ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01275</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria de Comunicação de Henrique Alves</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;DANILO BORGES E SILVA DE ARAÚJO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); André Luís Oliveira de Santana (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, Esporte fisiculturismo, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo aponta os resultados do Projeto de Assessoria de imprensa para o atleta Henrique Alves. Após ter a sua imagem relacionada, através da veiculação de notícias no facebook, ao fisiculturismo, percebemos a necessidade de planejamento de imagem do atleta Henrique Alves associado à prática esportiva na região de Juazeiro-BA. Neste trabalho serão apresentadas as propostas da Assessoria de Comunicação dando evidência ao atleta na mídia em Juazeiro-BA. Para a formulação deste trabalho, discutirmos os conceitos de Assessoria de Imprensa, dando ênfase ao relacionamento com o público, além de discutir os aspectos importantes de uma gestão de comunicação, como os elementos que exigem mais investimentos por trazerem maiores resultados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde o surgimento da comunicação, com as cartas volantes, até a sociedade atual da convergência midiática, onde as informações hibridizam em plataformas sociotécnicas (LEVY, 1999), a veiculação da informação foi/é o princípio que norteia o Jornalismo. Seja ele desenvolvido e coordenado de forma integrada, de uma instituição ou de um cliente, até elaborado do público e para o público, o mass mídia, o fazer jornalismo está presente. O que é notícia? Qual o limite entre o jornalista-assessor (JA) e o jornalista-veículo (JV) ? O que é considerado notícia para a instituição pode ser considerado notícia para imprensa? O fazer notícia passa por inúmeros juízos, ou melhor, como conceitua Traquina (2004), critérios de noticiabilidade. É no campo desse jogo, que há a relação entre os JA's e os JV's (explicitado acima). Em um processo onde as funções de cada grupo contribuem essencialmente para o exercício da função do outro. De modo organizacional, as funcionalidades de ambos consolidam suas profissões. Diante do que foi exposto, fundamentamos o projeto de Assessoria de imprensa para o atleta Henrique Alves. O projeto surgiu após as discussões na disciplina de Assessoria de Comunicação, ministrado pelo professor André Santana, no Curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, UNEB. Dessa forma, pretenderemos colaborar para a veiculação de notícias dando visibilidade ao atleta, nas mídias de Juazeiro-BA. O projeto apresenta informações sobre o atleta, utilizando a sua imagem a fim de pautar também o esporte (fisiculturismo) na cidade. O projeto nasceu com objetivo de atuar na comunicação da área esportiva na cidade de Juazeiro. Em consequência, realizamos a parceria com o atleta, pois nas redes sociais seu nome começava a ter destaque. Durante a disciplina, percebemos a necessidade de investigar o seguinte problema de pesquisa: Como trabalhar para que haja visibilidade de atletas de fisiculturismo em Juazeiro-BA? </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com os crescentes números de adeptos do esporte na cidade, objetivamos a partir da construção do projeto de "Assessoria de Imprensa Henrique Alves", contribuir para que haja visibilidade, através da divulgação de seu nome nos veículos de comunicação. O atleta pretende ganhar destaque a fim de obter notoriedade no assunto. Além disso, pretendemos ampliar a discussão do esporte, o fisiculturismo, na cidade de Juazeiro, Bahia. Além disso, a Assessoria de Imprensa busca fazer com que o atleta tenha visibilidade ou espaço nas mídias locais e torná-lo midiatizado e reconhecido regionalmente pelo segmento do fisiculturismo. O atleta possui três redes sociais facebook, instagram, whatsapp, que utiliza para trabalhar a sua imagem enquanto profissional no esporte. Em médio prazo, objetivamos fazer com que cresçam os números de seguidores/adeptos em suas redes sociais. Ao longo prazo, com a amplitude de sua imagem e com o reconhecimento, objetivamos conseguir patrocínios da rede esportiva na cidade e na região. