INSCRIÇÃO: 01282
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Série Lixo (Grande Reportagem)
 
AUTORES: Maria Andreia dos Santos (Universidade Federal do Cariri); Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira (Universidade Federal do Cariri); Alcina Laiany Braga Almeida (Universidade Federal do Cariri); Antonia Nirvana Gregório Lima (Universidade Federal do Cariri); Bruna Swyanne Cunha de Almeida Lima (Universidade Federal do Cariri); Cecília de Oliveira Sobreira (Universidade Federal do Cariri); Gabriella Ramos Diógenes (Universidade Federal do Cariri); Henrique Mateus Alves de Melo (Universidade Federal do Cariri); Iúrio Ferreira do Nascimento (Universidade Federal do Cariri); Daniele Ribeiro da Silva (Universidade Federal do Cariri); Francisco Jose dos Santos (Universidade Federal do Cariri); Francisco Pereira da Silva Junior (Universidade Federal do Cariri); Izabelly Cristina Macedo Siebra (Universidade Federal do Cariri); Leonardo Saraiva Oliveira Amaro (Universidade Federal do Cariri); Mariana Menezes Caselli (Universidade Federal do Cariri); Oscar Sobral Braga Filho (Universidade Federal do Cariri); Ribamar Jose de Oliveira Junior (Universidade Federal do Cariri)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cariri, Grande Reportagem, Lixo, Reciclagem, Resíduos sólidos
 
RESUMO
O presente trabalho buscou apresentar, por meio de uma série de reportagens televisivas, a problemática do lixo na região do Cariri, interior do Ceará. Para a organização da pauta utilizou-se as informações científicas de estudiosos dos resíduos sólidos como também fontes locais relacionadas ao assunto. A prática da reportagem foi fundamentada no Manual do Telejornalismo elaborado por estudantes da Universidade Federal do Cariri e nas lições em telejornalismo da Lenira Alcure.
 
INTRODUÇÃO
O lixo, conhecido pelos cientistas e profissionais da área como resíduos sólidos, são todos os resíduos descartados pelas residências e indústrias por não possuir mais função útil. A falta de políticas públicas e assistência do governo mundo afora contribuem para fazer do lixo um dos maiores problemas ecológicos da atualidade. ਀ऀ䄀 爀攀最椀漀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 猀甀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 甀洀 洀椀氀栀漀 搀攀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 攀洀 猀攀甀猀 瘀椀渀琀攀 攀 渀漀瘀攀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀Ⰰ 愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 瘀攀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 挀漀洀 漀 愀挀切洀甀氀漀 搀攀 氀椀砀漀 攀  瀀攀氀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀愀椀漀爀 挀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 䨀甀愀稀攀椀爀漀 搀漀 一漀爀琀攀⸀  Os meios de comunicação da região, especialmente os veículos televisivos, não noticiam essa problemática de maneira aprofundada, as notícias acerca desse tema se dão em torno de denúncias feitas pela população ou em casos de enchentes decorrentes do acúmulo de lixo nos canais de água das cidades caririenses. Com o crescimento populacional no Brasil, nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, o destino do lixo tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública. Nesse sentido, faz-se necessária o estudo da pauta e a busca por informações que contemple os aspectos do lixo produzido, uma vez que não há coleta seletiva e todo o lixo é depositado nos lugares chamados “lixões”, grandes terrenos a céu aberto que recebem o lixo reciclável e não reciclável, contaminando águas, solo e lençóis freáticos que afetam de forma direta e indireta toda a população e o ambiente a sua volta.
 
