INSCRIÇÃO: 01284
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA04
 
TÍTULO: Relacionamento nos tempos modernos: uma releitura da música cigana
 
AUTORES: Maria Julia Giffoni Vieira da Silveira (Universidade de Fortaleza); Henrique Bruno Rodrigues Vasconcelos (Universidade de Fortaleza); Pedro Nóbrega Vidal (Universidade de Fortaleza); Thais Mesquita Gadelha (Universidade de Fortaleza); Beatriz Brito Salles (Universidade de Fortaleza); Alessandra Oliveira Araújo (Universidade de Fortaleza); Alessandra Oliveira Araújo (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: Internet, Redes Sociais, Relacionamento, Sociabilidade, Videoclipe
 
RESUMO
Segundo dados estatísticos mais de 3,2 bilhões de pessoas acessam a internet e o Brasil é o país que mais usa redes sociais da América Latina. Pensando nisso, foi realizada uma releitura da música Cigana gravada pelo grupo Raça Negra, desenvolvemos uma narrativa para uma produção audiovisual curta, que mostra como os relacionamentos estão interagindo com o auxílio das redes. Analisar as novas formas de sociabilidade é um dos objetivos da disciplina Sociedade de Informação e Tecnologias, da Universidade de Fortaleza. Com o intuito de desenvolver a temática e fazer uma relação entre as formas de sociabilidade antes e depois do advento da internet, desenvolvemos com imagens cotidianas de um relacionamento mediado por dispositivos móveis. Autores como Bauman (2004; 2011) e Castells (2003) fundamentaram a produção do roteiro e conferiram embasamento teórico para o presente texto.
 
INTRODUÇÃO
A disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologias tem como objetivo , discutir sobre as novas formas de sociabilidade, analisar as mudanças no cenário da comunicação proporcionadas pela internet, conhecer e analisar os grupos sociais, além disso, a disciplina permite aos alunos que possam discutir questões que repercutem o país e o mundo todos os dias, para que sejam produzidos debates em sala de aula sobre o tema. "Considerar a combinação de imagens e sons como pouco apropriados para a produção do conhecimento pode nos levar a desprezá-los apenas, como uma curiosidade, uma diversão, um passatempo. Entretanto, Platão identifica neles também o perigo de manipulação das consciências humanas o que poderia gerar consequências catastróficas". (HAGEMEYER, 2012, p. 22) A partir dessa demanda de aprofundarmos o debate sobre as novas formas de sociabilidade, nos foi proposto, como atividade avaliativa da disciplina, a produção de um videoclipe de uma música da banda Raça Negra, que fez sucesso principalmente entre os anos 1980 e 1990, segundo informações do seu site oficial (disponível em: http://www.bandaracanegra.com.br/). A proposta da professora era a de analisarmos as mudanças nas formas de sociabilidade depois do surgimento da internet. Para isto, é importante compreender que um videoclipe é, em resumo, a união de som e imagens, que juntos narram uma história. Esse conjunto tem a finalidade de repassar uma mensagem, seja a produção de qualquer âmbito. Com o passar dos tempos o videoclipe tem variado sua usabilidade, deixou de ser apenas um produto desenvolvido para promulgar conjuntos musicais. Nos dias atuais além de fazer parte fortemente da indústria fonográfica, é desfrutado pelo mercado publicitário para a venda de artigos diversos, empregando variados artifícios para torná-lo eficaz.
 
OBJETIVO
Produção de um videoclipe a fim de aprofundar o debate sobre as novas formas de sociabilidade. O principal motivo para construção do videoclipe é tornar o samba Cigana do grupo Raça Negra, que traz romantismo e sofrimento em sua letra, em uma relação que acontece no século XXI, que está a todo momento atrelada a internet. O videoclipe foi realizado a fim de apresentar um exemplo de relacionamento que faz parte da geração das redes sociais digitais. Além disso, foi utilizado um casal de mulheres para a encenação, com o intuito de provocar também um deslocamento de um padrão marcante nos videoclipes da banda Raça Negra que é a dos casais serem todos heterossexuais, causando um possível estranhamento nos receptores e colocando em pauta uma questão que avaliamos como pertinente e atual. Segundo Canclini (2006, p.305), o videoclipe é um intergênero, que transita entre texto, imagem e som e "reúne melodias e imagens de várias épocas, cita despreocupadamente fatos fora de contexto" e permitem uma liberdade narrativa importante no nosso caso, já que usamos uma música de 1995, período em que a internet estava começando a expandir, segundo Castells (2003), e trazendo para um novo contexto de relações virtuais. Mais especificamente, o videoclipe tem a finalidade de: Apresentar os relacionamentos na era das redes; Discutir acerca dos relacionamentos com a interação nas redes; Entender os processos de desenvolvimento de um videoclipe; Trabalhar os conceitos vistos na disciplina de Sociedade da Informação e suas Tecnologias.
 
