INSCRIÇÃO: | 01283 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP13 |
TÍTULO: | Mídia alternativa da campanha Pacifique-se |
AUTORES: | Iana Couto Monteiro Lemos (Universidade de Fortaleza); Barbarah Maria Gadelha Freire (Universidade de Fortaleza); Iara Maria Pereira (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza) |
PALAVRAS-CHAVE: | Mídia Alternativa, Social, Criatividade, Pacifique-se, |
RESUMO | |
Fazer uma campanha ou peça se destacarem em meio de tantas publicidades e informações lançadas diariamente é um desafio para qualquer profissional de publicidade. Nesse contexto, as mídias alternativas são uma opção eficiente para quem busca destaque. São uma forma interativa e criativa de relacionar-se com o público. Este artigo descreve o processo de criação e produção de uma mídia alternativa inserida na campanha "Pacifique-se" que tinha como objetivo alertar a população sobre a depressão e outros distúrbios da ansiedade, além de procurar fazer as pessoas que já sofrem com esses males buscarem ajuda.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 䤀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 渀愀 最爀愀搀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀⸀ 一攀氀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀漀猀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀攀洀 甀洀愀 猀漀氀甀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 爀攀氀愀琀愀搀漀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最⸀ 一漀 切氀琀椀洀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 焀甀攀 攀砀椀最椀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 甀洀 琀攀洀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 ∀䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀稀∀Ⰰ 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 攀渀琀爀攀 猀甀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 甀洀愀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 攀猀挀漀氀栀攀甀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 ᰀ瀠愀稀 椀渀琀攀爀椀漀爀ᴀ†攀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 愀 伀一䜀 倀愀稀 匀攀洀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀⸀ Este artigo vai discorrer sobre a criação e desenvolvimento de uma peça de mídia alternativa em espelhos de provadores de roupa instalados em lojas de departamento. A importância da mídia alternativa para uma campanha é o modo inovador como esta se apresenta e interage com o consumidor, destacando-se dos meios convencionais. Isso porque segundo BURTENSHAW, MAHON E BARFOOT ( 2006, p. 28):䔀洀 甀洀愀 攀爀愀 攀洀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 琀攀渀搀攀 愀 搀攀猀挀漀渀昀椀愀爀 搀愀 ᰀ瘠攀渀搀愀 愀最爀攀猀猀椀瘀愀ᴀ†攀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 愀 愀渀切渀挀椀漀猀 攀 瀀爀漀洀漀攀猀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 洀搀椀愀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 攀 椀渀攀猀瀀攀爀愀搀愀猀 瀀漀搀攀 琀攀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀焀甀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 渀漀 琀漀 搀椀爀攀琀愀⸀ ऀ䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀 洀搀椀愀Ⰰ 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 愀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀 猀攀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀攀爀 爀攀氀愀琀愀搀漀 愀 猀攀最甀椀爀⸀ | |
OBJETIVO | |
Recentemente pesquisas da Organização Mundial da Saúde levantaram novamente um assunto de grande importância na contemporaneidade. Segundo a OMS, "Depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças". A partir desse dado, a equipe se sentiu motivada a desenvolver um projeto que sensibilizasse o público e mostrasse que é possível combater e tratar doenças como a depressão e outros males desse tipo, além de alertar e relembrar as pessoas sobre esses transtornos e sua gravidade. ऀ䌀漀洀 爀攀氀愀漀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 䤀Ⰰ 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 挀甀洀瀀爀椀搀漀 漀 焀甀攀 昀漀椀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最㨀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀攀愀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀爀椀愀 椀渀猀攀爀椀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 ∀䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀稀⸀∀⸀ 伀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀爀愀洀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀㨀 · Levar ao público uma reflexão sobre o tema;뜀 䌀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 漀甀琀爀愀猀 搀漀攀渀愀猀 搀漀 琀椀瀀漀㬀 · Divulgar a ONG escolhida como cliente;뜀 唀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀攀愀 