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Se no fim do século XIX, os dirigentes das instituições queriam estar longe dos JV's, "Hoje, o que observemos é uma verdadeira disputa pela visibilidade midiática" (MONTEIRO, 2011, p.115). Graça Monteiro (2011), em seu trabalho, A notícia institucional, aborda questões que ainda permeia o status operandi do fazer/pensar o jornalismo (a notícia institucional). Monteiro utiliza os estudos de alguns autores, para trazer a reflexão dos acontecimentos na geração de notícias, destacando que há "[...] luta simbólica de vital interesse" (MONTEIRO, 2011, p.116). Nesse sentido, o fazer notícia passa por inúmeros juízos, ou melhor, como conceitua Traquina (2005), critérios de noticiabilidade. Além disso, as diferentes plataformas utilizam dessemelhantes técnicas para noticiabilizar um fato. É no campo desse jogo, que se estabelece a relação entre os JA's e JV's. Embora cada atuação tenha uma diferente lógica de produção, que sejam de culturas distintas e tenham múltiplas culturas e discursos jornalísticos, "todos, porém, querem, devem ou precisam divulgar suas ações, prestar contas à sociedade" (CALDAS, 2011 p.322). Além disso, o poder de persuasão e de informação é o que é buscado por ambas. Nadja Miranda (2011) afirma que o trabalho do jornalista em assessoria de imprensa na medição da mídia e fontes se formula no final do século passado. As assessorias passam a representar uma busca de entendimentos entre as organizações  públicas, privadas, políticas, entre outras, dando destaque para o surgimento no que tange um aspecto comunicativo, caracterizando a sua consolidação. "As relações, que outrora se estabeleciam entre a sociedade, mídia e as fontes, agora obedecem a outra dinâmica macrossocial: sociedade, mídia, assessorias e fontes" (MIRANDA, 2011, p.52). A Assessoria de Comunicação passa a ser vista enquanto uma necessidade social que deriva da sociedade contemporânea (MIRANDA, 2011, p.52). Mas afinal, qual é a função do jornalista em assessoria? A autora defende a ideia que o jornalista em assessoria possui dupla função "uma função que se realiza junto à opinião pública (pública externo) e outra no interior da organização (público interno)" (MIRANDA, p.54, 2011). Além disso, a assessoria de comunicação é marcada por diferenças operacionais, na qual a sua execução pode ser cumpridas por diferentes profissionais, jornalistas ou por relações públicas. Em consequência, "conscientes da importância do acesso à mídia e do poder que têm junto a ela, as instituições trabalham para serem "lembradas pela imprensa", para ampliarem sua presença nos veículos, e mais do que isso, para serem reconhecidas". [...] "ao produzir notícias para a imprensa, as instituições estão transformando ocorrências institucionais em acontecimentos públicos, estão-se pondo em visibilidade" (MONTEIRO, 2011, p.120-121) Graça Caldas (2011) disserta sobre as relações entre os JA's e os JV's . Entender a lógica dessa relação, compreendendo o modo como as informações e as publicações pode ser veiculado e caracterizadas como notícias em ambos é um fator essencial para um bom relacionamento na mídia e destinar as suas funções. Para os jornalistas devem ter: "[...] um relacionamento que facilite o trabalho do assessor, o jornalista deve ter uma postura ética, cordial, respeitar o off e atuar com competência e sem arrogância." (CALDAS, 2011 p.324) para os assessores, "[...] melhorar o relacionamento, nada melhor do que eficiência na condução do processo. A postura deve ser sempre ética e cordial e a atuação com competência e discrição" (CALDAS, 2011 p.325). Uma instituição pode achar válido um determinado assunto que, para imprensa já foi entrou na espiral do silêncio. Há a necessidade em compreender o relacionamento entre os profissionais no exercício das suas funções. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após as discussões teóricas realizadas em sala de aula, colocou-se em práticas o Plano de Assessoria de Imprensa para o atleta Henrique Alves. Iniciamos o projeto com análise detalhada do atleta, com questões como: o que pretendia a missão, visão (são várias as questões iniciais levantadas para construir um diagnóstico do cliente. Esse é o momento do brainstorming). Logo em seguida, definimos possíveis públicos e os interesses dele em relação ao artista. A partir disso, buscamos estabelecer o público alvo que consumiria as notícias do esporte/atleta. Em seguida buscamos analisar os concorrentes. Desde análise de temáticas esportivas que eram veiculadas, até os profissionais do mesmo ramo. Montamos um diagnóstico, descrevemos os recursos que seriam utilizados (humanos, financeiros e materiais) e atribuímos às estratégias de comunicação que seriam adotadas. Depois de realizada essa etapa, traçamos as metas e iniciaram-se os trabalhos. Henrique Alves Mendonça nasceu na cidade de Campo Formoso-BA, mas cresceu e viveu a sua adolescência na cidade vizinha, Antônio Gonçalves-BA, ambas as cidades fazem parte do norte do estado da Bahia. A primeira participação em campeonatos de fisiculturismo foi em 2012, realizado na cidade de Campo Formoso, quando ele se classificou na 7º posição. Aos 23 anos, o atleta carrega o título de campeão no Campeonato