JUSTIFICATIVA
A sociedade se apropriou bem depressa do uso das redes, isso só mostra que tem sido algo eficaz e que proporcionou uma interação maior com o mundo exterior. A principal evidência dessa assertiva é a quantidade de conteúdo postado diariamente por cada usuário, como também, a velocidade em que as notícias percorrem todos os computadores, world wide web tem armazenado muito conteúdo e atravessado oceanos para propagá-lo. Essa velocidade também foi transposta para os relacionamento, fazendo com que muitas relações sejam passageiras, tornando possível substituir as pessoas, trazendo mais quantidade do que profundidade, como nos diz Bauman: "A hipótese de um relacionamento "indesejável, mas impossível de romper" é o que torna "relacionar-se" a coisa mais traiçoeira que se possa imaginar. Mas uma "conexão indesejável" é um paradoxo. As conexões podem ser rompidas, e o são, muito antes que se comece a detestá-las. Elas são "relações virtuais". Ao contrário dos relacionamentos antiquados (para não falar daqueles com "compromisso" muito menos dos compromissos de longo prazo), elas parecem feitas sob medida para o líquido cenário da vida moderna, em que se espera e se deseja que as "possibilidades românticas" (e não apenas românticas) surjam e desapareçam numa velocidade crescente e em volume cada vez maior, aniquilando-se mutuamente e tentando impor aos gritos a promessa de "ser a mais satisfatória e a mais completa". Diferentemente dos "relacionamentos reais" é fácil entrar e sair dos "relacionamentos virtuais"."(BAUMAN, 2004, p.12) Bauman caracteriza as relações atuais como frágeis e efêmeras, porém podem ser intensas. É comum vermos pessoas postarem "em uma relação séria" nas redes sociais e substituir o parceiro pouco tempo depois. O medo do sofrimento, do abandono, nos leva, segundo Bauman (2004) a uma busca pela quantidade. A insegurança tem sido um dos sentimentos mais apontado nos relacionamentos, hoje as relações apresentam prazo de validade reduzido e quando prolongam-se trazem um mal estar para os cônjuges. Uma questão apontada por Castells (2003) é também a de que nossas novas formas de sociabilidade são pautadas pelos nossos interesses individuais, todos os dias a juventude se relaciona com outros iguais e objetivam cada vez mais, pessoas como satisfação pessoal. A partir dos pensamentos de Bauman (2004; 2011) e de Castells (2003) que falam sobre os relacionamentos na era digital e com a reflexão de Canclini (2006) sobre a estética de videoclipes, foi realizada a narrativa da produção sendo fiel aos trechos da música, dando ênfase no uso das redes por meio da personagem. A aplicação de um casal de lésbicas foi proposital para dar uma surpresa na trama e fugir do estereótipo padrão de casal.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Após o recebimento do briefing, a equipe se reuniu para desenvolver o roteiro e decidir como transmitir nossa ideia em imagens. Ideia essa, que caminha pelas letras de uma música de 1995, mas que continua pertinente. Trabalhamos com a ideia de modernidade tardia discutida por Canclini (2006) e o projeto renovador que, segundo ele, seria um dos quatro projetos da modernidade e se trata da "da busca de um aperfeiçoamento e inovação incessantes"(p.31 e 32), processo pelo qual ainda estamos passando. Uma busca constante de novas tecnologias, de novas formas de nos relacionarmos que podem interferir na forma em que as relações acontecem foi o principal argumento do nosso roteiro. . Antes de desenvolvermos o roteiro, trabalhamos com a "ideia transformada", de acordo com Comparato (2000). Para o autor, esse processo transforma algo já existe, como um roteiro de ficção, em outro. Assim, trabalhamos com uma música já existente, a mantivemos sem alteração na letra e na melodia, mas construímos um novo contexto para a história, possibilitando uma atualização da letra e transformando o seu sentido. A fase seguinte foi desenvolver o roteiro, o storyboard, que segundo Barnwell (2013) são desenhos do roteiro, plano a plano, em ordem cronológica. O autor ainda ressalta que desde que sejam transmitidas as informações mais importantes, os storyboards não precisam ser necessariamente muito elaborados. A câmera usada para a captação de imagem foi uma Nikon 7300, com lente de 50mm fixa de abertura 1.8 para que resultasse em pouca profundidade de campo nos planos. O videoclipe foi gravado em 24 frames por segundo, quase sempre com velocidade do obturador de 1/50. No que se refere aos planos, a opção foi por planos fechados para capturar os detalhes das interações do casal, pois o vídeo brinca com a idéia da interatividade virtual, mostrando mensagens trocadas e utilização dos meios eletrônicos. E também planos médios, sempre focando no objeto principal da imagem e deixando o fundo desfocado, chamando atenção apenas para o primeiro plano do frame e ressaltando a personagem principal. A produção contou apenas com luz natural, e todos os frames foram produzidos dentro da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), ambientes comuns aos estudantes para causar uma maior identificação. As gravações foram realizadas todas em dois dias com em média 25 videos por dia, tendo cada um em média 10 segundos. Depois de todas as cenas gravadas, a edição foi feita em um dia, com cortes, trilha sonora da música cigana, efeitos de transição, contraste e cor. Resultando em um videoclipe com fidelidade a música.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O primeiro passo para a criação do videoclipe foi a audição da música para criação do roteiro a partir de cada frase da letra. A ideia era "materializar" o conteúdo da letra, transformando cada frase de conteúdo textual e correspondendo em uma sequência visual. É interessante falarmos aqui que a letra ganha um novo sentido, possibilitando uma relação com os autores estudados na disciplina como, por exemplo, no verso "Não deixe o tempo acabar com nosso amor", podemos relacionar com Bauman (2004) ao falar sobre a efemeridade das relações virtuais. Uma das principais cenas do videoclipe é o momento em que a atriz assume "relacionamento sério" nas redes sociais como forma de externar seus sentimentos pela pessoa desejada. Além disso, ela mostra seu amor compulsivo em outras sequências, como quando ela "curte" incessantemente as fotos de sua amada. Na produção são mostradas três das principais redes sociais que estão sendo utilizadas no momento, sequência: Whatsaap, que tem foco na troca de mensagens criptografadas; Instagram, o ponto importante nesse aplicativo é o compartilhamento de fotografias; Snapchat, preza pelo compartilhamento de fotos e vídeos que ficam disponíveis durante 24 horas pelo usuário. O processo foi todo feito em conjunto, com a participação dos cinco integrantes da equipe. O vídeo foi exibido em sala de aula, na disciplina de Sociedade da Informação e suas Tecnologias.
 