OBJETIVO
Este trabalho busca apresentar a temática do lixo por meio de reportagens feitas por alunos da disciplina de telejornalismo II, para isso os repórteres, cinegrafistas e produtores buscaram coletar informações com as mais distintas fontes, tendo como plano de fundo as maiores cidades da região do Cariri, que crescem em número de habitantes e na quantidade de lixo produzido. O que a população pensa a respeito da grande quantidade de lixo produzido e descartado nesses centros urbanos? De quem é a responsabilidade pelo descarte inapropriado em locais públicos? Todos esses questionamentos são explanados durante as reportagens. ਀ऀ伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀椀渀搀愀 戀甀猀挀漀甀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀猀 爀攀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 洀愀椀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀搀愀猀 攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 氀椀砀漀 漀挀愀猀椀漀渀愀 漀 搀攀猀挀愀猀漀Ⰰ 洀愀甀 挀栀攀椀爀漀 攀 愀 搀攀猀漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀椀渀搀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 爀攀氀愀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 攀渀琀爀攀 氀椀砀漀 攀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 爀椀漀猀 猀漀 瀀漀氀甀搀漀猀 攀 愀 昀愀甀渀愀  愀洀攀愀愀搀愀 搀攀 攀砀琀椀渀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 漀 爀攀愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 攀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀漀 氀椀砀漀 氀漀挀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀洀 攀 洀攀搀椀愀洀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 最攀爀愀漀 瀀愀爀愀 愀 漀甀琀爀愀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀漀爀爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀砀椀猀琀攀渀挀椀愀氀⸀ 䄀 吀嘀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 瘀椀猀琀漀 瀀攀氀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 愀漀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 琀攀洀愀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 攀砀瀀漀爀 猀攀甀 搀攀猀挀漀渀琀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 琀漀洀愀搀愀猀 搀攀 搀攀挀椀猀攀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 搀攀猀挀愀猀漀 渀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 渀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀  Este trabalho se dedica a dar voz e visibilidade as diferentes entidades e pessoas que estão ligadas a questão do lixo e de suas consequências, como também busca trazer conceitos e alternativas para a solução do acúmulo e da poluição ocasionada por ele. O público alvo das reportagens são aqueles que moram na região do Cariri e ou que buscam informações acerca das possibilidades de se lidar com as questões de lixo nas demais regiões do país, tendo em vista que apenas 2% do lixo é reciclado ou reaproveitado no Brasil, enquanto outra grande parte tem como destinos os lixões ou aterros.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O tempo determinado pelo professor-orientador para as reportagens foi limitado a no máximo doze minutos de duração, pois entende-se que o tempo é um fator fundamental para o telejornalismo. A temporalidade social foi considerada por Martín-Barbero como uma mediação importante para referir-se às formas como a organização do tempo pela TV reproduz a mesma matriz cultural que organiza o tempo cotidiano dos que assistem, nesse sentido “Cada programa, ou melhor, cada texto televisivo remete seu sentido ao cruzamento de gêneros e tempos.” (Martín-Barbero, 2006a, p. 298). È preciso que as reportagens repassem as informações necessárias dentro do gênero e tempo necessário, pois o texto jornalístico detém uma função importante dentro desta lógica, ao prender diante da tela o telespectador que cada vez mais exige agilidade e rapidez na transmissão da informação. ਀吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀洀攀爀愀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 瀀愀渀漀爀洀椀挀漀Ⰰ 漀渀搀攀 ᰀ愠挀漀洀瀀愀渀栀愀 愀 搀椀爀攀漀 搀漀 漀氀栀愀爀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀 攀猀焀甀攀爀搀愀 瀀爀愀 搀椀爀攀椀琀愀 攀 瘀椀挀攀ⴀ瘀攀爀猀愀 ⠀䌀䄀䨀䄀娀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀⤀⸀ 䌀漀洀漀 漀 琀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀猀 攀猀瀀愀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀 攀 愀洀瀀氀漀猀Ⰰ 攀猀猀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瀀愀猀猀攀椀漀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瘀攀樀愀 琀漀搀漀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 稀漀漀洀 椀渀Ⰰ 稀漀漀洀 漀甀琀Ⰰ 瀀氀愀渀漀 最攀爀愀氀 攀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 愀氀洀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀 戀愀挀欀猀琀愀最攀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 ᰀ匠爀椀攀 䰀椀砀漀ᴀ† 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀⸀ 唀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㄀㜀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀焀甀椀瘀愀氀攀渀琀攀 愀 洀攀琀愀搀攀 搀愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 琀爀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀猀 最爀甀瀀漀猀 瀀漀猀猀甀愀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀爀Ⰰ 甀洀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀 甀洀 攀搀椀琀漀爀Ⰰ 漀渀搀攀 挀愀搀愀 甀洀 琀椀渀栀愀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀甀渀攀猀 搀漀 昀愀稀攀爀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀⸀  A partir das definições das equipes, foi realizada uma reunião de pauta coletiva, onde foram discutidas as possibilidades de abordagem acerca da temática central. Ficou definido que a grande reportagem seria dividida em três partes que serão descritas a seguir. ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 猀爀椀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 瘀椀猀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 愀挀切洀甀氀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 氀椀砀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀 搀漀 一漀爀琀攀⸀  䐀甀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 爀攀挀攀戀攀洀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 椀爀攀洀 愀琀 搀漀椀猀 戀愀椀爀爀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀焀甀椀瀀攀 洀漀猀琀爀愀 漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀稀 搀愀搀漀猀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀猀 搀漀 氀椀砀漀 爀攀挀漀氀栀椀搀漀 攀 戀甀猀挀愀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀 渀漀 氀漀挀愀氀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 氀椀砀漀 樀漀最愀搀漀 渀愀猀 爀甀愀猀 攀 瀀爀愀愀猀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瘀愀椀 愀琀 漀 戀愀椀爀爀漀 倀椀爀愀樀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 爀攀愀猀 洀愀椀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀搀愀猀 搀漀 猀攀琀漀爀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 氀 猀漀 洀漀猀琀爀愀搀愀猀 挀漀洀漀 漀 氀椀砀漀 搀椀瘀椀搀攀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀 漀猀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瘀攀渀搀椀搀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀渀琀攀猀 瀀漀搀攀爀攀洀 爀攀氀愀琀愀爀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 氀椀洀瀀攀稀愀 渀漀 氀漀挀愀氀⸀  A segunda parte do programa traz as iniciativas de um grupo de estudantes do curso de Engenharia ambiental junto com a Associação dos catadores de lixo de Juazeiro do Norte. A parceria propõe a coleta seletiva como uma alternativa de reutilização do lixo na cidade e são mostrados os resultados benéficos desse projeto.਀ऀ䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 琀爀愀琀愀 搀愀 搀椀挀漀琀漀洀椀愀 氀椀砀漀 瘀攀爀猀甀猀 渀愀琀甀爀攀稀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 瘀漀 愀琀爀猀 搀攀 戀椀氀漀最漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀爀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 焀甀攀 漀 愀挀切洀甀氀漀 搀漀 氀椀砀漀 攀洀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 最甀愀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 愀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 渀愀 瀀漀挀愀 搀攀 挀栀甀瘀愀⸀ Depois de finalizada, as reportagens foram apresentadas no programa Cariri TV pelo estudante Matheus Melo na parte externa da Universidade Federal do Cariri, que tem como plano de fundo a cidade de Juazeiro do Norte. O texto jornalístico do apresentador foi escrito para convergir com as matérias chamadas por ele, a autora Lenira Alcure no livro “Telejornalismo em 12 Lições” explica de forma clara como podemos compreender um programa noticioso “Em um telejornal, assistimos à costura de uma sequência de imagens, geralmente em movimento, alinhadas por um texto em que se mesclam vozes de um ou mais narradores, com trechos selecionados de outras vozes em diferentes depoimentos. Trata-se de um resultado de apuração, redação e edição de texto e imagem, com peculiaridades distintas das que aprendemos no ensino médio ou mesmo na faculdade, em cursos de jornalismo impresso (ALCURE, 2011, p.11).”. Nesse sentido, o programa foi construído e planejado de modo a captar as mais variadas fontes utilizando-se de uma linguagem próxima da região além de trazer à tona exemplos do cotidiano local.
 