攀昀椀挀愀稀㬀 · Fazer uso de espelhos como uma mídia inesperada e que surpreenderá o público;뜀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 瀀攀愀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 攀昀椀挀愀稀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Na sociedade atual verifica-se que a população em geral sofre com a pressão de atingir expectativas, como: ter sucesso acadêmico, financeiro, ter uma estética julgada boa entre outros. Mas a parcela da população que mais sofre com essas exigências desse tipo são os jovens. Essa situação vem deixando as instituições de saúde no mundo inteiro alardeadas. ऀ匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ 攀洀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 猀攀甀 猀椀琀攀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 ㌀ 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀椀瘀攀洀 愀最漀爀愀 挀漀洀 搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀漀 ∀甀洀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 洀攀渀琀愀氀 挀漀洀甀洀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 琀爀椀猀琀攀稀愀Ⰰ 瀀攀爀搀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 漀甀 瀀爀愀稀攀爀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀甀氀瀀愀 漀甀 戀愀椀砀愀 愀甀琀漀ⴀ攀猀琀椀洀愀Ⰰ 猀漀渀漀 瀀攀爀琀甀爀戀愀搀漀 漀甀 愀瀀攀琀椀琀攀Ⰰ 猀攀渀猀愀漀 搀攀 挀愀渀猀愀漀 攀 戀愀椀砀愀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀⸀ 䐀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀 氀漀渀最愀 搀甀爀愀漀 漀甀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀Ⰰ 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀渀搀漀 猀甀戀猀琀愀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 瀀愀爀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀甀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 漀甀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 愀 瘀椀搀愀 搀椀爀椀愀⸀∀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀椀猀 搀攀 㠀─ 搀漀猀 挀愀猀漀猀 攀渀琀爀攀 ㈀ 㔀 攀 ㈀ 㔀⸀ 䔀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀最甀渀搀漀 愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ ∀䔀猀琀攀猀 渀漀瘀漀猀 渀切洀攀爀漀猀 猀漀 甀洀 猀椀渀愀氀 搀攀 愀氀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀猀攀猀 爀攀瀀攀渀猀攀洀 愀猀 猀甀愀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 攀 琀爀愀琀攀洀ⴀ渀愀 挀漀洀 愀 甀爀最渀挀椀愀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀∀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀 攀 漀 洀攀搀漀 搀漀 攀猀琀椀最洀愀 搀愀 搀漀攀渀愀 搀椀昀椀挀甀氀琀愀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 搀漀 洀愀氀 愀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 愀搀攀焀甀愀搀漀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瘀漀氀琀攀洀 愀 瘀椀瘀攀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀愀甀搀瘀攀氀⸀ 䔀洀 渀瘀攀氀 最氀漀戀愀氀Ⰰ 愀椀渀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 伀䴀匀Ⰰ 攀猀琀椀洀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 㐀Ⰰ㐀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 最氀漀戀愀氀 猀漀昀爀愀洀 搀攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀攀瀀爀攀猀猀椀瘀漀Ⰰ 攀 ㌀Ⰰ㘀─ 搀攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀攀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀⸀ Os transtornos de ansiedade também são um grave problema e estão presentes na sociedade em diversas formas: Transtorno de pânico, Transtorno de ansiedade social (fobia social) Transtorno de ansiedade, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e Transtorno de estresse pós-traumático. Periodicamente a Associação Americana de Psicologia lança um documento chamado Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, aonde discorre sobre a ansiedade: "No transtorno de ansiedade social, as habilidades de comunicação desenvolvem-se de forma correta, mas não são utilizadas devido à ansiedade, medo ou sofrimento acerca de interações sociais." (DSM-5,2013,P. 43). ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 愀 伀一䜀 倀愀稀 匀攀洀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 瀀漀爀 猀攀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 瀀愀稀 攀洀 瘀爀椀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀⸀ 䘀甀渀搀愀搀愀 攀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㈀Ⰰ 攀氀愀 氀攀瘀愀 漀 琀攀洀愀 ∀䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀稀∀ 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 瘀爀椀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ Partindo de todas essas informações, a equipe foi estimulada a desenvolver dentro da campanha "Pacifique-se" uma peça de mídia alternativa, que logo seria uma peça importante para a campanha por falar diretamente com o observador. ऀ倀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 刀䔀䤀匀 攀 匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀 ⠀㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㈀㜀⤀ 愀昀椀爀洀愀洀㨀 ᰀ嘠椀猀愀渀搀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀戀琀攀渀搀漀 洀愀椀漀爀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 瀀攀氀愀 猀甀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀砀琀爀愀漀爀搀椀渀爀椀愀Ⰰ 搀椀猀琀椀渀最甀椀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 愀猀 洀搀椀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 愀瀀漀椀愀洀 愀猀 洀搀椀愀猀 洀愀椀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀攀瀀攀爀挀甀琀攀洀 挀漀洀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 椀渀琀攀氀椀最攀渀琀攀猀 攀 愀最攀洀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 猀甀爀瀀爀攀猀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 焀甀攀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀瘀攀氀 搀攀 昀攀攀搀戀愀挀欀 樀甀渀琀漀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 愀琀椀渀最椀爀 漀 琀愀爀最攀琀 挀漀洀 椀渀猀攀爀攀猀 攀 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 洀愀椀猀 漀甀猀愀搀愀猀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 氀愀挀甀渀愀猀 渀漀 琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 瀀愀猀猀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀Ⰰ 最愀渀栀愀渀搀漀 戀漀愀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 攀 漀戀琀攀渀搀漀 洀愀椀漀爀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ᴀ No processo para decidir qual equipamento pudesse causar o impacto desejado, o espelho foi o objeto adequado, por ser usado normalmente em momentos em que as pessoas estão mais vulneráveis, como espelhos de provadores de roupa, que seriam os utilizados. 倀攀氀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀 瀀漀爀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 搀漀攀渀愀猀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 猀攀爀攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 ∀戀攀猀琀攀椀爀愀∀ 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Tendo como referência as palavras de SAMPAIO (1997, P.101) "Propaganda funciona. Não há dúvida. Mas precisa ser bem feita. Ser notável, pertinente, convincente." A equipe buscou desenvolver uma peça de mídia alternativa com essas características e de acordo com o briefing, que SAN´TANNA (1999, P. 106) define no trecho: “Chama-se briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos.(...) é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente.”䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀愀搀愀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀愀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀 愀氀最甀洀 琀攀洀愀 猀漀戀爀攀 ∀䌀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瀀愀稀∀ 攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀昀椀挀愀稀 攀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀猀攀樀愀搀愀 愀漀 琀愀爀最攀琀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀愀 匀䄀䴀倀䄀䤀伀 ⠀㤀㤀㜀Ⰰ 倀⸀㈀㜀㐀⤀ ᰀ䄠氀瘀漀Ⰰ 攀洀 椀渀最氀猀⸀ 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀 漀甀 瀀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䜀爀甀瀀漀 ⠀猀攀最洀攀渀琀漀⤀ 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 漀甀 瀀爀漀猀瀀攀挀琀猀 愀漀猀 焀甀愀椀猀 搀椀爀椀最椀搀愀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀愀 漀甀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀猀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀甀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ᴀ O primeiro passo para o desenvolvimento da peça foi definir o tema que iria ser tratado dentro da "cultura de paz", onde a equipe decidiu por “paz interior”, pois, julgou-se que, a partir do interior, é que a paz completa, em todos os sentidos, pode surgir. O segundo passo foi o de pesquisa, no qual a equipe buscou aprender o máximo possível sobre a depressão e outros distúrbios psicológicos, que afetam a paz interior do indivíduo, para entender de fato o tema tratado. Para SAMPAIO (1997, P.182) “o tema de campanha é o elemento que integra suas diversas peças de comunicação, uma vez que está presente em todas elas. O tema da campanha também é a essência daquilo que é mais importante dizer em toda a campanha e a própria expressão comunicativa da estratégia de comunicação adotada.”