Estreante Baiano e o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, ambos conquistados em 2016. Esse último feito garantiu a vaga para disputar o Campeonato Mundial de Fisiculturismo, em 2016, no Texas- EUA. Esses feitos fizeram com que o atleta tivesse destaque nas redes sociais, mas ainda não tinha reconhecimento na região a qual pertencia. O atleta não investia em comunicação externa. Em suas redes sociais, a interação com o público era pequena. Ao iniciarmos o trabalho de produção, analisando o público o seguia e interagia com suas postagens começamos trabalhar e logo conseguimos resultados. A empatia que o atleta tinha com os novos adeptos do esporte foi à mola motora para a impulsão de sua carreira. A partir das informações que foram catalogadas e das análises da interação da página, foi proposto ao atleta o trabalho de assessoria, que seria desenvolvido gratuitamente. Logo depois de as análises, realizamos os releases para os diferentes veículos da região. Esses releases foram produzidos com base nas mídias que pautariam o esporte. Não interessava para o nosso grupo, por exemplo, que a notícia fosse veiculada em blogs de economia. Em consonância foi trabalhada as redes sociais. Os bastidores de cada reportagem foram publicados nas mídias locais. Além disso, como forma de atender a uma necessidade observada pelas jornalistas, foi proposta atualização e instrução para as redes sociais do cliente. O atendimento à imprensa, quando solicitado, também foi direcionado a assessoria de imprensa de Henrique Alves. O atleta passava por treinamento antes de realizar entrevistas para os veículos de comunicação. Neste quesito, foram atendidas as demandas, que eram solicitas: O jornal impresso de maior circulação do Vale São Francisco, solicitou as informações e a entrevista com o atleta. Além disso, a TV local, Tv São Francisco, que atua em 43 municípios da região solicitou entrevista em gravação de uma reportagem. Quando concluída, foi realizada a clipagem das matérias divulgadas nas mídias e conseguinte, a apresentação para o cliente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro release enviado à imprensa no dia 12 de setembro de 2016 tinha como título "Atleta do interior da Bahia garante vaga para o campeonato mundial de Fisiculturismo". Nesse release foi apresentada uma breve história de Henrique enquanto atleta de fisiculturismo, sendo sua história o fio condutor para noticiar a possível apresentação do esportista no campeonato mundial de Fisiculturismo que ocorrera no dia 05 novembro no estado do Texas, nos EUA. Essa notícia apresentava uma descrição do atleta, onde localizávamos a sua trajetória e regionalizávamos para que pudéssemos ser noticiados na região. E assim foi. No total, o release foi publicado por 7 veículos online da região. Vale destacar aqui que a matéria foi publicada no único veículo online da cidade de Antônio Gonçalves  BA, dando notoriedade para o assunto, além das cidades circunvizinhas: Campo Formoso  BA, Senhor do Bonfim  BA, também nas cidades como Juazeiro  BA e Petrolina  PE. Um grande feito também para a nossa produção foi à publicação da notícia na primeira Agência de notícia esportiva do Vale do São Francisco. Além dos veículos online, foi divulgado no único Telejornal que cobre a região do norte do estado da Bahia, o BATVE, da TV São Francisco, cuja matéria foi veiculada em 18/09/2017. No dia 16 de setembro, noticiamos no programa da rádio, Tropical Sat. Em Juazeiro  BA, a utilização da rádio é uma das principais formas de comunicação. Em consequência dessas publicações, o noticiário da história do atleta começou a se popularizar na região. No dia 17 de setembro, o único jornal impresso da cidade de Juazeiro e do norte do estado, publicou uma matéria com o primeiro release. Já estávamos satisfeitos com os resultados encontrados, porém, imaginamos que a publicação feita pelo jornal impresso estaria com uma foto do atleta. Como isso não ocorreu, realizamos o segundo release, reforçando as informações que já havíamos publicadas (um chamado "esquenta") e foi novamente enviado ao jornal no dia 20 de setembro, o título 'Atual campeão baiano garante vaga para o campeonato mundial'. A matéria "esquentada" saiu com um destaque de foto na primeira capa. Além disso, a publicação foi realizada em uma lauda direita, com grande destaque para a imagem do atleta. Paralelamente à divulgação dos releases foram feitas divulgações nas redes sociais dos bastidores das realizações das matérias, que foram postadas no Facebook e no instagram. Também foram publicadas algumas fotos como estratégia para aumentar na divulgação do atleta. Esses links eram postados na página do atleta e atingiram um grande número de visualizações. Era notória a diferença