez a segunda maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia, optamos por chamar atenção da sociedade sobre esse problema recorrente. Assim, foi criado um outdoor para a disciplina de Linguagem da Propaganda, onde a mensagem tem por base uma relação entre o verbal e o não-verbal, convidando à leitura por meio da estranheza.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Construir um anúncio publicitário a ser veiculado em outdoor, que alerte a população sobre o aumento do desmatamento da Floresta Amazônica é o principal objetivo do trabalho apresentado. Considerando o crescimento cotidiano dos impactos ambientais, provocados por ações humanas que promovem o desmatamento, faz-se necessário uma intervenção da comunicação publicitária, de modo a provocar a reflexão sobre os altos índices de desmatamento da floresta, a fim de alertar os transeuntes sobre as taxas de desmatamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O desmatamento da Amazônia vem aumentando gradativamente, e as atividades humanas é uma das principais responsáveis pela degradação da área coberta por florestas. Isso acaba acarretando vários fatores negativos desde a extinção de espécies até as alterações climáticas. Dentre outros fatores provocados por um indivíduo que teima em seguir o seu plano de destruição visando apenas seu bem-estar pessoal sem olhar para trás e ver tudo o que foi destruído. Para tentar brecar o aumento do desmatamento, pensamos em tirar 30% do outdoor por meio de uma campanha inovadora capaz de atrair atenção das pessoas para que elas saibam a real importância que essa porcentagem significa. Optamos por inovar e falar de uma maneira diferente sobre o desmatamento para alertar a sociedade do que está acontecendo na Amazônia. Muitas das vezes, esse número pouco importa para as pessoas, e acreditamos que exista uma maneira de impactar a sociedade para destacar a importância dessa porcentagem. A campanha é uma tentativa de reduzir os números do desmatamento, salvando espécies, preservando a natureza, reduzindo riscos que os recursos naturais estão sofrendo. Sabemos que ela não é vista como salvadora, mas, impulsiona a sociedade para que juntos lutem contra esse carma que a Amazônia sofre.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">4.1 Brief Com o Brief estabelecido pelo professor na matéria de Linguagem da Propaganda, a leitura e a sua discussão se fez necessário para que todos que compõem a equipe o entendessem, e assim a produção publicitária poderia ser começada, a qual propõe um anúncio veiculado para outdoor que alerte a população sobre o aumento do desmatamento na floresta Amazônica. 4.2 Brainstorm Após o brief, conceitos e esclarecimentos postos a  mesa , um brainstorm foi elaborado, utilizando um mapa mental usado para a produção de ideias sobre a temática, levando em conta o meio e modo de transmissão da mensagem. Após reuniões com o grupo e orientados pelo professor Evandro José da Silva Neto, chegou-se à conclusão que para mostrar uma mensagem, causar impacto e atrair a atenção do leitor é primordial, e para isso aplicar alguma técnica visual era necessário. 4.3 Conceito Criativo Com o aumento em 30% do desmatamento da Amazônia e o pouco significativo que essa porcentagem possa parecer, após o brainstorm chegou-se ao conceito de retirar 30% do outdoor, como se ele houvesse sido  desmatado já que o mesmo ilustrava uma floresta. Dessa forma usando como uma técnica visual a qual mostra as pessoas, que por mais que 30% pareça pouco, ainda assim é muita coisa. Ao notar o  buraco faltando no outdoor e ao se chocar com a frase  O desmatamento aumentou 30%, Você percebeu? , o leitor irá refletir sobre o que ele percebeu e aquilo que o passou despercebido. 4.4 Técnicas de Criação Foram utilizados os softwares Adobe Photoshop CS6 e Adobe Ilustrador CS6 para execução da arte do outdoor. Para montagem da peça, foi feita uma seleção de fotos com imagens de florestas naturais, as quais trouxessem ao leitor a sensação de visualizar as belezas naturais das árvores da Amazônia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Decidiu-se que a retirada dos 30% do outdoor deveria ser na sua parte central, para que assim, um incômodo visual proposital ocorresse aos seus respectivos receptores na ruptura da imagem, como ocorre visualmente falando em imagens aéreas da floresta. O principal foco da fuga dos padrões técnicos da leitura, foi justamente mexer com a curiosidade das pessoas para que sintam falta de 30% do outdoor, e ao mesmo tempo saibam a importância que tem esse número principalmente quando se trata da Amazônia. O outdoor foi planejado para ser exposto nas principais avenidas de Aracaju/SE, onde existem sinais de trânsito de um minuto e quinze segundos, tempo suficiente para que o leitor olhe o outdoor e não tenha dúvidas. Com o sentido de leitura da esquerda para a direita, o leitor vê a floresta illustrada, porém a continuidade da cena é quebrada com o "buraco" no outdoor, logo em seguida ele se depara com o texto "O desmatamento aumentou 30%. Você percebeu?", o qual causa reflexão no leitor. As cores utilizadas no outdoor foram o verde que remete a natureza e o marrom central para dar maior ênfase as grades vazias. Também foram utilizadas fontes sem serifas em caixa alta e na cor branca que além de proporcionar um impacto maior na arte do outdoor, são mais flexíveis do que as demais, facilitando uma melhor visualização para não deixar que o público tenha dúvidas no entendimento da mensagem. Como David Ogilvy (2001, p 68) afirma que "um outdoor não pode ter mais de cinco palavras. William Bernbach (...) amplia para oito este limite", foram utilizados para a produção da peça um número de palavras adequados ao padrão estabelecido. Para passar a mensagem de uma forma mais coerente, o número de palavras era um fator imprescindível, para tornar-se uma leitura rápida e significativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ignorar os recentes fatos acontecidos na Amazônia é ignorar um dos principais problemas do país. Atualmente o Brasil é o que mais desmata no mundo, e a sociedade precisa estar ciente disso para que alguma coisa seja feita, porque futuramente os problemas não virão somente para quem está desmatando, e sim para todos. Alguns problemas oriundos do desmatamento já estão apontando, e só tende a piorar se continuarmos assistindo a esse descaso. Uma vez que as pessoas sejam impactadas com a situação, elas sentiram mais vontade de lutar para chegar ao desmatamento zero, que é o que todos nós pretendemos. O trabalho desenvolvido foi acompanhado por todos os membros da equipe, desde seus primeiros conceitos a sua finalização, o que permitiu ao grupo praticar as técnicas e teorias adquiridas durante a disciplina e o curso, conseguindo um bom resultado no projeto. Com o trabalho em equipe, habilidades sociais e profissionais puderam ser aprendidas e aprimoradas pelos indivíduos que compõem o grupo, assim melhorando as convivências sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">http://g1.globo.com/natureza/noticia/em-um-ano-desmatamento-na-amazonia-cresce-29-diz-inpe.ghtml Disponível em 2016. Acesso em 08/16 às 17:00h.<br><br>http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/ Disponível em 2016. Acesso em 08/16 às 14:00h.<br><br>http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/desmatamento-no-brasil.htm Disponível em 2016. Acesso em 08/16 às 13:20h.<br><br>http://jb.fm/desmatamento-da-amazonia-aumenta-quase-30-em-um-ano/ Disponível em 2016. Acesso em 08/16 às 16:30h.<br><br>BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na redação publicitária. São Paulo, SP: Ed. do Autor, 2006.<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. 4. ed. São Paulo, SP: Futura, 2003.<br><br>HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação publicitária: para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.<br><br>OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.<br><br> </td></tr></table></body></html>