䄀氀洀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀愀爀最攀琀 搀愀 瀀攀愀⸀ 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 搀攀昀椀渀椀爀 焀甀攀洀 攀爀愀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀攀甀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 昀爀愀挀漀猀 攀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 椀猀猀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 瀀攀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀 椀猀猀漀 瀀漀搀椀愀ⴀ猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 洀愀椀猀 挀攀爀琀愀 渀愀 挀爀椀愀漀⸀ 䴀䄀刀吀䤀一匀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀ ㌀㔀⤀ 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 琀爀攀挀栀漀㨀 ᰀ䄠 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 焀甀愀氀 洀攀猀洀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㼀 伀 匀琀⸀ 吀愀爀最攀琀㼀 준 攀氀攀 焀甀攀洀 椀爀 挀漀洀瀀爀愀爀 猀攀甀 瀀爀漀搀甀琀漀㼀 䔀渀琀漀 猀甀瀀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 搀攀瘀愀 猀攀爀 攀氀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 洀愀椀猀 搀攀瘀攀爀 最漀猀琀愀爀Ⰰ 攀渀挀愀渀琀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ᴀ Depois disso houve várias reuniões de brainstorm, que para SAMPAIO (1997,P.228) é “Tempestade cerebral, em inglês. Técnica utilizada para gerar ideias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.”ऀ䐀攀猀猀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 猀甀爀最椀甀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 ∀倀愀挀椀昀椀焀甀攀ⴀ猀攀∀ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 戀甀猀挀愀爀 猀甀愀 瀀愀稀 椀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 焀甀愀椀猀 瀀攀愀猀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀愀猀 攀 搀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 攀猀琀愀瘀愀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䈀唀刀吀䔀一匀䠀䄀圀Ⰰ 䴀䄀䠀伀一 攀 䈀䄀刀䘀伀伀吀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㈀㠀⤀㨀 ᰀ琠攀洀 攀猀猀攀 渀漀洀攀 瀀漀爀焀甀攀 甀洀愀 漀瀀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀 漀甀 猀攀 琀漀爀渀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀ᴀ⸠ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀愀 瀀攀愀 攀爀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀猀琀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀攀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀瘀愀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀昀爀攀渀搀漀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀爀愀 愀 瘀攀稀 搀愀 搀甀瀀氀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀甀洀瀀爀椀爀 攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀爀椀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀䄀䴀倀䄀䤀伀 ⠀㤀㤀㜀Ⰰ 倀⸀㈀㐀 ⤀Ⰰ 愀 搀甀瀀氀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 ᰀ挠漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 甀洀 搀椀爀攀琀漀爀 搀攀 愀爀琀攀 攀 甀洀 爀攀搀愀琀漀爀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 樀甀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 攀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 쀀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 栀愀瘀攀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀 漀甀 漀甀琀爀愀 攀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀 攀 搀漀 挀漀洀瀀漀猀椀琀漀爀⸀ᴀ Neste momento a ideia de utilizar espelhos de provadores de lojas como mídia se formou. Segundo BURTENSHAW, MAHON e BARFOOT ( 2006, p. 31): "Existe uma grande variedade de objetos, itens e móveis que se adaptam ao mundo da mídia alternativa", fazendo pertinente a escolha da equipe. Por ser um lugar e momento onde a pessoa poderia estar vulnerável e sujeitas a pensamentos negativos, seria, portanto, adequado para fazer o movimento contrário e buscar aumentar a autoestima da pessoa. Quando a utilização dos espelhos foi definida, a dupla decidiu unir o layout, ou diagramação, que segundo SAMPAIO (1997, P.238) "Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e textos" com o texto, fazendo frases tomarem o formato uma parte do corpo feminino, o colo, e outra do masculino, o braço, para ter o efeito de que essas frases estariam no corpo da pessoa que observa seu reflexo, seguindo o mesmo estilo das outras peças que compõe a campanha, onde existem frases pelo corpo dos modelos. ऀ一漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 琀攀砀琀甀愀氀 搀愀 瀀攀愀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 爀攀搀攀猀 猀攀洀渀琀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀愀 䌀䄀刀刀䄀匀䌀伀娀䄀 ⠀㤀㤀㤀Ⰰ倀⸀㔀㈀⤀㨀 ∀䔀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀攀洀愀 搀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀Ⰰ 漀爀戀椀琀愀洀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀攀甀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 猀攀洀渀琀椀挀漀 ⠀ 瀀愀氀挀漀Ⰰ 挀攀渀愀Ⰰ 瀀氀愀琀攀椀愀Ⰰ 愀琀漀Ⰰ 猀栀漀眀 攀琀挀⤀⸀∀ 䔀猀猀愀猀 爀攀搀攀猀 猀攀洀渀琀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 氀攀瘀愀爀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 昀爀愀猀攀猀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 最漀猀琀愀洀 搀攀 漀甀瘀椀爀 攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 搀椀稀攀爀 愀 猀椀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 ∀䄀挀爀攀搀椀琀攀 攀洀 猀椀 洀攀猀洀愀⸀∀ 攀 ∀匀漀甀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀∀⸀ 一愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀愀猀 