entre uma publicação realizada antes da imagem de Henrique ser veiculada nas mídias. Os números obtidos foram feitos de forma orgânica e gratuita. As avaliações continham comentários, compartilhamentos e curtidas positivas e crédito à imagem profissional do atleta. Por meio da página do Facebook também foi possível verificar a satisfação dos parceiros. Pós-publicação a imagem do esportista chegou a crescer, tendo uma grade de patrocínios. Tanto na área da saúde, o atleta recebeu o convite para realizar exames laboratoriais mensamente, como na área suplementares, o atleta passou a receber uma quota mensal de produtos de suplementação. Ambos os patrocínios serviram para dar credibilidade ao atleta. Ele passou a ser reconhecido enquanto profissional. Passando a confiança que as marcas têm no atleta. AÇÃO 1: Elaborar o Press-Kit &#61692; ATIVIDADE 1  07/09: Reunião inicial, apresentação das propostas de trabalho e encaminhamento das atividades. &#61692; ATIVIDADE 2  08/09: Análise dos veículos de comunicação da região do norte do Estado da Bahia. &#61692; ATIVIDADE 3  09/09: Levantamento de veículos, programas e/ou profissionais específicos para a temática; &#61692; ATIVIDADE 4  10/09: Elaboração do release. Construção e atualização do mailing; &#61692; ATIVIDADE 5  11/09: Reunião com cliente para resposta sobre aprovação dos releases. Sugestões de Pauta e Enfoques (curiosidades, dados, novidades); Sugestão de entrevistas (levantamento das fontes e biografias); Preparação do porta voz (o próprio atleta) e acompanhamento em entrevista; AÇÃO 2: Relacionamento com a imprensa &#61692; ATIVIDADE 6  12/09: Envio do material geral &#61692; ATIVIDADE 7  12/09: Produção das postagens nas redes. &#61692; ATIVIDADE 8  12/09: Contato telefônico para confirmação de recebimento; &#61692; ATIVIDADE 9  12/09: Marcação de entrevistas &#61692; ATIVIDADE 14 - 27/09: Clipagem das matérias e envio para o cliente. AÇÃO 3: Cobertura do evento &#61692; ATIVIDADE 10  13/09: Recepção da imprensa na cobertura, contextualização e direcionamento ao assessorado. &#61692; ATIVIDADE 11  13/09: Cobertura Textual e fotográfica dos principais momentos do evento; &#61692; ATIVIDADE 12  13/09: Produção de conteúdo para as redes sociais AÇÃO 4: Mídias Sociais Digitais e veículos Institucionais &#61692; ATIVIDADE 13  12/09 à 28/09: Atualização e monitoramento das mídias sociais (postagens, respostas e divulgação): facebook e instagram; com os conteúdos dos bastidores da notícia antes, durante e após o evento; </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A relação de assessoria com o cliente se encerrou no final do mês de setembro. Obtendo resultados positivos, tanto para a imagem do profissional que auxiliava nesta assessoria, o autor deste trabalho, tanto para o cliente, Henrique Alves. O atleta afirmou que conseguiu firmar parcerias esportivas logo após a exibição de sua imagem na mídia regional. Além de atuar enquanto atleta, o profissional trabalha com assessoria online no mercado esportivo e a sua exposição contribuiu para a conquista de mais clientes. Nas redes sociais, a interação do atleta aumentou significativamente, chegando a obter 50% a mais de interações, como curtidas e compartilhamento dos seus posts. Além disso, na sua principal plataforma digital, o Instagram, o número de seguidores aumentou aproximadamente 17%. A consequência do aumento da visibilidade, a discussão sobre o Fisiculturismo, o esporte que já vinha ganhando adeptos na região, abriu-se o debate para a questão de saúde, como o uso de anabolizantes e a contribuição para a desconstrução de preconceitos. Importante destacar também que o trabalho realizado trouxe bastantes elementos para pensar nas possibilidades de atuação da Comunicação, especialmente o Jornalismo, no campo do Esporte. Há muita demanda para uma Assessoria de Imprensa nas áreas esportivas, sobretudo para atletas de modalidades com pouca visibilidade midiática, como é o Fisiculturismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A notícia institucional, de Graça França Monteiro. In Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, Teoria e Técnica", de Jorge Duarte (Org.) Editora Atlas: São Paulo, 2011;<br><br>CALDAS, Graça. Relacionamento Assessor de imprensa/jornalistas: Somos todos Jornalistas! In DUARTE, Jorge (Org.) Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2011.<br><br>MIRANDA, Nadja. Assessoria de Comunicação. In: __________________. Assessoria de Comunicação e Cultura: Os espetáculos teatrais em Salvador (2003 - 2004). Salvador, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9659/1/NadjaSeg.pdf>. Acessado em: 27. jul.2016<br><br> TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004. <br><br> </td></tr></table></body></html>