CONSIDERAÇÕES
A prática jornalística oferecida aos estudantes de telejornalismo II contribui para formação de profissionais mais capacitados e atentos na área da comunicação local. Durante a realização do trabalho se buscou, desde a escolha do tema, trazer uma proposta diferente, com o objetivo de explanar de forma contemplativa essa problemática que é pouco aprofundada nos veículos de comunicação locais. ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 渀愀 ᰀ匠爀椀攀 䰀椀砀漀ᴀ†攀砀瀀爀攀猀猀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀琀攀渀琀愀 漀 挀攀渀爀椀漀 氀漀挀愀氀 愀琀甀愀氀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 漀 攀猀琀甀搀漀 洀椀渀甀挀椀漀猀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 爀攀渀搀攀甀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 挀漀洀 漀 爀攀瀀愀猀猀攀 挀甀椀搀愀搀漀猀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 爀攀昀氀攀琀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀爀 猀漀氀甀攀猀 焀甀攀 愀洀攀渀椀稀攀洀 攀猀猀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀⸀ O formato da grande reportagem além de proporcionar um aprofundamento do tema, fomentou a experimentação de se interagir com o público à partir do envolvimento da comunidade. O trabalho em equipe estimulou o desenvolvimento do senso coletivo dos alunos ao exigir responsabilidade, respeito e compromisso nas realizações das tarefas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䌀唀刀䔀Ⰰ 䰀攀渀椀爀愀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 ㄀㈀ 氀椀攀猀㨀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 匀攀渀愀挀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 䔀搀椀琀漀爀愀 倀唀䌀ⴀ刀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䨀䄀娀䔀䤀刀䄀Ⰰ 倀⸀ 䔀⸀ 匀⸀ 䰀⸀⸀ 伀猀 ㄀㈀ 瀀愀猀猀漀 攀洀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⴀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䨀甀愀稀攀椀爀漀 搀漀 一漀爀琀攀㨀 唀䘀䌀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一ⴀ䈀䄀刀䈀䔀刀伀Ⰰ 䨀攀猀甀猀⸀ 䐀漀猀 洀攀椀漀猀 愀猀 洀攀搀椀愀攀猀 ጀ†挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 栀攀最攀洀漀渀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀刀䨀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