昀爀愀猀攀猀 昀漀椀 瀀爀椀漀爀椀稀愀搀愀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 攀氀攀 昀愀氀愀爀椀愀 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䴀䄀刀吀䤀一匀 ⠀㈀ Ⰰ 倀⸀ 㠀⤀㨀 ∀䔀洀戀漀爀愀 搀攀瘀攀洀漀猀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀 椀渀琀攀氀椀最渀挀椀愀 搀漀 匀爀⸀ 吀愀爀最攀琀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀 漀戀爀椀最愀漀 搀攀 氀攀洀戀爀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 洀攀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀∀ Ainda sobre a construção textual, a equipe buscou manter uma estrutura circular nas frases utilizadas, pois segundo CARRASCOZA (199, p. 32): "O texto em circuito fechado evita o questionamento e objetiva levar o leitor a conclusões definitivas." Buscou-se assim que o público entendesse corretamente a mensagem que se desejava passar. Além disso, outro componente textual essencial foi a assinatura da peça, que além de ligá-la diretamente com as outras peças da campanha, é parte da sedução da mensagem. Segundo FIGUEIREDO (2014, P.51) “a assinatura é, também, parte do processo de sedução da mensagem publicitária, iniciado no título e na imagem, desenvolvido no texto, concluindo-o. É sua responsabilidade fixar na cabeça do consumidor a marca anunciante e fazer um último esforço de persuasão em relação ao produto anunciado.”䄀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ ∀倀愀挀椀昀椀焀甀攀ⴀ猀攀∀ 挀漀洀漀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 搀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 琀漀搀漀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀愀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀攀愀猀 攀 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀椀爀攀琀愀 伀一䜀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀㨀 倀愀稀 猀攀洀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀猀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
“A mídia alternativa apresenta a mensagem aos consumidores quando eles menos esperam, tornando-a difícil de evitar e memorável” (BURTENSHAW, MAHON e BARFOOT, 2006, p.28). Baseando-se nesse pensamento, foi decidido que a melhor forma de atingir o público alvo era chegar a ele onde ele menos esperava. 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 琀漀搀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 瀀攀愀 攀猀琀愀瘀愀 椀渀猀攀爀椀搀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀瘀愀ⴀ猀攀 攀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀 漀甀 搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀 愀昀攀琀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 搀攀瘀椀愀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 洀搀椀愀 焀甀攀 挀栀攀最愀猀猀攀 愀漀 渀漀猀猀漀 琀愀爀最攀琀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 攀氀攀 洀愀椀猀 猀攀 猀攀渀琀椀猀猀攀 瘀甀氀渀攀爀瘀攀氀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀⸀ Os provadores de lojas de roupas foram o suporte mais adequado para a necessidade existente, uma vez que ao entrar nesses espaços, as pessoas precisam tirar as roupas - para que possam provar as roupas que escolheram - e assim se assemelham às figuras dos modelos usados em toda a campanha, uma vez que esses também usavam apenas roupas íntimas. 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 爀漀甀瀀愀猀 渀琀椀洀愀猀 猀攀 搀攀甀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀愀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀猀猀愀搀愀 瀀攀氀愀 ᰀ渠甀搀攀稀ᴀ†攀 瀀攀氀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀挀愀椀砀攀 搀漀 挀漀爀瀀漀 渀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 愀搀攀猀椀瘀漀 瀀漀猀猀甀椀愀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 愀 昀漀爀洀愀 搀漀 戀甀猀琀漀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 搀漀 戀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 栀漀洀攀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀猀琀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀瘀愀搀漀爀攀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀愀猀 氀漀樀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀⸀ Utilizando o software de edição Adobe Illustrator, utilizou-se a técnica de envelopagem. Essa técnica consiste em informar ao programa que é necessário que certa frase, ou palavra, deve adquirir um formato diferente. Esse formato pode ser qualquer forma fechada que esteja em vetor, o que quer dizer que esse formato é feito baseado em cálculos matemáticas criados pelo programa utilizado. Uma vez utilizada a ferramenta “envelope” o texto ainda pode ser modificado, havendo pequenos ajustes na posição das letras a cada modificação na frase que é feita. 