CONSIDERAÇÕES
A disciplina de Sociedade da Informação e suas tecnologias une a teoria e a prática para compreender os fenômenos sociológicos que vivenciamos. Nela, está imersa a Sociologia, a Teoria da Comunicação, a Filosofia, entre outros. Cadeiras que fazem os alunos buscar respostas, investigar, descobrir porquês para tais perguntas. O presente trabalho é fruto de uma parte do que foi absorvido dentro de sala de aula, trazendo uma discussão pertinente a respeito do uso das redes e de relacionamentos que vivenciam a era digital, guiado por uma canção que provoca sentimentos e sensações verdadeiras de quando se está apaixonado, por isso a escolha de uma música com versos marcantes e teor amoroso.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.਀ BAUMAN, Zygmunt. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2011.਀ CANALTECH. O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. Canaltech. 2016. Disponível em:https://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/brasil-e-o-pais-que-mais-usa-redes-sociais-na-america-latina-70313/਀ CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.਀ ਀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 最愀氀砀椀愀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀猀 渀攀最挀椀漀猀 攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀⸀ 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ ਀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀漀挀挀漀Ⰰ ㈀   ⸀  ਀ SOARES, Thiago. O videoclipe no horizonte de expectativas do gênero musical. Ecompós, 2005. Disponível em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/viewFile/52/52>. Acessado em 10 de abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