䄀猀 昀漀爀洀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 挀漀爀爀攀琀愀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 愀挀椀洀愀 搀攀猀挀爀椀琀愀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 昀漀琀漀 搀攀 甀洀愀 戀甀猀琀漀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 搀漀 戀爀愀漀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀⸀ 䔀猀猀愀 搀攀挀椀猀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀搀攀猀椀瘀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 挀漀爀爀攀琀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀⸀ A escolha tipográfica pode ser um dos pontos mais importantes da peça publicitárias. Para KREBS (2011, p11) “fontes com diferentes características estilísticas transmitem sensações e podem proporcionar interpretações distintas de acordo com o design de cada tipo gráfico.” Uma vez que a peça consistia em apenas textos, essa importância se tornou clara para o grupo com muita rapidez. Com isso em mente, decidiu-se pelo uso da fonte “Life is Messy”, pois ela apresenta traços distintos para cada letra, o que a torna confusa e bastante expressiva. Essas características a fizeram a fonte tipográfica mais adequada para a campanha como um geral. Uma vez que em outras peças queria-se passar a confusão e dificuldade de entendimento que as doenças proporcionam, na mídia alternativa procurávamos transmitir um sentimento mais leve, que pudesse realmente trazer a autoestima do nosso público de volta.ऀ倀爀攀挀椀猀愀渀搀漀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀爀 愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 挀漀爀爀攀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 昀愀洀氀椀愀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 ᰀ䘠甀琀甀爀愀ᴀ†瀀愀爀愀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 匀氀漀最愀渀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 搀攀 猀攀甀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䔀猀挀爀椀琀漀猀 攀洀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀漀甀ⴀ猀攀 攀猀猀攀 琀攀砀琀漀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 氀漀最漀 搀愀 伀一䜀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 攀 愀氀琀攀爀渀愀洀漀猀 愀猀 瀀漀猀椀攀猀 搀攀猀猀攀 戀氀漀挀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀愀猀⸀ Para o adesivo que seria utilizado nos provadores femininos, foram necessárias as informações no canto inferior direito, seguindo a direção de leitura padrão ocidental. Para o adesivo que seria colocado nos provadores masculinos, escolheu-se colocar o bloco de informações no canto inferior direito, pois pode-se entender que a posição do braço apontava para aquele ponto, tornando mais fácil a visualização dessas informações.倀愀爀愀 䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 倀䔀刀䔀匀 䔀 䈀䄀匀吀伀匀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㌀⤀ ᰀ匠漀戀爀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀 挀漀爀 攀砀攀爀挀攀 甀洀愀 愀漀 琀爀瀀氀椀挀攀㨀 愀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀椀漀渀愀爀Ⰰ 愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 攀 愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀⸀ 䄀 挀漀爀 瘀椀猀琀愀㨀 椀洀瀀爀攀猀猀椀漀渀愀 愀 爀攀琀椀渀愀⸀ 준 猀攀渀琀椀搀愀㨀 瀀爀漀瘀漀挀愀 甀洀愀 攀洀漀漀⸀ 䔀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 瀀爀瀀爀椀漀Ⰰ 琀攀洀 瘀愀氀漀爀 搀攀 猀洀戀漀氀漀 攀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀爀瀀爀椀愀 焀甀攀 挀漀洀甀渀椀焀甀攀 甀洀愀 椀搀椀愀ᴀ⸠ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀 攀 渀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀 愀 挀漀爀 琀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 渀漀猀猀愀 瀀攀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀氀 攀 愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 挀漀爀攀猀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 伀一䜀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀ Essa decisão se consolidou quando pode-se notar que as cores faziam parte de uma harmonia cromática muito usada, a tríade. A tríade inclui ainda o vermelho, que estava sendo usado nas demais peças da campanha em questão, fazendo assim com que as peças tivessem relações fortes não só pelo uso das mesmas tipografias, mas também pela harmonia de cores escolhida. 䄀猀 昀爀愀猀攀猀 攀猀挀爀椀琀愀猀 渀漀猀 愀搀攀猀椀瘀漀猀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 焀甀攀 攀猀猀愀 洀搀椀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀瘀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀 昀爀愀猀攀猀 挀漀洀漀 ᰀ匠漀甀 愀洀愀搀愀℀ᴀⰠ ᰀ䄠挀爀攀搀椀琀漀 攀洀 洀椀洀 洀攀猀洀愀ᴀⰠ ᰀ匠漀甀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀⸀ᴀⰠ ᰀ䔠甀 瘀漀甀 愀最甀攀渀琀愀爀 昀椀爀洀攀ᴀⰠ ᰀ䔠甀 渀漀 琀攀渀栀漀 洀攀搀漀⸀ᴀ⸠ 䔀猀猀攀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀 猀攀 搀攀甀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 愀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 猀攀 瘀椀猀猀攀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀漀 琀攀爀 愀猀 昀爀愀猀攀猀 攀洀 猀攀甀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 攀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 戀漀渀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 氀攀洀戀爀愀搀漀猀⸀ Os formatos do busto feminino e do braço masculino são estruturados por letras. Diversas frases se unem e se modelam, fazendo com que a fisionomia do corpo humano apareça no adesivo. No livro “Layout: O design da página impressa”, ALLEN HURLBURT (1999, p.136) denomina esse fato de “gestalt”, como pode ser visto no trecho: ““Imagem” ou “forma” são as expressões que mais se aproximam do significado original, que todavia constitui uma combinação de vários elementos para formar um todo, (...)” Esse método foi utilizado para dar simplicidade à peça, uma vez que não há nada além de palavras em sua formação, além de criar uma identidade com as outras peças da campanha, que utilizam da mesma técnica. 䔀猀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 ᰀ攠渀瘀攀氀漀瀀愀最攀洀ᴀⰠ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀洀 搀愀爀 愀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 漀甀 昀爀愀猀攀Ⰰ 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 挀愀渀攀琀愀⸀ O estudo da visão humana, de acordo com ALLEN HURLBURT (1999, p.137), afirma que “um mesmo objeto parecerá mais escuro quando tiver um fundo claro, e mais claro sobre um fundo escuro”. A utilização dessa técnica se mostrou muito relevante para a peça, pois possibilita o contraste entre imagem e fundo. | |
CONSIDERAÇÕES | |
Além de atingir a proposta apresentada de explorar o conteúdo ministrado na cadeira de Redação Publicitária I e ter conquistado uma avaliação positiva do corpo docente da Universidade de Fortaleza, a peça fez com que a equipe compreendesse a importância da mídia alternativa, sua força atualmente e aprendesse mais sobre ela. Outro aspecto positivo foi poder desenvolver ainda mais os conhecimentos práticos sobre publicidade e também nas áreas de redação e direção de arte. ऀ䄀瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀洀 瀀漀渀琀漀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 瘀椀猀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀Ⰰ 愀氀攀爀琀愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 搀椀猀琀切爀戀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 琀漀 最爀愀瘀攀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀 漀甀 椀最渀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀漀爀 愀瀀氀椀挀愀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀洀 甀洀 琀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀 瀀漀爀 攀猀猀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀漀搀攀爀洀漀猀 洀甀搀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 椀渀昀氀甀椀渀搀漀 渀愀 猀甀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 愀樀甀搀愀 攀 渀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀攀 猀甀愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
BURTENSHAW, Ken; MAHON, Nik; BARFOOT, Caroline. Fundamentos de 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ 㘀⸀
CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Ed. Futura, 1999.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀漀㨀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀眀栀漀⸀椀渀琀⼀琀漀瀀椀挀猀⼀搀攀瀀爀攀猀猀椀漀渀⼀攀渀⼀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 䌀攀氀猀漀⸀ 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 猀攀搀甀漀 瀀攀氀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀 䔀搀⸀ 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㐀⸀ HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䤀匀Ⰰ 娀攀渀愀椀搀攀 刀愀搀愀渀攀猀愀 搀漀猀㬀 匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 䴀搀椀愀 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀渀琀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 Editora Baraúna Se, 2009.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 䔀搀⸀ 䌀愀洀瀀漀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀ SANT´ANNA, Armando. Propaganda Teoria – Técnica – Prática. São Paulo: Ed. Pioneira, 1999.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 Segundo dados da Organização mundial da saúde mais de 300 milhões de pessoas vivem agora com depressão disponível em: https://nacoesunidas.org/depressao-e-tema-de-campanha-da-oms-para-dia-mundial-da-saude-de-2017/㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 娀攀挀愀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀猀猀漀 愀⸀ 匀漀 倀甀氀漀Ⰰ 䔀搀⸀ 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |